Jovem Luthier

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
rikosound
Turista
Mensagens: 8
Registado: quarta mar 18, 2009 9:11 pm

Jovem Luthier

Mensagempor rikosound » quarta mar 18, 2009 9:31 pm

Boas Noites!
Sou Novo aqui no forum e gostaria de me apresentar.
Sou um Jovem musico/luthier. Toco guitarra electrica essencialmente, mas adquiri uma nova paixao que é a construçao do instrumento. Já conto com duas copias da ibanez JS, pela sua ergonomia, ambas feitas em mogno.
Embora nao sejam projectos feitos de raiz, porque vou aproveitando braços de guitarras usadas, ou compradas baratas.
Tenho procurado incansavelmente na net algum revendedor desses materias, acima de tudo trastes, que é o tendao de aquiles numa guitarra!
Construo todas as peças excepto pickups,trastes e tarraxas, como é evidente... Neste Momento tou a trabalhar num tremolo com micro afinaçao de baixissimo perfil!
Ficava eternamente agradecido a quem me conseguisse links/contactos de algo/alguem que me posa ajudar neste problema. É que tenho muitos mais projectos em mente...

Abraços e obrigado pela disponibilidade

BRANN
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 70
Registado: segunda mar 16, 2009 9:52 pm

Re: Jovem Luthier

Mensagempor BRANN » quarta mar 18, 2009 11:34 pm

Olá.

Dou uns toques desde há apenas 1 ano e tenho uma BCRICH Ironbird de cabeça invertida (comprei-a usada), mas tal como tu também tenho vontade de criar as minhas próprias linhas.
Aquilo que pergunto é se sabes qual o tipo de madeiras mais usado e qual o tipo de madeira da BCRICH, pois esta parece-me pinho, pois é 1 pouco pesada?
Também já procurei os tipos de madeiras na net, mas fiquei algo confuso porque de muito texto do que escrevem nos foruns e blogues acho que também não entendem muito disso, e a provar foi 1 brasileiro que disse que o baixo dele era feito de "basswood" (foi gozado por muita gente no forum), e eu nunca ouvi falar de tal madeira!

Avatar do Utilizador
otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6562
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Localização: Éire
Contacto:

Re: Jovem Luthier

Mensagempor otnemeM » quinta mar 19, 2009 12:04 am

Havia a stew mac e outras lojas do género... em fóruns de guitarra e no google deves encontrar.

Avatar do Utilizador
CarlosC
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Jovem Luthier

Mensagempor CarlosC » quinta mar 19, 2009 1:20 am

acho que na banzaieffects.com vendem fretwire ao metro...

Avatar do Utilizador
Johnny B Goode
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1748
Registado: terça set 28, 2004 1:06 pm
Localização: Belas
Contacto:

Re: Jovem Luthier

Mensagempor Johnny B Goode » quinta mar 19, 2009 2:58 am

BRANN Escreveu:Olá.

Dou uns toques desde há apenas 1 ano e tenho uma BCRICH Ironbird de cabeça invertida (comprei-a usada), mas tal como tu também tenho vontade de criar as minhas próprias linhas.
Aquilo que pergunto é se sabes qual o tipo de madeiras mais usado e qual o tipo de madeira da BCRICH, pois esta parece-me pinho, pois é 1 pouco pesada?
Também já procurei os tipos de madeiras na net, mas fiquei algo confuso porque de muito texto do que escrevem nos foruns e blogues acho que também não entendem muito disso, e a provar foi 1 brasileiro que disse que o baixo dele era feito de "basswood" (foi gozado por muita gente no forum), e eu nunca ouvi falar de tal madeira!


madeira BC Rich? Pinho? jovem vai para ai uma grande confusão nessa cabeça...
as bc rich como outras marcas tem guitarras e guitarras por isso as diferenças de preços entre as made in korea e as made in u.s.a,
logicamente a madeira não é igual,nem mais uns mil pormenores que nem vale apena falar aqui porque já foram discutidos N vezes noutros tópicos.
acho que a madeira que deves procurar é mogno...mas se achas a guitarra de "pinho" pesada convidava-te a pegar no meu ironbird em mogno :mrgreen:

Avatar do Utilizador
Andredropguitar
Participante
Mensagens: 10
Registado: quarta mar 18, 2009 9:50 am

Re: Jovem Luthier

Mensagempor Andredropguitar » sexta mar 20, 2009 2:41 pm

boas eu costumo alterar todas as minhas guitarras (ou pickups ou braço ou estrutura ou tremolo e ate pintura) normalmente tento arranjar sempre bons negocios no grande ebay mas tambem compro algumas cenas numa loja alemã a Thoman. cumps

rikosound
Turista
Mensagens: 8
Registado: quarta mar 18, 2009 9:11 pm

Re: Jovem Luthier

Mensagempor rikosound » sábado mar 28, 2009 8:26 pm

Antes de mais, um muito obrigado pelas respostas.
Os sites que me indicaram irao ajudar de certo. Só é pena que no nosso portugal da treta (Desculpem o ex-patriotismo) nunca se dê valor a este tipo de cenas. É que nao se encontra mesmo nada!!!
Vejam só o exemplo americano, lá respira-se guitarras! E é lá tambem que se encontram os melhores luthiers do mundo, que eu saiba... E o que me deixa mais triste, é que o nosso pais tem um grande cultura musical, o fado, e onde foi criada uma das guitarras mais bonitas em som e imagem, a guitarra portuguesa!
Isto pode ser ridiculo, mas a verdade é esta. Admito que nao sou grande musico, mas admito que melhorei muitas das minhas tecnicas e o modo de ver o instrumento depois que me dediquei á construçao e reparaçao. E já fiz muitos musicos felizes!!! Porque por melhor guitarra que todos compremos, ela nunca vem exactamente da maneira que o musico deseja, há sempre um pormenor!
A quem precisar de alguma coisa, tou disponivel no que puder!
Abraços a todos!!

Avatar do Utilizador
Knuxus
Turista
Mensagens: 9
Registado: quarta jan 07, 2009 10:05 am

Re: Jovem Luthier

Mensagempor Knuxus » domingo mar 29, 2009 8:02 pm

Estou interessado nas tuas habilidades, so que o meu pedido e um pouco mais especial, consegues escalopar uma guitarra? Fazer os trastes semelhantes ao malmsteen, se sim, como preferes faze-lo e quanto queres por isso...

rikosound
Turista
Mensagens: 8
Registado: quarta mar 18, 2009 9:11 pm

Escalopar escala

Mensagempor rikosound » domingo mar 29, 2009 8:25 pm

Sim, sei o que é isso. Já o fiz num dos meus projectos. As desgraçadas sao as minhas cobaias....
Consiste em retirar madeira entre os trastos, de forma redonda e bonita, claro!
depois é preciso é reforçar as cartilagens dos dedos, mas o som é muito defenido e metalico!
O preço? depende do numero de trastes e a profundidade, que nunca precisa ser muita!
Diga alguma coisa.
Cumpr.

Avatar do Utilizador
Knuxus
Turista
Mensagens: 9
Registado: quarta jan 07, 2009 10:05 am

Re: Jovem Luthier

Mensagempor Knuxus » domingo mar 29, 2009 9:23 pm

Todos os 24 trastes, profundidade, posso dizer em termos daqui.. http://en.wikipedia.org/wiki/Yngwie_Mal ... ratocaster
E um pescoço em rosewood que tenho, duma ibanez grg, e fininho, wizard 2, e tirando madeira dele, sera um pouco contra a natureza da guitarra, podera desafinar se mais facilmente...assim como o proprio pescoço podera curvar devido ao uso...sendo tambem uma guitarra com floyd rose... mas dai se calhar o reforço as cartilagens...

O que achas, devia comprar uma squier so para experimentar, e depois por pickups de malmsteen, ou dar o meu instrumento principal e ver como melhora dai?

rikosound
Turista
Mensagens: 8
Registado: quarta mar 18, 2009 9:11 pm

Re: Jovem Luthier

Mensagempor rikosound » segunda mar 30, 2009 12:55 pm

Caro Amigo, é sempre um risco fazer isso, realmente o braço fica com menos espessura para poder exercer tensao. Nada que um bom "Truss Rod " , ou seja, o parafuso do braço nao consiga evitar. Agora há um aspecto a ter em conta, e como já referi, a escala fica bem mais agressiva para os dedos. Outra questao é, eu preferia nao arrancar os trastes, ou seja apenas retirar a madeira á mao e Fica perfeito na mesma. Claro que trabalhos de raiz sao outra coisa...
Outro concelho que eu posso dar, e talvez seja para já a melhor opçao é experimentar numa guitarra que tenha, assim mais barata, mas que toque relativamente bem. Há bem pouco tempo atras, comprei um peavey por 100€, onde retirei o braço e mais algumas peças! O braço vinha um pouco torcido, mas de resto valeu a pena! Esse braço vai direitinho para outro modelo que tou a fazer! Agora se já tiver uma guitarra que possa servir de cobaia optimo! Depois é so combinar pormenores!!

Abraços

Avatar do Utilizador
Waltheer
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 275
Registado: sábado jan 14, 2006 1:13 pm
Localização: Desolation
Contacto:

Re: Jovem Luthier

Mensagempor Waltheer » quarta abr 01, 2009 5:33 pm

tens pm
Nail Your God Down

rikosound
Turista
Mensagens: 8
Registado: quarta mar 18, 2009 9:11 pm

Re: Jovem Luthier

Mensagempor rikosound » quinta abr 02, 2009 9:06 am

Como assim, "pm" ?

Avatar do Utilizador
ulver
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 710
Registado: quinta jan 10, 2008 10:19 am
Localização: Cascais
Contacto:

Re: Jovem Luthier

Mensagempor ulver » quinta abr 02, 2009 9:16 am

:shock:
Vais ao User Control Panel e verás que tens uma Personal Message a qual deves abrir e conhecer o seu conteúdo
Imagem

rikosound
Turista
Mensagens: 8
Registado: quarta mar 18, 2009 9:11 pm

Re: Jovem Luthier

Mensagempor rikosound » sexta abr 03, 2009 1:06 pm

Ah, Ok. Eu já tinha visto no meu mail. Obrigado na mesma


Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes