2008.11.11 - Sigur Rós @ Campo Pequeno, Lisboa

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Ireth
Moderador
Registado: sexta jun 27, 2008 12:06 pm

2008.11.11 - Sigur Rós @ Campo Pequeno, Lisboa

Mensagempor Ireth » quarta nov 12, 2008 11:14 pm

Partilhem aqui o que pensam da noite de ontem.

Eu estou certa de que foi o concerto mais bonito a que já assisti. Foi um reboliço de emoções para mim, estava ansiosa que chegasse a hora de começar o espetáculo e realmente os Sigur Rós não me desiludiram minimamente.
For a Minor Reflection convenceram-me totalmente, hei de investigar melhor a banda, achei um género capaz de aquecer bastante bem o público para o que se seguia.
Como coração mole que sou para certas coisas, começei logo a chorar mal ouvi os primeiros acordes da Svefn-g-Englar. A voz do Jónsi ao vivo superou todas as minhas expectativas. Achei que o novo álbum (que eu adoro) resulta muito bem ao vivo. A Festival foi... linda!, a voz do Jónsi ecoou pelo Campo Pequeno, invadiu todos os espaços e duvido que haja alguém que não se tenha comovido (não estou a falar de chorar, entenda-se). A Gobbledigook achei genial. Para quem tem problemas com palmas pode ter sido chato, mas achei óptimo fazerem o público participar assim, fora de tempo ou não, não interessa, aquilo foi mesmo para nós, para fazermos parte daquele momento, e quem não fica feliz com uma chuva de confettis daquela?! Na All Alright chorei baba e ranho, parecia sei lá o quê (o que vale é que ninguém deu por ela, à excepção de quem estava comigo). A Untitled 8 no fim foi brutal, aquele crescendo é sem dúvida magnífico!
Os efeitos visuais - excelentes. Penso que os fotógrafos tinham ali matéria-prima da boa. E para quem estava, como eu, das bancadas para cima, até as luzinhas dos telemóveis e das máquinas fotográficas eram uma visão lindíssima.

A mim encheu-me as medidas. Fica muita coisa por dizer, não consigo fazer críticas pormenorizadas a todas as santas músicas, nem sou capaz de me exprimir em condições aqui, mas para quem não foi, garanto que foi um concerto comovente e intenso.

Déjà loin
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jun 04, 2007 12:33 am
Contacto:

Re: 2008.11.11 - Sigur Rós @ Campo Pequeno, Lisboa

Mensagempor Déjà loin » quinta nov 13, 2008 12:03 am

A Gobbledigook achei genial. Para quem tem problemas com palmas pode ter sido chato, mas achei óptimo fazerem o público participar assim, fora de tempo ou não, não interessa, aquilo foi mesmo para nós, para fazermos parte daquele momento

Ireth, calculo que te refiras a mim. Não entendeste o que quis dizer. Nessa música também bati palmas, é claro, é uma música à parte, a banda pediu...foi uma grande festa e gostei muito. A Gobbledigook é uma música que me deixa sempre um sorriso na cara.

Agora, sempre que uma música ameaçava acabar, desatava tudo a bater palmas e aos berros.... era ridículo. Parecia que estavam mais interessados em fazer barulho que ouvir música, houve vários pormenores deliciosos no final das músicas que se afogaram nas palmas.

Quando o Jónsi prolongou a voz durante um minuto e tal, se todo o campo pequeno tivesse ficado em SILÊNCIO a diferença teria sido MONUMENTAL. Eu só de imaginar o que podia ter sido apetece-me bater em todos os clapping addicted. Podia ter sido o ponto mais alto do concerto! Mas não, vamos todos bater palmas e estragar tudo. O silêncio é underrated, infelizmente. Se fosse artista ficaria muito mais emocionada se ficasse todo o público em silêncio, atento e ávido por cada segundo até tocar a última nota de cada música, em vez de me interromperem quando ainda me falta tocar 1/5 da música, or so. Não sei explicar bem, mas acho que me entendes.

Todas aquelas palmas a abafar o final das músicas, as palmas-ritmo em músicas como a untitled #6 (por favor! o () é um álbum introspectivo por excelência...), soaram-me a pessoas com medo de intimidade, a adolescentes-template rançosos. Sinceramente fiquei contente por não tocarem a Vidrar. Tenho a certeza absoluta que o pessoal teria desatado a bater palmas a meio da música, e teria sido mais um momento frustrado.

Confesso que estava com um pressentimento que algo do género iria acontecer, mas não quis parecer arrogante nem presunçosa e portanto fiquei calada, desejosa de me enganar e presenciar (mais) uma noite inesquecível. Infelizmente foi só uma (muito) boa noite. Onde é que estavam aquelas pessoas todas quando em 2006 eles tocaram para um pavilhão atlântico com 2.000 pessoas?...Ah, não estava na moda? Pois.

Apesar das minhas rabugens e yack yack, engane-se quem pensa que não gostei e estou aqui armada em fan old-school-agora-já-não-é-como-antigamente (nem ouço sigur rós há muito tempo, só os conheço desde 2005...). Gostei muito! Sigur Rós será sempre uma banda excelente ao vivo, com mau ou bom público. Mas as noites inesquecíveis são aquelas em que tudo se conjuga, e esta não foi uma delas.

Já agora, alguém tirou fotografias? Eu estive o dia todo fora de casa, carregada com livros. Não levei máquina :( .
Assez lent, si vous le voulez bien.

Ireth
Moderador

Mensagempor Ireth » quinta nov 13, 2008 12:36 am

Não me estava a referir só a ti, sei de mais pessoas a quem as palmas incomodam. Eu compreendo o que estás a dizer em relação a isso, mas por qualquer razão é daquelas coisas que não me incomoda nada! Chateou-me mais o homem do pipo da cerveja que se plantou à minha frente a certa altura (lol) a servir não sei quantas pessoas a quem subitamente apeteceu cerveja, ou os "Olé olé olé oléeee oléeeeeeee oléeeeeeeeeeee" típicos de um jogo de futebol e que acontece em praticamente todos os concertos a que vou :lol: De resto costumo estar demasiado embrenhada naquilo que estou a sentir para me preocupar com o que se passa no público...

Foi a primeira vez que os vi, confesso, e acreditando que haja quem partilhe a tua opinião sobre este concerto, para mim vai ser sem dúvida inesquecível....

Déjà loin
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jun 04, 2007 12:33 am
Contacto:

Mensagempor Déjà loin » quinta nov 13, 2008 1:00 am

Ireth Escreveu: Chateou-me mais o homem do pipo da cerveja

Esse deu-me um encontrão quando estava em pleno transe durante a untitled #8 (!!!).

Pensei seriamente em esganá-lo.
:mrgreen:
Assez lent, si vous le voulez bien.

Ireth
Moderador

Mensagempor Ireth » quinta nov 13, 2008 1:12 am

Ele ficou cerca de 5min prostrado à minha frente. E como estava na galeria era *mesmo* à minha frente, tapava-me tudo. Quase precisei de malabarismos para ver o palco...

Zsa Zsa Gabor [RIP]

Mensagempor Zsa Zsa Gabor [RIP] » quinta nov 13, 2008 3:52 pm

Bom, as meninas aqui em cima já disseram tudo e a minha opinião é mais ou menos a mesma, excepto a parte das palmas. Não ligo nenhuma se o público as bate nos tempos certos ou não, cada um sente o ambiente e a música como quer (pessoalmente raramente o faço nem o fiz na terça-feira porque sou tão efusiva como um calhau, mas gostei de ver o público entusiasmado e participativo, acho que o evento se prestou precisamente a isso).

Gostei especialmente dos efeitos visuais: simples mas imaginativos e originais. O alinhamento foi muito bem escolhido e no cômputo geral assistiu-se a um grande espectáculo, que reflecte bem a (mais do que) ligeira mudança de rumo que os Sigur Rós adoptaram neste último álbum.
Última edição por Zsa Zsa Gabor [RIP] em quinta nov 13, 2008 4:35 pm, editado 1 vez no total.

Ireth
Moderador

Mensagempor Ireth » quinta nov 13, 2008 4:31 pm

Sim, parece-me que o novo álbum realmente chama a uma maior participação do público, de maneira geral é mais alegre e quase vá, étnico. Dançável até, por vezes. Parece-me excelente esta mudança, estão diferentes mas não se perdeu aquilo que é possível identificar como Sigur Rós :)

Phobos [RIP 2012/08/19]

Mensagempor Phobos [RIP 2012/08/19] » quinta nov 13, 2008 6:40 pm

Foi uma noite porreira.

A primeira banda achei um tanto fraca e enfadonha. Não são maus, constroem umas paredes de som giras mas são mesmo só pedreiros.

Os Sigur, não foram tão bons como eu esperava, mais porque a bateria me parecia um tanto perdida. Mas de resto estiveram muito bem, adorei a Gobbledigook, um dos melhores momentos que vi na minha vida, com uma banda, e claro, a untitled #8.

Em termos cénicos também foram muito catitas.

Demoniac
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 06, 2005 3:26 pm

Mensagempor Demoniac » quinta nov 13, 2008 7:46 pm

Eu gostei bastante desta noite.

A primeira banda não era má, mas também não era muito boa! Tinha apenas ideias recicladas que pronto sempre soam bem and that's it! E claro remataram com a pior deixa em palco de sempre "temos ali merchandise para comprarem, apoiem a banda obrigado!"

Sigur Rós, foi muito especial. Por vários aspectos, primeiro não conheço muito bem Sigur Rós e eu adoro quando vou ver uma banda que apenas tenho uma boa impressão e começo a gostar ainda mais dela. Aquele ambiente atípico é incrível ao vivo, muito orgânico e honesto. A voz é realmente incrível! Não só pelo "uivo" de 20s, mas pelo timbre e a maneira relaxada com que ele colocava a voz. Foram 2h passadas de uma forma muito relaxada, onde tudo parecia deslocado! Uma banda como Sigur Rós terem uns 5000 adeptos e todos eles de diferentes cantos (quase uma utopia musical em Portugal), uns efeitos interessantes que jogaram muito bem com a química que existia em palco. Foi muito diferente!

Um momento muito bom para a alma.

Sludge
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jul 02, 2008 11:42 am

Mensagempor Sludge » quinta nov 13, 2008 9:28 pm

Ler estes comentarios só me deixam :cry: :cry: por nao ter ido, mas paciencia acredito que mais oportunidades virão.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Freaky
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda nov 13, 2006 4:14 pm

Mensagempor Freaky » quinta nov 13, 2008 9:45 pm

Uma das noites mais aguardadas por mim. :) Ando há cerca de 5 anos para ver Sigur e ainda não tinha dito oportunidade.

Ora bem:

For a Minor Reflection - Cópia demasiado obvia de EITS. Talvez se Explosions In the Sky não fossem uma banda top10 para mim, teria conseguido apreciar mais.

Sigur Rós - Indescritível. Não esperava algo tão introspectivo como imagino que tenham sido os concertos anteriores. Esperava algo num tom maior de alegria, paz, mas sempre com muita emoção. E de facto foi isso que se verificou. Que concerto lindo... :) que espectáculo de luz, de cor, de harmonia. Foram 2 horas em que me senti invadida por uma paz de espírito enorme. Nunca pensei sair de um concerto de Sigur com um sorriso tão grande na cara, mas foi isso que aconteceu. Nunca mais volto a perder um concerto deles, é certinho.

partycrasher
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta nov 21, 2007 5:28 pm

Mensagempor partycrasher » quinta nov 13, 2008 9:49 pm

e photos?
Oh...you touch my tra la la. Mmm...my ding ding dong
!!111!!11!!!onze!!!!1!1!!11!1!!!1milcentoeonze!!11!!11!!1!11!11!111um!!!11!!!1!!!!1mil1!1cento1!1e1!1um!1!!!!um!!!1!1!!1!!111.

Freaky
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda nov 13, 2006 4:14 pm

Mensagempor Freaky » quinta nov 13, 2008 10:07 pm

Gravei a Hoppipolla, ficou com uma qualidade razoável. Amanhã já cá ponho :)

JCS
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda jun 02, 2008 11:11 am
Contacto:

Mensagempor JCS » sexta nov 14, 2008 2:03 pm

Para além das que serão eventualmente publicadas nos pasquins que as adquirirem, tenho umas fotozinhas disto no meu site, é clicar aqui nesta coisada berrante na minha assinatura.
I always take the long way home.

JMR
Metálico(a)
Registado: segunda jun 02, 2008 10:45 am

Mensagempor JMR » sexta nov 14, 2008 2:23 pm

Caramba... tanta foto tirada ao ursinho de peluche.
Cena mais gay.

Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 24 visitantes