E aqui estão as duas ultimas bandas, Adagio e Primal Fear. Todas as fotos na minha galeria. Agora vou iniciar umas mini férias com a ida a Corroios ver Paradise Lost. See ya!
LAGOA BURNING LIVE... e que festival! optimo som, excelentes bandas, excelentes condições de recinto, GRANDE equipa organizadora, tambem de louvar o grande apoio por parte da Camara Municipal de Lagoa e Junta de Freguesia de EStombar por terem a ousadia de apostar neste tipo de projecto que pouco se vê no nosso País...
o que faltou para que o sucesso fosse total?.. divulgação... que por consequente não trouxe o publico que era esperado... mas para primeiro Festival falemos entao do muito que ouve de positivo :
- João Pai, o enorme OBRIGADO pelo esforço, dedicação, ousadia, luta para que todos os aspectos técnicos nao falhassem... grande pulmao o teu, que a cada minuto do festival ia ganhando folego para todos os "pequenos" problemas que iam surgindo á ultima da hora.. todos resolvidos.
E quando terminou, ali estava ele no domingo ja madrugada e com o sol ja descoberto, mas tal e qual como se o festival fosse comecar... PARABENS João Pai por TUDO o que deste a este FESTIVAL! és enorme em tudo: no trabalho prestado, no auxilio aos outros, no teu coraçao e na preocupaçao extrema para que nada falhasse. O meu OBRIGADO .
- João Filho, o sonho de muitos na tua pequena vila tu concretizaste!!! quantos acreditariam que tu conseguisses trazer um festival deste calibre a Estombar??? nem a Portugal acreditariam, quanto mais a Estombar?..
EXCELENTE o Cartaz que nos proporcionaste! é impossivel pedir melhor, é impossivel pedir maior... porque para quem assistiu sabe o quanto grandioso foi este FESTIVAL... e poucos tiveram esse previlégio... é de louvar e de te ficar eternamente grato pela excelente qualidade que nos proporcionaste a assistir... como alguem dizia no Backstage: " It's a FUCKIN DREAM ..."
Excelente o teu trabalho, e nos dias do Festival nao havia um João Filho, parecia haver 3 ou 4, tal a maneira como te desdobravas para todos os locais em que eras solicitado... Não quero terminar sem uma palavra e dar razao a uma celebre frase que diz " por tras de um GRANDE Homem, há sempre uma GRANDE Mulher..." e ouve, ouve sempre uma MARISA.. e acho que isto diz tudo.
- Staff , poucos mas bons, e refira se com um espirito de entreajuda enorme, sempre que solicitados la estavam eles para o que fosse necessario, desde de assistencia ao backstage com catering e afins, até ás viagens ( e foram muitas) com as bandas ate ao hotel e recinto do espectaculo, e viagens ate ao aeroporto pela madrugada dentro...
Sempre bem dispostos e prontos tambem para apreciar o bom espectaculo diante deles, nunca baixaram os braços, onde o cansaço nao fazia parte do vocabulario deles... PARABENS MALTA!
- BANDAS , em primeiro lugar as portuguesas... POUCO tempo em cima do palco mas actuações enormes, tanto da banda ja conhecida dentro do gènero por inumeros fas, In Tha Umbra, como dos Deathland, excelente garra dos rapazes, novos mas nem isso os fez acusar alguma espécie de nervosismo... PARABENS ás duas bandas PORTUGUESAS, foram GRANDES dentro de um GRANDE Festival.
DGM, uma das bandas pela qual mais aguardava, devido tambem ser fâ há ja alguns anos... tirando problemas técnicos em cima do palco ao qual foram alheios ( problemas de ultima hora com o backline), mostraram o som caracteristico ao que habituaram os seus fas. Para alem da excelente vocação de cada um como musico, dos mais comunicativos fora do palco, sempre bem dispostos, sempre prontos a uma gargalhada, se bem que o barril de cerveja no backstage tambem ajudou a isso... acima de tudo foram humildes, e como ja disse , tanto eles como todos os outros mereciam muito , mas MUITO mais publico...
SILENT FORCE, antes de comentar a actuação destes enormes senhores do metal progressivo, um episodio a escassos minutos de entrarem em palco, dentro da carrinha que os transportava do hotel para o recinto do Festival, DC perguntava se haveria muita gente a assistir... respondemos que as expectativas eram grandes, mas falhámos... á medida que nos aproximávamos do recinto a banda continuava a perguntar, com alguns suspiros de supresa e alguma desliusão, " onde estãos a pessoas a caminho do recinto, onde estão os carros e autocarros estacionados?.."
para no fim da viagem antes de entrarem no backstage DC rematar: " Vamos malta, vamos dar o melhor que temos!.."
E o espectaculo que se seguiu em palco foi tremendo... poucos mas bons no publico! Excelente som, excelente set list... com algumas piadas de DC no intervalo de algumas musicas... Pela primeira vez em Portugal mereciam mais publico... porque em Portugal nao existe so meia duzia de metaleiros...
DESTRUCTION, foi a descarga total em cima do palco... e que barrelo de som!!!!!!!
Foi como se tivessem a tocar para um estadio cheio de multidão... que garra e poderio de som em cima daquele palco... e quem ganhou foi quem assistiu...
MOONLIGHT COMEDY, tambem Italianos, e pela primeira vez a actuar fora do País de origem, uma banda no seu todo bastante nova, mas não menos boa, com um progressivo complexo, mas bastante bom, com um teclista irreverente na sua forma de tocar, baterista com muitos e excelentes pormenores, baixista cheio de presença, bom guitarrista, e um vocalista supreendente, para mim melhor ao vivo do que em estudio, com pormenores de fazer inveja a muitos dentro do género musical e não só... uma supresa bastante agradável esta banda!
De referir ainda a extremenda dedicação do teclista que passou a tarde a programar um teclado diferente do que normalmente usa, devido a ser impossivel arranjar um igual... passou a tarde dentro do camarim no backstage com a ajuda do Emanuele Casali ( Teclista DGM) a programar os sons... enorme na força de vontade e em cima de palco nao se notou o stress que passou durante toda a tarde.. PARABENS MOONLIGHT COMEDY.
ADAGIO, talvez a melhor actuação do Festival... excelente set List, grande coesão de banda, liderada em palco pelo Gustavo, excelente vocalista e sempre a puxar pelo publico, que parecia encher o recinto, tal não foi a prestação desta banda... incansáveis tocaram e brilharam, na minha opinião a melhor actuação do FESTIVAL \m/
PRIMAL FEAR como cabeça de cartaz do ultimo dia mostraram o porquê das bandas alemãs estarem catalogadas como melhor som em cima dos palcos em todo o mundo... grande voz a do Ralph... baterista, qual caixa de ritmos, excelente prestação... algo cansados da viagem , e tambem do checksound exagerado... esta banda deu mostras do porquê de ser das mais conceituadas dentro do género...
Por fim deixar uma palavra aqueles que não assistiram a este Festival, que, provavelmente com este cartaz, nao irão assistir em Portugal a nenhum tão bom...
Aos que assistiram... façam barulho, escrevam, manifestem se... e mostrem a todos os que não assistiram, a dávida que nos foi oferecida de assistir a tudo o que assistimos no LAGOA BURNING LIVE! \m/
Lagoa Burning Live 2008 está praticamente confirmado. Algumas bandas estão já muito bem apalavradas, e garanto-vos que quem foi em 2007 não quererá perder 2008 por nada...e quem não foi em 2007 e faltar em 2008 não tem perdão possível. A data do festival irá sofrer alterações muito provavelmente será realizado durante o mês de Julho. Mais novidades para breve...
O meu nome é João Vieira, um dos organizadores do primeiro festival "Lagoa Burning Live", organização da Associação "Tascalgarve" com o apoio da Junta de Freguesia de Estômbar e da Câmara Municipal de Lagoa.
Já há muito tempo que acompanho este fórum e consequentemente, tudo aquilo que foi, e continua a ser dito sobre o festival. Por isso, quero desde já agradecer todo o apoio prestado por vós, de uma forma ou de outra, porque é para isso que trabalhamos.
Não escrevi há mais tempo porque esperei que houvesse uma “pausa” nos comentários para voltar a relembrar o festival e porque tirei também uns dias para descansar também…
Quero também agradecer a todos aqueles que se deslocaram a Estombar nos dias 6, 7 e 8 de Setembro , (acho que no dia 8 não foi ninguém presente neste fórum ... ; não podemos deixar de nos orgulhar que pela primeira vez criámos algo que sentimos ter valido a pena todo o esforço, suor, e algumas lágrimas também... Muito obrigado pessoal!!
Conseguimos criar algo que colocou a pequena vila de Estombar nas bocas do Mundo, e isso para nós, acreditem que é muito gratificante.
Criámos na minha opinião, o primeiro festival de Metal em Portugal virado para as sonoridades mais melódicas, com um cartaz que não nos envergonha em nada em relação aos festivais do resto da Europa.
É também normal que esperássemos uma maior afluência de público, devido ao excelente cartaz que apresentámos, com cinco bandas que nunca haviam estado no nosso país, mas também é verdade que a nível de publicidade não conseguimos, por diversos motivos que não vale a pena explicitar, divulgar o festival como desejaríamos.
Mas, todos os erros são corrigíveis para bem do festival.
A nível de condições técnicas, (Som, P.A. , Palco) acho que esteve excelente, e acreditem que todas as bandas sem excepção elogiaram a nossa organização e todas as condições que tiveram para dar grandes espectáculos.
O Schmier dos Destruction disse-me que há muito tempo não encontrava condições tão boas num festival!
Muito bom, acreditem!!
Quero também expressar o meu mais profundo e eterno agradecimento a todo o staff do Lagoa Burning Live que me ajudou em tudo o que foi humanamente possível (apesar do cansaço curtimos à brava não foi pessoal??! ), esperando que estejamos todos juntos para o ano de novo, ainda com mais trabalho pela frente.
A todos os que apoiaram o festival, quer estando presentes, quer apoiando o festival de fora nos fóruns o nosso muito muito OBRIGADO!!!
Sem vós nada disto seria possível!
Também agradecer a todos os patrocinadores que nos apoiaram e divulgaram o festival, a partir de agora contámos convosco para todos os eventos que viermos a realizar!!
Do fundo do coração, MUITO OBRIGADO!!!!
Continuem também a deixar as vossas opinões em relação às bandas que gostariam de ver na próxima edição do festival (na secção "geral" do fórum) porque muito brevemente poderemos anunciar algo de muito bom…
OBITUARY NO LAGOA BURNING LIVE 2008. A segunda edição do Lagoa Burning Live vai ter como uma das principais atracções os americanos OBITUARY. Sendo uma das maiores referências no mundo do Metal, os Obituary apresentam-se finalmente no nosso pais passados mais de 15 anos desde ao lançamento do seu album de estreia "Slowly We Rot" em 1989.
Legião Portuguesa de Metaleiros, este ano não se podem queixar que o festival foi anunciado com falta de tempo. Portanto toca a juntar trocos para em Julho o recinto do LBL em vez de apresentar 500 pessoas, apresentar 5000. Saudações