Bateristas - Aquecimento?

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Avatar do Utilizador
nazgul
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2623
Registado: quinta jan 20, 2005 12:39 pm
Localização: Lisboa

Bateristas - Aquecimento?

Mensagempor nazgul » sábado mar 08, 2008 12:42 am

Que género de aquecimento costumam fazer antes dos concertos?
Para praticar limito-me simplesmente a tocar mais devagar e depois começo por acelerar gradualmente os ritmos e breaks.
E depois, fazem algum género de alongamentos? Porquê?

Avatar do Utilizador
LurkerOfChalice
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 801
Registado: domingo jan 06, 2008 12:05 pm
Localização: trvly grim and frostbitten Sintra
Contacto:

Re: Bateristas - Aquecimento?

Mensagempor LurkerOfChalice » domingo mar 09, 2008 11:54 pm

eu aqueço os pulsos, estalo os dedos, cerro os punhos com força, alongo os braços e é mais ou menos isso
 
      Imagem

Avatar do Utilizador
beastchild
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1052
Registado: sexta mai 30, 2008 12:59 am
Localização: Marrakeche...e Deserto da Margem Sul do Tejo

Re: Bateristas - Aquecimento?

Mensagempor beastchild » quinta jun 19, 2008 10:38 pm

eu toco de vez em qdo bateria para um projecto meu e de um amigo meu, e outras vezes por gozo proprio, fazer umas covers, uma jam e concordo com a pratica do aquecimento, pois evita lesões a longo prazo
...people are what they do...not what seems they can do...

Magic The Gathering - Trocas e Vendas : viewtopic.php?f=4&t=26182&p=941233#p941233

Vooder [RIP 2011/01/03]

Re: Bateristas - Aquecimento?

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » quinta jun 19, 2008 10:57 pm

Eu qd tocava regularmente bebia uns bagaços antes

Avatar do Utilizador
LurkerOfChalice
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 801
Registado: domingo jan 06, 2008 12:05 pm
Localização: trvly grim and frostbitten Sintra
Contacto:

Re: Bateristas - Aquecimento?

Mensagempor LurkerOfChalice » segunda jun 23, 2008 11:00 pm

Vooder Escreveu:Eu qd tocava regularmente bebia uns bagaços antes


sempre aquece.
 
      Imagem

Avatar do Utilizador
Nasal Penetration
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1647
Registado: quinta jul 28, 2005 8:12 pm
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Bateristas - Aquecimento?

Mensagempor Nasal Penetration » quarta jun 25, 2008 1:12 pm

Vooder Escreveu:Eu qd tocava regularmente bebia uns bagaços antes


:metal:

aquecimento faz perder muito tempo .... :mrgreen:
Nasal Penetration - Myspace

só ouço BRUTAL DEATH...


A Dor é Temporária, o Orgulho é Eterno

Vooder [RIP 2011/01/03]

Re: Bateristas - Aquecimento?

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » quarta jun 25, 2008 1:17 pm

Nasal Penetration Escreveu:
Vooder Escreveu:Eu qd tocava regularmente bebia uns bagaços antes


:metal:

aquecimento faz perder muito tempo .... :mrgreen:

Aliás, mais que uma vez estávamos na tasca a perguntar ao público a que horas começavam os concertos :lol: (claro que com o soundcheck já feito).

Mas relativamente ao que o Nazgul pergunta, nada de especial, o aquecimento era feito já no terreno. Hoje se calhar já não seria bem assim.
Última edição por Vooder [RIP 2011/01/03] em sexta jun 27, 2008 8:38 am, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Sothis
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 729
Registado: sexta set 17, 2004 5:51 pm
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Bateristas - Aquecimento?

Mensagempor Sothis » sexta jun 27, 2008 8:16 am

Nada de especial, começo por ritmos mais lentos e depois vou aumentando a velocidade

Avatar do Utilizador
nazgul
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2623
Registado: quinta jan 20, 2005 12:39 pm
Localização: Lisboa

Re: Bateristas - Aquecimento?

Mensagempor nazgul » segunda jul 28, 2008 12:45 am

Sothis Escreveu:Nada de especial, começo por ritmos mais lentos e depois vou aumentando a velocidade

Pois, eu ando a fazer o mesmo e mesmo assim nem sempre o faço, mas mais do que uma pessoa me disse que a factura depois paga-se caro, especialmente se a pessoa tiver intenção de tocar a longo prazo...

A nível de desempenho nota-se bem a diferença entre tocar quente ou frio, mas a minha preocupação até é mais em relação a possíveis lesões. Conheço algumas pessoas para quem tendinites é o pã nosso de cada dia, pessoas essas que até fazem bastante exercício físico.
Já agora, a ideia que tenho é que o melhor método de evitar as tendinites é fortalecer os tendões. Alguém confirma?

Avatar do Utilizador
Surtr
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1180
Registado: quinta jan 18, 2007 8:30 pm
Localização: Braga

Re: Bateristas - Aquecimento?

Mensagempor Surtr » segunda jul 28, 2008 3:45 am

Nasal Penetration Escreveu:
Vooder Escreveu:Eu qd tocava regularmente bebia uns bagaços antes


:metal:

aquecimento faz perder muito tempo .... :mrgreen:

O Astennu, ex Dimmu Borgir, deixou-os porque não fazia aquecimento...

Avatar do Utilizador
LurkerOfChalice
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 801
Registado: domingo jan 06, 2008 12:05 pm
Localização: trvly grim and frostbitten Sintra
Contacto:

Re: Bateristas - Aquecimento?

Mensagempor LurkerOfChalice » segunda jul 28, 2008 9:22 am

nazgul faz sentido mas como 'tas a pensar fortalecer os tendoes? quando souberes diz me que também preciso lol
 
      Imagem

Avatar do Utilizador
Zeus
Participante
Mensagens: 45
Registado: quarta ago 10, 2005 10:11 pm
Localização: Barcelos

Re: Bateristas - Aquecimento?

Mensagempor Zeus » segunda ago 04, 2008 8:02 pm

bem... eu tambem não fazia aquecimentos antes de tocar, simplesmente chegava ao kit e tocava. Até recentemente ter tido problemas nos "tendões de aquiles", inicios de tendinite, que me fez parar de tocar algum tempo e mudar os habitos... agora cada vez que toco, convem além de aquecer um pc antes de tocar (seja tocar mais lento um pc e com menos força e subir gradualmente, ou aquecer fora do kit) fazer alongamentos antes e depois de tocar. Nas mãos nunca tive problemas, mas tb vou fazendo uns "singles", "doubles", "paradiddles" (mesmos exercicios para pés e mãos) essas pequenas coisitas, primeiro devagar e com pca força aumentando um pco. isto pode parecer muita coisa antes de se tocar, mas na verdade não são mais que 10 a 15 minutos conforme tb o tempo disponivel. O melhor conselho que posso dar é mesmo esse, previnam-se, que depois de terem 1 problema crónico... as limitações são maiores e margem de progressão é menor.

è possivel fortalecer os tendões e musculos, há toda uma serie de exercicios que podem ser feitos, mas as melhores pessoas para informar acerca disso, são personal trainers e fisioterapeutas... embora hajam alguns DVD's sobre bateria que expõem alguns exemplos, nomeadamente o do Flo Mounier, o do Virgil Donati "power drumming", etc... o ideal tb é procurar aprender varias técnicas para tocar rapido, forte, consistente e com resistência, por vezes esforçamo-nos mais do que precisamos... não ha caminhos faceis, nem um só caminho... há sempre mais que uma maneira de chegar a algum lado, a musica não é excepção.


Força nisso, e keep strokin'!!!

Avatar do Utilizador
Lapeno Enriquez
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4614
Registado: sábado jul 26, 2008 3:32 pm
Localização: Permafrost
Contacto:

Re: Bateristas - Aquecimento?

Mensagempor Lapeno Enriquez » segunda ago 04, 2008 8:18 pm

5 corridas à volta do local do gig.
...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL Imagem

Avatar do Utilizador
Frost
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 449
Registado: sexta jul 04, 2008 10:07 pm
Localização: Porto

Re: Bateristas - Aquecimento?

Mensagempor Frost » segunda ago 04, 2008 11:24 pm

eu basicamente começo por fazer blast beat mt lentamente e vou sempre sempre a aumentar de velocidade...

depois, para a pedaleira dupla, antes de tocar começo a bater os pés com a parte da frente no chao, mexendo a de tras, da maneira como se toca mesmo... costuma ajudar....
Imagem

Avatar do Utilizador
nazgul
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2623
Registado: quinta jan 20, 2005 12:39 pm
Localização: Lisboa

Re: Bateristas - Aquecimento?

Mensagempor nazgul » terça ago 05, 2008 9:53 pm

Lapeno Enriquez Escreveu:5 corridas à volta do local do gig.

Isso é para aquecer os músculos das pernas e depois os das mãos? Dás mais 5 a fazer o pino, não? :mrgreen:

O post do Zeus diz mta coisa e fez-me perceber que faço mto pouco. Tb treino um pouco as paradidles e doubles, com os pés também, mas confesso que não tenho mto paciência para isso... :? e depois quando há ensaio é complicado, o resto do pessoal parece que fica ali um bocado à seca e tal.
O que tenho feito pra fortalecer tendões/músculos é praticar em casa, com um pano enrolado á perna, com baquetas bem mais pesadonas do que aqueles que costumo utilizar. Uns blast e uns rudimentiszitos, mas tb tenho ideia que deveria levantar pesos.... outra coisa para a qual não tenho mesmo paciência nenhuma!!!


Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes