Melhoramento De Guitarras-Guitar Tech - Do It Yourself

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Melhoramento De Guitarras-Guitar Tech - Do It Yourself

Mensagempor Visitante » quinta mar 13, 2008 5:29 pm

Olá Mais uma vez,caros Metaleiros!

Antes de mais devido aos edits feitos,quando se fala em guitarras made in china,é com intençao de falar em guitarras baratas,que normalmente rondam os 150,200 euros(Que por sinal sao todas feitas na china),por ai,e sim,tambem serve para melhoramento de outras guitarras,de uma modo geral!!!

Andava cá eu a "googlar" e encontrei este tutorial,bastante interessante por sinal(Para quem pensa que é o MacGyver),e decidi postar aqui,sobre como fazer um melhoramento aquelas guitarras baratas made in china!Mesmo que vocês não tenham intençoes de modificar o vosso "estendal electrico",sempre dá para ter uma ideia do que está mal na vossa guitarra,a nivel de componentes e outros assuntos! 8)

P.s-Atençao eu não recomendo a ninguem,andar feito Cowboy a remexer na guitarra como se aquilo fosse um guisado ou ovos mexidos,aconselho caso queiram modificar alguma coisa,que levem a um técnico certificado e de confiança! :wink:

Bom proveito!




GUITAR TECH

Pois é, tu sempre sonhaste com aquela Strat, mas o “caroço” não deu para tanto. Então a única solução foi optar por algo mais em conta e suportar a ignomínia de recorrer ao “Mundo Amarelo”. A sorte é que, de vez em quando, se encontram guitarras baratas Made in Taiwan ou Korea, que apenas com um pequeno tratamento podem mudar radicalmente. É isso que a Shred-o-Matic propõe: explicar truques para transformar uma guitarra barata (entre os 20 e os 50 e poucos contos), numa boa guitarra e, mais importante ainda, numa Custom Guitar (guitarra personalizada) sem teres de te sujeitar aos altos preços que as Custom Shops de guitarras nos atiram à cara.

Primeiro de tudo e antes de começar a estripar (no bom sentido - se é que existe um bom sentido em estripar) o instrumento, devem-se observar algumas regras vitais:

- Se achas que consegues usar ferramentas sem te mutilares... (n. do ed.: habitualmente tocamos com as mãos lembras-te?) tens de ter em conta estas duas regras Calma e Observação. Tudo leva o seu tempo e, apesar do que te proponho não ser uma verdadeira cirurgia, a guitarra vai ser desmontada e vai ter que estar tudo no sítio mais tarde.

A Oficina
Agora é altura de arranjar o sítio onde vais trabalhar; a secretária ou mesa de cozinha lá de casa, desde de que seja previamente coberta por um cobertor ou tecido grosso para evitar riscar a guitarra. Também convém arranjar uma caixa para guardar as peças que vão saindo, tais como parafusos e outras “vísceras”, para não se chegar ao fim e deparar-se com aquele tipo de peça modelo: já era. Se a tua guitarra tem a possibilidade de se lhe remover o braço do corpo, convém que a parte que não estiver a ser mexida seja guardada.

Agora segue a ordem que te proponho, tentando manter a área de trabalho limpa sem deixar que se instale aquela bagunça tipo o teu quarto no Domingo de manhã. A limpeza da área de trabalho está na razão directa da qualidade do produto final. Mais uma coisa, não improvises e usa sempre a ferramenta adequada para cada caso. Bom, mãos à obra e comecemos por tratar do braço e por melhorar o acabamento dos trastos.

Passo a Passo
1- Retira as cordas da guitarra;

2- Utilizando uma chave Philips de-saperta os parafusos que unem o braço ao corpo da guitarra que deverá soltar-se com facilidade. Caso o sintas preso (por vezes o acabamento ainda fresco de fábrica cola-o) tenta soltá-lo com movimentos suaves para a frente e para trás, pegando com uma mão (mamão?!?!! Que cena...) no corpo e outra no braço junto à união entre os dois (o divórcio prossegue...). Guarda na tal caixa a placa de metal e os parafusos de aperto do braço, e pôe o corpo do instrumento também a salvo;

3- Utilizando a chave de ajuste da curvatura do braço (uma chave sextavada em ângulo recto que, costuma acompanhar a guitarra - apesar de esta ser barata!), desaperta totalmente o parafuso de aperto da vareta de ferro (também chamada de truss rod) no sentido contrário ao dos ponteiros dos relógios que têm ponteiros (like duh!);

4- Se a escala da tua guitarra for escura (pau-rosa) passa ao passo seguinte (passa ao passo? Bem, dá um alto trocadilho. Não dá?), se for clara (ácer ou maple como melhor entenderes) utiliza fita de pintura de papel, que se vende em qualquer loja de ferragens ou tintas, e tapa toda a escala deixando descobertos apenas os trastos a polir;

5- Compra também lixa de água com os grãos 240, 400 e 600 (1 de cada) às vezes é lixado (lixa-lixado,estou a ficar pro na cena dos trocadilhos) arranjar a 600. Começando com a 240 seca (ela é de água mas eu costumo usar seca!), cortas um rectângulo que dê para enrolar nos dedos;

6- Segura o braço na vertical com a mão esquerda na cabeça (da guitarra claro!), e com a lixa firmemente envolta na mão direita. Passa-a 4 a 5 vezes sobre os trastos no sentido longitudinal do braço (da pestana ao fim da escala e vice-versa) de modo a que todos os trastos sejam passados por igual. Este trabalho deve ser feito com suavidade e relativamente devagar para que a lixa passe uniformemente em toda a superfície. Depois repete com as outras lixas. Ah! Se não conseguiste arranjar a lixa 600 corta dois bocados da 400 e roça-as uma na outra para que fiquem menos abrasivas.

7- Agora que os trastos estão todos passados a lixa, é conveniente poli-los de modo a que a sua superfície fique perfeitamente lisa. Para tal à que construir uma pequena peça rectangular mais ou menos assim:



Peça esta que iremos usar no futuro quando quisermos tirar algum pequeno corte ou risco dos trastos. Para isso compra um bocado de folha de “ouro mouro”, material que se encontra à venda nas casas de metais. Bom, mas vamos então à peça que deverá ter aproximadamente 7cm de comprimento por 3cm de largura (assim já dá para Top Model) com pequeno rasgo ou “janela” aberta com a forma do trasto. Essa “janela” deve ter aprox. 3 a 3.5 mm de largura e 5 a 5.5 cm de comprimento.

Uma vez feito o corte tem o cuidado de eliminar com uma lixa fina uma ou outra aresta que, eventualmente, tenha ficado mais viva e aproveita para arredondar os cantos do rectângulo. Não te esqueças deste pormenor já que este objecto serve para poder trabalhar os trastos sem riscar a escala. Para polir os trastos é necessário palha-de-aço, que podes comprar na drogaria ou no supermercado (isto para não falar em nomes como Continente, Jumbo, Feira Nova, MacDonald´s, etc.). Mas atenção, terá que ser da mais fina pois existem tipos mais grossos que não servem para este tipo de trabalho. Um aviso muito importante: (Olhe que é só até 31 de Agosto!) não ponhas a palha de aço próxima dos pickups, ou estes passaram a ter uma bela mas pouco aconselhável prótese capilar, pois os magnetos dão-se lindamente com este produto. Coloca o rectângulo que preparaste sobre o 1º trasto de modo a que este fique na janela e que o resto do rectangulo cubra tudo o resto à sua volta (o ouro mouro ou alumínio são flexíveis, por isso, são moldáveis à curvatura da escala, caso esta seja uma curva). Passa repetidas vezes com um pouco de palha de aço sobre o trasto até que ele fique com um aspecto brilhante (para teres uma ideia, similar a um pára-choques de um Cadillac dos anos 50). Não te esqueças de fazer o mesmo em todos os outros trastos.

Limpeza
8- Terminado este trabalho, retira a fita de pintura da escala isto se ela é clara ou, se a escala for de pau-rosa, limpa-a com um pano macio para eliminar o pó deixado pela palha de aço na mesma. Se quizeres usar ainda alguns requintes de malvadez, limpa os trastos com um bom limpa metais. No caso de o braço ser claro podes aplicar este produto em toda a escala e de seguida limpar com uma flanela, pois como o braço está coberto de verniz, este produto também serve de limpeza (os limpa-metais normal-mente não são mais que vulgares polish). Para limpeza e conservação do braço de escala escura (pau-rosa) utiliza-se óleo de cedro, mas não do tipo que tem cera misturada. Com uma pequena trincha pincela toda a superfície de escala de modo a que esta absorva o suficiente , mas sem encharcar. Ao fim de 5 minutos observe o seu aspecto (o da escala, não o teu). Se a escala estiver seca, sempre com moderação, acrescen-tas um pouco mais de óleo de cedro. Se o aspecto húmido permanecer, extermina o excesso com um trapo seco. O braço já está em condições; guarda-o que agora vamos tratar do corpo.


QUOTE
Lista de compras:
- Lixas de água 240, 400 e 600;
- Fita auto-adesiva de pintura;
- Folha de ouro mouro/alumínio;
- Palha de aço;
- Limpa metais (Duraglit / Coração);
- Trincha de uma polegada;
- Óleo de Cedro.



Nota: O óleo de cedro só deve ser usado na escala (se esta for escura) e não no corpo pois existem produtos de polir a superfície do corpo da guitarra à venda em qualquer loja de instrumentos. Deve também ser aplicado o respectivo óleo cada vez que se muda de cordas (pois este diminui em 90% os custos dispendiosos quando a guitarra tiver de ser refrectada - novos trastos).

--

Para já fico-me por aqui. Mais tarde colocarei aqui outras secções dedicadas à electrónica e outras. Espero que não tenham detestado.


aqui vai a parte II

--

Vamos agora penetrar no interior do instrumento e proceder a alguns “transplantes” significativos. Preparem-se, pois vamos entrar no âmago do circuito eléctrico da guitarra.

Utilizando o nosso local de trabalho vamos começar por tirar o guarda unhas e para isso convém ter à mão a tal caixa de parafusos, pois vamos retirar cerca de onze e não dá muito jeito perder algum deles. Depois de desapertar o guarda unhas, ao separá-lo do corpo deparamo-nos com dois fios, um à entrada do jack (The Ripper) e outro na garra das molas do trémolo. O melhor que há a fazer é, simplesmente, dessoldá-los dos seus terminais. É claro que que se podia ter começado por desaparafusar a placa de plástico traseira que cobre as molas do trémolo, mas achei que seria melhor se visses onde partem e onde terminam os fios.

Solda, Dessolda...

O fio que vai à entrada do jack (entrada do Jack?!) é normalmente um pequeno condutor e uma malha exterior. O condutor está ligado à perna do meio () do potenciómetro de volume e a malha soldada à carcaça do mesmo. O fio de massa que vai à garra das molas do trémolo está normalmente soldado à carcaça de um dos potenciómetros de tonalidade ou volume. Para as operações de soldar e vice-versa, aconselho que, caso ainda não tenham, adquiram um ferro de soldar com uma potência na casa dos 30 a 40 watts e do tipo bico de lápis. O preço não é astronómico e pode fazer jeito em trabalhos futuros. Se puderem comprem também um chupa solda (ou como dizem os americanos - Solder Sucker) e vão ver como a vida se torna mais fácil.

Uma nota importante: enquanto se dessoldam os fios agarrados ao guarda-unhas, tenham o cuidado de cobrir o corpo da guitarra com um pano para evitar que pingos de solda danifiquem o acabamento da guitarra.

A Parte Eléctrica
Convém guardar o corpo da guitarra no saco ou no estojo e apenas ter fora o guarda-unhas e a electrónica a ele agarrada para a execução do próximo passo. Quando guardares o corpo verifica que o braço ainda está de boa saúde, não vá o irmão mais novo ter descoberto semelhanças com a espada dos Power Rangers e andar com ele à mocada com o Alex e os Putos lá do bairro. Antes de começar a desmontar o sistema eléctrico, e para os menos experientes, é conveniente desenhares o respectivo esquema numa folha de papel para evitar trocar qualquer fio aquando da nova ligação. Vou dividir esta secção em duas, dando - conforme as massas - a opção de melhorar ou substituir alguns componentes.

Neste tipo de guitarras, a electrónica deixa geralmente muito a desejar e por isso penso que é aqui que o investimento deverá realmente ser feito, uma vez que se trata de uma guitarra eléctrica que vai ser usada como tal. Normal-mente os potenciómetros são de péssima qualidade e, além de ao fim de pouco tempo de uso começarem a produzir uma série de ruídos, sofrem ainda de uma doença que o fabricante da guitarra lhe causa, ao montar o guarda unhas já com a electrónica toda pronta, usam aparafusadoras eléctricas directa-mente no corpo, o que cria serradura na cavidade por baixo do guarda-unhas. É esta serradura que em 99,9% dos casos se refugia dentro das caixas do potenciómetro e lhe reduz o tempo de vida. A solução mais viável que estou a ver é a troca dos potenciómetros por outros de boa qualidade quer podem ser encontrados numa boa loja de instrumentos musicais (Castanheira - n. do ed.: era o meu patrocínio da altura ).

Não improvises, tentando utilizar potenciómetros de rádios ou similares pois não são indicados para guitarra.


Os Potenciómetros
Neste caso, estou a utilizar pots de 250 kilo ohm de resistência e para este tipo de guitarras (Stratocaster) o valor deve ser mantido. Outra regra a seguir: apesar de já teres o sistema eléctrico devidamente apontado, para evitar bagunça substitui os pots um a um. É importante saber tirar os botões da guitarra sem os danificar e para isso vamos utilizar uma ferramenta feita por mim e do tipo barato:



Vamos arranjar um bocado de fio eléctrico de dois condutores (paralelo) com cerca de 40 cm aproximadamente. No meio do fio e com a ajuda de um X-Acto, fazemos um golpe com cerca de 5cm, de modo a separar os condutores um do outro sem rasgar o isolamento. Utilizando este artefacto, metemos a ranhura do fio por baixo do botão do potenciómetro e, agarrando em ambas as pontas puxamos para cima. O botão sairá com facilidade sem se estragar.

A seguir, utilizamos uma chave de bocas (chave inglesa) de pequenas dimensões (estas chaves estão à venda nas lojas de ferragens a preços que rondam os 300$00 e, apesar de serem feitas em Taiwan servem perfeitamente para esta função).

Nota: Nunca tires as porcas dos potenciómetros ou ou entradas de jack com alicates, pois além de em muitos casos o alicate saltar e riscar o guarda-unhas, também deixa as porcas “mordidas” se bem que os pots não prestem , as porcas são algo que faz sempre jeito. Se preferires - e por norma de segurança - cola um pouco de fita de papel ou fita gomada na face da chave que fica voltada para o guarda-unhas evitando assim qualquer risco.

Após teres desapertado o potenciómetro antigo, dessolda os fios utilizando caso tenhas, o chupa- -solda para aspirar os excessos da mesma e depois, com a ajuda de uma pinça, puxa os fios das pernas do potenciómetro. É aconselhável utilizar a pinça na ponta do fio, para evitar que o calor do ferro derreta o isolamento (a pinça actua como um dissipador de calor). Coloca o pot na mesma posição anterior. Nota: por vezes o orifício do guarda unhas é de diâmetro inferior ao do potenciómetro novo, sendo por isso necessário alargá-lo com uma lima.

Os potenciómetros de qualidade são geralmente fornecidos com duas porcas e uma anilha recartilhada (espécie de roda dentada mas com os “dentes” do lado interior). Enrosca primeiro uma das porcas de modo a calcular a altura do veio do potenciómetro que deve sobresaír no guarda-unhas. Coloca agora a anilha entre a porca e o guarda unhas e por fim aparafusa a 2ª porca pelo lado exterior. Coloca sempre o potenciómetro na posição em que se encontrava o antigo. Repete a operação para os restantes pots. Caso vejas que as pontas do fio anteriormente soldadas estão com um aspecto muito duvidoso, corta-as e descarna uma nova ponta (o fio que o fabricante manda tem sempre uns milímetros a mais, por isso no problemo). Para descarnar os fios podes utilizar um corta unhas que serve muito bem para o efeito (cortar o isolamento).

Importante: Usa sempre solda de boa qualidade (isto parece mentira mas a solda portuguesa não vale mesmo nada...), estanha bem os fios mas não soldes os fios como se estivesses a barrar pão com creme de chocolate - pouca mas suficiente - e não sopres nas soldaduras.


QUOTE
Lista de Compras:
- Ferro de Soldar de 30/40 watts;
- Solda 60/40;
- Respectivos pots de 250k ohm;
- Chave Inglesa pequena;
- Opcionais: chupa-solda e pinça.



De seguida, iremos avançar com a outra parte da electrónica da guitarra eléctrica, respectivamente, mudança de pickups, mudanças e como se processa a instalação de interruptores na guitarra.



E aqui vai a 3ª e última parte deste artigo.

--

Os Pickups
A guitarra já começa a subir de estatuto. Os primeiros orgãos a serem melhorados foram os trastos e o braço juntamente com a sua escala. De seguida, foi efectuada a revisão do circuito eléctrico com a mudança dos respectivos potenció-metros. Agora vem a parte quente - os Pickups.


Estarei a ver mal ou o instrumento vem com umas peças que mais parecem geradores de ruído? Verdade meu senhor, existem neste momento, no meio musical dois tipos de pickups.
A saber: os bons e os maus (como nos filmes). Por acaso, os que se encontram em guitarras baratas pertencem à mais recente categoria - “nem dá pra falar”. Para resolver esta questão existe uma solução muito prática e simples: Mudança destas bobines de indução!!! Ou seja FORA COM OS PICKUPS. Toca a comprar pickups a sério.

Eu vou utilizar um DiMarzio Class of '55 e um Seymour Duncan Hot Rails. Para vocês não posso aconselhar nada pois cada pickup tem a sua sonoridade específica (+ graves, - graves, Metal, Jazz e muitos mais), portanto deixo ao vosso critério (leiam os catálogos ou se tiverem possibilidade experimentem que vale bem a pena). Gostaria que ficassem a saber que no próximo número, vou falar como escolher pickups.

Mantendo basicamente a estrutura electrónica da guitarra e com vista a obter maior versatilidade, o que proponho (para não complicar muito) é: em conjunção com o selector de 5 posições já existente, criar a hipótese de, na 4ª posição (pickup do meio + pickup do cavalete em paralelo) poder juntar dois também em série. Tu podes bem perguntar - mas então também há outro tipo de ligações? Pois há! Aliás, as Stratocasters ou guitarras deste tipo são como o bacalhau: existem 1001 maneiras de as ligar, mas não te assustes pois eu apenas tento dar algumas explicações sem complicar muito, principalmente para quem nunca andou nestas vidas.

A Montagem
A montagem dos pickups é fácil, visto terem os mesmo formato dos anteriores e não obrigarem a nenhuma mudança no guarda unhas.

Comecemos pelo pickup do meio.
1º Retirar os parafusos que prendem o pickup ao guarda-unhas.

2º Anotar num papel o ponto de ligação do pickup ao selector de 5 posições (se tiveres medo de te enganares, pinta o terminal de ligação do selector com marcador.

3º Dessoldar o fio do pickup do selector, e o fio de massa do mesmo da carcaça do pot.

4º Montar os novos pickups nas suas posições utilizando as molas dos antigos e os novos parafusos. Neste caso o Class of ‘55 é um pickup com apenas dois fios, um branco (positivo) e um preto (negativo) e o Hot Rails como mostra na figura abaixo é um Humbucker e portanto tem duas bobines, tendo por isso 4 fios: Branco, Preto, Verde e Vermelho. Para a ligação que proponho há que adicionar há electrónica já existente um mini-interruptor (mini-switch) On/On que se compra em qualquer loja de electrónica. Para a montagem no guarda-unhas é necessário abrir um pequeno furo com uma broca. Se utilizares um berbequim eléctrico, usa-o na velocidade mais lenta e tem o cuidado de prender bem o guarda-unhas porque quando a broca começar a girar ele terá tendência para começar a girar, o que pode danificar o que já está montado. Escolhe com cuidado a posição em pretendes instalar o interruptor de modo a que este não interfira na tua posição de tocar.

Caso ainda não tenhas comprado os potenciómetros e não estejas com muita fé em furar o guarda unhas, existe uma solução: utilizar um potenciómetro como interruptor incorporado, do tipo push/pull (puxar/empurrar). Se optares por essa solução, destina esse potenciómetro ao controlo de volume.

Segue-se o esquema das ligações:



Mais uma informação importante: caso optes por furar o guarda unhas, antes de o fazer, utiliza um objecto afiado (prego, tesoura..) para marcar o centro do furo, assim evita que a broca se passeie pelo guarda-unhas, riscando-o

Já montámos os pickups no guarda unhas e a guitarra parece pronta. Mas não: ainda falta algo que me parece vital.

As guitarras que usam pickups do tipo single coil (o nosso caso) enfermam de um problema que é típico para estes pickups - a tendência para um alto ruído de fundo - especialmente quando o artista tira as mãos das cordas e para além disso trabalha a um certo volume. Os pickups têm ainda a particularidade de captar alguns parasitas gerados por aparelhos que trabalham em AC (corrente alternada/rede), tais como secadores, lâmpadas fluorescentes, etc., o que até pode constituir uma alternativa barata para quem não tem graveto para pedais de efeitos.

Bem, a solução que vos proponho não é 100% eficiente, mas ajuda em boa medida a eliminar algum deste ruído. Existem diversos métodos para obter uma boa filtragem e eu penso que este que vou falar é o que dá melhor resultado.
A grafite é um bom condutor e alguns fabricantes têm desde há algum tempo usado este produto para blindar as suas guitarras. A grafite é vendida em sprays (geralmente utilizados pelos técnicos de TV nos cinescópios dos aparelhos) nas boas casas de electrónica.

Operação Grafite
1º Com fita de papel de pintura e algumas folhas de jornal, tapa toda a zona pintada da guitarra, deixando apenas exposta a zona da cavidade dos pickups e restante parte eléctrica.

2º Agita bem o spray de grafite e aplica uma camada, como se estivesses a pintar com o spray.
A grafite ao ser aplicada fica com um aspecto húmido e após poucos minutos seca, tornando-se baça, com a cor do bico do lápis.



3º Repete a operação até que fique uma camada uniforme na cavidade.
Nota: é importante não ter peças da guitarra na área de pulverização pois a grafite suja-las-á. Aplica a grafite num local arejado e evita respirar a pulverização.

4º Deixa secar bem a grafite durante uns 20 minutos e com a ajuda de um multímetro analógico regulado em Ohms X1 ou X10, encosta as pontas de prova uma à outra. A agulha mover-se-á de um extremo ao outro do quadrante.

Colocando agora cada uma das pontas de prova em contacto com os extremos da zona grafitada, verifica se o comportamento é semelhante ao do teste “em seco”.
Em caso afirmativo, o trabalho está bem feito e a área está totalmente coberta.

Os Condensadores
A guitarra está quase pronta. É incrível como a paciência pode dar um resultado interessante. Para terminar esta fase da recuperação das guitarras vamos ficar com a montagem dos condensadores.

Vamos fechar finalmente a guitarra e voltar a montar todas as partes trabalhadas, mas não sem que nos refiramos a alguns pequenos pormenores.

Sem bem se lembram, aquando da parte da electrónica, não me referi ao condensador que a guitarra traz. Isto poderia parecer uma falha. Contudo, foi propositado, porque este pequeno objecto electrónico tem, ao nivel das variações da tonalidade, uma importância tremenda. Posso dizer-vos que li numa revista americana que o Sr. Steve Morse, passou um dia inteiro na MusicMan a ensaiar vários valores de condensadores no seu modelo de assinatura, até acertar com o que lhe interessava! Bem, mas adiante... O condensador, num circuito passivo como o de uma guitarra vulgar e barata, tendo um dos seus terminais ligados à massa (neste caso, à caixa do potenciómetro) remove, conforme o seu valor, maior ou menor quantidade de agudos do espectro tonal. Normalmente, as guitarras com pickups estilo single coil (uma só bobina) utilizam condensadores com valores na ordem dos .047uF ou .050uF, as guitarras com humbuckers .020uF ou .022uF. Isto devido à diferença de pickups que cada guitarra tem. Comprem três condensadores de diferentes valores de acordo com a configuração de pickups da tua guitarra; se a tua guitarra por acaso tem pickups idênticos aos anteriormente usados na mudança de pickups, façam como eu (alistem-se na Força Aérea!) comprem os condensadores com os seguintes valores: .033, .047 e .050uF, façam um teste com cada um deles e, se tiverem possibilidade, gravem o som resultante. depois escolham o condensador que mais vos agrada.

Para não estar sempre a pôr e a tirar o guarda-unhas e cordas de cada vez que experimentam um condensador de valor diferente, podem-se servir da seguinte artimanha: soldem um fio fino ao terminal do potenciómetro onde está normalmente soldada uma das pernas do condensador e outro fio ligado à caixa do potenciómetro onde a outra perna liga à massa.
Ao montarem o guarda-unhas (ou protector de palheta) passem os fios para fora, ficando as pontas não soldadas acessíveis do exterior. Assim, poderão soldar cá fora os vários condensadores, com a guitarra já afinada, fazer a escolha e reconstituir depois o circuito definitivo.
Ainda àcerca dos condensadores, há o seguinte a dizer: dos vários tipos à venda no mercado, os que dão melhores resultados nestas aplicações, na minha opinião, são os cerâmicos, uns pequenos discos cor-de-tijolo.

Hoje em dia as guitarras Made in Taiwan e afins trazem condensadores de poliester, com aspecto de almofadas verdes, mas eu não sou grande apreciador deste tipo.

Não comprem condensadores para tensões superiores a 100 Volts, pois o seu tamanho é despropositado. Para terminar esta secção aconselho ainda que utilizem um outro condensador, este pode ser de poliester, 0.47uF e para cerca 150 Volts, intercalado entre o fio de massa que vem do cavalete (ou, neste caso das garras das molas do trémolo) e a caixa do potenciómetro. Isto evita que o artista ou tu que porventura não sejas artista, não te livras um choque nas cordas, no caso de passagem de corrente do amplificador. Notem que os condensadores a utilizar são não polarizados, ou seja, qualquer das suas pernas pode ser soldada a qualquer dos dois pontos em que são inseridos no circuito.
Agora chegou o momento em que tudo vai ser novamente montado na seguinte ordem:

1º Aperta com a chave sextavada do braço, de modo a só aconchegar - quando sentires que terás de começar a forçar não prossigas.
2º Aperta o braço da guitarra ao corpo com a respectiva chapa e parafusos.
3º Se grafitaste a guitarra faz o seguinte: usa um pequeno parafuso para prender a ponta de um fio à cavidade da electrónica e afins (faz na ponta do fio um anel e estanha-o). Depois de apertado o parafuso e fixado o fio, cobre a união com a base com o spray grafite, assegura-te com o multímetro, que o circuito se encontra condutor até à outra ponta do fio e solda-a à caixa do potenciómetro.
4º Reconstitui todo o circuito, ligando todos os fios que dessoldaste aquando da montagem (positivo e malha do jack + fio de massa do cavalete ou trémolo - o tal onde vamos intercalar o condensador de defesa).

5º Aperta o guarda-unhas ao corpo da guitarra, tendo o cuidado de arrumar bem os fios de forma a não ficarem entalados. E pronto, agora podes ter a certeza de que tinhas uma guitarra de p´raí 20 ou 30 contos (não sei se será esse o teu caso) e que agora tens um bom instrumento à tua medida e preferência que te saiu muitíssimo mais barato do que se tivesses recorrido às muito dispendiosas Custom Shops.

Por esta 1ª coluna de Guitar Tech da Shred-o-Matic despeço-me!


Última edição por Visitante em sexta mar 14, 2008 12:53 pm, editado 7 vezes no total.

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Re: Melhoramento De Guitarras Made in China- Do It Yourself (DIY)

Mensagempor Surtr » quinta mar 13, 2008 5:46 pm

Isso não serve apenas para melhorar as guitarras Made In China.

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Shore
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Re: Guitar Tech - Do It Yourself

Mensagempor Shore » sexta mar 14, 2008 12:08 pm

Editei o título do tópico de forma a ser mais esclarecedor.

Como disse o Rui, grande parte das informações são de utilidade geral e não só para guitarras "chinesas" (leia-se baratas).

Cheers
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cryoloathe
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Re: Melhoramento De Guitarras-Guitar Tech - Do It Yourself

Mensagempor cryoloathe » terça mai 20, 2008 6:12 pm

grande topico sim senhora!

tem aqui muita informaçao importante!

pena nao o ter visto mais cedo... de qualquer maneira consegui fazer o que queria :

Meter a afinaçao em SI standard, usando as cordas zakk wylde 060-010. e completar o setup para uso e abuso do floyd rose.

anyhow tem aqui boa informaçao sobre como fazer muitas modificaçoes na guitarra! parabens!!!!

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Surtr
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Re: Melhoramento De Guitarras-Guitar Tech - Do It Yourself

Mensagempor Surtr » terça mai 20, 2008 8:13 pm

cryoloathe Escreveu:grande topico sim senhora!

tem aqui muita informaçao importante!

pena nao o ter visto mais cedo... de qualquer maneira consegui fazer o que queria :

Meter a afinaçao em SI standard, usando as cordas zakk wylde 060-010. e completar o setup para uso e abuso do floyd rose.

anyhow tem aqui boa informaçao sobre como fazer muitas modificaçoes na guitarra! parabens!!!!

Acho que para tocares em B deverias usar cordas .012-.052 (mais grosso do que isto, só para guitarras barítono). Acho que com esse tipo de cordas (.010-.060) vais ter as frequências baixas muito acentuadas e as altas vão-se perder ali no meio, não vão ter corpo para acompanhar o as cordas mais grossas. Para uma afinação em B tens mesmo que por cordas deste calibre pois, como tens Floyd Rose, se as cordas fossem mais finas, ias ter de tirar molas, o que não é necessariamente bom.

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cryoloathe
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Re: Melhoramento De Guitarras-Guitar Tech - Do It Yourself

Mensagempor cryoloathe » quarta mai 21, 2008 1:00 pm

Eu tive a guitarra com o setup mal feito... com esse conjunto de cordas e nessa mesma afinaçao.
Agora quando fiz muda de cordas, ajustei a intonaçao correctamente (isto porque tinha metido + molas e nao tinha ajustado a intonaçao) e rodei 1 bocado para a direita o truss rod para ganhar 1 pouco + tensao do que a que tinha. Consigo fazer divebombs sem problemas de desafinar, esta practicamente perfeita!


Surtr, em relaçao a encordoamentos acho que para Si podes usar de 010-052 ou similar ate outro qualquer... ja vi um gajo no youtube afinado em drop B com o conjunto do zakk wylde 011-070 lololol

O essencial é o setup ser bem feito, caso se meta cordas + grossas tem que se compensar pela tensao extra. Tem muitos musicos, como o Andreas Kisser que usa 056-... em Si standard, o guitarrista de Orgy usa 056-013 em La#, o Jeff Loomis usa encordoamentos bastante grossos e somente toca meio tom abaixo da afinaçao normal de 7 cordas.

Eu quis usar este tipo de encordoamento assim fora do normal porque li que o guitarrista de nile, karl sanders, usa em toda as guitarras dele 010-013-017-030-050-070 e toca em Drop A. Grande parte das guitarras que ele usa sao de escala 24.75, e tem um som muito porreiro que me cativou a fazer esta experiencia.

De qualquer maneira dou-te a razao de que é 1a afinaçao esquisita, consigo fazer power chords na boa sem problemas.... agora alguns acordes assim como um La7 ou um Dom nao saem tao bem como numa guitarra com um conjunto 012-052 pe.

Em relaçao as molas, eu so tinha 3 molas no meu floyd. Tive a guitarra afinada em Drop B durante muito tempo, o setup tinha sido feito por mim e o encordoamento era 1 conjunto de 7 cordas tirando a 6a corda (010-013-017-030-042-060). Funcionava perfeito!!!! fazia divebombs, bends,etccc e nunca desafinava.

Mencionaste guitarras baritonas, gostaria de ter uma. nem que fosse uma scheter de 7 cordas que tem escala 26.5 ou entao uma Esp/ltd. essas guitarras é que sao optimas para afinar em SI, alias penso que vÊm nessa afinaçao ,ou em LA, ja de fabrica.

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Surtr
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Re: Melhoramento De Guitarras-Guitar Tech - Do It Yourself

Mensagempor Surtr » quarta mai 21, 2008 2:19 pm

Não quis focar tanto as questões de set-up mas sim o som que irias obter. Eu penso que não vais obter uma distribuição equatitativa das frequências sonoras da guitarra... Jogos de cordas mais grossos ou mais finos, são uma questão de gosto, se gostas deles mais grossos, força. No entanto, tens que ter atenção em não abafar as cordas mais finas com umas tão grossas... Era isso que eu queria dizer... Mencionas-te que o guitarrista de Nile usa guitarras de escala 24.75, tem em atenção que uma escala menor implica uma tenção menor, o que justifica tais encordoamentos. Não uses o truss rod para por mais ou menos tensão no braço, não é essa a sua função, a sua função é de ajustar a curvatura do braço. A maioria das guitarras barítono vem em A#, segundo estou informado.

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cryoloathe
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Re: Melhoramento De Guitarras-Guitar Tech - Do It Yourself

Mensagempor cryoloathe » quarta mai 21, 2008 3:10 pm

o truss rod serve para ajustar a curvatura do braço... mas eu com 1 set de cordas grosso para evitar que as cordas façam ruido nos 1os trastes tenho que o ajustar para ficar cm 1a maior curvatura para n fazer buzz. os ajustes faço 1/16 de volta... senao ja n tinha braço!

e em relaçao aos nile eles usam deans cm 24.75 e bc rich cm 25.5 e penso que o karl tem jacksons V's que sao 25.5. e ele tem toda as guitarras afinadas em A E A D F# B e cm as cordas 070-010. o outro guitarrista é k usa um conjunto diferente penso que seja 070-048-038-028-017-013 ou isso. tinha uns videos no metalkult.com sb eles a falar sb a afinaçao que usam e cordas, o karl ate tinha 1a guitarra de 11 cordas afinada em Drop A.

em relaçao a distribuiçao equitativa que falas, dou-te razao. de qualquer maneira ate curtia era que tocasses nela a ver o que achas. cm és de braga ate que moras perto de mim. combinava-se ai 1 dia.... tlv me ajudasses cm a minha outra guitarra, caso percebas alguma coisa de electronica :S

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Surtr
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Re: Melhoramento De Guitarras-Guitar Tech - Do It Yourself

Mensagempor Surtr » segunda jun 02, 2008 4:54 pm

Claro que sim, de que zona és? Que problema é que a tua guitarra tem?

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Re: Melhoramento De Guitarras-Guitar Tech - Do It Yourself

Mensagempor CanisLupusSignatus » quinta jul 03, 2008 1:34 am

Excelente tutorial, pena não ter imagens. Obrigada! :wink:
Woof-fuckin'-woof!

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Re: Melhoramento De Guitarras-Guitar Tech - Do It Yourself

Mensagempor gito1023 » terça abr 14, 2009 7:22 pm

Boas, eu sou novo aqui e precisava da ajuda de algume intendiod no assunto. eu comprei uma Guitarra ekectrica Yamaha eg 112 ja á algum tempo, mas nunka lhe mexi, o problema é k agora fui lhe mexer para ver como ela estava e o potenciomento do TONE nunca esteve ligado, nem kaundo veio de origem, ou seja, tenho só o potenciomentro do volume e o selector a trabalahr o TONE nao, cria que alguem me ajuda- se o meu mail é gito_jmap@hotmail.com

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Re: Melhoramento De Guitarras-Guitar Tech - Do It Yourself

Mensagempor Hell_Butcher » segunda jul 06, 2009 6:29 pm

Hey pessoal! Tenho aqui uma questão da qual ando a matutar à muito tempo.. A minha guitarra é uma B.C. Rich warlock bronze com pickups de origem da bc rich e tenho aqui uns pickups da seymour duncan que vêm na jackson King V e são : Neck - HB103N-CH e Bridge - HB103B-CH. Como não sei como eles soam curtia saber se devia trocar os da bc rich pelos da duncan...
Agradeço desde já a atenção.
MeTaL :jam:

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Re: Melhoramento De Guitarras-Guitar Tech - Do It Yourself

Mensagempor Shore » quarta jul 08, 2009 11:08 am

gito1023 Escreveu:Boas, eu sou novo aqui e precisava da ajuda de algume intendiod no assunto. eu comprei uma Guitarra ekectrica Yamaha eg 112 ja á algum tempo, mas nunka lhe mexi, o problema é k agora fui lhe mexer para ver como ela estava e o potenciomento do TONE nunca esteve ligado, nem kaundo veio de origem, ou seja, tenho só o potenciomentro do volume e o selector a trabalahr o TONE nao, cria que alguem me ajuda- se o meu mail é gito_jmap@hotmail.com


Vai à loja onde compraste e expõe a situação.
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Shore
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Re: Melhoramento De Guitarras-Guitar Tech - Do It Yourself

Mensagempor Shore » quarta jul 08, 2009 11:08 am

Hell_Butcher Escreveu:Hey pessoal! Tenho aqui uma questão da qual ando a matutar à muito tempo.. A minha guitarra é uma B.C. Rich warlock bronze com pickups de origem da bc rich e tenho aqui uns pickups da seymour duncan que vêm na jackson King V e são : Neck - HB103N-CH e Bridge - HB103B-CH. Como não sei como eles soam curtia saber se devia trocar os da bc rich pelos da duncan...
Agradeço desde já a atenção.
MeTaL :jam:



Em principio os Duncan deveriam soar melhor...
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Re: Melhoramento De Guitarras-Guitar Tech - Do It Yourself

Mensagempor Johnny B Goode » quinta jul 09, 2009 8:26 pm

cryoloathe Escreveu:Eu tive a guitarra com o setup mal feito... com esse conjunto de cordas e nessa mesma afinaçao.
Agora quando fiz muda de cordas, ajustei a intonaçao correctamente (isto porque tinha metido + molas e nao tinha ajustado a intonaçao) e rodei 1 bocado para a direita o truss rod para ganhar 1 pouco + tensao do que a que tinha. Consigo fazer divebombs sem problemas de desafinar, esta practicamente perfeita!


Surtr, em relaçao a encordoamentos acho que para Si podes usar de 010-052 ou similar ate outro qualquer... ja vi um gajo no youtube afinado em drop B com o conjunto do zakk wylde 011-070 lololol

O essencial é o setup ser bem feito, caso se meta cordas + grossas tem que se compensar pela tensao extra. Tem muitos musicos, como o Andreas Kisser que usa 056-... em Si standard, o guitarrista de Orgy usa 056-013 em La#, o Jeff Loomis usa encordoamentos bastante grossos e somente toca meio tom abaixo da afinaçao normal de 7 cordas.

Eu quis usar este tipo de encordoamento assim fora do normal porque li que o guitarrista de nile, karl sanders, usa em toda as guitarras dele 010-013-017-030-050-070 e toca em Drop A. Grande parte das guitarras que ele usa sao de escala 24.75, e tem um som muito porreiro que me cativou a fazer esta experiencia.

De qualquer maneira dou-te a razao de que é 1a afinaçao esquisita, consigo fazer power chords na boa sem problemas.... agora alguns acordes assim como um La7 ou um Dom nao saem tao bem como numa guitarra com um conjunto 012-052 pe.

Em relaçao as molas, eu so tinha 3 molas no meu floyd. Tive a guitarra afinada em Drop B durante muito tempo, o setup tinha sido feito por mim e o encordoamento era 1 conjunto de 7 cordas tirando a 6a corda (010-013-017-030-042-060). Funcionava perfeito!!!! fazia divebombs, bends,etccc e nunca desafinava.

Mencionaste guitarras baritonas, gostaria de ter uma. nem que fosse uma scheter de 7 cordas que tem escala 26.5 ou entao uma Esp/ltd. essas guitarras é que sao optimas para afinar em SI, alias penso que vÊm nessa afinaçao ,ou em LA, ja de fabrica.



por estas bandas temos um guitarrista que tem uma baritono com cordas 0.13


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