Instrumentos raros/pouco convencionais - Dúvidas, informação, técnicas

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Avatar do Utilizador
Saeglopur
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 530
Registado: terça jul 01, 2008 5:15 pm
Localização: Dunwich

Instrumentos raros/pouco convencionais - Dúvidas, informação, técnicas

Mensagempor Saeglopur » terça ago 25, 2009 12:37 am

Ora, venho aqui postar pois tenho-me deparado com algumas dúvidas e lack of information em relação a uma série de instrumentos que gostaria de adquirir um dia, ou pelo menos saber onde os posso adquirir a um preço justo e com alguma qualidade, sem ser aldrabada.

Este tópico também pode servir para postarem as vossas dúvidas/informações relativas a algum tipo de instrumento mais invulgar sobre o qual queiram saber mais/dar a conhecer. Eu neste momento tenho algumas perguntas a fazer.

Hang

Imagem

Alguns de vocês já devem ter visto este instrumento pelas ruas da Europa, que não só é muito recente como também produz um som absolutamente envolvente e hipnotizante. Sei que custam para cima de 1000 euros e que são muito raros de encontrar. Conheci uma pessoa que adquiriu um, mas foi pura sorte e acaso. Sei que é um pouco improvável que me possam ajudar nesta demanda, mas aqui fica a dica.

Oud

Imagem

É um instrumento muito usado nos países do Médio Oriente (este já é mais fácil de encontrar), mas também devido à minha ignorância, não sei qual o preço habitual e onde os encontrar relativamente bons e baratos.

Sítar

Imagem

Este não seria tanto para adquirir (pelo menos num futuro próximo), apenas curiosidade minha para saber onde os obter, cá em Portugal (se é que existe algum sítio, sem ter de mandar vir de fora).

Gostava também de saber onde encontrar outros instrumentos, mas por agora não me vou esticar mais.

Posso estar enganada, mas em relação a tambores artesanais (nunca sei o nome deles, são todos diferentes), será mais fácil encontrá-los em feiras temáticas/artesanais, talvez.

De qualquer das formas, usem este tópico para partilhar o vosso conhecimento ou expôr as vossas dúvidas.
Imagem

Evoked

Re: Instrumentos raros/pouco convencionais - Dúvidas, informação, técnicas

Mensagempor Evoked » terça ago 25, 2009 12:39 am

Bom tópico mesmo, gosto muito do hang.
Adoro simplesmente o som dele, é algo genial.

Gosto deste:
Imagem

Xun

O Xun é o mais antigo instrumento musical de sopro da China e tem cerca de 7 mil anos de história.

O Xun vem de um tipo de instrumento de caça. Na antiguidade, as pessoas amarravam uma pedra ou bola de barro e lançavam para caçar pássaros e animais. Algumas pedras produziam sons quando giravam com a corda. Outras pessoas sopravam a pedras vacuás para divertimento. Pouco a pouco este tipo de instrumento de caça tornou-se o Xun.

O Xun primitivo foi feito de pedra ou ossos de animais ou cerâmica em formas achatada, elipse, global e de peixe ou pêra. O Xun em forma de pêra é mais popular.

O Xun de base plana tem um orifício de sopro na parte superior e vários outros nas partes laterais. O mais antigo Xun só tinha um orifício de sopro e um no corpo. Em século três, antes do Cristo , apareceu o Xun com seis orifícios.

Em fins da década de 30 do século 20, o professor do Conservatório Musical da China , Cao Zheng começou a produzir o Xun de cerâmico. Com base do Xun em forma de pêra, o professor Cheng Cong projectou novo Xun de nove orifícios com cerâmica violeta da cidade de Yixing, Província de Jiansu. Além de manter a forma e estilo antigo, o novo Xun pode exprimir músicas de baixo timbre. Além disso, o novo Xun têm seus orifícios colocados de forma regular, satisfazendo os hábitos de interpretação dos artistas da atualidade.

Avatar do Utilizador
Necurat
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 812
Registado: sábado set 30, 2006 12:21 am
Localização: VR

Re: Instrumentos raros/pouco convencionais - Dúvidas, informação, técnicas

Mensagempor Necurat » terça ago 25, 2009 12:41 am

Imagem

<3
रघुपित राघव राजाराम पतित पावन सीताराम सीताराम सीताराम भज प्यारे तू सीताराम ईश्वर अल्लाह तेरो नाम सब को सन्मित दे भगवान

If I am good I could add years to my life / I would rather add some life to my years

Avatar do Utilizador
Saeglopur
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 530
Registado: terça jul 01, 2008 5:15 pm
Localização: Dunwich

Re: Instrumentos raros/pouco convencionais - Dúvidas, informação, técnicas

Mensagempor Saeglopur » terça ago 25, 2009 12:44 am

Evoked Escreveu:Bom tópico mesmo, gosto muito do hang.
Adoro simplesmente o som dele, é algo genial.


Tive a oportunidade de tocar num há uns dias atrás, e já dantes tinha ficado completamente absorvida quando vi uns quantos gajos a tocar. Era capaz de ficar horas a ouvir aquilo. Mas nem na net encontro álbuns/compilações de hang, apenas encontro coisas soltas. É mais que genial, diria mesmo etéreo e transcendente :mrgreen:
Imagem

Neburis [RIP 2010/07/17]

Re: Instrumentos raros/pouco convencionais - Dúvidas, informação, técnicas

Mensagempor Neburis [RIP 2010/07/17] » terça ago 25, 2009 7:36 pm

Alguém me diz onde encontro Ocarinas ou instrumentos similares?
Imagem

Se sim, aonde e porque preços aproximadamente?


Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes