Ter opinião
É verdade, soa. Censura soa sempre mal.
Mas dourar a pílula não ajuda as pessoas a compreender a questão fundamental: a liberdade de expressão não é absoluta. Uma coisa são espaços públicos ou imprescindiveis (como por exemplo, o local de trabalho). E mesmo nesses, a liberdade de expressão tem alguns limites impostos pela Constituição..
Outra coisa são espaços privados e dos quais podemos prescindir. Como a casa do vizinho ou este fórum. Nesses, aceitamos as regras do dono ou vamos para outro sitio. E não há nenhum problema com isso, porque temos a liberdade para o fazer sem consequências.
E as regras deste são como são. Não porque sejamos pequenos Mussolinis, mas porque estamos conscientes -- como muitos dos utilizadores -- da dificuldade em gerir os conflitos entre utilizadores e das consequências de conflitos continuados neste tipo de espaço.
Dai, adoptamos uma solução pragmática: cortar possiveis problemas pela raíz.
Limitador? Claro.
Aceitável? Bem.. estão cá não estão?
Mas dourar a pílula não ajuda as pessoas a compreender a questão fundamental: a liberdade de expressão não é absoluta. Uma coisa são espaços públicos ou imprescindiveis (como por exemplo, o local de trabalho). E mesmo nesses, a liberdade de expressão tem alguns limites impostos pela Constituição..
Outra coisa são espaços privados e dos quais podemos prescindir. Como a casa do vizinho ou este fórum. Nesses, aceitamos as regras do dono ou vamos para outro sitio. E não há nenhum problema com isso, porque temos a liberdade para o fazer sem consequências.
E as regras deste são como são. Não porque sejamos pequenos Mussolinis, mas porque estamos conscientes -- como muitos dos utilizadores -- da dificuldade em gerir os conflitos entre utilizadores e das consequências de conflitos continuados neste tipo de espaço.
Dai, adoptamos uma solução pragmática: cortar possiveis problemas pela raíz.
Limitador? Claro.
Aceitável? Bem.. estão cá não estão?
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!
When in doubt, ban!
-
Dygon
- Metálico(a) Compulsivo(a)
- Registado: domingo dez 28, 2003 6:14 pm
daphra Escreveu:talvez devessemos pensar que a pessoa que responde a um post nosso não tem, necessariamente, o objectivo de atacar as nossas convicções nem de diminuir o valor que cada um de nós dá aquilo em que acredita.
Quero pedir desculpa aos admistradores do forum pela minha reacção impulsiva e drástica dos meus 2 ultimos posts.
Mas fiquei profundamente ofendida com a resposta a uma simples constatação. Acho que não ofendi ninguem ao dizer k defendiam mais o cor-de-laranja e por não ver mal em ter um cor política.
Dp daí excedi-me bastante e sinceramente estou arrependida, especialmente da última.
Mas se eu reagi mal, as respostas seguintes foram ainda mais baixas.
E não quero mesmo avivar a discussão, simplesmente explicar a minha posição e actuação ao longo daquele topico.
Caso não tenham percebido, bloqueei o tópico porque ambas passaram dos limites.
Mas ok, já disseram as duas de sua justiça neste tópico.
Agora, próximos posts (de qualquer um) do género "foi ela que começou" ou "ela foi pior que a outra" vão ser apagados.
Mas ok, já disseram as duas de sua justiça neste tópico.
Agora, próximos posts (de qualquer um) do género "foi ela que começou" ou "ela foi pior que a outra" vão ser apagados.
Última edição por raxx7 em quinta jul 08, 2004 10:13 pm, editado 1 vez no total.
When in doubt, ban!
When in doubt, ban!
-
YX [RIP]
YX Escreveu:O que talvez as pessoas não se tenham apercebido é que durante os posts estavam disfarçados o que considerei insultos à minha pessoa, nomeadamente referentes a certas opções que fiz. Não se aperceberam porque não me conhecem
Isto não é uma continuação do assunto anterior nem é dirigido especialmente à YX, apesar de a estar a citar. Mas estas duas frases dela relembraram-me outro aspecto dos conflitos entre utilizadores num espaço destes. E já que estou numa de falar sobre isso..
Não é a primeira vez nem será a última que alguém se queixa de ter recebido insultos que passam despercebidos à generalidade dos utilizadores, porque não conhecem o suficiente das pessoas em questão.
Isto é, infezlimente, uma situação normal num fórum destes. Mas tenham presente, antes de decidirem reagir, que a maioria dos utilizadores (provavalmente incluindo a administração) não se apercebe do problema.
Nós não somos omniconscientes e este tipo de situação já incorreu nalgumas exclusões de utilizadores, exclusões essas que poderiam ter sido evitadas se tivesse havido algum sangue-frio por parte dos mesmos utilizadores.
When in doubt, ban!
When in doubt, ban!
- Human
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: quinta jun 24, 2004 3:09 pm
- Contacto:
pois. mas é dificil ter sangue frio quando o que está em jogo é hipocrisia e o cinismo (isto não tem nada a ver com esta recente "batalha"; e tambem não é dirigida a nenhum administrador daqui).
é natural que em foruns tem de haver umas certas restrições ( por favor não uses a palavra censura, pois isso causa arrepios). é perfeitamente normal. mas quando se apagam mensagens porque não se gosta do sarcasmo que foi utilizado, sem haver ofensas a ninguem, isso aí sim é censura e abuso do poder . Não pretendo começar mais uma "flamewar", mas apenas dar a minha opinião.
é natural que em foruns tem de haver umas certas restrições ( por favor não uses a palavra censura, pois isso causa arrepios). é perfeitamente normal. mas quando se apagam mensagens porque não se gosta do sarcasmo que foi utilizado, sem haver ofensas a ninguem, isso aí sim é censura e abuso do poder . Não pretendo começar mais uma "flamewar", mas apenas dar a minha opinião.
- Quetzalcoatl
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: sexta mai 16, 2003 1:36 pm
Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 50 visitantes