Imploro aos admins que não me fechem este tópico senão morro por dentro xD, garanto que isto não se trata de um repost!
Pah, tanto a stora como a aluna, como a turma agiram mal, vamos-nos alhear do que os media dizem e vamos pensar no que realmente aconteceu e porque aconteceu.
Primeiro de tudo, o professor não tem que exigir autoridade, pois ninguem tem esse direito perante ninguem, a relação aluno - professor e uma relação pessoa-pessoa ou seja, são duas pessoas que se respeitam mutuamente.
Ponto dois, o que é para os jovens um telemóvel e para alguns professores?
Nós Jovens hoje em dia damos um valor pessoal ao telemovel, é um objecto pessoal, e é certo que o devemos utilizar quando é permitido. Aposto que não há aqui ninguem que não tenha a meio de uma aula sacado do telemovel e começado a mandar mensagens, assim como há professores que a meio da aula toca-lhes o telemovel e atendem.
E como a relação professor-aluno e uma relação pessoa-pessoa e há respeito mutuo, eu aluno não iria tirar o telemovel das mãos do professor ou qualquer outro objecto de valor pessoal caso este estivesse a infringir regras de sala de aula.
Então que direito tem uma professora de arrancar o telemovel das mãos a uma aluna de idade superior a 16 anos que segundo Piaget já tem uma cabeça de pessoa adulta?
Ponto de vista da professora:
A professora numa turma está isolada em frente a 20 e tais manfios e é preciso impor respeito dando-se ao respeito, logo quando um aluno ou um grupo de alunos falta ao respeito a um professor o professor sente-se mal, humilhado e defende-se, como?, de muitas formas, ou ameaça que manda para a rua, ou essas coisas,( voces já foram alunos, sabe do que falo) a aluna estava a usar o telemovel na aula, concerteza já tinha sido avisada para o guardar, mas não guardou devido a sua falta de educação, então a partir daí quebrou-se o respeito, e a professora ao sentir-se humilhada na sala reagiu, mas mal, tirou o telemovel a aluna, quando podia pedir-lhe que saisse da sala, podia marcar-lhe participação ou usar outros mecanismos de punição disponiveis na escola, ou então caso a aluna se recusasse a sair da sala, chamar um funcionário ou um policia para a tirar de lá.
2º ponto - A professora sentiu-se humilhada porque a turma aderiu à brincadeira e porque um aluno a filmava e a expunha a tamanha humilhação, logo a professora ficou mal e viu-se numa situação da qual não conseguia sair.
Ponto de vista da aluna:
Dá-me o telemóvel, já!
Como já disse a cima, para algumas pessoas o telemovel e importante e algumas pessoas deixam-se controlar pelo mundo do telemovel (Não me venham com o argumento "Ah, a culpa e dos morangos com açucar" porque também ha muita gente que diz que o heavy metal e o hip hop é a culpa da delinquencia infantil). A aluna viu o telemovel a ser-lhe tirado das mãos e reagiu, defendeu-se, e a partir do momento em que lhe tiraram o seu objecto pessoal das mãos de uma maneira autoritária, a interacção respeito-respeito quebrou-se daí a citação Dá-me o telemóvel, já!.
É claro que nenhum de nós reagiriamos daquela forma, e a razão daquela reacção vai muito para além da nossa compreensão, talvez devido a fraca educação, ou talvez a castigos ou regras repressivas da parte da sociedade, pais ou escola entre outros problemas. Lembrem-se de que a repressão é como uma panela de pressão, se acumular pressão de mais explode, e foi o que aconteceu, e, infelizmente aconteceu naquela situação.
Ponto de vista do rapaz que filmou a situação:
Ow peixouna, sai da freinte qua beilha bai tombare (acho que foi isto que ele disse xD)
Do ponto de vista do aluno que filmou a situação foi de um gozo brutal, deve ter achado muita piada à situação e então sacou do telemóvel e pos-se em acção, desconhecendo por completo as dimensões daquilo que iria filmar.
Mas, se o aluno não tivesse filmado? Teria a escola tomado outras medidas? O que acontecia na antiguidade quando um Rei não gostava da mensagem que trazia o mensageiro? Era imediatamente morto, e transpondo para o que aconteceu, como o ministerio da educação não gostou do video, pois a oposição politica usou-o contra eles, resolveram punir o aluno, expulsando-o! E a expulsão implica mudar de escola, ambiente, comprar livros e material novo.
Resultado:
Depois da imprensa e dos políticos ampliarem este "escândalo" tem-se sentido cada vez mais que os professores e as escolas têm andado cada vez mais repressivos e mais autoritários, mas mais uma vez pergunto.
A repressão educa, ensina alguma coisa?
Será que iremos chegar ao ponto de ter-mos policias nas escolas e inpectores?
Sentiremo-nos bem sabendo que deixámos os nossos filhos à mercê da repressão que não educa?
Eu, pelo menos não me sentiria bem ao saber que deixei os meus filhos numa escola onde não pode ser livre e bem educado, vedado apenas com metodos repressivos e crescendo com sequelas dessa repressão, sem saber o verdadeiro "porquê" racional de tais repressões, pois cabe aos pais educar, e cabe à sociedade decidor o que é melhor para todos, e cada um tem que fazer a sua parte, pois eu não acredito que se isto continuar assim a nossa sociedade vá melhorar.
Material Girl Escreveu:Mesmo depois de ter sido confrontada várias vezes com o vídeo nos telejornais não consigo deixar de ficar chocada com a gravidade da situação. Claro está que a professora nunca deveria ter entrado em confronto físico com a aluna, mas digamos que é preciso ter muita "coragem" (para não dizer outra coisa) para ter esse tipo de reacção com um professor. É óbvio que nós só conseguimos ver o que o vídeo mostra, e que esta situação não pode ser tratada e analisada unicamente tendo em conta o acontecimento (seria necessário estar na posse de todo o contexto em si), seja como for, a aluna agiu mal, muito mal! E assim sendo, deve ser punida, e de forma exemplar.
O problema destas situações é que a maior parte dos professores limita-se a ameaçar os alunos quando se portam mal, e geralmente não passa daí. Lembro-me de ser assim até ao meu 12º ano, e aí está um problema para estes comportamentos deploráveis persistirem.
Há que tomar providências, aliás, providências essas que deveriam ter sido tomadas há muito tempo, pois os miudos de hoje já não são o que eram antes (não estou com isto a querer dizer que são muito piores a todos os niveis, mas em quase tudo). Seja como for, tudo isto é demasiado complexo e envolve demasiadas coisas, a ver vamos se algo mudará realmente.
Mudando um pouco de assunto, gostaria já agora de perguntar se alguém viu os outros videos que passaram no telejornal um dia destes, recordo-me de um em especial, em que um aluno dá 3 pontapés numa colega (não sei se na cabeça, mas andou lá perto)....achei aquilo incrível! Nestas situações, os professores têm o dever de proteger os alunos, tomando acções drásticas, e não limitando-se a dizer "pára quieto senão vais para a rua!". Nesse caso em concreto, não sei qual foi o resultado final, mas falo de muitos outros casos que acontecem nas salas de aula que são negligenciados. Agora pergunto: como é possível dentro de uma sala de aula acontecer coisas destas??? Fico sem palavras... sobre o assunto, muito a dizer, mas para vosso bem não me vou prolongar que isto já vai demasiado comprido. lol
Mas realmente entristece-me muito toda esta situação...
BlessedInHell Escreveu:Primeiro de tudo, o professor não tem que exigir autoridade, pois ninguem tem esse direito perante ninguem, a relação aluno - professor e uma relação pessoa-pessoa ou seja, são duas pessoas que se respeitam mutuamente.
Wrong.
Além de ser um maior de idade, é em quem está direccionada toda a responsabilidade do que se passa naquela aula, ora se as regras impedem telemóveis, estes são confiscados. Simple as that!
Agora se os professores tiverem que falar barraquês para pitas de 14 anos entederem isso, o caso torna-se mais difícil.
Sim, mas o professor também tem que que respeitar os alunos, para conseguir que a sua autoridade crie um ambiente saudável de aprendizagem, é a isso que me refiro, reparem eu neste tópico não me pus de lado nenhum, apenasa dei a minha opinião, e sempre agi como está escrito no texto, nunca tive problemas com professores, apenas uma vez em que uma professora abusou da autoridade e faltou ao respeito a mim e aos meus colegas que apresentavam um trabalho, aí quebrtou-se o respeito.
E eu passo a contar o que aconteceu, estavamos a fazer apresentações orais a Ingles no 8º ano e a professora simplesmente gozava conosco e humilhavanos a frente da turma quando algo estava segundo o parecer dela errado, eu fui uma dessas pessoas, e senão o mais humilhado, a professora faltou-me ao respeito, e em vez de esperar até ao fim da minha apresentação para comentar, não, limitou-se a interromper humilhando-me, claro que a partir de certo ponto não me senti emocionalmente capaz para continuar com a apresentação, e por consequencia comecei a chorar, enquanto uns alunos se riam de mim e outros me encorajavam a responder-lhe à letra, claro que não respondi, apenas me limitei a sentar no meu lugar e a fazer a minha parte não aprsentando mais o trabalho, não me iria rebaixar ao ponto de começar ali a fazer uma disputa só porque a mulher imbicou que a minha apresentação era decorada e não vinha "do fundo do coração". O mesmo aconteceu ao resto dos meus colegas, a um deles que tem problemas a nivel nervoso e os nervos fazem-no tropeçar nas palavras, obrigou-o a fazer exercicios respiratórios sob a ameaça de lhe anular a apresentação.
Isto foi em pleno 8º ano na escola Secundária de Bocage em Setúbal, escola do "Colhe Fama e Deita-te a Dormir", uma escola que pensa que pode agir segundo as suas proprias regras e onde os professores efectivos pensam que são os REIS da escola, é obvio que não ha disturbios visto que os alunos que frequêntam essa escola têm um bom nivel económico, e quando ha porcaria a escola não pensa duas vezes em reprimir qualquer disturbio que possa manchar o bom nome da escola, infelizmente, pelo que vi e pelo que vejo, as escolas são enormes panelas de pressão prontas a explodir.
E esta escola é so uma pequena amostra de muitas mais que seguem os mesmos principios, se quiserem mais historiazinhas do arco da velha, sobre o que já vi da parte de professores, tenho muitas mais x).
Agora imaginem as mesmas medidas aplicadas a uma escola onde os alunos tem um menor poder economico e onde existe alguma delinquencia... A panela de pressão explode a qualquer momento.
É obvio que o professor deve impor autoridade, mas deve-se dar ao respeito, respeitando os alunos, é claro que o comportamento da aluna foi absolutamente ridículo e condenável, mas tenho a certeza que ninguem chega aquele ponto como quem estala os dedos, o que devemos perguntar é realmente porque é que aconteceu, e porque é que desejamos sempre apontar o dedo a maus resultados se continuamos a fazer o "bolo" com os mesmos ingredientes pois eu não acredito que seja apenas pela fraca educação dos pais, mas também devido ao ambiente em que se está inserido