Vocalistas - Técnicas e Segredos
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.
Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.
Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Vocalistas - Técnicas e Segredos
Do registo gutural ao melódico passando pelo susurrado e declamado, qualquer um destes pode colocar em risco as nossas cordas vocais...
Partilhem as vossas técnicas e os vossos segredos para podermos salvaguardar a nossa saúde fazendo aquilo que mais gostamos.
Partilhem as vossas técnicas e os vossos segredos para podermos salvaguardar a nossa saúde fazendo aquilo que mais gostamos.
A primeira coisa a fazer é saber qual o registo que conseguimos atingir, para entender as nossas limitações e para saber a que nível pertencemos: barítono, tenor...soprano, contralto...
Antes de um ensaio realizo vinte minutos de vocalizos, alternando as possiveis escalas finalizando com a mais aguda. Procuro "desentorpecer" as cordas, fazendo "trrrrrrrrrr" continuadamente e exercicios de respiração. No final do ensaio, procuro fazer novamente os trrrrrrrrr como desaquecimento. Bebo imensa água durante e no final fico a um canto a deglutir algo, um rebuçado, p.e. , não falando com ninguém durante algum tempo. Depois passo um pano fino por água morna, embrulho-o à volta do pescoço, colocando por cima um cachecol de malha grossa ou uma toalha. Assim previno as dores das horas/dias seguintes. Durante a semana vou gorgorejando com água morna com sal e no dia anterior e no dia de ensaio como maçãs para limpar a garganta. Até agora não tenho tido problemas. Possivelmente estarei a fazer algo mal, relacionado com estes truques de saúde...(?)
Quanto à técnica, é outra história...
Procuro aprender connvosco.
Antes de um ensaio realizo vinte minutos de vocalizos, alternando as possiveis escalas finalizando com a mais aguda. Procuro "desentorpecer" as cordas, fazendo "trrrrrrrrrr" continuadamente e exercicios de respiração. No final do ensaio, procuro fazer novamente os trrrrrrrrr como desaquecimento. Bebo imensa água durante e no final fico a um canto a deglutir algo, um rebuçado, p.e. , não falando com ninguém durante algum tempo. Depois passo um pano fino por água morna, embrulho-o à volta do pescoço, colocando por cima um cachecol de malha grossa ou uma toalha. Assim previno as dores das horas/dias seguintes. Durante a semana vou gorgorejando com água morna com sal e no dia anterior e no dia de ensaio como maçãs para limpar a garganta. Até agora não tenho tido problemas. Possivelmente estarei a fazer algo mal, relacionado com estes truques de saúde...(?)
Quanto à técnica, é outra história...
Procuro aprender connvosco.
- BKD.
- Ultra-Metálico(a)
- Mensagens: 1629
- Registado: quinta mai 06, 2004 12:56 am
- Localização: Algarve
- Contacto:
Eu não faço nada...
:: https://www.ilargia.pt|https://linktr.ee/visceraldeathmetal
:: In the beginning the Universe was created. This has made a lot of people very angry and been widely regarded as a bad move. ::
:: In the beginning the Universe was created. This has made a lot of people very angry and been widely regarded as a bad move. ::
Eu tenho aulas de canto, e o "ritual" inclui:
*Muito chá que normalmente fica a aquecer durante os vocalizos
*Vocalizos esses que duram cerca de meia hora e são basicamente escalas, acompahadas pelo piano, começando pelos sons mais baixos (voz de peito), passando depois para registos mais elevados (tons intermédios) e finalizando com os sons mais agudos (voz de cabeça); depois fazem-se as mesmas escalas em sentido inverso. Para além de descontrair as cordas vocais os exercícios vocais também servem para projectar melhor a voz, e para soltar a língua e afinar o som.
Normalmente incluem bastantes vogais (daí o nome) apoiadas em consoantes, e diferem consoante a canção em questão.
*Por vezes há uma preparação prévia a nível da respiração, embora estes exercícios devam ser feitos antes da aula para poupar tempo e para se ganhar autonomia. Constituem em articular a respiração do diagrafma com a pulmunar, de modo a rentabilizar todo o ar inspirado.
Além disto, fora das aulas durante pelo menos dez minutos é preciso fazer exercícios de respiração para ganhar maior elasticidade e capacidade aeróbica.
*O treino da canção em si inclui uma parte de pronunciação, em que o texto é dito e corrigido pela professora, e por uma parte rítmica que se prende com a leitura da pauta.
*Nornalmente treina-se primeiro um compasso de cada vez, quando se tem o primeiro contacto com a canção, e depois de se ganhar familiaridade canta-se tudo, seguindo as instruções do piano e aperfeiçoando e expressividade em termos emocionais (mais piano, menos forte; já para não falar da interpretação em si)
*Por vezes, antes de começar uma sessão de canto há uma componente de ginástica de solo e/ou treino de guitarra
*Após a canção estar mais ou menos concluída é deixada "em pousio" e passa-se para outra, para depois fazer uma revisão total do repertório aprendido.
Quando eu cantava num coro chegava a ter uma hora só de aquecimento vocal, que se aplicava a todos os naipes, seguido por mais meia hora para o meu naipe específico, soprano.
Truques para manter a voz limpa...beber muita, mas mesmo muita àgua, chá (mas nunca muito qunte) ao qual se pode adicionar anis ou mel; chá de cebola (embora este tenha um sabor terrível), e claro está, o óbvio: não beber, não fumar e não gritar. Para alguém envolvido em canto lírico estes são os manadamentos a não quebrar.
E há muito mais...eu vou postando à medida que me lembro
*Muito chá que normalmente fica a aquecer durante os vocalizos
*Vocalizos esses que duram cerca de meia hora e são basicamente escalas, acompahadas pelo piano, começando pelos sons mais baixos (voz de peito), passando depois para registos mais elevados (tons intermédios) e finalizando com os sons mais agudos (voz de cabeça); depois fazem-se as mesmas escalas em sentido inverso. Para além de descontrair as cordas vocais os exercícios vocais também servem para projectar melhor a voz, e para soltar a língua e afinar o som.
Normalmente incluem bastantes vogais (daí o nome) apoiadas em consoantes, e diferem consoante a canção em questão.
*Por vezes há uma preparação prévia a nível da respiração, embora estes exercícios devam ser feitos antes da aula para poupar tempo e para se ganhar autonomia. Constituem em articular a respiração do diagrafma com a pulmunar, de modo a rentabilizar todo o ar inspirado.
Além disto, fora das aulas durante pelo menos dez minutos é preciso fazer exercícios de respiração para ganhar maior elasticidade e capacidade aeróbica.
*O treino da canção em si inclui uma parte de pronunciação, em que o texto é dito e corrigido pela professora, e por uma parte rítmica que se prende com a leitura da pauta.
*Nornalmente treina-se primeiro um compasso de cada vez, quando se tem o primeiro contacto com a canção, e depois de se ganhar familiaridade canta-se tudo, seguindo as instruções do piano e aperfeiçoando e expressividade em termos emocionais (mais piano, menos forte; já para não falar da interpretação em si)
*Por vezes, antes de começar uma sessão de canto há uma componente de ginástica de solo e/ou treino de guitarra
*Após a canção estar mais ou menos concluída é deixada "em pousio" e passa-se para outra, para depois fazer uma revisão total do repertório aprendido.
Quando eu cantava num coro chegava a ter uma hora só de aquecimento vocal, que se aplicava a todos os naipes, seguido por mais meia hora para o meu naipe específico, soprano.
Truques para manter a voz limpa...beber muita, mas mesmo muita àgua, chá (mas nunca muito qunte) ao qual se pode adicionar anis ou mel; chá de cebola (embora este tenha um sabor terrível), e claro está, o óbvio: não beber, não fumar e não gritar. Para alguém envolvido em canto lírico estes são os manadamentos a não quebrar.
E há muito mais...eu vou postando à medida que me lembro
Heh, bem eu tenho aulas de canto lírico, Händel, Bach, Mozart, Schubert, Scarlatti...tudo nessa onda.
Mas todos os naipes (diferentes tipos de voz) têm os mesmos exercícios, essencialmente. Ou seja, tanto as sopranos como as contraltos (vozes femininas) como os tenores, barítonos e tenores (vozes masculinas) treinam mais ou menos as mesmas escals, tendo as vozes mais agudas um maior ênfase nos registos mais agudos, claro está.
Mas todos os naipes (diferentes tipos de voz) têm os mesmos exercícios, essencialmente. Ou seja, tanto as sopranos como as contraltos (vozes femininas) como os tenores, barítonos e tenores (vozes masculinas) treinam mais ou menos as mesmas escals, tendo as vozes mais agudas um maior ênfase nos registos mais agudos, claro está.
- Pazuzu
- Metálico(a) Supremo(a)
- Mensagens: 810
- Registado: sexta fev 25, 2005 9:19 pm
- Localização: omnipresente
Lá esta ! Voces teem de ter mm uma preparaçao especial de aquecimento das cordas, notou-se lg quando vi o 1º post do topico,que era mais relacionado com esse tipo de vocalizaçoes do que de metal propriamente..o que nao quer dizer como disse que nao se tenha de ter alguns cuidados,mas nao exageremos!! Mas quem sou eu para falar disso.
Darkzone Martyrium..
......which never gave me peace in
earthly life...
......which never gave me peace in
earthly life...
Funeral Wind Escreveu:Lá esta ! Voces teem de ter mm uma preparaçao especial de aquecimento das cordas, notou-se lg quando vi o 1º post do topico,que era mais relacionado com esse tipo de vocalizaçoes do que de metal propriamente..o que nao quer dizer como disse que nao se tenha de ter alguns cuidados,mas nao exageremos!! Mas quem sou eu para falar disso.
Eu faço os exercícios que coloquei no 1ºpost , mas tento e procuro cantar death metal. Julgo que os exercícios não são descabidos, mas lá está, também não sei quais são realmente os apropriados para cantar num registo gutural.
- Undersaver.nuno
- Ultra-Metálico(a)
- Mensagens: 1381
- Registado: quarta jun 29, 2005 5:42 pm
- Localização: odivelas
- Contacto:
Técnica vocal é útil a todos os cantores, independentemente do estilo, claro que para canto lírico é essencial, é, na realidade, quase uma forma de arte e eu já perdi conta aos livros que li sobre o assuntos.
Seja como for, a técnica reduz o esforço nas cordas vocais, poupando-as e ampliando a registo vocal de qualquer pessoa, mesmo que não tenha uma voz propriamente grandiosa
Seja como for, a técnica reduz o esforço nas cordas vocais, poupando-as e ampliando a registo vocal de qualquer pessoa, mesmo que não tenha uma voz propriamente grandiosa
- Undersaver.nuno
- Ultra-Metálico(a)
- Mensagens: 1381
- Registado: quarta jun 29, 2005 5:42 pm
- Localização: odivelas
- Contacto:
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 39 visitantes