2009.02.16 a 03.01 - FANTASPORTO - Porto

Avatar do Utilizador
Audiokollaps
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1215
Registado: sábado dez 13, 2008 9:37 pm

2009.02.16 a 03.01 - FANTASPORTO - Porto

Mensagempor Audiokollaps » quarta fev 11, 2009 10:36 pm

A edição de 2009 que se realiza entre os próximos dias 16 de Fevereiro e 1 de Março e em vésperas da grande comemoração, em 2010 do seu 30º aniversário vão olhar as cidades criadas pelo cinema, num ciclo denominado “Cinema e Arquitectura” e no qual vão participar em mesas redondas e workshops diversos arquitectos de renome Mundial, num programa cujo comissário será o Arquitecto Jorge Patrício.


Vamos também reviver experiencias memoráveis do festival que criaram, pode-se dizer, um autêntico um mito. Jorg Buttgereit, o criador de “Nekromantik” vem ao Fantas, duas décadas depois dos críticos portugueses terem dito que “haviam descoberto um cineasta, quando iam à procura de cinema ‘gore’”.
O Fantasporto 2009 olha, também, o “mau da fita”, que na verdade é um dos melhores realizadores portugueses, José Fonseca e Costa e, em vez de escolhermos um país para homenagearmos... demos um salto à Galiza... e, acreditem que vão ficar surpreendidos com o que se produz mesmo aqui ao lado. Para fechar este núcleo de mostras iremos homenagear a título póstumo Mario Bava, através do seu filho Lamberto, com a exibição de cinco dos seus filmes mais famosos, trazendo ao Fantas o cinema terror italiano que, nos últimos anos tem trazido aos espectadores do festival fortes “arrepios” e muito “gozo”.


Programação:

Grande Auditório do Rivoli - Teatro Municipal

PRÉ-FANTAS

Segunda-feira, 16 de Fevereiro

21.15h - Blade Runner – Ridley Scott – EUA, HK – 117 min CINEMA E ARQUITECTURA
Antestreia Europeia no Fantasporto 1982, este é seguramente o grande filme de culto do festival. Para que um filme genial se transforme num filme de culto, não basta que seja uma obra prima. É preciso que desencadeie uma paixão intensa e duradoura. E esse estado de graça é raro. Mas há filmes que entram no nosso imaginário e marcam definitivamente a memória cinéfila. ”Blade Runner” é um desses raros filmes, um ícone do Fantasporto. Símbolo da nossa concepção de cinema e da nossa visão do fantástico e do imaginário. Simbiose perfeita de uma novela extraordinária de Philip K. Dick “Do androids dream of electric sheep?” recriada, mais que adaptada para cinema, por um cineasta de talento que é Ridley Scott e tudo sob a sonoridade de uma das mais fantásticas bandas sonoras de sempre da autoria de Vangelis.
23.30h - The Island – Michael Bay – EUA – 136 min CINEMA E ARQUITECTURA
É mais fácil pensar as cidades em papel e em ecrã do que as construir. O cinema com os seus efeitos digitais e visuais tem permitido visualizar futuros alternativos, de que este "The Island" é um dos exemplos. "The Island" tem a realização do muito eficaz Michael Bay, criador de blockbusters como "Armageddon" (1998) ou “Pearl Harbour" (2001).

Terça-feira, 17 de Fevereiro

18.00h – CONFERÊNCIA
A ARQUITECTURA DO FUTURO 1
Comissariado pelo arquitecto JORGE PATRÍCIO MARTINS e com o apoio da ORDEM DOS ARQUITECTOS
oradores a anunciar
21.15h - Dark City – Alex Proyas – Aus, EUA – 100 min CINEMA E ARQUITECTURA
Antesteria Mundial no Fantasporto. Um dos grandes filmes de ficção científica de todos os tempos. Uma sociedade criada para iludir os humanos. O realizador Alex Proyas (“The Crow” e “I, Robot”) imagina um mundo negro e assustador. Uma outra visão dos espaços que nos rodeiam para a arquitectura projectar o futuro da humanidade. Em “Dark City” um homem luta contra memórias do seu passado, incluindo uma mulher que ele não consegue recordar. Num mundo que mais parece um pesadelo, sem sol e governado por seres com poderes telequinéticos que querem a roubar alma dos homens, John Murdoch não vai desistir até deslindar o mistério.
23.30h - I Am Legend – Francis Lawrence – EUA, Austrália – 101 min CINEMA E ARQUITECTURA
A ficção-científica sempre foi o espaço para a utopia da arquitectura. Will Smith sozinho numa Nova Iorque Pós apocalíptica infestada de seres estranhos. Servido por renovados e espectaculares efeitos visuais, "I am Legend" foi também um dos grandes exitos do mais recente cinema norte-americano.

Quarta-feira, 18 de Fevereiro

21.15h - Blindness – Fernando Meirelles – Can, Bra, Jap – 120 min CINEMA E ARQUITECTURA
José Saramago, Prémio Nobel da Literatura, hesitou em deixar adaptar o seu “Ensaio sobre a Cegueira” (1995) ao cinema. Como pôr em filme a intrincada história de humanidade e, sobretudo, de desumanidade, sobre gente que não tem um olhar sequer? O desafio foi ganho pelo realizador Fernando Meirelles, realizador de “Cidade de Deus” e pelo realizador e argumentista Don McKellar que o Fantasporto conhece do premiado “Last Night”. Julianne Moore é a lutadora mulher do médico, a única que não cega, a única que vê uma viagem de crescente horror.
23.30h - Immortel – Enki Bilal – Fra, Ita, GB – 102 min CINEMA E ARQUITECTURA
O designer e homem da BD Enki Bilal traz-nos em “Imortel” um dos melhores exemplos do conceito arquitectónico aplicado à banda desenhada e, neste caso ao cinema de animação. Os seus trabalhos de que se destacam os publicados na revista Heavy Metal, têm uma marca inconfundível de arquitecto. A transição para o cinema era inevitável. Depois da experiência de "Tykho Room" e sobretudo de “Bunker Palace Hotel", ambos exibidos no Fantas, Bilal reinventa o género ao fazer um filme híbrido onde personagnes reais (como Charlotte Rampling) inteferem e coexistem com CGIs numa Nova Iorque futurista.

Quinta-feira, 19 de Fevereiro

18.00h - CONFERÊNCIA
A ARQUITECTURA DO FUTURO 2
Comissariado pelo arquitecto JORGE PATRÍCIO MARTINS e com o apoio da ORDEM DOS ARQUITECTOS
oradores a anunciar
21.15h - Breaking and Entering – Anthony Minghella – GB, EUA – 120 min CINEMA E ARQUITECTURA
Para a história ficará como o último filme de um malogrado Anthony Minghella, no apogeu da sua carreira. Para os seus fãs é um filme menor, bem distinto dos mega-sucessos de “The Talented Mr. Ripley” e “The English Patient”. Para os amantes da arquitectura é um interessante ensaio sobre a renovação urbana de Londres, e o confronto entre o antigo e o moderno, a tradição e a mudança, apesar das visões da cidade ser um aspecto marginal à ficção do filme. História “sui generis” de uma Londres multicultural onde a marca étnica é ainda muito forte, não deixa de ser surpreendente ver-se uma Juliette Binoche “vestida” de emigrante albanesa que faz serviços de costura e não menos perturbante a paixão que se desenvolve entre ela e o arquitecto.
23.30h - Artificial Inteligence: AI – Steven Spielberg – EUA – 146 min CINEMA E ARQUITECTURA
Qualquer filme de Spielberg é sempre uma obra-prima. E, particularmente quando baseado a partir de uma planificação cuidada de Kubrick. Se nenhum robot conseguia ser demasiado humano para Kubrick, para Spielberg Haley Joel Osment era suficientemente robot para que o papel deste Pinóquio futurista lhe assentasse como uma luva. Tendo o filme sido analisado nas múltiplas leituras mais imediatas – a relação homem-máquina, os sentimentos e as emoções no futuro, os valores e as suas crises – a sua inclusão neste ciclo permite uma reflexão sobre aspectos menos usuais no olhar da arquitectura.

FANTASPORTO

Sexta-feira, 20 de Fevereiro

20.30h – SESSÃO DE ABERTURA FANTASPORTO 2009
The Wolf Man – Joe Johnston – EUA – 10 min (excerto) - ESTREIA MUNDIAL
Os actores Benicio Del Toro, Anthony Hopkins e Emily Blunt são os protagonistas deste thriller de terror que estreia nos Estados Unidos no final de 2009. O público do Fantasporto vai poder ver um excerto do filme que traz de volta o mito do lobisomem.
CHE - The Argentine – Steven Soderbergh – Esp, Fra, EUA – 126 min
“Che” é o olhar do mais independente dos realizadores americanos sobre a lenda de um dos grandes revolucionários do século XX. Depois da trilogia “Oceans”, Steven Soderbergh não resistiu ao fascínio da vida romanesca, aventurosa e apaixonante deste argentino sem pátria que continua sendo um mito para sucessivas gerações. Reconstituir a cruzada deste guerrilheiro desde o desembarque numa Cuba dominada pelo regime autocrático e pró-americano de Fugencio Batista, até à tomada do poder em Havana, passando pela guerrilha na mítica Sierra Maestra, foi a aposta desta saga épica, de que “The Argentine” é a primeira parte.
23.30h - The Deal – Steven Schachter – Can, EUA – 98 min SR
Meg Ryan (nomeada para três Globos de Ouro por "When Harry Met Sally…", "Sleepless in Seatle" e "You've Got Mail") e William H. Macy (nomeado para Oscar por "Fargo") são duas das estrelas deste autêntico festival de interpretações onde podemos encontrar ainda Elliot Gould e LL Cool J. "The Deal" é uma comédia sobre o cinema, os negócios e as vigarices que em torno dele se fazem.
01.15h - Blade Runner – Ridley Scott – EUA, HK – 117 min CINEMA E ARQUITECTURA
Antestreia Europeia no Fantasporto 1982, este é seguramente o grande filme de culto do festival. Para que um filme genial se transforme num filme de culto, não basta que seja uma obra prima. É preciso que desencadeie uma paixão intensa e duradoura. E esse estado de graça é raro. Mas há filmes que entram no nosso imaginário e marcam definitivamente a memória cinéfila. ”Blade Runner” é um desses raros filmes, um ícone do Fantasporto. Símbolo da nossa concepção de cinema e da nossa visão do fantástico e do imaginário. Simbiose perfeita de uma novela extraordinária de Philip K. Dick “Do androids dream of electric sheep?” recriada, mais que adaptada para cinema, por um cineasta de talento que é Ridley Scott e tudo sob a sonoridade de uma das mais fantásticas bandas sonoras de sempre da autoria de Vangelis.

Sábado, 21 de Fevereiro

15.00h - Choke – Clark Gregg – EUA – 89 min SR
Victor arranjou um expediente para pagar o tratamento da mãe que sofre de Alzheimer: finge que se engasga quando janta em restaurantes caros. Há sempre quem o salve. Frequenta ainda centros de ajuda para viciados em sexo e trabalha num parque temático.
O argumento é baseado no livro com o mesmo nome de Chuck Palahniuk, o mesmo de “Fight Club” e conta com Sam Rockwell no principal papel. Selecção do último Festival de Sundance.
17.00h - Anyone There – Holger Frick – Ale – 9min 35 seg CF CURTAS
Violeta estava ansiosa por passar um belo fim-de-semana na mansão de um amigo. O que ela não estava à espera era de ser perseguida por um assassino em série. Mas, será que não estava?
Walled In – Gilles Paquet-Brenner – EUA, Fra, Can – 92 min CF
Uma jovem engenheira de demolições é mandada para um local inóspito estudar o modo como deve fazer desaparecer um edifício. Mas não é um edificio qualquer. Nele, houve há alguns anos uma série de mortes que incluiram o próprio arquitecto da casa, e que é agora um bloco de apartamentos quase desabitado. O mais tenebroso não foram os assassínos. Foi o modo como essas quinze pessoas morreram, emparedados vivos em cimento.
19.00h - Virus Undead – Wolf Wolff, Ohmuthi – Ale – 75 min CF - ESTREIA MUNDIAL
Cuidado! Os pássaros estão a atacar, mas não são os de Hitchcock. Inspirado muito livremente no grande mestre do suspense, “Virus Undead” é série B no seu melhor. O céu escurecido por bandos de aves é o primeiro sintoma que profetiza a chegada da morte. Algumas aves começam a tombar inexplicavelemnte mortas, enquanto outras possuídas por uma fúria assassina começam a atacar as pessoas desprevenidas. Robert e dois amigos vão a caminho da mansão do avô, uma das vítimas desses ataques.
21.15h - Vanaja – Rajnesh Domalpalli – Ind, EUA – 111 min SR
Este foi o prémio para a Melhor Primeira obra do Festival de Berlim de 2007. Uma jovem pobre tem a sorte de ir trabalhar para a casa da senhora mais rica da terra. No entanto, grávida do filho desta, a vida corre-lhe mal. Vagueando entre o mundo dos ricos e o dos pobres, este filme mostra retratos humanos de grande intensidade, em que as personagens principais e secundárias se apresentam no melhor e mais variado de que o ser humano é capaz. Um filme esplendoroso e cativante.
23.15h - Next Floor – Denis Villeneuve – Can – 12 min CF CURTAS
No decorrer de um luxuoso e opulento banquete, onze pomposos convidados participam naquilo que parece ser um ritual gastronómico. Neste absurdo e grotesco universo, uma inexperada sequência de eventos vão desestabilizar esta interminável sinfonia da abundância.
The Unborn – David S. Goyer – EUA CF
Produzido pela Universal Pictures e estreado neste ano nos Estados Unidos, chegou logo na sua primeira semana de exibição ao topo do box office. Às vezes a alma dos mortos está tão carregada de maldade e de pecado que lhe é negada a entrada no Céu. Essas almas estão condenadas a deambular no fonteira entre o mundo dos mortos e o dos vivos, à procura de um novo corpo para habitar. E, por vezes é isto que acontece! David S. Goyer, o realizador de “Blade: Trinity” e co-argumentista de “Batman Begins” e “The Dark Knight”, lança um assustador olhar ao mundos dos mortos-vivos.
01.15h - Nightmare Detective 1 – Shynia Tsukamoto – Jap – 106 min AE
Nightmare tem a maldição de penetrar nos sonhos das pessoas. Mas esse dom é perigoso demais. Uma série de mortes inexplicáveis perturba a polícia. Realização de
Shinya (“Tetsuo”) Tsukamoto. Imperdível. Um filme já com a chancela de “culto”.

Domingo, 22 de Fevereiro

15.00h - Bellini e o Demónio – Marcelo Galvão– Bra – 120 min CF
O cinema brasileiro está a passar pelo renascimento, sobretudo no fantástico com o êxito em Veneza de Mojica Marins e este "Bellini e o Demónio". Filme feito de paixões cinéfilas e de livros de cordel, este é um thriller que prende o espectador à narrativa. Bellini acabou de receber de trespasse uma agência de detectives falida. Está atolado em dívidas, sem clientes e tem uma enorme capacidade para arranjar encrencas. Um dia um estranho cliente contrata-o para que ache um misterioso livro perdido. Com Fábio Assunção, actor de telenovelas como "Celebridade" ou "Paraíso Tropical".
17.15h - Nightmare Detective 2 – Shynia Tsukamoto – Jap – 102 min OE
Os pesadelos nunca estão verdadeiramente terminados, veja-se o exemplo de Elm Street. Não admira pois que muitos não queiram adormecer porque o sono, como dizia Shakespeare, pode ser a antecâmara da morte. Também Kyoichi, o detective saído da imaginação prodigiosa e criativa de Shynia Tsukamoto, continua a sua saga na fronteira entre sonho e realidade. Este é o mais recente filme deste, que é considerado um dos mais importantes representantes do cinema oriental no Mundo, realizador que o Fantasporto deu a conhecer à Europa desde 1991 com o seu primeiro filme “Tetsuo”.
19.00h - Takut: Faces of Fear – Riri Riza, Raditya Sidharta, Rako Prijanto, The Mo Brothers, Robby Ertanto, Ray Nayoan – Indonésia – 90 min OE
A grande surpresa deste Fantasporto pode bem vir da ainda desconhecida cinematografia indonésia. Brian Yuzna aceitou o desfio de produzir o primeiro filme de terror indonésio e os resultados são espectaculares. Reuniu sete realizadores em seis histórias com o terror e o fantástico como denominador comum.
21.15h - The Chaser – Hong-jin Na – Cor Sul - 125 min OE
Aplaudido em Cannes e já vendidos os direitos para o seu remake americano, "The Chaser" é a renovada aposta do cinema coreano na vertente do thriller. A inspiração para esta história veio da vida real. No conturbado bairro onde o cineasta vivia, uma noite uma mulher gritava desesperadamente por socorro. Ninguém respondeu ao seu apelo e no dia seguinte foi encontrada morta, com sinais de extrema violência. Em torno deste “fait divers” fatal, se constrói a narrativa.
23.15h - The Wrestler – Darren Aronofsky – EUA – 109 min SR
Vencedor do Leão de Ouro de Veneza, com três nomeações para os Globos, "The Wrestler" marca o retorno triunfal de Mickey Rourke ao ecrã sob a direcção de um dos grandes autores americanos da actualidade. Depois de Scorcese ter filmado o mundo do boxe em "Raging Bull" é a vez do espectáculo de wrestling ter a sua obra-prima, pela mão do nosso bem conhecido Darren Aronofsky, realizador de “Pi” e de “Fonte da Vida” ambos exibidos no Fantasporto e vencedores de diversos prémios.

Segunda-feira, 23 de Fevereiro

15.00h – Hair High – Bill Plympton – EUA – 77 min
O rei da animação truculenta, Bill Plympton, conta uma história próxima do universo de Stephen King, sobretudo de “Carrie”. No entanto, o tom é de comédia e de terror gótico, em ambiente estudantil. Cherri e Rod, são os mais populares do Liceu. Snud, o caloiro, inadvertidamente desafia o seu poder. Como castigo pela sua ousadia, é condenado a tornar-se “escravo” de Cherri. Os nossos medos invadem o écran, num delírio visual à Plympton.
17.00h - The Vanished Empire – Karen Shakhnazarov – Rus – 105 min SR
Cinema grande espectaculo como já nos habituou este senhor, também, dono da Mosfilme é actualmente o embaixador do cinema russo no Mundo. Pelo quato ano consecutivo vem até ao Porto apresentar em antestreia mundial o se último filme. Nos anos setenta o império soviético estava no seu apogeu e a Guerra Fria no auge. Três jovens estudantes universitários vivem uma existência aparentemente normal com os seus romances, anseios e dificuldades, sem se aperceberem da tempestade que se avizinha. O império está a desagregar-se e as suas vidas vão ser confrontadas com uma nova realidade em que as mudanças são a única certeza.
21.15h - Moscow, Belgium – Christophe Van Rompaey – Bel – 102 min SR
Van Rompaey é um velho amigo do Fantas. Já venceu o Grande Prémio de Curta Metragem, foi membro do Júri e volta agora com a sua primeira longa metragem.
É um dos filmes que nos põe de bem com a vida. Drama do quotidiano com um toque terno de comédia e de romantismo, foi uma das grandes revelações da Semana da Crítica de Cannes. No centro desta história de gente vulgar está Matty, uma mulher a viver um momento crítico da sua vida familiar. O marido está na crise de meia-idade. A filha mais velha está na adolescência, a mais nova pensa que já está na adolescência e o filho nunca mais chega à adolescência.
23.15h - Mama – Andy Muschietti – Esp – 3 min 31 seg CF CURTAS
Uma manhã Victoria é acordada pela desesperada irmã Lily. Ela quer que saiam as duas de casa. Alguém está de regresso e espera por elas num dos cantos escuros da casa.
Sexykiller, morirás por ella – Miguel Marti – Esp - 100 min CF
Quem se lembra de Macarena Gomez? A protagonista de “Dagon” de Stuart Gordon que tanto êxito fez aquando da sua estadia no Porto? Ao estilo dos western de Clint Eastwood, manejando as armas como ninguém, ela está de volta. Macarena, a protagonista desta louca história combina a mente criminosa de Hannibal Lecter com o guarda-roupa de Paris Hilton. É assim que Barbara, a última geração de sexy serial killer, se define. Bárbara, uma sensual estudante de medicina que ainda não perdeu a sua fixação infantil pelo universo Barbie, é a desconcertante responsável por uma sangrenta onda de crimes que assola o campus universitário. Delirante e muito...muito...divertido.
01.15h – Quarantine – John Erick Dowdle – EUA – 89 min AE
Tendo sido um dos filmes mais premiados nos festivais de fantástico no ano de 2008 e um enorme sucesso de bilheteira na Europa, "REC" estava destinado a ter os direitos comprados para uma adaptação americana da história. "Quarantine" é o resultado da transposição do enredo de Barcelona para Los Angeles, mantendo intacta a estrutura da narrativa, as personagens e a situação. Ângela Vida, jornalista encarregada de preencher as noites televisivas, está de visita a um quartel de bombeiros. Assustador, muito assustador. Escrito por Jaume Ballagueró que prepara já o seu REC 2.

Terça-feira, 24 de Fevereiro

15.00h - Hold your Fire – Wes Benscoter – EUA – 8 min CF CURTAS
Um soldado fantasma, que vagueia por um campo de batalha coberto por um estranho nevoeiro, arranja problemas, quando se depara com uma rapariga japonesa bem mais perigosa que aquilo que ele pensava.
Prime Time – Luis Calvo Ramos – Esp – 105 min CF
A ficção copia a realidade ou será que é a realidade que se inspira na ficção? Será a TV o espelho da sociedade e os reality shows uma realidade virtual que antecipa o futuro que nos espera? Depois de "Big Brother" e outros concursos que devassaram a intimidade e privacidade dos concorrentes, "Prime Time" transpõe a última barreira. Um concurso onde os concorrentes são voluntários à força. Todos eles escondem um segredo e um crime e agora estão sequestrados à mercê das audiências! Genial.
17.00h - Absurdistan – Veit Helmer – Ale – 88 min CF
Sempre entre o burlesco e o assunto sério, este é o novo filme de Veit Helmer, realizador que, com “Tuvalu”, ganhou o Prémio Especial e o Prémio do Público do Fantasporto em 2000. E novamente somos confrontados com o seu original olhar do mundo em que vivemos.
19.00h - Astropia – Gunnar B. Gudmundsson – Isl, GB, Fin – 92 min CF
Como é possível um filme islandês tornar-se um blockbuster internacional? A fórmula é simples. Em primeiro lugar a actriz principal foi Miss Islândia e é uma bem sucedida apresentadora de TV, com uma sensualidade nórdica vulcânica. Em seguida faz-nos mergulhar no universo de Dungeons & Dragons. Por último é uma comédia despretenciosa, divertida e que pisca o olho a todos os amantes do cinema fantástico.
21.15h - The Escapist – Rupert Wyatt – GB, Ire – 102 min SR
Frank Perry é um condenado a prisão perpétua, da qual apenas cumpriu 12 anos. Quando a filha tem graves problemas e fica doente, Perry sente que tem de a ver antes que seja tarde. Para isso, há que fugir da cadeia. Assim, contacta um grupo de prisioneiros, todos eles com histórias de fugas, mas que, para complicar tudo, se detestam entre eles. Em comum, apenas um desejo, a fuga. Com Brian Cox e Seu Jorge nos principais papeis.
23.15h - The Facts in the Case of Mister Hollow – Rodrigo Godiño, Vincent Marcone – Can – 6 min CF CURTAS
Uma simples imagem conta uma história completa. Este filme visualmente arrasador centra a sua história numa fotografia dos anos 30. Uma investigação aos pormenores revela um mosaico de segredos escondidos nos detalhes, e revela um conto de rapto e assassinato capturados num momento assombrado.
Outlander – Howard McCain – EUA CF
Uma das grandes super-produções do ano no campo da ficção científica ainda não estreada nos Estados Unidos. Um guerreiro humanóide vindo de outra galáxia, Kaiman, aparece por acidente na terra dos Vikings e traz com ele um predador, Moorwen. Embora ambos, o humanóide e o monstro procurem vingança pelo que lhes fizeram, vai ser Kaidan quem fornecerá a tecnologia avançada aos Vikings que permitirá a vitória sobre o malvado Moorwen. Na linha de “Beowulf”, “Predator” ou “Braveheart”, este é uma história de bravura e coragem. Com Ron Perlman (Blade) e o homem que já recebeu o Prémio de Carreira do Fantas, o enorme actor, Jonh Hurt.

Quarta-feira, 25 de Fevereiro

15.00h – Monsters and Rabbits – Nicky Lianos – GB – 10.40 min CF CURTAS
Uma história sobre monstros, viagens ao espaço e o que acontece ao amigo imaginário quando se faz o primeiro amigo real...
Le Prince de ce Monde – Manuel Gómez – Bel – 100 min CF
Manu Gomez. Escultor. Pintor. Já mostrou a sua obra na Galeria Almeida Garret. Um amigo do festival. Por cá passaram todos os seus filmes, foi membro do juri. Agora volta com a sua segunda longa metragem. Escrevia Bouleraire "a maior das artimanhas do diabo é fingir que não existe". Um dos sub-genéros mais populares do cinema de terror é o das possessões diabólicas com filmes tão marcantes como "Repulsa", "O Exorcista" e "The Omen". O padre Donato pensa encontrar a paz numa pequena aldeia, longe das tentações mundanas. Mas a baronesa De Bailleux, uma jovem aristocrata ninfomaníaca tem outros planos para o clérigo.
17.00h - Dunya & Desie – Dana Nechushtan – Hol – 94 min SR
O filme candidato da Holanda aos Oscares. O que podia ser um mero filme sobre emigrantes torna-se num verdadeiro documento ficcionado sobre as diferenças entre culturas e como elas podem encontrar um meio de união, mesmo que precário. Duas amigas, uma marroquina e outra holandesa, não podiam ser mais diferentes. Quando a primeira deixa a Holanda para conhecer o futuro noivo que lhe foi destinado pelos pais, dá-se choque.
21.15h - O’Horten – Bent Hamer – Nor, Ale, Fra – 90 min SR
Este é o filme candidato aos Óscares pela Noruega. E é também uma deliciosa tragicomédia mas também um muito sensível olhar sobre uma fase da vida para a qual poucos estão preparados. Odd Horten está a viver as vésperas do dia da reforma. Tudo se prepara para uma última viagem ao comando de uma locomotiva e para um jantar de despedida dos colegas. Ao receber das mãos deles um pequeno troféu, O’Horten repara como as suas expectativas de vida são já tão diferentes dos seus amigos, ainda em actividade.
23.15h - Centigrade – Colin Cunningham – Can – 17 min CF CURTAS
Um homem vive numa velha e estragada roulote. Uma manhã acorda e vê-se a seguir por uma auto-estrada, sendo rebocado por uma misteriosa carrinha “pick up” preta.
Hansel & Gretel – Pil-Sung Yim – Cor Sul - 116 min CF
Com cores saturadas e um ambiente cheio de brinquedos. Mas além disso nada neste “Hansel & Gretel” lembra um conto de fadas. Nem sequer “Alice no País das Maravilhas”… Tudo começa quando um homem tem um acidente e procura ajuda numa casa no meio de um bosque. Aí vivem três crianças, aparentemente abandonadas pelos pais. No entanto, sem telefone e sem meios de contactar o exterior e, pior ainda, sem conseguir alcançar ajuda, o homem torna-se num involuntário protector das crianças.

Quinta-feira, 26 de Fevereiro

15.00h - Idiots and Angels – Bill Plympton – EUA – 78 min CF
Bill Plympton está de volta com a sua ultima longa metragem. Grande amigo do festival a sua vinda, este ano, ajudará a lançar em DVD toda a sua obra, na altura do fantas. Angel é um homem egoísta, abusador e amoral que passa a vida no bar local onde despreza os outros clientes. Um dia, ao acordar, é surpreendido com algo estranho que lhe cresce nas costas - um par de asas. O mais estranho, descobre depois, é que elas o impelem a fazer coisas boas e simpáticas, de facto, uma atentado à sua verdadeira natureza. Descobre ainda que outros as cobiçam por as considerarem um passaporte para a fama e para a riqueza. Que fazer? Mais um belo filme de animação de Bill Plympton, aquele a quem o criador dos “Simpsons” chama de “deus”.
17.15h - Delta – Kornél Mundruczó – Ale, Hun – 100 min SR
Na beleza selvagem e tranquila, um labirinto de pequenas ilhas e de canais. O rio, esse, pertence aos aldeãos de uma aldeia isolada do mundo. Um jovem que dali saíra na infância, busca o que resta da família. Descobre a mãe e uma irmã que desconhecia e decide construir uma casa junto ao delta. Um conto belo e trágico de rejeição mas também de amor. Este novo filme do realizador de “Johanna” conta novamente com a vencedora do prémio da melhor actriz, a magnífica Orsi Tóth. Prémio da Critica do último Festival de Cannes.
21.15h – Exodus – Penny Woolcock – GB – 110 min AE
Como se poderá encarar a sociedade do futuro? Como uma guerra de classes contínua, como uma sociedade uniforme, como um vasto campo de batalha? Para além de “Gattaca” ou de “1984”, o novo filme de Penny Woolcock propõe que pura e simplesmente se metam todos os rejeitados e desprovidos de sorte num campo de concentração, para que os ricos e belos vivam em paz. Mas a que preço se pode fazer isso, como se podem separar os humanos que todos são, que direitos humanos resistirão ao futuro?
23.45h - Vault – Fred Neun – Lux – 10 min CF CURTAS
Nas mais remotas catacumbas dos bancos luxemburgueses, muitos dos cofres permanecem intocáveis por décadas, sem que ninguém saiba o que escondem. Quando um desses cofres começa a fazer estranhos barulhos, um jovem segurança e um vidente descobrem quão negros são os segredos daquele banco.
Eden Lake – James Watkins – GB – 91 min CF
Fez polémica no Reino Unido e despertou o debate para o fenómeno do bullying adolescente. Porque este não é apenas mais um thriller de terror, este é “O” thriller do ano. Encontre-se um lugar de sonho para um romântico fim de semana. Convide-se a professora mais bonita para se fazer o pedido de casamento. Acrescente-se um bando de adolescentes rufiões perversos. A nova Nicole Kidman, a ruiva Kelly Reilly é a protagonista.

Sexta-feira, 27 de Fevereiro

15.00h - PANORAMA DO CINEMA PORTUGUÊS
Escolha Fantasporto produção de 2008
Entre os Dedos – Tiago Guedes, Frederico Serra – Port 100 min
Depois do enorme sucesso de “Coisa Ruim” a obra de estreia da dupla Tiago Guedes e Frederico Serra, uma arriscada incursão no cinema social. Nos destroços do Império e dos traumas pós-coloniais, um casal jovem vive as agruras de uma relação turbulenta, num contexto sócio-económico que os condiciona. Filmado a preto e branco conta nos principais papeis com Filipe Duarte e Isabel Abreu, além de Eunice Muñoz e Gonçalo Waddington, entre outros.
17.00h - Viúva Rica, Solteira não Fica – Por, Bra – 135 min FONSECA E COSTA
Na tradição da comédia de costumes do cinema português da “Idade de Ouro”, uma divertida e moral história de uma bela mulher (a sensual actriz brasileira Bianca Byington), que descobre que o casamento é a melhor forma de enriquecer, ainda que para isso tenha que despachar os maridos. Paixões, casamentos, adultérios e crimes á portuguesa. Conta ainda no elenco com Rogério Samora, Ricardo Pereira, Diogo Dória e José Raposo.
21.15h - Sexykiller, morirás por ella – Miguel Marti – Esp - 100 min CF
Quem se lembra de Macarena Gomez? A protagonista de “Dagon” de Stuart Gordon que tanto êxito fez aquando da sua estadia no Porto? Ao estilo dos western´s de Clint Eastwood, manejando as armas como ninguém, ela está de volta. Macarena, a protagonista desta louca história combina a mente criminosa de Hannibal Lecter com o guarda-roupa de Paris Hilton. É assim que Barbara, a última geração de sexy serial killer, se define. Bárbara, uma sensual estudante de medicina que ainda não perdeu a sua fixação infantil pelo universo Barbie, é a desconcertante responsável por uma sangrenta onda de crimes que assola o campus universitário. Delirante e muito...muito...divertido.
23.15h – Palermo Shooting – Wim Wenders – Ale – 124 min SR
Um filme de Wim Wenders é sempre um espectáculo onde as imagens e a música ocupam um lugar especial pela cinefilia e audiofilia do cineasta. Aqui recupera-se o olhar que foi de Antonioni em "Blow Up" como história de um fotógrafo enquanto metáfora de uma vida. A sua presença no Porto para apresentar este seu último trabalho será também momento para o Fantas poder homenagear o homem de “As Asas do Desejo”.
01.30h - Transsiberian – Brad Anderson – GB, Ale, Esp, Lit – 111 min AE
O cineasta que surpreendeu com “O Maquinista” aceitou o desafio de filmar uma história no mítico transsiberiano. Os comboios sempre foram um lugar de atracção para o cinema. Lembre-se o caso do “Expresso do Oriente”, “Runaway Train” de Konchalovsky ou as carruagens que espalhavam a revolução em “Dr. Jivago”. São espaços claustrofóbicos em movimento que constituem exigentes exercícios de estilo e de realização cinematográfica.
Com um naipe de actores notavel como Woody Harrelson, Emily Mortimer, Ben Kingsley ou Kate Mara “Transsiberian” é sem dúvida um dos grandes filmes do ano e...logicamente deste Fantas.
Sábado, 28 de Fevereiro
15.00h - The Disappeared – Johnny Kevorkian – GB – 96 min AE
A história de um desaparecimento de um jovem perturba o Reino Unido, sobretudo quando há, por ano, cerca de dez mil adolescentes que fogem de casa ou desaparecem definitivamente. Esse é o drama de Matthew. O seu irmão mais novo desapareceu e Matthew não encontra paz. Sobretudo porque começou a ouvir vozes estranhas. Serão elas que o guiarão à solução do mistério. Um dos mais marcantes filmes britânicos do ano.
17.00h - El Greco – Yannis Smaragdis – Gre, Esp – 119 min AE
Candidato nacional pela Grécia aos Óscares, este filme de Yannis Smaragdis é um fresco sobre a história da Europa no século XVI. Mais do que uma biografia do grego Domenicos Theotokopoulos, pintor mais conhecido por “El Greco” e que foi um dos expoente máximos da pintura da Renascença, este filme aproxima-nos também das difíceis relações entre a arte e Santa Inquisição, sempre pronta a descobrir hereges.
Um filme imperdível por quem gosta de arte e...de cinema.
21.00h – SESSÃO DE ENCERRAMENTO FANTASPORTO 2009
Adam Resurrected – Paul Schrader – Ale, EUA, Isr – 106 min
Esta é a estranha história de Adam Stein, um homem que viveu o drama de ser judeu na Alemanha nazi e de ter sobrevivido aos traumas dos campos de concentração. A sua mente ficou afectada e agora está internado num hospital psiquiátrico. Uma invulgar incursão de Paul Schrader por uma vertente do fantástico psicológico, que realça o dom do realizador de criar histórias perturbadoras. Willem Dafoe como comandante nazi do campo de concentração e Jeff Goldblum como o estranho Adam têm duas portentosas interpretações num verdadeiro duelo de actores.
00.15h – FILME PREMIADO NO FANTASPORTO 2009

PÓS-FANTAS
Domingo, 1 de Março

15.00h – FILME PREMIADO
17.00h – FILME PREMIADO
19.00h – FILME PREMIADO
21.15h – FILME PREMIADO
23.15h – FILME PREMIADO



Pequeno Auditório do Rivoli - Teatro Municipal
PRÉ-FANTAS

Segunda-feira, 16 de Fevereiro

21.00h - Black Sunday (The Mask of Satan) – Ita – 87 min MARIO BAVA v.o. leg. ingl.
A primeira obra de Mario Bava. Até chegar aqui o maestro do “giallo” italiano tinha co-realizado vários filmes, além ser fotógrafo em obras de grandes mestres do cinema. “Black Sunday – The Mask of Satan” é a sua estreia. Um dos mais influentes filmes de todos os tempos na área do horror. A actriz britânica Barbara Steel tornou-se num ícone a partir deste pesadelo gótico. Uma obra prima do macabro que mudou a face do cinema fantástico para sempre.
23.00h - Black Sabbath (I Tre Volti Della Paura) – Ita, Fra, EUA – 92 min MARIO BAVA v.o. leg. ingl.
O lendário actor Boris Karloff é o anfitrião deste tríptico de terror onde o maestro volta a inovar em termos de violência visual, erotismo e horror. “O Telefone” é a primeira história. A segunda chama-se “Wurdulak” e tem Boris Karloff, ele próprio, como protagonista. O actor britânico faz de Mark Damon, o patriarca de uma família de vampiros sedentos de sangue. A última história, “A Gota de Água” é uma ode ao terror clássico onde uma enfermeira é assombrada pelo espírito de uma vidente morta.

Terça-feira, 17 de Fevereiro

21.00h - Metropolis – Fritz Lang – Ale – 153 min CINEMA E ARQUITECTURA v.o. leg. ingl.
Não é possível pensar-se a relação entre cinema e arquitectura sem regressar ao mítico "Metropolis" de Fritz Lang, obra prima da ficção científica e do Expressionismo. Para além da parábola humanista sobre a luta de classes e do carácter premonitório dos fantasmas alemães que se começavam a pressentir, "Metropolis" revela-nos um mundo novo numa concepção arquitectónica for a do comum. Os fabulosos cenários na sua grandeza desmesurada e no rigor do seu design, tornam-se um personagem essencial de todo o filme. Por isso, neste ciclo. Não é possível evitar "Metropolis" como ponto de reflexão sobre o futuro das nossas cidades.
23.00h - The Evil Eye (The Girl Who Know Too Much) – Ita - 92 min MARIO BAVA v.o. leg. ingl.
O quarto filme de Mario Bava onde o maestro reinventa o “Giallo”, um dos subgéneros do terror italiano, que vai buscar o nome aos livros policiais dos anos 60 do século passado. Numa alusão clara e assumida a Alfred Hitchcock, não só no nome do filme (“The Girl Who Knew Too Much” em contraponto a “The Man who Knew Too Much” filme de Hitchcock de 1956) como na própria estrutura narrativa, um thriller policial carregado de suspense.

Quarta-feira, 18 de Fevereiro

21.00h - Knives of the Avenger – Ita – 85 min MARIO BAVA v.o. leg. ingl.
Um misterioso guerreiro vicking protege uma jovem mulher camponesa e o seu filho, das garras de um diabólico nobre que reclama o trono do reino de Vikingland, no Século IX. O viking divide-se entre a sede de vingança e o amor pela camponesa. “Knives of the Avenger” é um épico dramático que nos permite ver outra face de Mario Bava. Considerado por muitos críticos de cinema um dos melhores filmes de Bava.
23.00h - Re-cycle – Oxide Pang, Danny Pang – Tai, HK – 108 min CINEMA E ARQUITECTURA v.o. leg. ingl.
De volta ao Fantas este notável filme saudado em Cannes 2006. Os irmãos Pang ficaram conhecidos em todo Mundo por “The Eye” em 2002. O primeiro romance de uma jovem escritora tornou-se um “bestseller” em toda a Ásia. Agora, o desafio é diferente. Que cidade é aquela que se esconde por detrás da realidade?

Quinta-feira, 19 de Fevereiro

21.00h - Código 46 – Michael Winterbottom – GB – 92 min CINEMA E ARQUITECTURA v.o. leg. ingl.
Inédito em Portugal. De Michael Winterbottom, realizador de “24 Hour Party People” e “A Mighty Heart”. Um governo totalitário controla as pessoas através de códigos genéticos. Tim Robbins é um polícia que vai investigar o roubo de uns cartões especiais. A principal suspeita é Samantha Morton.
23.00h - Kill, Baby... Kill – Ita – 85 min MARIO BAVA v.o. leg. ingl.
Um conto de horror alucinante sobre uma remota vila atromentada pela morte de uma criança. Na Roménia do século XIX, um médico é contratado para fazer a autópsia à menina contra a vontade de toda a aldeia. O doutor Eswai e Monica, uma enfermeira que acaba de regressar à vila, fazem uma descoberta assustadora – uma moeda está cravada no coração da rapariga. Dizem as lendas que só assim se poderá morrer em paz.

FANTASPORTO

Sexta-feira, 20 de Fevereiro

21.00h - Bellini e o Demónio – Marcelo Galvão– Bra – 120 min AE v.o. leg. ingl.
Filme de paixões cinéfilas e de livros de cordel, é um thriller que prende de imediato o espectador à narrativa. Bellini acabou de receber de trespasse uma agência de detectives falida. Está atolado em dívidas, sem clientes e tem uma enorme capacidade para arranjar encrencas. Um dia um estranho cliente contrata-o para que descubra um misterioso livro perdido. Com Fábio Assunção, actor de telenovelas como "Celebridade" ou "Paraíso Tropical" e um dos grandes êxitos do mais recente cinema brasileiro.
23.00h - Samurai Avenger: The Blind Wolf – Kurando Mitsutake – EUA – 92 min AE v.o. leg. ingl. - ESTREIA MUNDIAL
Samurai Avenger é uma comédia gore em estado puro, um desvario para “midnight screenings”. Uma encruzilhada espácio-temporal onde se confrontam samurais, zombies, pistoleiros e raparigas de bikini.
01.00h - Schramm – 70 min JORG BUTTGEREIT v.o. leg. ingl.
CONTEM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES
Schramm é um catálogo de perversões sexuais e mentais, bem representativas do universo fantasmático de Buttgereit. Lothar Schramm, taxista, tem uma concepção de que trabalho é trabalho e cognac é cognac. Quando convida alguns dos seus passageiros, criteriosamente seleccionados, para beber um copo a coisa vai piorar. Schramm é um “serial killer” para quem os convidados são a matéria-prima para as suas fantasias de psicopata.

Sábado, 21 de Fevereiro

15.15h - O Hospital – Iván Seoane Romero – 18 min GALIZA v.o. galega
Ollos, Manuel, Castro e Petos acabam de assaltar um banco. Na fuga Petos é ferido com gravidade. Com o objectivo de o tratar decidem ir a um hospital abandonado. O que eles não sabem é que algo maligno vive ali.
Espirito do Bosque – Juan Carlos Pena Babio – 80 min GALIZA v.o. galega
Um poderoso homem de negócios pretende construir uma estrada que atravesse Fraga. A malvada senhora D’Abondo vê assim chegar a sua oportunidade de acabar com a floresta envolvente. Carvalho e os seus companheiros estão em perigo e todos os animais que ali vivem são convocados para salvar o “espírito da bosque”.
17.15h - A Mulher do Próximo – Por – 84 min FONSECA E COSTA v.o. port.
Com a escrita cínica de Miguel Esteves Cardoso, a fotografia de Eduardo Serra, Fonseca e Costa realiza com mestria esta comédia de costumes sobre o Quarto Mandamento: “Não cobiçar a mulher do próximo”. Uma crítica mordaz aos tiques da burguesia através do comportamento de uma família da alta sociedade lisboeta confrontada com a tradição e os novos valores. A brasileira Fernando Torres é a protagonista e torna-se o pivot desta história de decadência moral.
21.00h – Grace – Paul Solet – EUA – 85 min AE v.o. ingl.
CONTEM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES
O filme choque do Festival de Sundace, contém cenas eventualmente chocantes.
Uma mulher grávida que gosta de ver imagens de mutilação de animais na televisão insiste, depois de um acidente, em levar a gravidez até ao fim, mesmo sabendo que o bébé que traz dentro de si já não vive. Uma história de horror sobre o desejo obsessivo de maternidade. Interpretações de Jordan Ladd (“Death Proof” de Quentin Tarantino, “Cabin Fever” de Eli Roth) e de Samantha Ferris cuja carreira na televisão inclui séries como “CSI”, “Smallville” ou “Battlestar Galactica”.
23.00h - Hansel & Gretel – Pil-Sung Yim – Cor Sul - 116 min AE v.o. leg. ingl.
Com cores saturadas e um ambiente cheio de brinquedos. Mas, além disso, nada neste “Hansel & Gretel” lembra um conto de fadas. Nem sequer “Alice no País das Maravilhas”… Tudo começa quando um homem tem um acidente e procura ajuda numa casa no meio de um bosque. Aí vivem 3 crianças, aparentemente, abandonadas pelos pais.
01.00h – Nekromantik - 20 anos depois – 75 min JORG BUTTGEREIT v.o. leg. ingl.
CONTEM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES
O herói trágico deste “cult movie” é Rob Schmadtke, funcionário encarregue de remover cadáveres da via pública. Este emprego permite-lhe ocupar os tempos livres com o seu passatempo predilecto: a necrofilia, fantasia que divide com a namorada em bizarras situações de triângulos amoroso-.

Domingo, 22 de Fevereiro

15.15h - Balada da Praia dos Cães – Por/Esp – 100 min FONSECA E COSTA v.o. port
Do best-seller de José Cardoso Pires, um policial que ficciona um dos mais macabros casos da história criminal portuguesa. No pardacento ambiente político do regime de Salazar, uma morte que ninguém quer desvendar. Com Assumpta Serna e Patrick Bauchau este filme tornou-se num dos grandes êxitos do cinema português no estrangeiro. Fonseca e Costa confirma aqui o seu enorme talento para adaptar grandes obras literárias ao cinema.
17.15h - O Cerco – Martiño Vazquez Baño – 10 min GALIZA v.o. galega
Num mundo em guerra, há um lugar ainda mais perigoso: a mente humana. O cidadão 3398-MVB descobre com amargura que deste lugar não é possível fugir. No seu cérebro escondem-se medos, traumas e desejos. Uma história claustrofóbica.
Eloxio da Distancia – Felipe Vega – 90 min GALIZA v.o. galega
Um filme sobre o passar do tempo e das estações do ano, onde a paisagem é a protagonista principal. Um filme ecológico de rara beleza.
21.00h - Kilas, o Mau da Fita – Por, Bra – 124 min FONSECA E COSTA v.o. port.
Mário Viegas é Kilas, o mau da Fita, um boémio tipicamente lisboeta que encarna o espírito desenrascado e vigarista da pequena marginalidade das grandes metrópoles. Proxeneta de Pepsi-Rita, uma “starlette” do teatro de revista, os seus amores, desamores, assaltos e conflitos com a polícia fazem da vida de Kilas uma crónica aventurosa e divertida. Sérgio Godinho compõe aqui uma das mais belas canções de amor interpretada por Lia Gama.
23.00h – Tokyo Gore Police – Yoshihiro Nishimura – Jap – 110 min OE v.o. leg. ingl.
CONTEM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES
Gore só para os mais fortes. “Ichi, the Killer” de Miike parece brincadeira de crianças perante este “Tokyo Gore Police”. Homens com pénis gigantes e deformados que disparam balas, mulheres com vaginas mortais e seios carnívoros, sangue, muito sangue numa luta sem tréguas entre o bem e o mal, entre seres humanos e mutantes, num inimaginável delírio visual.

Segunda-feira, 23 de Fevereiro

15.15h - Música, Moçambique! – Moç – 90 min FONSECA E COSTA v.o. port.
O filme preferido de Fonseca e Costa, um documentário etnográfico sobre os sons, as cores e as danças de Moçambique, com a sua enorme diversidade e calor tropical. A possibilidade de redescobrir grandes nomes e canções, que de outra forma se perderiam no tempo.
17.15h - The Listening Project – Dominic Howes, Joel Weber – EUA – 76 min AE v.o. ingl.
Depois do 11 de Setembro, depois da entrada dos EUA no Afeganistão e no Iraque, depois do início de uma guerra que mata os seus filhos como qualquer outra guerra, que pensam os homens e as mulheres comuns do seu próprio país, dos seus governantes e das decisões que eles tomam? Será possível que os EUA recuperem o papel de líder do Mundo Ocidental?
21.00h - A Flor Mais Grande do Mundo – 10 min GALIZA v.o. galega
Uma oportunidade única de se ouvir o prémio nobel da literatura José Saramago fazer a “voz off” de um filme sobre um texto seu. Animação galaico-portuguesa numa história para todas as idades
A Noite que Deixou de Chover – Alfonso Vilas Zarauza – 90 min GALIZA v.o. castelhana leg. ingl.
No dia anterior ao eclipse do sol que muitos auguram será o fim do mundo, Spleen vai percorrendo as ruas da sua cidade de Santiago de Compostela num acto de memória e paixão. A arquitectura medieval e gótica deste centro de peregrinação religiosa torna-se um dos elementos fundamentais da narrativa.
23.00h - Hot Love (e outros) – 120 min JORG BUTTGEREIT v.o. alemã sem legendas
CONTEM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES
"Hot Love" é uma colectânea de duas horas de um outro Buttgereit mais virado para a curta e média metragem, seja de ficção ou pseudo-documental. Aqui se começam a delinear as traves-mestras do seu imaginário visual e do seu estilo. Filmes como "Der Exploderende Turnschuh", "Mein Papi" e "Hot Love" permitem abrir o apetite para situações tão invulgares como mães transgressoras, infidelidades, violações, massacres, sem esquecer mesmo um Cristo com dentes de vampiro em plena crucificação!
01.00h - Der Todesking – 75 min JORG BUTTGEREIT v.o. leg. ingl.
CONTEM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES
"Der Todesking", a segunda longa metragem de Jorg Buttegereit tem como protagonista principal a morte, naquele que é um dos temas recorrentes de todos os seus filmes. Uma menina vai escrevendo o seu diário "Der Todesking" ao longo de sete episódios que percorrem os sete dias da semana, intercalados pela imagem perturbadora de um cadáver flutuando que se vai decompondo. O poder da transgressão e da provocação assente nos fantasmas e receios mais profundos do ser humano.

Terça-feira, 24 de Fevereiro

15.15h - 12007 – Diego Torres Frejeiro – 15 min GALIZA v.o. galega
Duas vidas que se cruzam em busca de respostas ao grande mistério da evolução da humanidade. Uma experiência cientítifca transforma um vagabundo num viajante do tempo.
Pedro e o Capitán – Pablo Iglésias Rendo – 90 min GALIZA v.o. galega
Os quatro actos desta história passam-se dentro das paredes de uma cela, onde o diálogo é impossível. Um capitão da polícia secreta, especialista em tortura psicológica e Pedro, a sua vítima ficam prisioneiros do se proprio destino.
17.15h - Sem Sombra de Pecado – Por – 104 min FONSECA E COSTA v.o. port.
A escrita poética de David Mourão-Ferreira serve de pretexto para esta adptação de Fonseca e Costa com base na obra “E Aos Costumes Disse Nada... (Gaivotas em Terra)”. Com a Segunda Guerra Mundial como pano de fundo, uma história de descoberta do amor e do idealismo pelo olhar de um adolescente. A actriz espanhola Victoria Abril no auge da sua beleza e juventude, filmada com enorme sensualidade pelo mestre.
19.15h – Curtas-metragens da GALIZA v.o. galega
A Revolta dos Mousses – David Alejandro Gen – 20 min
Auga – Xosé Antón Perozo Porteiro “Ozo” – 10 min
O Pintor dos Ceos – Jorge Morais Valle – 25 min
Santiago de Sangue – Francisco Calvelo Moreira – 10 min
Cousas do Kulechov – Susana Rei Crespo – 21 min
21.00h - Gnaw – Gregory Mandry – GB – 90 min AE v.o. ingl.
Cuidado com o que come, veja lá não se engasgue com um dedo. Neste negro e brutalmente violento filme de horror britânico, seis amigos vão passar o fim de semana ao campo. As mini-férias do grupo tornam-se num pesadelo culinário quando descobrem que os seus anfitriões são uma família de canibais sádicos.
23.00h - Delta – Kornél Mundruczó – Ale, Hun – 100 min AE v.o. leg ingl.
Grande Prémio da Critica do último Festival de Cannes. A beleza selvagem e tranquila. Um labirinto de pequenas ilhas e de canais. O rio, esse, pertence aos habitantes de uma aldeia isolada do mundo. Um jovem que dali saíra na infância, busca o que resta da família. Descobre a mãe e uma irmã que desconhecia e decide construir uma casa junto ao delta. Um conto belo e trágico de rejeição mas também de amor. Este novo filme do realizador de “Johanna”, prémio do público do Fantasporto’07 conta novamente com a magnífica Orsi Tóth.

Quarta-feira, 25 de Fevereiro

15.15h - Rafael – Xavier Bermúdez Sanchez – 90 min GALIZA v.o. galega
A vida rotineira de Rafael esconde, afinal, algumas surpresas. A sua mulher, Bárbara, abandonou-o quando estava grávida. Sozinho aproveita a escuridão da noite para invadir as casas dos vizinhos para as suas aventuras sentimentais.
17.15h – FESTIVAL BLACK & WHITE
Documentário 239 – Nuno Matos, Pedro Verde – Portugal – 5 min
In Scale – Marina Moshrova – Rússia – 7 min
Like Me, Only Better – Martin Pickles – 5 min
Sizo – André Tentúgal – Portugal – 3 min
Taxi? – Telmo Esnal – Esp – 5 min
SOM E IMAGEM UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA
A Colecção – Ana Luís Santos, Maria João Neves, Sofia Miranda – Portugal – 4 min
Acesso Reservado – Pedro Lemos, Gustavo Ribeiro – Portugal – 25 min
Draft – José Luís Freitas – Portugal – 9 min
Trovão – Álvaro Barbosa – Portugal – 7 min
PANORAMA DO CINEMA PORTUGUÊS
Alguém me Ouviu?- Patrícia Guerreiro- Port- 4 min
A Decisão- Gustavo Sá – 8’- Port
Era Uma vez uma Vaca - Marco Silva- 1’
21.00h - Nightmare Detective 1 – Shynia Tsukamoto – Jap – 106 min AE v.o. leg. ingl.Nightmare tem a maldição de penetrar nos sonhos das pessoas. Mas esse dom é perigoso demais. Uma série de mortes inexplicáveis perturba a polícia. Realização de Shinya (“Tetsuo”) Tsukamoto.
23.00h - Nightmare Detective 2 – Shynia Tsukamoto – Jap – 102 min AE v.o. leg. ingl.
Os pesadelos nunca estão verdadeiramente terminados, veja-se o exemplo de “Elm Street”. Não admira pois que muitos não queiram adormecer, porque o sono, como dizia Shakespeare, pode ser a antecâmara da morte. Também Kyoichi, o detective saído da imaginação prodigiosa e criativa de Tsukamoto, continua a sua saga na fronteira entre sonho e realidade.

Quinta-feira, 26 de Fevereiro

15.15h – PANORAMA DO CINEMA PORTUGUÊS
apoio Agência da Curta Metragem
Annual Report - Cristina Braga- Port- 3.50 min
Fim-de–Semana - Claudia Varejão – 8.30 min
Superfície- Rui xavier- Port- 13.30 min
Corrente- Rodrigo Areias- Port- 15.45 min
Paisagem Urbana Com Rapariga e Avião- João Figueiras- Port- 24 min
Alpha- Miguel Fonseca- Port- 28 min
17.15h – PANORAMA DO CINEMA PORTUGUÊS
O Sítio das Coisas- Filipe Martins- 36 min
A Morte de Tchaikovsky- Nuno Felix – 10 min
Gentes do Mar- Dânia Lucas- 32 min
Alkhass- Vasco Portugal- 4 min
Deambuladores - Escola Superior Artística do Porto - 11’
Sabor de um Beijo- Luís Carneiro Ferreira- 4 min
Chá da Noite- Luís Moya- 25 min
Fado – João Costa Menezes – 3 min
19.15h – Jorge Leitão Ramos entrevista em palco
JOSÉ FONSECA E COSTA
Entrada livre mediante levantamento de convite no secretariado o festival
21.00h - Cinco Dias, Cinco Noites – Por – 100 min FONSECA E COSTA v.o. port.
Da obra homónima de Álvaro Cunhal, uma das mais interessantes visões da clandestinidade e da resistência durante o regime de Salazar, com uma notável interpretação de Paulo Pires. Durante cinco dias e cinco noites um militante do Partido Comunista em fuga, vive a angústia de ser apanhado pela polícia política.
23.00h - A Meiga Chuchona – Pablo Millám – 7 min GALIZA v.o. galega
Um conto tradicional galego que conta a história de uma mulher que vê morrer todos os filhos. Depois de consultar uma curandeira fica a saber que morreram do mal da “meiga chuchona”. Um filme de animação com inspirações no Expressionismo Alemão de F.W. Murnau.
Pradolongo – Ignacio Vilar Dias – 100 min GALIZA v.o. galega
CONTEM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES
Raquel, Martinho e Armando são três amigos que acabam de atingir a maioridade. O Verão está a chegar, com todos os atractivos das festas e tardes no rio... mas, desta vez nada vai ser igual. O amor que os dois rapazes sentem pela rapariga e a possibilidade de o pai de Armando comprar “Pradolongo”, a quinta no alto da montanha da família de Martinho, leva os jovens a reconsiderar o futuro e os sonhos que os uniram desde a infância.

Sexta-feira, 27 de Fevereiro

15.15h – PANORAMA DO CINEMA PORTUGUÊS
Eu Ofélia- Anabela Teixeira- Port- 8 min
Dido e Eneias- Filipe Martins- 18 min
Il Serpentone- Paulo Furtado- Port 5 min
Moving on - videoclip - 4min
Do Meu Quarto- Noé Touraldo- 5min
Clausura- Luis Miranda. – 4 min
Nine Roses For Aisha- Okttober Last - 13 min
Music for Nosferatu- Clã- 32 min
17.15h – PANORAMA DO CINEMA PORTUGUÊS
apoio ETIC
A Boneca de Trapos – Rodrigo Maiori – Port – 18 min
Ameaça Fantasma – Nuno Raymundo – Port – 17 min
Falópio – João Telmo Dias – Port – 20 min
Ganância – Renato Coutinho – Port – 27 min
O Carrinho de Mão – Fernando R. Jesus – Port – 12 min PAN CIN PORT v.o. port. TOTAL 94 min
21.00h - The Chaser – Hong-jin Na – Cor Sul - 125 min AE v.o. leg ingl.
Aplaudido em Cannes e já vendidos os direitos para o remake americano, "The Chaser" é uma renovada aposta do cinema coreano na vertente do thriller. A inspiração para esta história veio da vida real. No conturbado bairro onde o cineasta vivia, uma noite uma mulher gritava desesperadamente por socorro. Ninguém respondeu ao seu apelo e no dia seguinte foi encontrada morta com sinais de extrema violência.
23.00h - Takut: Faces of Fear – Riri Riza, Raditya Sidharta, Rako Prijanto, The Mo Brothers, Robby Ertanto, Ray Nayoan – Indonésia – 90 min AE v.o. leg. ingl.
A grande surpresa deste Fantasporto pode bem vir da ainda desconhecida cinematografia Indonésia. Brian Yuzna aceitou o desafio de produzir o primeiro filme de terror indonésio e os resultados são espectaculares. Reuniu sete realizadores em seis histórias com o terror e o fantástico como denominador comum.
01.00h - Nekromantik 2 – 104 min JORG BUTTGEREIT v.o. leg ingl.
CONTEM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES
Filme proibido doze dias depois do lançamento, o que constituiu um feito inédito desde a queda de regime nazi, este “fait diver” acabou por transformar a sequela de "Nekromantik" num objecto de desejo e de curiosidade. Rob, o herói do primeiro "Nekromatik", suicida-se. Monika rouba o cadáver do túmulo e inicia uma relação necrófila que é, no sentido metafórico, uma inverosímil história de amor eterno.

Sábado, 28 de Fevereiro

15.15h –PANORAMA DO CINEMA PORTUGUÊS
apoio Casa da Animação
The Tile Jale Toilet-Tale - João Rodrigues 2 Soetkin Verstegen - 4.50 min
Where's My Head - Cristiano Mourato – 1.30 min
Organic Machine - Frédéric Ravach – 11.01 min
Bibú - Vasco Sá – 3 min
Onde Quer Que Vás, Lá Estarás - Sara Barbas – 2 min
Januário e a Guerra - André Ruivo – 15 min
In Other Words - Joana Toste – 2 min
A Meio da Noite - Fernando Saraiva – 16 min
As Máquinas de Maria - Marta Madureira e Pedro Teixeira – 4 min
Trovão - Álvaro Barrosa, João Rema – 7 min
Melodia Amarga - Pedro Moura – 10 min
Twenty Questions - Nuno Costa – 7 min
Cândido – Zepe – 10 min
Guisado de Galinha - Joana Toste – 5 min
PANORAMA DO CINEMA PORTUGUÊS
Apoio Cineclube de Avanca
10 Ways to Eliminate a Buddhist Monk – 2 min
At the Dance – Xavier Almeida – 4.08 min
Avanca’08 – António Osório – 1 min
Ganância – Cláudio Sá – 3.05 min
Irmãos Desastre – Vitor Lopes – 1 min
Living in the Trees – Vitor Lopes – 2 min
Loldini – Vitor Lopes – 1 min
17.15h – PANORAMA DO CINEMA PORTUGUÊS
Escolha fantasporto produção de 2008
Arte de Roubar – Leonel Vieira –v.o. port.
Chico e Fuentes são dois amigos que vivem de pequenos roubos, golpes e contos do vigário. Apesar de Chico se considerar um mestre do crime, quase todos os planos engendrados acabam por falhar. Depois de filmes como “A Sombra dos Abutres” e “Julgamento”, o realizador Leonel Vieira faz um “road movie” inspirado em obras de Robert Rodriguez ou Quentin Tarantino. Os actores Ivo Canelas e Enrique Arce são os protagonistas de um filme que conta, ainda com Flora Martinez, Soraia Chaves e Nicolau Breyner.
19.15h – HOMENAGEM AOS 40 ANOS DE EASY RYDER – Dennis Hopper – EUA v.o. ingl.
O filme que marcou a grande viragem do cinema norte americano na década de 60, em pleno movimento hippie. Devido aos desastres financeiros provocados pelas grandes produções, o cinema dos “states” teve de apostar nos pequenos filmes polémicos. “Easy Ryder” foi, juntamente com “A Primeira Noite” de Mike Nichols, um desses filmes e um enorme exito de bilheteira. Dennis Hopper e Peter Fonda nas suas Harley´s percorrem o interior profundo da América num filme de extrema actualidade e onde não falta uma das primeiras aparições no cinema de Jack Nicholson.
21.00h - Absurdistan – Veit Helmer – Ale – 88 min AE v.o. leg. ingl.
Sempre entre o burlesco e o assunto sério, este é o novo filme de Veit Helmer, realizador que, com “Tuvalu”, ganhou o Prémio Especial e o Prémio do Público do Fantasporto em 2000. E novamente somos confrontados com o seu original olhar do mundo em que vivemos.
23.00h - Jetsam – Simon Welsford – GB – 84 min AE v.o. ingl.
Uma mulher acorda no meio das ondas do mar. Nadando para a costa, ela vai tentar descobrir o que a levou até àquele local. Ali proximo também um homem parece estar inconsciente. Que mistérios são estes? Aos poucos a mulher vai tentar descobrir o que está por detrás destas estranhas situações, que homem é aquele, que fazem os dois ali...
01.00h - Monsterland – 80 min JORG BUTTGEREIT v.o. leg. ingl. - ESTREIA MUNDIAL
CONTEM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES
Uma viagem alucinante pelo universo dos monstros de borracha e pelos efeitos especiais a que o cinema fantástico nos habituou. Dos monstros pós-apocalípticos do Japão até às incursões ao fantástico americano, numa incursão que nos leva dos anos 50 até ás novas perspectivas do terror.

Domingo, 1 de Março

15.15h – FILME PREMIADO
17.15h - FILME PREMIADO
19.15h – FILME PREMIADO
21.00h – FILME PREMIADO
23.00h – FILME PREMIADO

Ainda não descobri informações sobre os preços.

Mais um ano, mais grandes filmes.
Última edição por otnemeM em segunda fev 23, 2009 1:33 pm, editado 1 vez no total.
Razão: Formato obrigatório do título dos tópicos: YYYY.MM.DD - Bandas/Festival - Local

Fallen Abaddon [RIP]

Re: 2009.16.02 a 01.03 - FANTASPORTO - Porto

Mensagempor Fallen Abaddon [RIP] » sábado fev 14, 2009 3:10 pm

Bosta, queria tanto ir ver o The Wrestler lá, raio de hora/dia :|

Irei lá de certeza, ver um thriller psicológico qualquer 8)

Avatar do Utilizador
Postmortem
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1644
Registado: terça mar 15, 2005 10:27 pm

Re: 2009.02.16 a 03.01 - FANTASPORTO - Porto

Mensagempor Postmortem » segunda fev 23, 2009 5:35 pm

Eish, perdi o Blade Runner. :(
Soul of Darkness Escreveu:Pessoalmente, não gostaria que o mundo acabasse

Avatar do Utilizador
Brilhando
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2657
Registado: sábado jan 17, 2004 2:42 am
Localização: Porco

Re: 2009.02.16 a 03.01 - FANTASPORTO - Porto

Mensagempor Brilhando » segunda fev 23, 2009 9:55 pm

Vi o "Choke" no sábado e adorei. Já tinha começado a ler o livro mas ainda fiquei com mais vontade de o ler porque as descrições são simplesmente brutais, o que acaba por tornar o filme muito "light" :D

Também queria ter ido ver o Blade Runner, mas paciência. Vou ver se amanhã passo por lá de noite.
Setze jutges d'un jutjat mengen fetge d'un penjat; si el penjat es despengés es menjaria els setze fetges dels setze jutges que l'han jutjat.

Avatar do Utilizador
Brilhando
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2657
Registado: sábado jan 17, 2004 2:42 am
Localização: Porco

Re: 2009.02.16 a 03.01 - FANTASPORTO - Porto

Mensagempor Brilhando » quarta fev 25, 2009 2:53 pm

Oopa. Vi ontem o "The Escapist". Muuuuuuuito bom. O primeiro jail-movie em que a "fuga" se dá ao mesmo tempo que a acção que leva à fuga, o que encaixou muito bem. No final, o melhor plot twist de sempre desde o Shawshank Redemption.

Btw, palmas no fim do filme? ;_;
Setze jutges d'un jutjat mengen fetge d'un penjat; si el penjat es despengés es menjaria els setze fetges dels setze jutges que l'han jutjat.

Avatar do Utilizador
Postmortem
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1644
Registado: terça mar 15, 2005 10:27 pm

Re: 2009.02.16 a 03.01 - FANTASPORTO - Porto

Mensagempor Postmortem » quarta fev 25, 2009 4:23 pm

"The Escapist" é muito porreiro realmente. É estranho ver um filme que aparentemente não tem grande história por trás (histórias de fugas de prisões já foi feito e bastante bem feito [O Conde de Monte Cristo, Shawshank Redemption, etc]) portanto dificilmente aquele iria surpreender de alguma maneira, apesar de estar bastante bem realizado (tinha os seus planos/momentos bastante inspirados).

Só posso dizer que saí satisfeito da sala, no fim percebe-se que é um bom filme.
Soul of Darkness Escreveu:Pessoalmente, não gostaria que o mundo acabasse

Avatar do Utilizador
lucifer
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 683
Registado: segunda ago 22, 2005 2:50 pm
Contacto:

Re: 2009.02.16 a 03.01 - FANTASPORTO - Porto

Mensagempor lucifer » sábado fev 28, 2009 2:06 am

Brilhando Escreveu:Btw, palmas no fim do filme? ;_;


yep. Habitualmente não se faz em mais nenhum outro festival de cinema em Portugal ( salvo raras excepções). É um daqueles pequenos pormenores que me delicia no fantas. :wink:
.

Avatar do Utilizador
Brilhando
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2657
Registado: sábado jan 17, 2004 2:42 am
Localização: Porco

Re: 2009.02.16 a 03.01 - FANTASPORTO - Porto

Mensagempor Brilhando » sábado fev 28, 2009 1:00 pm

Eu acho demasiado óculos de massa. Gosto de pelo menos 10s no fim do filme em que faço a transição filme->realidade em sossego ;_;
Setze jutges d'un jutjat mengen fetge d'un penjat; si el penjat es despengés es menjaria els setze fetges dels setze jutges que l'han jutjat.

Avatar do Utilizador
Brilhando
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2657
Registado: sábado jan 17, 2004 2:42 am
Localização: Porco

Re: 2009.02.16 a 03.01 - FANTASPORTO - Porto

Mensagempor Brilhando » domingo mar 01, 2009 12:15 am

Setze jutges d'un jutjat mengen fetge d'un penjat; si el penjat es despengés es menjaria els setze fetges dels setze jutges que l'han jutjat.

Avatar do Utilizador
Audiokollaps
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1215
Registado: sábado dez 13, 2008 9:37 pm

Re: 2009.02.16 a 03.01 - FANTASPORTO - Porto

Mensagempor Audiokollaps » segunda mar 02, 2009 2:40 pm

Vi estes filmes:
Next Floor – Denis Villeneuve – Can – 12 min CF CURTAS

Uma curta "what the fuck?"

The Chaser – Hong-jin Na – Cor Sul - 125 min OE

Brutal! Os coreanos estão a ficar mestres em bom filmes policiais. Um filme sem falhas e com um final intenso.

Idiots and Angels – Bill Plympton – EUA – 78 min CF

Uma animação engraçadita! Nada mais....

Adam Resurrected – Paul Schrader – Ale, EUA, Isr – 106 min

Outro filme "what the fuck"! Interpretação brutal do Jeff Goldblum e o filme mais surreal sobre o nazismo que já vi.

Takut: Faces of Fear – Riri Riza, Raditya Sidharta, Rako Prijanto, The Mo Brothers, Robby Ertanto, Ray Nayoan – Indonésia – 90 min AE v.o. leg. ingl.

Chorei os 4 euros!


Voltar para “Arquivo 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitante