2019.11.08 - Entombed A.D. + Aborted + Baest - RCA Club - Lisboa

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Santyago
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1166
Registado: quinta jan 08, 2009 2:44 am

2019.11.08 - Entombed A.D. + Aborted + Baest - RCA Club - Lisboa

Mensagempor Santyago » sábado nov 09, 2019 9:32 pm

Foi uma noite de Death Metal o da sexta-feira, em que um RCA cheio foi saudar a estreia de uma das bandas mais o regresso de duas delas que ainda tocaram em Portugal anteriormente este ano (Aborted no VMF, Entombed no Laurus).

Baest - Banda dinamarquesa de Death Metal que deu um bom concerto. Foram competentes ao vivo, têm bons executantes. A música em si não é nada de diferente das demais bandas de Death Metal que existe pelo mundo fora. A sua influência principal é o death metal de Flórida, com alguns toques do sueco. Têm músicas que resultam ao vivo, além de um vocalista que esteve sempre em interacção com o público. Creio que o concerto empolgou mais quando tocaram uma música com uma sonoridade parecida em termos de guitarra com o da introdução de "Zombie Ritual" dos Death (Haja boas influências!). Tivemos ainda a participação de Sven na última música do concerto. Para aquecimento para as outras duas bandas, foi uma boa escolha. O público gostou bastante, o concerto passou-se bem, de certeza que ganharam alguns fãs.

Aborted - A principal razão para a minha ida. Já os tinha visto na 20ª edição do Barroselas, e tinha gostado do concerto deles. Anos depois, e reouvir álbuns como Global Flatline e Retrogore, estava empolgado para os rever. Este concerto foi intenso e bruto. Sven e companhia foi uma máquina tecnicamente devastadora ao vivo, em que o próprio fazia um headbang muito forte que parte do público imitava também. O pit ficou mais violento, e esteve mais aberto, pessoas a fazer stage diving e crowd surfing continuamente. Tocaram músicas dos seus vários álbuns, tanto a faixa título do Retrogore, como a música do "Television" o A Whore d'Oeuvre Macabre , The Origin of Disease do Global Flatline, e terminando com músicas do Engineering the Dead e o Goremageddon. Foi bom, aliás, muito bom. Gostei bastante e espero voltar a revê-los!

Entombed A.D. - Também a 2ª vez que os vejo, tendo a 1ª sido no Barroselas 18. Já na altura foi um óptimo concerto, cheio de malhas clássicas da banda que deu origem ao nome actual, e considerei-o um dos melhores concertos do festival, além de Primordial. Bom, esta banda não sabe dar maus concertos. Foi um óptimo concerto com um público ainda mais empolgado do que estava em Aborted. Até a participação de dois membros de Baest em "Wolverine Blues" ajudou a um público ficar mais bravo. Foi um concerto mais composto por músicas dos álbuns recentes, mas não esqueceram dos clássicos na parte final. Além da Wolverine Blues, tivemos Revel in Flesh e claro a Left Hand Path. Quando se sabe tocar com o mitico som de guitarra sueco, consegue-se captar os olhos e ouvidos do público. Um grande concerto, outro bastante intenso que deu até dar um sorriso ao Petrov. Com públicos que tivemos ontem, as bandas ficam muito contentes em tocar e querer dar um grande concerto!
Old_Skull Escreveu:Esta MUrda é cada vez mais um antro de Guerrilheiros de Teclado. Até dá gosto... :grim:

Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Re: 2019.11.08 - Entombed A.D. + Aborted + Baest - RCA Club - Lisboa

Mensagempor Enigma » segunda nov 11, 2019 4:39 pm

Baest - excelente surpresa, banda completamente desconhecida por mim (nem sequer de nome), apesar de bastante recente (formados em 2015), pareceram-me já com uma boa rodagem de palco e, acima de tudo, com uma vontade enorme de agarrar esta oportunidade de andar na estrada com duas bandas de estatuto, cada uma no seu respetivo subgénero do death metal. Com uma garra e energia tremendas, um frontman que deu tudo e com um death metal como manda a lei, foi o aperitivo ideal para a noite no RCA. Deixaram-me excelente impressão e irei ouvir os dois trabalhos de estúdio. Num dos últimos temas (quiçá o último, já não me recordo bem), contaram com a participação em palco do frontman de Aborted, o que aumentou ainda mais os níveis de energia e intensidade em palco. Confesso que, sendo uma banda dinamarquesa e de death metal, teria naturalmente preferido os Undergang mas, à falta destes, Baest deram muito boa conta do recado.

Aborted - confesso que a vertente do death metal na qual os Aborted são um dos expoentes máximos não é propriamente a minha praia no que toca a death metal (longe, muito longe disso), no entanto, é inegável que estes belgas são muito bons no que fazem e as suas atuações são devastadoras. Esta foi a segunda vez que os vi, após a sua presença no SWR e, mais uma vez, não deixaram pedra sobre pedra. Comandados (e de que maneira!) pelo frontman e único membro da formação original da banda, que percorreu o palco de uma ponta à outra incessantemente, não parando praticamente um segundo nos cerca de 60 minutos que durou o set, deram uma enorme descarga de death metal na vertente brutal/gore. Nesta altura, já com a casa esgotada e um público bastante entusiasta, com stage diving constante e moshpit desenfreado em toda a zona frontal do palco, houve uma simbiose perfeita entre banda e público, o que elevou a atuação para níveis acima dos já verificados no SWR. É uma banda muitíssimo competente e uma aposta mais que segura para qualquer promotor que aposte nesta vertente do death metal.

Entombed A.D. - terceira vez que vejo esta encarnação de Entombed (após SWR e Stairway) e, mais uma vez, deram uma brutalidade de concerto. Em termos de entusiasmo do público, é pegar no que escrevi para Aborted e colocar no expoente máximo e, relativamente à prestação da banda, simplesmente impecável. Excelentes executantes (é de referir que o baterista e um dos guitarristas já faziam parte da formação de Entombed deade 2006 e 2004 respetivamente), muito bom desempenho em palco (a presença de um guitarrista brasileiro na formação atual da banda também ajudou bastante na comunicação com o público) e, obviamente, o LG Petrov igual a si próprio, extremamente simpático e sempre aquele figurão. A setlist foi a que têm apresentando nesta tour, tendo uma primeira metade mais virada para os temas originais de Entombed AD (os quais foram muito bem recebidos pelo público), e uma segunda parte em que foi um verdadeiro desfilar de clássico atrás de clássico, apresentando os temas dos prímeiros álbuns de Entombed, senão veja-se esta sequência diabólica: Stranger Aeons, Revel in Flesh (que tema!, verdadeira cereja no topo do bolo), Wolverine Blues, Left Hand Path, Serpent Speech e Supposed to Rot, que fechou a atuação, de cerca de 70 minutos. Concertão de puro death metal! :jam:
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6878
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2019.11.08 - Entombed A.D. + Aborted + Baest - RCA Club - Lisboa

Mensagempor aetheria » segunda nov 11, 2019 5:44 pm

Eu, de Emtombed AD, que neste ano vi no Laurus, apenas me lembro da cabeleira do baixista :redneck: :awesome:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Re: 2019.11.08 - Entombed A.D. + Aborted + Baest - RCA Club - Lisboa

Mensagempor Enigma » segunda nov 11, 2019 10:24 pm

aetheria Escreveu:Eu, de Emtombed AD, que neste ano vi no Laurus, apenas me lembro da cabeleira do baixista :redneck: :awesome:


O teor alcoólico estava assim tão elevado? :mrgreen:
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6878
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2019.11.08 - Entombed A.D. + Aborted + Baest - RCA Club - Lisboa

Mensagempor aetheria » terça nov 12, 2019 7:26 am

Enigma Escreveu:
aetheria Escreveu:Eu, de Emtombed AD, que neste ano vi no Laurus, apenas me lembro da cabeleira do baixista :redneck: :awesome:


O teor alcoólico estava assim tão elevado? :mrgreen:


Ahhahahah aquela cabeleira é que era muito distrativa!
Estive a ver um bom pedaço do concerto em Lisboa, que existe no YouTube, e voltou a acontecer o mesmo. Sóbria. :mrgreen:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
PeiXotO
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1502
Registado: domingo jan 16, 2011 10:39 pm
Localização: Vale do Paraíso

Re: 2019.11.08 - Entombed A.D. + Aborted + Baest - RCA Club - Lisboa

Mensagempor PeiXotO » terça nov 12, 2019 9:19 am

Enigma Escreveu:O teor alcoólico estava assim tão elevado? :mrgreen:


Epa, agora que perguntas.... :mrgreen:
"O problema da vida real é não ter música de fundo..."


Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes