Métodos de Treino Pessoais

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Neburis [RIP 2010/07/17]

Re: Métodos de Treino Pessoais

Mensagempor Neburis [RIP 2010/07/17] » segunda dez 28, 2009 8:39 am

Cataclysmic Abyss Escreveu:
darkiske Escreveu:Como evoluir?


Evoluindo.

Alguém tem praí algo que ache benéfico para String Skipping? Ando com dificuldades nisso.

Xirukah
Turista
Mensagens: 4
Registado: quarta dez 02, 2009 5:00 pm

Re: Métodos de Treino Pessoais

Mensagempor Xirukah » terça jan 26, 2010 8:41 pm

Eu penso que cada um tem o seu estilo próprio de aprender um instrumento ( no meu caso guitarra )

Por exemplo, primeiro é nao se por com aventuras pois nao vai conseguir e depois desiste, e mesmo quando ja tiver um conhecimento teorico e prático saber sempre até onde e que pode chegar,

isto vem por causa duma ideia ( errada para mim ) que na guitarra a velocidade e que interessa

decerto ja repararam que a velocidade e uma "tecnica" que impressiona muita gente

por exemplo, eu vou praticanto mas sei que preciso de muitos anos para conseguir tocar um solo de metallica


para ja ( e assumo-me como tal, sou um guitarrista de felling e nao de velocidade, mais tecnico, muito tapping muitos liggatos, muitos pull offs e bends , enfim influencias de GILMOUR, VAN HALEN, SLASH, etc) e essa pessoa nao querer tocar logo rapido.


o meu metodo para aprender uma musica e o seguinte


saco as tabs
dou uma olhada geral e oiço a musica do guitar pro, para ver logo se consigo tocar ou nem vale a pena tentar

depois começo a tocar sem a back track, so a seguir as notas para saber o que vem a seguir a que


ponho a musica a correr

tento acompanhar, e assim se repete ate sair bem


GEAR

Muito Fraquinho mas enfim, ha quem nao tenha nada

Epiphone Les Paul Special Model II
Squier by Fender Acustica
Amp Epiphone Studio 10 ( muito fraquinho mesmo )
Zoom Gx1 ( aconselho para iniciaçao, nao se ponham com aventuras em comprar um pedal so de um efeito pois nao vale a pena, para começar este e muito bom msm )
Cabos RockCable
Cordas Ernie Ball 009 para electrica
Cordas GHS 010 para acustica

:headbanger:

kualkerr
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 58
Registado: quarta jul 01, 2009 12:17 pm

Re: Métodos de Treino Pessoais

Mensagempor kualkerr » terça jan 26, 2010 10:53 pm

Xirukah Escreveu:por exemplo, eu vou praticanto mas sei que preciso de muitos anos para conseguir tocar um solo de metallica


Os solos de metallica são dos mais fáceis dentro do metal. Foi por esses que comecei (toco há 2 anos, comecei a tocar solos dos outros há ano e meio +-).

Neburis [RIP 2010/07/17]

Re: Métodos de Treino Pessoais

Mensagempor Neburis [RIP 2010/07/17] » terça jan 26, 2010 11:17 pm

O Speed Trainer do Guitar Pro é o meu Deus. <3 Começem o culto, vá.

Avatar do Utilizador
necros
Participante
Mensagens: 18
Registado: quinta ago 13, 2009 2:33 pm

Re: Métodos de Treino Pessoais

Mensagempor necros » quarta jan 27, 2010 12:47 am

wax on wax off

Avatar do Utilizador
CarlosC
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Métodos de Treino Pessoais

Mensagempor CarlosC » quinta jan 28, 2010 3:14 pm

velocidade é um recurso expressivo quando usado com contraste - rapido vs lento
e para tocar rapido é preciso ter boa coordenação
bem como para tocar coisas ritmicamente interessantes, mesmo que lentas, requerem tanta ou mais coordenação do que de tocar rápido. logo tocar rápido não é sinonimo de ter boa técnica.

de que vale fazer semi colcheias a 200 se não se consegue colocar pausas no meio das semi colcheias a 120?
e isto para falar que técnicas são:
alternate picking, bends, vibratos, tappings, hammer ons, pull offs, legatos, pinch harmonics, hybrid pickings, slides, random slides, dive bombs, pull ups, mordentes, staccatos, thrills, double stops... etc

tudo isto são técnicas que devem ser apuradas para soar bem. quando um bend soa mal é porque quem o executa não tem técnica para o fazer correctamente. isto aplica-se a todas as técnicas referidas acima.
alguém que tenha inconsistências rítmicas tem uma técnica deficiente.

Neburis [RIP 2010/07/17]

Re: Métodos de Treino Pessoais

Mensagempor Neburis [RIP 2010/07/17] » sexta jan 29, 2010 11:42 am

CarlosC Escreveu:velocidade é um recurso expressivo quando usado com contraste - rapido vs lento
e para tocar rapido é preciso ter boa coordenação
bem como para tocar coisas ritmicamente interessantes, mesmo que lentas, requerem tanta ou mais coordenação do que de tocar rápido. logo tocar rápido não é sinonimo de ter boa técnica.

de que vale fazer semi colcheias a 200 se não se consegue colocar pausas no meio das semi colcheias a 120?
e isto para falar que técnicas são:
alternate picking, bends, vibratos, tappings, hammer ons, pull offs, legatos, pinch harmonics, hybrid pickings, slides, random slides, dive bombs, pull ups, mordentes, staccatos, thrills, double stops... etc

tudo isto são técnicas que devem ser apuradas para soar bem. quando um bend soa mal é porque quem o executa não tem técnica para o fazer correctamente. isto aplica-se a todas as técnicas referidas acima.
alguém que tenha inconsistências rítmicas tem uma técnica deficiente.


Falando em bends, sem ser aquele exercício de tocar uma nota e depois tentar fazer um bend para essa mesma nota dois trastos atrás, conheçes mais algum?

Avatar do Utilizador
CarlosC
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Métodos de Treino Pessoais

Mensagempor CarlosC » domingo jan 31, 2010 5:09 pm

se tens dificuldade em afinar muito os bends podes pratica-los com o afinador um pouco (seca) mas especialmente ouvir muita muita musica com muitos bends afinados. normalmente no blues há muita coisa assim. eu sou um pouco 'revoltado' contra quem toca desafinado pois ao ouvirmos coisas desafinadas perdemos a nossa própria sensibilidade auditiva. daí que evito ter contacto com músicos que não tenham a mesma sensibilidade que eu. sejam guitarristas, cantores, ou bandas ao vivo. se tá desafinado = lixo. o mesmo para o ritmo. se ouvires coisas sem sentido rítmico ficas influenciado negativamente também... fora do click = lixo. ouvires milhares de vezes coisas bem feitas e elaboradas = boa sensibilidade auditiva.
e é ditado popular que a qualidade dos músicos está na forma como ouvem musica............
(porque isso influencia directamente como te ouves, e faz-te tocar melhor...)

ouve os bends dos teus guitarristas preferidos e copia o 'feeling' desses bends. é difícil descrever.
há músicos que usam determinadas técnicas de forma muito pessoal e única.

uma boa influência são também bons cantores. alguns têm bons vibratos para guitarra.

gualt3r
Participante Compulsivo(a)
Mensagens: 110
Registado: quarta dez 23, 2009 7:24 pm
Localização: Seixal

Re: Métodos de Treino Pessoais

Mensagempor gualt3r » sexta abr 02, 2010 7:07 pm

Para evoluir os meus skills na guitar:

15 horas por dia a tocar.

Não interessa o que.

Mas toco.

Avatar do Utilizador
DevilPig
Participante Compulsivo(a)
Mensagens: 149
Registado: quinta ago 06, 2009 1:43 am

Re: Métodos de Treino Pessoais

Mensagempor DevilPig » quinta mai 06, 2010 11:54 pm

Neburis Escreveu:O Speed Trainer do Guitar Pro é o meu Deus. <3 Começem o culto, vá.


como é que isso funciona?
Imagem

Avatar do Utilizador
CarlosC
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Métodos de Treino Pessoais

Mensagempor CarlosC » quarta jun 09, 2010 1:17 pm

DevilPig Escreveu:
Neburis Escreveu:O Speed Trainer do Guitar Pro é o meu Deus. <3 Começem o culto, vá.


como é que isso funciona?


podes criar licks, escalas e frases no Guitar Pro e depois ligas o metronomo e deixas em modo repeat.
dentro do botão do repeat podes repetir a velocidade normal ou podes ir de uma velocidade lenta até uma mais rápida de forma progressiva, isso é o speed trainer. assim praticas em uníssono com guitar pro e tens o metronomo para te guiar no ritmo.

na minha opinião o recurso mais importante para praticar é certamente o metronomo.
e não se pratica velocidade, pratica-se ritmo. eu não penso em tocar rápido vs lento, penso em tocar divisões rítmicas curtas vs divisões rítmicas grandes. quialtras de seis vs colcheias por exemplo.


Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes