Discussão mais aprofundada sobre o caso Carolina Michaelis (Não é repost!)

Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Discussão mais aprofundada sobre o caso Carolina Michaelis (Não é repost!)

Mensagempor Venøm » quinta abr 03, 2008 11:16 am

Fiz este tópico porque fiquei assustado com o que este pequeno videozinho causou, e de que forma a imprensa conseguiu mexer com a opinião publica de forma a universalizar a opinião de toda a gente e para apelar a que pensem pelas vossas cabeças discutindo civilizadamente sobre o assunto, por isso peço-vos com amizade que leiam o que escrevi para vocês e que discutam civilizadamente sobre o assunto.
Imploro aos admins que não me fechem este tópico senão morro por dentro xD, garanto que isto não se trata de um repost!

Pah, tanto a stora como a aluna, como a turma agiram mal, vamos-nos alhear do que os media dizem e vamos pensar no que realmente aconteceu e porque aconteceu.

Primeiro de tudo, o professor não tem que exigir autoridade, pois ninguem tem esse direito perante ninguem, a relação aluno - professor e uma relação pessoa-pessoa ou seja, são duas pessoas que se respeitam mutuamente.

Ponto dois, o que é para os jovens um telemóvel e para alguns professores?

Nós Jovens hoje em dia damos um valor pessoal ao telemovel, é um objecto pessoal, e é certo que o devemos utilizar quando é permitido. Aposto que não há aqui ninguem que não tenha a meio de uma aula sacado do telemovel e começado a mandar mensagens, assim como há professores que a meio da aula toca-lhes o telemovel e atendem.
E como a relação professor-aluno e uma relação pessoa-pessoa e há respeito mutuo, eu aluno não iria tirar o telemovel das mãos do professor ou qualquer outro objecto de valor pessoal caso este estivesse a infringir regras de sala de aula.
Então que direito tem uma professora de arrancar o telemovel das mãos a uma aluna de idade superior a 16 anos que segundo Piaget já tem uma cabeça de pessoa adulta?

Ponto de vista da professora:

A professora numa turma está isolada em frente a 20 e tais manfios e é preciso impor respeito dando-se ao respeito, logo quando um aluno ou um grupo de alunos falta ao respeito a um professor o professor sente-se mal, humilhado e defende-se, como?, de muitas formas, ou ameaça que manda para a rua, ou essas coisas,( voces já foram alunos, sabe do que falo) a aluna estava a usar o telemovel na aula, concerteza já tinha sido avisada para o guardar, mas não guardou devido a sua falta de educação, então a partir daí quebrou-se o respeito, e a professora ao sentir-se humilhada na sala reagiu, mas mal, tirou o telemovel a aluna, quando podia pedir-lhe que saisse da sala, podia marcar-lhe participação ou usar outros mecanismos de punição disponiveis na escola, ou então caso a aluna se recusasse a sair da sala, chamar um funcionário ou um policia para a tirar de lá.

2º ponto - A professora sentiu-se humilhada porque a turma aderiu à brincadeira e porque um aluno a filmava e a expunha a tamanha humilhação, logo a professora ficou mal e viu-se numa situação da qual não conseguia sair.

Ponto de vista da aluna:

Dá-me o telemóvel, já!

Como já disse a cima, para algumas pessoas o telemovel e importante e algumas pessoas deixam-se controlar pelo mundo do telemovel (Não me venham com o argumento "Ah, a culpa e dos morangos com açucar" porque também ha muita gente que diz que o heavy metal e o hip hop é a culpa da delinquencia infantil). A aluna viu o telemovel a ser-lhe tirado das mãos e reagiu, defendeu-se, e a partir do momento em que lhe tiraram o seu objecto pessoal das mãos de uma maneira autoritária, a interacção respeito-respeito quebrou-se daí a citação Dá-me o telemóvel, já!.
É claro que nenhum de nós reagiriamos daquela forma, e a razão daquela reacção vai muito para além da nossa compreensão, talvez devido a fraca educação, ou talvez a castigos ou regras repressivas da parte da sociedade, pais ou escola entre outros problemas. Lembrem-se de que a repressão é como uma panela de pressão, se acumular pressão de mais explode, e foi o que aconteceu, e, infelizmente aconteceu naquela situação.

Ponto de vista do rapaz que filmou a situação:

Ow peixouna, sai da freinte qua beilha bai tombare (acho que foi isto que ele disse xD)

Do ponto de vista do aluno que filmou a situação foi de um gozo brutal, deve ter achado muita piada à situação e então sacou do telemóvel e pos-se em acção, desconhecendo por completo as dimensões daquilo que iria filmar.
Mas, se o aluno não tivesse filmado? Teria a escola tomado outras medidas? O que acontecia na antiguidade quando um Rei não gostava da mensagem que trazia o mensageiro? Era imediatamente morto, e transpondo para o que aconteceu, como o ministerio da educação não gostou do video, pois a oposição politica usou-o contra eles, resolveram punir o aluno, expulsando-o! E a expulsão implica mudar de escola, ambiente, comprar livros e material novo.

Resultado:

Depois da imprensa e dos políticos ampliarem este "escândalo" tem-se sentido cada vez mais que os professores e as escolas têm andado cada vez mais repressivos e mais autoritários, mas mais uma vez pergunto.

A repressão educa, ensina alguma coisa?
Será que iremos chegar ao ponto de ter-mos policias nas escolas e inpectores?
Sentiremo-nos bem sabendo que deixámos os nossos filhos à mercê da repressão que não educa?
Eu, pelo menos não me sentiria bem ao saber que deixei os meus filhos numa escola onde não pode ser livre e bem educado, vedado apenas com metodos repressivos e crescendo com sequelas dessa repressão, sem saber o verdadeiro "porquê" racional de tais repressões, pois cabe aos pais educar, e cabe à sociedade decidor o que é melhor para todos, e cada um tem que fazer a sua parte, pois eu não acredito que se isto continuar assim a nossa sociedade vá melhorar.

Material Girl Escreveu:Mesmo depois de ter sido confrontada várias vezes com o vídeo nos telejornais não consigo deixar de ficar chocada com a gravidade da situação. Claro está que a professora nunca deveria ter entrado em confronto físico com a aluna, mas digamos que é preciso ter muita "coragem" (para não dizer outra coisa) para ter esse tipo de reacção com um professor. É óbvio que nós só conseguimos ver o que o vídeo mostra, e que esta situação não pode ser tratada e analisada unicamente tendo em conta o acontecimento (seria necessário estar na posse de todo o contexto em si), seja como for, a aluna agiu mal, muito mal! E assim sendo, deve ser punida, e de forma exemplar.
O problema destas situações é que a maior parte dos professores limita-se a ameaçar os alunos quando se portam mal, e geralmente não passa daí. Lembro-me de ser assim até ao meu 12º ano, e aí está um problema para estes comportamentos deploráveis persistirem.
Há que tomar providências, aliás, providências essas que deveriam ter sido tomadas há muito tempo, pois os miudos de hoje já não são o que eram antes (não estou com isto a querer dizer que são muito piores a todos os niveis, mas em quase tudo). Seja como for, tudo isto é demasiado complexo e envolve demasiadas coisas, a ver vamos se algo mudará realmente.
Mudando um pouco de assunto, gostaria já agora de perguntar se alguém viu os outros videos que passaram no telejornal um dia destes, recordo-me de um em especial, em que um aluno dá 3 pontapés numa colega (não sei se na cabeça, mas andou lá perto)....achei aquilo incrível! Nestas situações, os professores têm o dever de proteger os alunos, tomando acções drásticas, e não limitando-se a dizer "pára quieto senão vais para a rua!". Nesse caso em concreto, não sei qual foi o resultado final, mas falo de muitos outros casos que acontecem nas salas de aula que são negligenciados. Agora pergunto: como é possível dentro de uma sala de aula acontecer coisas destas??? Fico sem palavras... sobre o assunto, muito a dizer, mas para vosso bem não me vou prolongar que isto já vai demasiado comprido. lol
Mas realmente entristece-me muito toda esta situação...

BlessedInHell Escreveu:
Primeiro de tudo, o professor não tem que exigir autoridade, pois ninguem tem esse direito perante ninguem, a relação aluno - professor e uma relação pessoa-pessoa ou seja, são duas pessoas que se respeitam mutuamente.

Wrong.

Além de ser um maior de idade, é em quem está direccionada toda a responsabilidade do que se passa naquela aula, ora se as regras impedem telemóveis, estes são confiscados. Simple as that!
Agora se os professores tiverem que falar barraquês para pitas de 14 anos entederem isso, o caso torna-se mais difícil.

Sim, mas o professor também tem que que respeitar os alunos, para conseguir que a sua autoridade crie um ambiente saudável de aprendizagem, é a isso que me refiro, reparem eu neste tópico não me pus de lado nenhum, apenasa dei a minha opinião, e sempre agi como está escrito no texto, nunca tive problemas com professores, apenas uma vez em que uma professora abusou da autoridade e faltou ao respeito a mim e aos meus colegas que apresentavam um trabalho, aí quebrtou-se o respeito.

E eu passo a contar o que aconteceu, estavamos a fazer apresentações orais a Ingles no 8º ano e a professora simplesmente gozava conosco e humilhavanos a frente da turma quando algo estava segundo o parecer dela errado, eu fui uma dessas pessoas, e senão o mais humilhado, a professora faltou-me ao respeito, e em vez de esperar até ao fim da minha apresentação para comentar, não, limitou-se a interromper humilhando-me, claro que a partir de certo ponto não me senti emocionalmente capaz para continuar com a apresentação, e por consequencia comecei a chorar, enquanto uns alunos se riam de mim e outros me encorajavam a responder-lhe à letra, claro que não respondi, apenas me limitei a sentar no meu lugar e a fazer a minha parte não aprsentando mais o trabalho, não me iria rebaixar ao ponto de começar ali a fazer uma disputa só porque a mulher imbicou que a minha apresentação era decorada e não vinha "do fundo do coração". O mesmo aconteceu ao resto dos meus colegas, a um deles que tem problemas a nivel nervoso e os nervos fazem-no tropeçar nas palavras, obrigou-o a fazer exercicios respiratórios sob a ameaça de lhe anular a apresentação.

Isto foi em pleno 8º ano na escola Secundária de Bocage em Setúbal, escola do "Colhe Fama e Deita-te a Dormir", uma escola que pensa que pode agir segundo as suas proprias regras e onde os professores efectivos pensam que são os REIS da escola, é obvio que não ha disturbios visto que os alunos que frequêntam essa escola têm um bom nivel económico, e quando ha porcaria a escola não pensa duas vezes em reprimir qualquer disturbio que possa manchar o bom nome da escola, infelizmente, pelo que vi e pelo que vejo, as escolas são enormes panelas de pressão prontas a explodir.

E esta escola é so uma pequena amostra de muitas mais que seguem os mesmos principios, se quiserem mais historiazinhas do arco da velha, sobre o que já vi da parte de professores, tenho muitas mais x).

Agora imaginem as mesmas medidas aplicadas a uma escola onde os alunos tem um menor poder economico e onde existe alguma delinquencia... A panela de pressão explode a qualquer momento.

É obvio que o professor deve impor autoridade, mas deve-se dar ao respeito, respeitando os alunos, é claro que o comportamento da aluna foi absolutamente ridículo e condenável, mas tenho a certeza que ninguem chega aquele ponto como quem estala os dedos, o que devemos perguntar é realmente porque é que aconteceu, e porque é que desejamos sempre apontar o dedo a maus resultados se continuamos a fazer o "bolo" com os mesmos ingredientes pois eu não acredito que seja apenas pela fraca educação dos pais, mas também devido ao ambiente em que se está inserido
Última edição por Venøm em sábado abr 05, 2008 3:56 pm, editado 5 vezes no total.

kleber
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 19, 2007 6:03 pm

Re: Discussão mais aprofundada sobre o caso Carolina Michaelis (Não é repost!)

Mensagempor kleber » quinta abr 03, 2008 11:33 am

Tens razao....

Isto ou e 8 ou 80. :roll: ......exagerou-se tanto esta situaçao e o procurador da republica e um palhaço. :roll:

ulver
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta jan 10, 2008 10:19 am
Contacto:

Mensagempor ulver » quinta abr 03, 2008 11:42 am

vitimizou-se uma professora que não tem capacidades a nível pedagógico para leccionar alunos problemáticos. esta é e será sempre a minha opinião.

aproveito para referir que houve uma altura do meu percurso académico em que era dos alunos mais problemáticos da sala. humilhar o docente tinha uma frequencia de, por alto, 2 vezes por mês. aproveito para referir de igual forma que hoje em dia sou detentor de Cánudo, trabalho e tenho responsabildiades como qualquer indivíduo - não me tornei nenhum delinquente por fazer merda nas aulas.

noutra altura do meu percurso académico fui inserido numa turma problemática (por motivo de precisar de trocar horarios para manhãs). nessa turma passei a ser o mais "anjinho" dado que todos os dias havia merda feia, nao uma aluna que grita para lhe devolverem um telemovel e uns paspalhos a filmar, mas sim situações de confronto físico aluno-professor, muito para além de disputa de telemóvel (pugilato entre docentes homens e alunos homens) (animadas sessões de luta feminina entre docentes e alunas do mesmo sexo).

curioso mas nenhuma situaçao foi denunciada, embora a minha turma tenha sido responsável pela destruiçao de muito material da sala de Educação Visual, numa batalha campal. foi pedido aos pais contribuiçao na aquisição de novos bancos e cadeiras, situação ridicularizada pelos mesmos e que nao foi para a frente.

por favor, a miuda e o miudo que filmou sao isso mesmo.. miudos.
olhai para a merda que vós de igual forma fizesteis e pensai que sem ela, a vossa infancia teria sido uma valente cagada
Imagem

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » quinta abr 03, 2008 11:49 am

embora a minha turma tenha sido responsável pela destruiçao de muito material da sala de Educação Visual, numa batalha campal. foi pedido aos pais contribuiçao na aquisição de novos bancos e cadeiras, situação ridicularizada pelos mesmos e que nao foi para a frente.

acho que nem necessitas de escrever mais sobre o tema... deste a resposta

bella-morte
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo set 18, 2005 9:56 am

Mensagempor bella-morte » quinta abr 03, 2008 11:55 am

Na minha altura, no 9º ano acho que era um pouco diferente, mas nunca entrando em contacto físico com o professor. O clássico alfinete na cadeira do professor de religião e moral, cola, berrar na aula com uma professora afónica. Copiar descaradamente com dossier aberto durante um teste...
Hoje em dia acho que é bem pior, já presenciei coisas muito aborrecidas...

E este assunto já cheira mal. :evil:
O Grande Bode procura uma Grande Cabra :awesome:

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Mensagempor raxx7 » quinta abr 03, 2008 12:03 pm

Venøm Escreveu:Primeiro de tudo, o professor não tem que exigir autoridade, pois ninguem tem esse direito perante ninguem, a relação aluno - professor e uma relação pessoa-pessoa ou seja, são duas pessoas que se respeitam mutuamente.

Não é assim tão simples.
Antes de mais, tens de pensar na resposta à seguinte questão: isto é uma sociedade livre e democrática. Porque é que as pessoas são obrigadas a ir à escola e a colocar os filhos na escola?

A resposta é: porque para esta sociedade livre e democrática funcionar minimamente, os cidadãos têm não só direitos mas também deveres.
Um dos deveres que te são impostos são os de receberes e dares aos teus filhos um mínimo de formação que te permita funcionar e ser um elemento produtivo desta sociedade. A título de exemplo, imagina a dificuldade de um analfabeto para lidar com burocracia, impressos e etc.

Se o Piaget considera que uma pessoa de 16 anos tem uma mente de adulta.. não querendo discordar, parece-me que há ai um bulisis qualquer...
No ensino superior ou no ensino recorrente, uma situação destas muito dificilmente aconteceria. O professor ou te convida a sair e sais ou termina a aula e ficas com muito poucos amigos entre os teus colegas.
Mas, se eu bem me lembro dos meus tempos no ensino secundário, uma atitude dessas dificilmente levaria a minha turma a portar-se melhor.
Não sei se tem a ver com o Piaget estar errado ou com a cultura social do secundário, que é bastante diferente da do ensino superior, mas a verdade é que não resultaria.

E uma vez que a educação é não só um direito mas também um dever, ao professor da escola pública é, ou deve ser dada, a autoridade necessária para manter a ordem na sua sala de aula. E já agora, também acho que se deve adoptar o modelo de multar os pais dos alunos quando ocorrem situações como estas.
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

ulver
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta jan 10, 2008 10:19 am
Contacto:

Mensagempor ulver » quinta abr 03, 2008 12:09 pm

Bronze Escreveu:
embora a minha turma tenha sido responsável pela destruiçao de muito material da sala de Educação Visual, numa batalha campal. foi pedido aos pais contribuiçao na aquisição de novos bancos e cadeiras, situação ridicularizada pelos mesmos e que nao foi para a frente.

acho que nem necessitas de escrever mais sobre o tema... deste a resposta

bronze, nota que essa atitude não é, de todo, louvável. fazia apenas parte do relato e decidi incluí-la.
nota também que quando digo que essa turma era problemática, não me refiro a miudos mimados que acham que podem fazer o que quero. refiro-me a filhos de toxicodependentes, reclusos, alcóolicos etc. dos bairros mais problemáticos da minha terra.
dessa forma, é infelizmente normal que os encarregados de educação não queiram saber das atitudes dos seus educandos no espaço da escola.

no entanto, dou-te razão e um testamento chega, portanto assumirei uma posição espectante quanto ao desenrolar deste tópico. um grande bem haja.
Imagem

kleber
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 19, 2007 6:03 pm

Mensagempor kleber » quinta abr 03, 2008 12:21 pm

Mas era preciso o Presidente da republica ter chamado o procurador da republica por causa deste caso? :?

death in geres
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda dez 11, 2006 5:23 pm
Contacto:

Mensagempor death in geres » quinta abr 03, 2008 12:28 pm

Hoje em dia os adolescentes não sabem o que significa a palavra RESPEITO!
Sempre fui, como agora, terrivel nas escolas, nas salas, sempre a fazer barulho, a falar, a pegar com o pessoal, essas merdas todas... mas quando o prof me mandava estar quieto e calado eu obedecia... e ou passava o resto da aula caladinho ou sabia que vinha para a rua e quando chegasse a casa os meus pais já sabiam do sucedido...

Vejo bem pelo meu irmão, 4 anos mais novo, o gajo não tem respeito nenhum, não tem metade do meu mau-comportamento, mas é estupido e desrespeituoso para com as pessoas, não tem maneiras!
E quase todo o pessoal que eu vejo nessa fase etaria parece-me tudo assim...

Na volta a professora pediu o telemovel. A aluna começou a gozar e a dizer que o telemovel é dela, só dava se quisesse. O resto da turma toda a rir-se da mulher, esta começa a ficar sem saber muito bem que fazer, resolve ir tirar-lhe o telemovel... a miuda sente-se galvanizada por ter os colegas todos a olhar para ela e a rir-se da professora,e passa para outro nivel ao querer tirar o telemovel da professora á força...
O resto todos vimos...

A professora não podia deixar a situação chegar onde chegou!
A aluna bate mal da cabeça ou então deve ser a maior lá na rua...
A turma é composta por bonecos, sem haver um unico aluno com o minimo de personalidade para parar a situação...

Pior que isso, é ver putos da idade desses a ver vezes e vezes seguidas o video é partir sempre o caco a rir como se aquilo fosse muito engraçado!
Até Morrer! BENFICA Até Morrer!

http://www.facebook.com/Ilha.do.Geres
Faz Like! Partilha! Aventura-te na Ilha!

Wyrm [RIP 2009/03/28]

Mensagempor Wyrm [RIP 2009/03/28] » quinta abr 03, 2008 12:45 pm

Eu sou um adepto fervoroso de que a educação começa em casa e é complementada na escola.Seja a educação cívica, seja a educação nos moldes de aquisição de conhecimento, os pais/tutores legais devem ser sempre os primeiros a criar as bases para essa educação, que mais tarde acaba por ser construída em vários ambientes e dos mais vários modos.

No que toca aos pontos de vista, vamos por partes:

1º) Professora: Não acho que tenha estado bem no aspecto de permitir que se ouvisse música na aula ou que telemóveis pudessem ser usados para alguma coisa.Aula de fim de período ou não, é uma aula e até compreendo que tenha feito o que fez para ganhar/dar alguma confiança dos alunos.O tiro saiu pela culatra e viu-se o resultado.Quanto ao modo como reagiu, considero que o raxx deu a melhor solução para o problema, ou seja, convidar a aluna a sair ou terminar ali a aula.

2º) Aluna: Independentemente de ter ou não permissão para usar o telemóvel, alguma coisa deve ter feito, caso contrário duvido que a professora seja psicótica e lhe viesse tirar o telemóvel sem razão.Na pior das hipóteses, se calhar convinha-lhe ter tido mais calma e entender que estava dentro de uma sala de aula e que existe alguém que é responsável e que provavelmente (para não dizer de certeza) no fim da aula teria o telemóvel de volta.A menos que se tenha razão total num assunto, confrontar o professor daquela maneira nunca é boa ideia e (com sorte ou azar) acaba por servir de figura de Judas neste evento.Ou seja, mesmo que tivesse toda a razão do mundo, ao protagonizar uma cena de filme daquelas, fica logo com o X bem a vermelho na testa.A transferência acaba por ser um mal menor, sobretudo porque ainda pode ir fazer os exames e acabar o 9º ano, se bem que, duvido seriamente que na nova escola seja olhada com olhos ingénuos.

3º) Operador de Câmara: Ia-me escusar a comentar a acção deste jovem porque como diz o ditado "uma imagem vale mil palavras" e no caso dele, mesmo não sendo ele a aparecer no confronto, além de ter o mau gosto de filmar a cena, acaba por instigar à não resolução do problema.Se o acontecimento já era anormal e complicado, este teve o toque de Midas e decidiu transformar o momento em momento de ouro.Menção honrosa para quem meteu o video no Youtube, porque se foi ele, então não só fez um excelente trabalho em queimar-se, como ajudou a colega a ficar mais queimada.No que toca à transferência, as palavras do ponto 2 aplicam-se a este jovem.

4º) Turma: Já li algures que a situação não seria bem como se contava e que a culpada era a professora.Isto dito por um suposto aluno da turma.Entendamos uma coisa simples...A escola é obrigatória até certo ponto e muita gente anda lá porque não quer ir trabalhar ou ir para o recorrente.No caso desta turma, se calhar existem algumas pessoas deslocadas e que preferiam estar apanhar Sol na praia ou a jogar o roça-roça em casa de amigos/as.Isso é maravilhoso, mas não os isenta de (enquanto estão na escola) terem responsabilidades (pelo menos as escolares e cívicas).A turma acabou atingida por tabela e se existe quem se tenha divertido naquele momento, existe também quem tenha ficado atónito e não tenha sabido o que fazer.Pelo menos é nisso que acredito...Podiam e deviam ter agido de outro modo.

O facto é que hoje em dia, a sociedade civil tende a tornar-se mais libertária e a exigir mais direitos e menos deveres.Isso acaba por ser um reflexo da governação a que estamos sujeitos, da crise que o nosso país atravessa e de vários factores, onde estão incluídos a falta de sentido familiar e a educação ou civismo.Estamos a chegar a um extremar de posições, coisa que não costuma ser muito boa nestes factos e que pode levar a problemas maiores.Este caso foi filmado e colocado à disposição de quem o quisesse ver, logo acabou por ser tido como um exemplo para que seja aplicada "justiça".A repressão e a libertinagem são polos opostos da liberdade e se encontramos posições extremadas é porque algo não está bem.

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » quinta abr 03, 2008 1:04 pm

Acho que isto tudo é um pouco como o "Este País Não é Para Velhos". São dois mundos completamente desconhecidos que chocaram naquela sala de aulas.

A adolescência é por si mesmo complicada. Embora um adolescente aos 16 se possa julgar adulto, a verdade é que só se for um adulto com graves problemas mentais.

Já falei disto no outro tópico. Acho que antes, regra geral, as famílias criavam os seus filhos. Bem ou mal, de forma mais ou menos reprimida, mas criavam-nos. Hoje desde muito cedo os pais deixam os filhos criarem-se a si próprios mesmo sem se darem conta disso. Pergunto-me, que sabem os pais sobre os seus filhos?

A sociedade está sempre a mudar, é certo, e essa mudança vem em aceleração aumentando o desfasamento entre pais e filhos. Eu pergunto-me, um pai que deixe o seu filho sair de casa aos 12 anos para ir ao Bairro-Alto acha que o filho vai fazer o quê? Mesmo aos 14 ou aos 16, que tipo de experiência positiva está garantida para os seus filhos? Não deveriam os pais querer garantir o melhor para os seus filhos mesmo que se tenham de chatear um pouco com isso?

A mim faz-me um pouco de confusão quando calha ir de comboio para LX ao fim de semana e vejo as carruagens cheias de pitas vestidas de "puta" e miudos já podres de bêbados. Não tanto pela parte deles, porque se estão a divertir, mas pela parte dos pais. Será que tudo aquilo são filhos tão incrivelmente habilidosos que conseguem ludibriar os pais,todos os fins de semana, quer ao sair quer ao chegar a casa, ou na realidade são tudo filhos com os quais os pais têm apenas uma preocupação relativa. Eu, que até me julgo liberal, se cada vez que um filho meu saísse de casa as palavras "gravidez", "coma alcoólico", "acidente de automovel" ou "sida" fossem parte integrante da equação, acho que não dormia bem.

Ser pai envolve riscos. O filho para aprender a andar pode cair e magoar-se muito, pode até morrer, se o ambiente não for minimamente controlado, pior. E assim é durante a criação de um filho até à idade adulta, um mar de riscos onde o "pior" pode sempre acontecer mas onde há um certo dever de o proteger, mesmo que um pouco contra a vontade dele.

Como podem os miudos respeitar os professores, se mal conhecem os adultos que têm em casa?

bella-morte
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor bella-morte » quinta abr 03, 2008 1:16 pm

Phobos com instintos paternais! :awesome:

Ermo [RIP]

Mensagempor Ermo [RIP] » quinta abr 03, 2008 1:19 pm

Quando virá o primeiro rebento patrocinado pelo MU?

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » quinta abr 03, 2008 1:19 pm

Realmente, relendo-me até me assusto a mim mesmo.

bella-morte
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor bella-morte » quinta abr 03, 2008 1:24 pm

Little Phobitos jandados!! Imagem

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 64 visitantes