Sampler?

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Avatar do Utilizador
Waltheer
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 275
Registado: sábado jan 14, 2006 1:13 pm
Localização: Desolation
Contacto:

Sampler?

Mensagempor Waltheer » terça nov 04, 2008 6:52 pm

Boas, tenho umas dúvidas:

Tenho ideias de disparar alguns samples ao vivo...
Problemas: Que material adquirir?
Sei que "tradicionalmente" os samplers têm um limite máximo de tempo por sample (regra geral bastante pequeno). Há alguma máquina actualmente no mercado que consiga aguentar samples maiores (tipo 1 minuto)?

Já pensei na solução pc portátil + software de som... problema: Há alguma maneira de controlar o "play/pause" de determinado prog de audio (cubase, sonar, ableton,...) remotamente? De preferência via midi? com um pad tipo o roland SPD-S, ou uma pedaleira midi?

Agradeço a atenção.
Nail Your God Down

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Sampler?

Mensagempor Shore » quarta nov 05, 2008 12:33 am

Dá uma vista de olhos aqui.

O SP 202 aguenta penso que meia hora de sample ou 15 minutos em HIFI.

Talvez chegue para ti. Eu precisava de algo com cerca de uma hora.
Imagem

Avatar do Utilizador
SYNAPSYS666
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 681
Registado: sexta nov 19, 2004 2:57 pm
Localização: Lisboa/Portugal
Contacto:

Re: Sampler?

Mensagempor SYNAPSYS666 » quarta nov 05, 2008 3:54 pm

Talvez o novo looper da Line 6 vos possa ser de ajuda. É um looper, mas deverá servir para disparar samples...

Vejam aqui.

Não percebo muito disto, por isso não me caiam em cima :mrgreen:
Réu-béu-béu, pardais ao ninho.

Avatar do Utilizador
Waltheer
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 275
Registado: sábado jan 14, 2006 1:13 pm
Localização: Desolation
Contacto:

Re: Sampler?

Mensagempor Waltheer » quarta nov 05, 2008 9:08 pm

Shore, falhou o link...

O looper da Line6 poderia desenrrascar, mas creio que acabaria por ser desaproveitado. tem 30mil funções e o que necessito é bem mais fácil. E pelo preço, creio que consigo arranjar algo mais apropriado em 2ª mão...

o sp202 parece-me mais apropriado, ou melhor algo nesse género, mas mesmo o sp808, aguenta no máximo 25 minutos a 44khz (que calculo que seja o tempo total, não tempo por sample). seria uma possibilidade, mas é possível disparar os samples com um controlador midi (pedaleira, pad) que não seja um teclado?

A solução mais viável (em termos de tempo de sample/ preço) parece-me ser um portátil + controlador... mas aí a dúvida mantém-se... como controlar software através de uma pedaleira midi ou de um drum pad...
Nail Your God Down

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Sampler?

Mensagempor Shore » quarta nov 05, 2008 11:45 pm

Waltheer Escreveu:Shore, falhou o link...

O looper da Line6 poderia desenrrascar, mas creio que acabaria por ser desaproveitado. tem 30mil funções e o que necessito é bem mais fácil. E pelo preço, creio que consigo arranjar algo mais apropriado em 2ª mão...

o sp202 parece-me mais apropriado, ou melhor algo nesse género, mas mesmo o sp808, aguenta no máximo 25 minutos a 44khz (que calculo que seja o tempo total, não tempo por sample). seria uma possibilidade, mas é possível disparar os samples com um controlador midi (pedaleira, pad) que não seja um teclado?

A solução mais viável (em termos de tempo de sample/ preço) parece-me ser um portátil + controlador... mas aí a dúvida mantém-se... como controlar software através de uma pedaleira midi ou de um drum pad...


Link viewtopic.php?f=4&t=21835

Podes controlar com uma pedaleira MIDI como por exemplo da Behringer FCB1010. Qualquer outra que tenha função NOTE. Por exemplo a MIDIMATE da Rocktron não serve para utilizar com o SP-202.

Para utilizares um PC tens de ter uma placa de som com MIDI e uma pedaleira com as mesmas funções e depois conseguíres programar cada sample para cada nota. Não deve ser facil, mas também não deve ser nada que não se consiga. Mas a ideia de utilizar PC em vez de máquinas dedicadas não me agrada muito.

Além da "personalidade difícil" se não tivermos o software todo Original/Legal são demasiados os cenários maus que podem acontecer...
Imagem

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Sampler?

Mensagempor Shore » quarta nov 05, 2008 11:48 pm

SYNAPSYS666 Escreveu:Talvez o novo looper da Line 6 vos possa ser de ajuda. É um looper, mas deverá servir para disparar samples...

Vejam aqui.

Não percebo muito disto, por isso não me caiam em cima :mrgreen:


Thanks mas não é nada disto que tou à procura.

Preciso de algo que possa disparar em tempo real e com os pés. Visto que as mãos estarão a tocar e a boca dirigida a um microfone. Além de precisar de mais tempo de gravação do que os 24 minutos que essa máquina oferece (até o SP-202 tem mais...)preciso de algo que possa disparar a qualquer instante.

Acho que tenho de ir para um SP ou equivalente. A minha única dúvida é se as BOSS RC farão o que quero. E se têm tempo de gravação que chegue...

Se alguém já tiver experimentado para isso. Agradecia uma luzes.
Imagem

Avatar do Utilizador
Twisted_by_evil
Participante Compulsivo(a)
Mensagens: 114
Registado: domingo jun 22, 2008 4:52 pm

Re: Sampler?

Mensagempor Twisted_by_evil » sábado nov 29, 2008 6:39 pm

Eu costumo usar um SP 555 da Boss e dá para disparar qualquer sample a qualquer momento, e não ha limite de tempo para cada sample, que eu saiba, ja disparei samples de 50 minutos ou mais.

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Sampler?

Mensagempor Shore » segunda dez 01, 2008 3:19 am

Twisted_by_evil Escreveu:Eu costumo usar um SP 555 da Boss e dá para disparar qualquer sample a qualquer momento, e não ha limite de tempo para cada sample, que eu saiba, ja disparei samples de 50 minutos ou mais.


Usas uma pedaleira MIDI para disparar os samples?
Imagem

Avatar do Utilizador
Twisted_by_evil
Participante Compulsivo(a)
Mensagens: 114
Registado: domingo jun 22, 2008 4:52 pm

Re: Sampler?

Mensagempor Twisted_by_evil » segunda dez 01, 2008 1:29 pm

Eu disparo directamente no sampler, mas ele tem tomadas In e Out de MIDI e tem ainda uma entrada para 'pedal', não sei em que medida essas entradas podem ser utilizadas mas arrisco dizer que talvez seja possivel utilizar algum tipo de footswitch. De resto posso dizer que é um sampler muito fiável e simples de operar, e nem é dos mais caros custou á volta de 500 euros. Espero que esta informação tenha sido util. :wink:

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Sampler?

Mensagempor Shore » terça dez 02, 2008 12:46 am

sim eu conheço.

O problema é mesmo o preço. 500€ para a utilidade que ia ter ainda é um bocado. e tinha mesmo de os disparar via MIDI não tenho possibilidade de tocar e disparar do sampler em tempo real.
Imagem

Avatar do Utilizador
Twisted_by_evil
Participante Compulsivo(a)
Mensagens: 114
Registado: domingo jun 22, 2008 4:52 pm

Re: Sampler?

Mensagempor Twisted_by_evil » terça dez 02, 2008 9:13 pm

pois é esse o problema dos samplers, teem sempre mais funçoes do que aquelas que procuramos, mas é das unicas cenas que ha no mercado assim eficazes para o efeito, no entanto por menos de 500 so modelos ja antigos e talvez dificeis de encontrar :?

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Sampler?

Mensagempor Shore » terça dez 02, 2008 10:56 pm

Pois o modelo antigo tenho eu e não serve.

Ou melhor serve, e talvez para a maioria do pessoal. A questão é mesmo o tempo de gravação que é curto para o que eu procuro.

Ja me falaram que a RC-50 talvez faça o que eu quero e dispensava comprar também uma pedaleira MIDI. Já alguém experimentou?
Imagem

Avatar do Utilizador
Twisted_by_evil
Participante Compulsivo(a)
Mensagens: 114
Registado: domingo jun 22, 2008 4:52 pm

Re: Sampler?

Mensagempor Twisted_by_evil » quarta dez 03, 2008 1:19 am

O único problema é que o tempo máximo para cada loop é 20 e tais minutos em stereo ou 40 e tais minutos em mono, mas se der para o efeito acho que era uma opção interessante principalmente para quem toca guitarra, da para muito mais eventualidades, o problema é que as samples sao reproduzidas em loop, não sei se neste aparelho dá para mudar isso.

Avatar do Utilizador
Twisted_by_evil
Participante Compulsivo(a)
Mensagens: 114
Registado: domingo jun 22, 2008 4:52 pm

Re: Sampler?

Mensagempor Twisted_by_evil » quarta dez 03, 2008 1:23 am

A única questão que tenho é tipo, se vais disparar as samples ao vivo vai ser necessário a banda seguir um metrónomo, o tempo fixo da sample, tu necessitas de uma cena que inclua o metronomo e que o fassa chegar ao pessoal todo, não sei se isto é problema para ti ou se não bem este o uso que tencionas fazer.

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Sampler?

Mensagempor Shore » quarta dez 03, 2008 11:03 am

Twisted_by_evil Escreveu:A única questão que tenho é tipo, se vais disparar as samples ao vivo vai ser necessário a banda seguir um metrónomo, o tempo fixo da sample, tu necessitas de uma cena que inclua o metronomo e que o fassa chegar ao pessoal todo, não sei se isto é problema para ti ou se não bem este o uso que tencionas fazer.


É possivel tocar o sample apenas uma vez, sem ser em Loop.

Quanto ao problema do Metronomo, basta que o nosso baterista use uns auscultadores com o Click de cada tema. Se o baterista está no tempo todo a banda esta no tempo. Alem disso segundo me disseram tambem devera ser possivel usar um tap tempo para ajustar a velocidade do sample.
Imagem


Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes