Posta aqui que assim ele sobe? wtf.

Jogos, passatempos, humor, anedotas e outras coisas maléficas...
pafg
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2364
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm
Localização: Lisboa

Re: Posta aqui que assim ele sobe? wtf.

Mensagempor pafg » sábado ago 06, 2022 11:23 am

Sim, é melhor não usar uma tshirt de uma banda porque tenho medo de passar vergonha e de ferir susceptibilidades...
O comentário mais votado diz que a palavra Holocaust pode dar uma impressão errada. :roll:

Avatar do Utilizador
Liwyatan
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 810
Registado: terça out 08, 2019 10:21 am
Localização: Lisboa

Re: Posta aqui que assim ele sobe? wtf.

Mensagempor Liwyatan » segunda ago 08, 2022 10:24 am

pafg Escreveu:Sim, é melhor não usar uma tshirt de uma banda porque tenho medo de passar vergonha e de ferir susceptibilidades...
O comentário mais votado diz que a palavra Holocaust pode dar uma impressão errada. :roll:

Sinceramente não sei qual será a outra impressão que a palavra "Holocaust" poderá dar.

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Posta aqui que assim ele sobe? wtf.

Mensagempor aetheria » segunda ago 08, 2022 10:36 am

Liwyatan Escreveu:
pafg Escreveu:Sim, é melhor não usar uma tshirt de uma banda porque tenho medo de passar vergonha e de ferir susceptibilidades...
O comentário mais votado diz que a palavra Holocaust pode dar uma impressão errada. :roll:

Sinceramente não sei qual será a outra impressão que a palavra "Holocaust" poderá dar.


:lol: :lol: :lol: :lol: :cheers:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

pafg
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2364
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm
Localização: Lisboa

Re: Posta aqui que assim ele sobe? wtf.

Mensagempor pafg » segunda ago 08, 2022 4:24 pm

aetheria Escreveu:
Liwyatan Escreveu:
pafg Escreveu:Sim, é melhor não usar uma tshirt de uma banda porque tenho medo de passar vergonha e de ferir susceptibilidades...
O comentário mais votado diz que a palavra Holocaust pode dar uma impressão errada. :roll:

Sinceramente não sei qual será a outra impressão que a palavra "Holocaust" poderá dar.


:lol: :lol: :lol: :lol: :cheers:


"A palavra holocausto é de origem grega holos (todo) e kaustro (queimado). Do hebraico Shoá (a catástrofe). Originalmente, o termo holocausto era utilizado para nomear uma espécie de sacrifício praticado pelos antigos hebreus, em homenagem ao seu Deus, em que a vítima era totalmente queimada."

Na era da internet só é ignorante quem quer. Holocausto pode hoje em dia ter uma imediata associação com nazismo, mas sabendo que etimologia da palavra em si aponta para algo muito anterior ao nazismo, também podemos dar o benefício da dúvida ao Abbath e ao Demonaz por usarem "Pure Holocaust" como titulo de um álbum sem quererem aludir ao genocídio judaico.

Avatar do Utilizador
Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2274
Registado: segunda nov 24, 2008 10:13 pm

Re: Posta aqui que assim ele sobe? wtf.

Mensagempor Psychoneurosis » segunda ago 08, 2022 4:51 pm

Nunca associei "holocaust" no título do álbum, como algo relacionado ao nazismo. Quando ouvi o álbum pela primeira vez pensei logo que o título era bastante adequado.

A discussão em si é parva para ser simpático, e os comentários então, ou alguns comentários... Quero acreditar que aquilo até é meio a gozar. Mas realmente há t-shirts, pelo menos para mim, que revelam bastante mau gosto, até percebo que na juventude uma pessoa queira mostrar ao mundo que é mau e tal, mas usar t-shirts com frases tipo "Jesus is a cunt", "fuck your God", "Fuck me Jesus" assim como alguns desenhos torna-se um pouco ridículo a um certo ponto.
O Homem bebe e a obra nasce!
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face – for ever."

Avatar do Utilizador
Liwyatan
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 810
Registado: terça out 08, 2019 10:21 am
Localização: Lisboa

Re: Posta aqui que assim ele sobe? wtf.

Mensagempor Liwyatan » segunda ago 08, 2022 4:53 pm

pafg Escreveu:
aetheria Escreveu:
Liwyatan Escreveu:Sinceramente não sei qual será a outra impressão que a palavra "Holocaust" poderá dar.


:lol: :lol: :lol: :lol: :cheers:


"A palavra holocausto é de origem grega holos (todo) e kaustro (queimado). Do hebraico Shoá (a catástrofe). Originalmente, o termo holocausto era utilizado para nomear uma espécie de sacrifício praticado pelos antigos hebreus, em homenagem ao seu Deus, em que a vítima era totalmente queimada."

Na era da internet só é ignorante quem quer. Holocausto pode hoje em dia ter uma imediata associação com nazismo, mas sabendo que etimologia da palavra em si aponta para algo muito anterior ao nazismo, também podemos dar o benefício da dúvida ao Abbath e ao Demonaz por usarem "Pure Holocaust" como titulo de um álbum sem quererem aludir ao genocídio judaico.

Portanto, ignoras simplesmente o impacto que o Holocausto praticado pelos Nazis teve na história do mundo, e continua a ter na cultura actual?

Sendo o termo Holocausto conotado com a actual ideia que todos temos quando ouvimos, ou a ideia que tu, tão eloquentemente exprimiste, continua a ser uma palavra com conotação negativa, nazi ou hebraica.

Por fim, duvido que o Abbath e o Demonaz se estivessem efectivamente a referir ao Holocausto da WWII, mas continuo a não concordar com o seu uso. Seria a mesma coisa que eu tatuar uma suástica e ficar extremamente aborrecido por toda a gente pensar que sou neonazi, quando na realidade sou um indivíduo muitíssimo espiritual que pratica meditação e se inspira no Budismo.

Ou isso, ou nas costas da Tshirt podiam fazer tipo uma footnote a explicar o real significado. :lol:

Avatar do Utilizador
Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2274
Registado: segunda nov 24, 2008 10:13 pm

Re: Posta aqui que assim ele sobe? wtf.

Mensagempor Psychoneurosis » segunda ago 08, 2022 5:10 pm

Acho que não é ignorar, agora a palavra assim como a própria suástica já existiam antes da segunda guerra mundial. Percebo que hoje em dia seja automaticamente associado ao nazismo, mas... Eu tenho uma t-shirt com a suástica "original" de uma banda que até tem letras anti nazis. E a verdade é que se calhar hoje em dia toda a gente fica ofendida com estas merdas, quando o álbum saiu ninguém se preocupava com isso. E bem.
O Homem bebe e a obra nasce!
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face – for ever."

Passenger
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 557
Registado: domingo out 14, 2007 12:18 am

Re: Posta aqui que assim ele sobe? wtf.

Mensagempor Passenger » segunda ago 08, 2022 5:21 pm

Psychoneurosis Escreveu:Nunca associei "holocaust" no título do álbum, como algo relacionado ao nazismo. Quando ouvi o álbum pela primeira vez pensei logo que o título era bastante adequado.

A discussão em si é parva para ser simpático, e os comentários então, ou alguns comentários... Quero acreditar que aquilo até é meio a gozar. Mas realmente há t-shirts, pelo menos para mim, que revelam bastante mau gosto, até percebo que na juventude uma pessoa queira mostrar ao mundo que é mau e tal, mas usar t-shirts com frases tipo "Jesus is a cunt", "fuck your God", "Fuck me Jesus" assim como alguns desenhos torna-se um pouco ridículo a um certo ponto.

Mais depressa usava uma t-shirt dessas de mau gosto que referiste do que algo relativo ao nazismo. Mau gosto por mau gosto... Uma simples cruz invertida pode ser chocante para os crentes e o que não falta por aí são t-shirts relativamente "inócuas" com cruzes invertidas, não é preciso recorrer a termos sexuais ofensivos para isso. Eu que o diga, que uma vez tive um mulçumano a olhar fixamente e chocado para mim porque tinha uma t-shirt que simplesmente dizia SAMAEL. "Para bom entendedor, meia palavra basta".
Tem tudo a ver com convicções pessoais, eu tenho as minhas, tu e as outras pessoas têm outras completamente díspares (ou não) e o que é chocante para alguns pode ser perfeitamente cagativo para outros.
Eu uso as t-shirts que uso não por rebeldia ou porque quero dar a paleta que sou mau, mas tenho perfeita noção que pode chocar alguém na rua... Se quisesse "ser invisível" aos olhos de muita gente vestia camisas lacoste ou polos sacoor com calças de cor bege e usava um corte de cabelo à Joaquim Bastinhas...
Também nunca fiz essa associação entre os Immortal e o nazismo com o "holocaust", mas se achas que é chocante para as pessoas usar t-shirts anti-religião, porque raio não será chocante usar algo relativo ao nazismo para quem sofreu com isso?
Anyway, acho que quem não quer chocar as pessoas não deve usar t-shirts de Black, Death e outras, ponto. Ou pelo menos ser bastante selectivo no que veste. (Muitas capas de Cannibal Corpse são ofensivas para muita gente, por exemplo, e no entanto não têm nada a ver com religião ou política)
Portanto, sim, concordo que a discussão é bastante parva...

Avatar do Utilizador
Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2274
Registado: segunda nov 24, 2008 10:13 pm

Re: Posta aqui que assim ele sobe? wtf.

Mensagempor Psychoneurosis » segunda ago 08, 2022 5:34 pm

Acho que não percebeste o que quis dizer.
Eu disse que não usava essas t-shirts porque não gosto de chamar a atenção, e uma t-shirt com essas frases vai chamar. É uma questão pessoal, quero lá saber de Deus ou Allah ou o que quer que seja. Mas é apenas e só isso uma questão de gosto pessoal.
A tshirt que tenho, que tem uma suástica, até é de Samael por acaso.
O Homem bebe e a obra nasce!
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face – for ever."

pafg
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2364
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm
Localização: Lisboa

Re: Posta aqui que assim ele sobe? wtf.

Mensagempor pafg » segunda ago 08, 2022 5:49 pm

Liwyatan Escreveu:Portanto, ignoras simplesmente o impacto que o Holocausto praticado pelos Nazis teve na história do mundo, e continua a ter na cultura actual?

Sendo o termo Holocausto conotado com a actual ideia que todos temos quando ouvimos, ou a ideia que tu, tão eloquentemente exprimiste, continua a ser uma palavra com conotação negativa, nazi ou hebraica.

Por fim, duvido que o Abbath e o Demonaz se estivessem efectivamente a referir ao Holocausto da WWII, mas continuo a não concordar com o seu uso. Seria a mesma coisa que eu tatuar uma suástica e ficar extremamente aborrecido por toda a gente pensar que sou neonazi, quando na realidade sou um indivíduo muitíssimo espiritual que pratica meditação e se inspira no Budismo.

Ou isso, ou nas costas da Tshirt podiam fazer tipo uma footnote a explicar o real significado. :lol:


Pelo contrário. Não vou é diluir o conceito do Holocausto Nazi numa tshirt de Immortal que diz Pure Holocaust. Não vou, como dizia a Hannah Arendt, "banalizar o mal" ao ponto de achar que uma tshirt de uma banda de black metal que diz Pure Holocaust automaticamente se quer referir seja positivamente ou negativamente ao Holocausto. Existe uma coisa chamada nuance. É algo que nos separa de regimes fascistas.

A palavra holocausto não é propriedade de judeus e nazis...

Podes não concordar é um direito teu e como disseste duvidas que "holocaust" tenha sido usado nesses termos, logo qualquer pessoa pode pensar o mesmo e usar a tshirt sem ser apelidado de nazi.

Por fim, acho estas discussões, infelizmente mais comuns no metal, completamente parvas. Dizer que Immortal podem ser nazis porque usaram levianamente a palavra holocaust não lembra a ninguém. First world problems.

Passenger
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 557
Registado: domingo out 14, 2007 12:18 am

Re: Posta aqui que assim ele sobe? wtf.

Mensagempor Passenger » segunda ago 08, 2022 5:59 pm

Psychoneurosis Escreveu:Acho que não percebeste o que quis dizer.
Eu disse que não usava essas t-shirts porque não gosto de chamar a atenção, e uma t-shirt com essas frases vai chamar. É uma questão pessoal, quero lá saber de Deus ou Allah ou o que quer que seja. Mas é apenas e só isso uma questão de gosto pessoal.
A tshirt que tenho, que tem uma suástica, até é de Samael por acaso.

E acho que também não percebeste o que eu quis dizer. A questão aqui é que não se sabe qual o 'background' ou a cultura em que se inserem as pessoas dessa "sondagem". O que pode ser perfeitamente pacífico numa determinada cultura ou país pode ser algo totalmente proibitivo noutra. E eu confesso que também não me dei ao trabalho de ler tal "sondagem" com muita atenção para perceber...
Eu para chamar a atenção de certas pessoas basta vestir-me de preto ou soltar o cabelo, e até tenho uma estatura e postura bastante banal...

Avatar do Utilizador
Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2274
Registado: segunda nov 24, 2008 10:13 pm

Re: Posta aqui que assim ele sobe? wtf.

Mensagempor Psychoneurosis » segunda ago 08, 2022 6:12 pm

Eu hoje em dia não usava a t-shirt de Immortal em causa, porque uma t-shirt com gajos pintados, para mim não faz sentido. Da mesma forma que deixei de comprar t-shirts com fotos de bandas nas costas por exemplo. E tive uma t-shirt do "Battles in the north" que comprei quando o álbum saiu. Eu quando disse que "para parecer mau" até era uma "crítica" a mim, que já tive essa fase. Hoje em dia não, não quer dizer que esteja certo ou errado, é apenas a minha visão da coisa. Agora eu não uso por uma questão de gosto, criar uma sondagem a perguntar se é aceitável usar algo que gosto, é outra coisa, a meu ver.
O Homem bebe e a obra nasce!
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face – for ever."

Avatar do Utilizador
Liwyatan
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 810
Registado: terça out 08, 2019 10:21 am
Localização: Lisboa

Re: Posta aqui que assim ele sobe? wtf.

Mensagempor Liwyatan » segunda ago 08, 2022 6:47 pm

pafg Escreveu:Pelo contrário. Não vou é diluir o conceito do Holocausto Nazi numa tshirt de Immortal que diz Pure Holocaust. Não vou, como dizia a Hannah Arendt, "banalizar o mal" ao ponto de achar que uma tshirt de uma banda de black metal que diz Pure Holocaust automaticamente se quer referir seja positivamente ou negativamente ao Holocausto. Existe uma coisa chamada nuance. É algo que nos separa de regimes fascistas.

A palavra holocausto não é propriedade de judeus e nazis...

Podes não concordar é um direito teu e como disseste duvidas que "holocaust" tenha sido usado nesses termos, logo qualquer pessoa pode pensar o mesmo e usar a tshirt sem ser apelidado de nazi.

Por fim, acho estas discussões, infelizmente mais comuns no metal, completamente parvas. Dizer que Immortal podem ser nazis porque usaram levianamente a palavra holocaust não lembra a ninguém. First world problems.


Concordo com tudo o que escreveste. Não concordo em julgar uma banda ou individuo com base no que diz uma Tshirt, ou a escolha de palavras ou símbolos num álbum.

Apenas refiro que não discordo com a possível interpretação que tal simbolismo ou palavras terão no “público geral”. Nem podemos separar conotações actuais em privilégio de significados "verdadeiros" ou primordiais, sendo que o significado das palavras ou dos símbolos é a história, na maioria, que determina, e por vezes contorce.

Dito isto, interpretações há muitas e há uns anos atrás um jovem que deveria ter a minha idade, ele próprio metaleiro (se não duvido que reconhecesse a tshirt), parou-me na rua para me perguntar se eu sabia o que o músico dos Leviathan tinha feito. Confesso que não me apercebi do que ele estava a falar, porque foi daquelas coisas que uma pessoa não estava nada à espera, que até parece que estava a falar outra língua. Só me lembro de dizer que não e ele olhou para mim com cara de mau e disse "Então vai à net pesquisar antes de te vestires assim."

Avatar do Utilizador
Matusalem
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2218
Registado: quarta fev 23, 2005 11:35 pm

Re: Posta aqui que assim ele sobe? wtf.

Mensagempor Matusalem » segunda ago 08, 2022 7:08 pm

Nao é por nada mas acho que o sentido que eles queriam dar ao termo "holocausto" era mais no sentido de catástrofe, destruição, e não no do holocausto judeu. Eu proprio quando ouço a palavra holocausto vem-me à cabeça a ideia de uma bomba nuclear a destruir tudo, a provocar um holocausto, a morte de milhoes de pessoas (de todos os credos) e nao especificamente a morte de judeus. Alias, antes da segunda guerra mundial já a palavra era usada para descrever a morte de um largo grupo de pessoas.

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7774
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Re: Posta aqui que assim ele sobe? wtf.

Mensagempor Zyklon » segunda ago 08, 2022 7:22 pm

Em 2022 tudo é polémico.


Voltar para “Jogos, Diversão e Offtopic!”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes