2018.09.21e22 - PRIMORDIAL + BASALTO + DECAYED + AURA “WarmUp Under the Doom” - Hard Club (Porto)-RCA (Lx)

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Avatar do Utilizador
schwarze_engel
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1790
Registado: segunda nov 08, 2010 9:33 am
Localização: Porto

2018.09.21e22 - PRIMORDIAL + BASALTO + DECAYED + AURA “WarmUp Under the Doom” - Hard Club (Porto)-RCA (Lx)

Mensagempor schwarze_engel » domingo set 23, 2018 12:45 am

Hesitei antes de abrir este rescaldo, porque quem vai a um concerto de Primordial raramente sai de lá com as palavras certas para descrever o que acabou de testemunhar.
Mas cá fica, quanto mais não seja para que todos saibam que estes Senhores deram no Porto um concertaço de mais de 2h, que obviamente ainda soube a pouco. Nada menos do que 15 temas, tocados todos eles com a excelência a que já nos habituaram.

Spoiler: Mostrar
Imagem


Toda a banda é de uma coesão e qualidade à prova de bala, mas mesmo querendo puxar os holofotes para os restantes membros, não há dúvidas de que eles recaem sempre sobre Nemtheanga, que se apresentou em grande forma, cada vez mais carismático, a mandar calar uma criatura uivante que não fechava a matraca, a partilhar o tintol com duas meninas do público (uma delas era uma que por aqui conhecemos vagamente... É uma loira lá de cima de Braga, ou o caraças...), a mandar f*der um espanhol que respondeu "gracias" quando ele nos disse "obrigado". Adoro o Alan.

Imagem

Tenho a dizer que a "Stolen Years" foi assim uma coisa... Quase como uma oração, se quiserem. Posso ter sido só eu a achar, porque adoro mesmo o raio da música, mas caramba... Coisa mai' linda!

Quanto às restantes bandas, Basalto e Aura, não conhecia nenhuma das duas e gostei, sendo que Basalto é mais a minha onda.

Pontos positivos para o público que compareceu em força (há algum tempo que não via a sala 2 tão bem composta), e para o ar. Ainda vi um ou outro chico-esperto a fumar lá dentro, mas pela 1ª vez desde 2010 senti ar a sério dentro da sala, e saí do Hard Club sem precisar de lavar o cabelo duas vezes para que saísse o cheiro a tabaco. Pelos vistos o apertão da ASAE em Fevereiro surtiu efeito, aleluia, aleluia!! :metal: Faço votos de que seja uma tendência para manter no futuro.

O meu sentido obrigada ao Carlos e restante equipa da Notredame por terem trazido isto cá acima, porque para mim um concerto de Primordial é sempre muito especial. Portanto, bem hajam. :beer:
Hear the words I sing,
War's a horrid thing.
So I sing, sing, sing...
...ding-a-ling-a-ling.

Avatar do Utilizador
Xapas
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 522
Registado: terça dez 14, 2010 6:03 pm
Localização: Amadora

Re: 2018.09.21e22 - PRIMORDIAL + BASALTO + DECAYED + AURA “WarmUp Under the Doom” - Hard Club (Porto)-RCA (Lx)

Mensagempor Xapas » domingo set 23, 2018 4:00 pm

Em Lisboa foi um super concertaço de 2h15m.

Aguarda-se review do Enigma :D
Lusitanian Music: http://www.lusitanianmusic.com
Lusitanian Music shop - novidades LP/CD: http://www.lusitanianmusic.com/store

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6878
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2018.09.21e22 - PRIMORDIAL + BASALTO + DECAYED + AURA “WarmUp Under the Doom” - Hard Club (Porto)-RCA (Lx)

Mensagempor aetheria » domingo set 23, 2018 8:25 pm

No Porto foi aquilo que a Engel disse, por que acrescentar algo mais se está tão bem?
A garrafa veio comigo, já estava no fim. Aquilo deve ser uma média de uma garrafa por hora :mrgreen:
Foi muitá bonito e pronto.

Já tinha visto Aura, já tinha gostado, desta ainda gostei mais. Têm um BM atmosférico que é do meu agrado, com apontamentos guitarrais muito bons. Revê-los-ei com prazer no Apostles of the Eternal Fire. Boa escolha. Já agora, gosto muito mesmo do logo da banda, muito bem conseguido.

Quanto a Basalto, desconhecia por completo e nem tinha tido curiosidade de ouvir antes. Vim de lá com os dois cds deles (também com tape de Aura), um pedaço de basalto e a certeza de que não torcerei de todo o nariz quando os voltar a ver num qualquer cartaz. Um stoner enérgico e sentido que me soube muito bem.

E, sim, o Carlos continua a fazer um belíssimo trabalho e é um amiguinho por nos trazer coisas bonitas. Cheers mate! :cheers:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Re: 2018.09.21e22 - PRIMORDIAL + BASALTO + DECAYED + AURA “WarmUp Under the Doom” - Hard Club (Porto)-RCA (Lx)

Mensagempor Enigma » domingo set 23, 2018 11:18 pm

Xapas Escreveu:Em Lisboa foi um super concertaço de 2h15m.

Aguarda-se review do Enigma :D


Aqui está ela. :cheers:

Aura - nunca os tinha visto (ou ouvido), portanto não tinha qualquer expetativa para a primeira banda da noite. E, o que é certo, é que me agradaram. Embora o logótipo da banda o dê a entender (e mesmo o metal archives os ategorize como black metal), eu vejo-os bem mais como post-metal. Aqui e ali com umas pitadas de BM, mas não muito evidente. Menos ainda talvez devido a alguns solos melódicos que, não sendo maus, me pareceram um pouco deslocados. De qualquer modo, foi uma prestação bem interessante para começar a noite.

Decayed - se há banda nacional que faz todo o sentido abrir para Primordial, essa banda é Decayed. Não que que o estilo das duas bandas sejam assim tão semelhante quanto isso, mas mais pela integridade e honestidade artística (no fucking compromises). Acrescente-se a isso também as duas bandas partilharem algumas influências musicais. Já não os via há algum tempo, e é sempre um prazer revê-los. Desta vez com o novo Of Fire and Hell na bagagem (confesso que ainda só o ouvi uma vez), o qual apresentaram com um par de temas que soaram muito bem, aliando a isso muito temas habituais, e alguns já clássicos, do alinhamento da banda. Fuck your God, como sempre, encerrou uma atuação que foi um excelente aperitivo para os headliners.

Primordial - cada concerto desta enorme banda irlandesa a que tenho assistido tem sempre algo de muito especial, nunca sendo apenas "mais" um concerto. E este, que nem sequer se enquadrava numa tour, provou-o e de que maneira. A minha expetativa por ver a banda era elevada, tanto pelo atrás referido, como também por ser a primeira oportunidade que tinha de ouvir ao vivo os temas do novo álbum Exile Amongst the Ruins (um álbum fantástico e que talvez não seja tão devidamente reconhecido por ser da banda que é, ou seja, com uma discografia imaculada). E, para me satisfazerem a curiosidade, entraram logo com a Nail Their Tongues, um excelente tema que abriu um concerto a todos os títulos memorável. Seguiu-se um dos meus temas favoritos da banda - Gods to the Godless - e, só por isto, o bilhete já teria valido a pena. A setlist, que foi praticamente igual à do Porto (só não foi devido a uma pequena grande surpresa), alternou entre alguns temas do novo álbum (o tema título do novo álbum foi outro momento arrepiante, mas não me vou repetir muito, pois momentos como esse houve muitos, To Hell or the Hangman, como uma grande introdução do Alan, Stolen Years), outros temas de uma passado mais recente (Babel's Tower, No Grave Deep Enough, Wield Lightning to Split the Sun, esta quase a fechar o set) e outros grandes clássicos, para além da já mencionada Gods to the Godless, As Rome Burns, Traitor's Gate, Heathen Tribes (aqui o Alan, depois de terminar a garrafa de vinho, até se esqueceu que a música é do To The Nameless Dead. :mrgreen: ), Coffin Ships e a enorme Empire Falls a fechar o concerto. A tal surpresa, mais ou menos a meio do set, foi tocarem a Journey's End, não só por o álbum estar a comemorar os 20 anos do seu lançamento, como também por terem passado nessa tour por Lisboa, há 19 anos. Foi (mais) um momento com uma carga emotiva tremenda. E é isso que nos Primordial (comparativamente com grande parte das outras bandas), faz toda a diferença. Cada palavra cantada ou berrada pelo Alan é sentida e marcante. A restante banda, todos companheiros destas lides de há muitos anos, embora deixem naturalmente o protagonismo para o Alan, complementam-no na perfeição, com uma cumplicidade tremenda (o Alan passou o concerto a meter-se com o baixista). Foi um concerto memorável (caramba, 2h15 de concerto de um alinhamento praticamente em formato best-of), que entra diretamente para a galeria dos melhores do ano, de uma banda realmente muito especial. :metal:

Nota muito especial para o Carlos (e a Notredame) por mais uma excelente organização de mais uma grande noite de metal. :cheers:
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
PeiXotO
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1502
Registado: domingo jan 16, 2011 10:39 pm
Localização: Vale do Paraíso

Re: 2018.09.21e22 - PRIMORDIAL + BASALTO + DECAYED + AURA “WarmUp Under the Doom” - Hard Club (Porto)-RCA (Lx)

Mensagempor PeiXotO » segunda set 24, 2018 10:03 am

Grande concerto, de todas as formas possiveis e imagináveis. Banda que merece todo o carinho por aqui mostrado, tal a qualidade e originalidade que apresentam. É verdade que por vezes a malta exagera um bocado no mel, mas no geral nunca se sai de um concerto de Primordial sem aquele sentimento de que acabamos de testemunhar algo de especial. (Pena algumas malhas serem desnecessariamente longas e repetitivas. Não me lixem mas eles se cortassem 2 ou 3 minutos da primeira musica do set, não lhes caía um colhão)
Não sendo um conhecedor da totalidade da sua discografia, conheço malhas suficientes para saber que aquele foi um set de luxo, pecando apenas por terem deixado de fora aquela que iria arrancar mais gritos do público além da Empire Falls, que é a Where Greater Men Have Fallen.
A banda não é necessáriamente muito mexida ou interativa com o público, mas são o suficiente para não dizermos que estão ali a picar ponto ou a tocar shoegaze. De qualquer forma a estrela ali é o Alan portanto a "normalidade" mostrada pelos restantes membros é mais que justificável.

O público no RCA podia ter sido melhorzinho. Não sei se foi por ser sábado e a malta estar mais solta e com os copos, mas Primordial não é banda para haver mosh, muito menos aquela palhaçada que se fez naquela noite. E tirando ali a metade da frente do recinto, a malta nem sempre respondia às iniciativas do Alan... só velhos do Restelo que já não acham que devem levantar o braço ou gritar um "HEY".

Em mais uma nota de rodapé, e não desejando que ninguem perca o emprego ou a possibilidade de entrar de borla nos concertos, mas será mesmo necessário tanto "fotografo profissional" a passear pelas filas da frente?
"O problema da vida real é não ter música de fundo..."

Avatar do Utilizador
Miguel Linkin
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 357
Registado: segunda mai 27, 2013 9:18 pm
Localização: Barcelos

Re: 2018.09.21e22 - PRIMORDIAL + BASALTO + DECAYED + AURA “WarmUp Under the Doom” - Hard Club (Porto)-RCA (Lx)

Mensagempor Miguel Linkin » terça set 25, 2018 10:41 am

Palavras certas: Foi bastante bom! Gostei do facto de ter passado das 2 horas. 8)

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6878
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2018.09.21e22 - PRIMORDIAL + BASALTO + DECAYED + AURA “WarmUp Under the Doom” - Hard Club (Porto)-RCA (Lx)

Mensagempor aetheria » terça set 25, 2018 11:28 pm

PeiXotO Escreveu: .


Eu sei que, para ti, nada bate as crónicas do Enigma, mas o desprestigiando (ele sabe que não) eu gosto da acidez e picardia das tuas :mrgreen:
(e guarda bem o elogio que é raro! :grim:)
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Soulforged
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1578
Registado: segunda dez 19, 2011 11:37 pm

Re: 2018.09.21e22 - PRIMORDIAL + BASALTO + DECAYED + AURA “WarmUp Under the Doom” - Hard Club (Porto)-RCA (Lx)

Mensagempor Soulforged » terça set 25, 2018 11:47 pm

.

Não tocaram a Where Greater Men Have Fallen?


Ainda bem que não fui... 8-)

Avatar do Utilizador
Xapas
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 522
Registado: terça dez 14, 2010 6:03 pm
Localização: Amadora

Re: 2018.09.21e22 - PRIMORDIAL + BASALTO + DECAYED + AURA “WarmUp Under the Doom” - Hard Club (Porto)-RCA (Lx)

Mensagempor Xapas » quarta set 26, 2018 3:23 pm

Soulforged Escreveu:.

Não tocaram a Where Greater Men Have Fallen?


Ainda bem que não fui... 8-)


Foi um set curtinho, não havia tempo pra tudo :D mas por acaso foi pena não terem tocado essa...
Lusitanian Music: http://www.lusitanianmusic.com
Lusitanian Music shop - novidades LP/CD: http://www.lusitanianmusic.com/store

Avatar do Utilizador
PeiXotO
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1502
Registado: domingo jan 16, 2011 10:39 pm
Localização: Vale do Paraíso

Re: 2018.09.21e22 - PRIMORDIAL + BASALTO + DECAYED + AURA “WarmUp Under the Doom” - Hard Club (Porto)-RCA (Lx)

Mensagempor PeiXotO » sexta set 28, 2018 4:17 pm

aetheria Escreveu:
PeiXotO Escreveu: .


Eu sei que, para ti, nada bate as crónicas do Enigma, mas o desprestigiando (ele sabe que não) eu gosto da acidez e picardia das tuas :mrgreen:
(e guarda bem o elogio que é raro! :grim:)


<3
"O problema da vida real é não ter música de fundo..."

Avatar do Utilizador
Onesolo
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2561
Registado: domingo abr 11, 2004 1:52 am
Localização: Almada
Contacto:

Re: 2018.09.21e22 - PRIMORDIAL + BASALTO + DECAYED + AURA “WarmUp Under the Doom” - Hard Club (Porto)-RCA (Lx)

Mensagempor Onesolo » segunda nov 05, 2018 5:23 pm

Fuck those pussies!!!!

Um dos concertos do ano!!!
"I've tried so hard to become human but all I feel is regret
inside this empty shell we're all so afraid of what we've become"
Follow me http://twitter.com/one_solo


Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes