Touradas

Vooder [RIP 2011/01/03]

Re: Touradas

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » segunda abr 12, 2010 3:22 pm

Indigente Escreveu:Aposto que a grande maioria que demoniza as touradas nunca se sentiu culpado por comer no McDonald's.

Da minha parte não sei, porque nunca fui a nenhum. :twisted:

Mas... o que é que uma coisa tem que ver com a outra?

Indigente
Moderador
Registado: quarta jan 21, 2004 6:39 pm

Mensagempor Indigente » segunda abr 12, 2010 3:31 pm

Phobos Escreveu:Mas acho que não se pode comparar o abate de um animal para consumo com um espectáculo público onde se tortura um animal.

Tendo em conta as condições de vida de muitos dos animais que consumimos diariamente e a forma de abate a que estes são submetidos eu acho a comparação legítima. A única argumentação que queria fazer era a falta de coerência que as pessoas tem perante o trato dos animais, fazendo julgamentos baseados apenas no grafismo imediato.

Não considero a tourada um espectáculo bonito mas acho que na lista de infracções aos direitos dos animais há questões bem mais relevantes e no entanto muitíssimo mais descuradas.
Wine, women and song.

Old_Skull
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 08, 2007 9:35 pm

Mensagempor Old_Skull » segunda abr 12, 2010 3:33 pm

Nomeadamente as ofensas ao bicho Homem! :twisted:

Mortivore
Metálico(a)
Registado: segunda fev 26, 2007 12:46 pm

Mensagempor Mortivore » segunda abr 12, 2010 3:48 pm

Vooder Escreveu:Bom senso e inteligência 4
Vergonha e tortura 3
http://omniwear.blog.com/2009/05/19/dep ... -touradas/

:twisted:

Obrigado pelo insulto.

Phobos [RIP 2012/08/19]

Mensagempor Phobos [RIP 2012/08/19] » segunda abr 12, 2010 3:55 pm

Indigente Escreveu:
Phobos Escreveu:Mas acho que não se pode comparar o abate de um animal para consumo com um espectáculo público onde se tortura um animal.

Tendo em conta as condições de vida de muitos dos animais que consumimos diariamente e a forma de abate a que estes são submetidos eu acho a comparação legítima. A única argumentação que queria fazer era a falta de coerência que as pessoas tem perante o trato dos animais, fazendo julgamentos baseados apenas no grafismo imediato.

O meu julgamento não é baseado no grafismo da coisa, que nem me faz assim tanta confusão, mas sim na parte "psicológica" da questão. Ou seja, ser algo de onde um povo retira prazer, prazer esse que advém de um acto de tortura. E é verdade que muitos animais que servem para consumo são criados e mortos em más condições mas, bem ou mal, servem para um fim, que é a alimentação. Não quer dizer que não se deva tentar minorar o sofrimento de qualquer animal.

Quando propõem substituir as farpas por velcro, nas touradas, e os aficionados ficam horrorizados com a ideia, eu pergunto-me porquê ao certo. Se o que está em causa é a mui nobre arte de tourear porque não eliminar grande parte do sofrimento do animal mantendo o essencial?

Indigente
Moderador
Registado: quarta jan 21, 2004 6:39 pm

Mensagempor Indigente » segunda abr 12, 2010 4:20 pm

Phobos Escreveu:O meu julgamento não é baseado no grafismo da coisa, que nem me faz assim tanta confusão, mas sim na parte "psicológica" da questão. Ou seja, ser algo de onde um povo retira prazer, prazer esse que advém de um acto de tortura.

Já peguei na questão por esses termos mas ultimamente isso parece-me um pouco secundário. Hábitos comportamentais é algo sobre o qual não temos influência e se alguém gosta de ver touradas dificilmente há-de mudar de opinião com base nesse argumento, até porque é demais evidente. Se o sofrimento do animal causasse incómodo dificilmente continuaria adepto.

Toda a gente deita abaixo o argumento da tradição, pois as sociedades têm o dever de adaptar-se aos costumes morais vigentes e tal e coisa. No entanto, ao longo do tempo, o desenvolvimento social não tem sido acompanhado por um progresso no trato animal, aliás, na minha opinião acho que se processa exactamente o contrário. Eu acho que a tradição neste caso, promove a tradição do touro-bravo a da criação de bovinos em free-range, que provavelmente usufruem da melhor qualidade de vida que um animal criado pelo homem pode ter mas que não é comercialmente interessante para a indústria das carnes e dos lacticínio. O cínico em mim acredita que sem a tourada, em Portugal não se mantinha esta cultura por muito tempo.

A shechita (judia) e a dhabiha (islâmica), que implicam a morte do animal com o seu máximo sofrimento, ainda são permitidas em Portugal, apesar de serem rituais de morte estranhos à nossa tradição. No entanto querem abolir as touradas. Contraditório (ou falta de informação).

Phobos Escreveu:Quando propõem substituir as farpas por velcro, nas touradas, e os aficionados ficam horrorizados com a ideia, eu pergunto-me porquê ao certo. Se o que está em causa é a mui nobre arte de tourear porque não eliminar grande parte do sofrimento do animal mantendo o essencial?

Quanto a mim, não me parece uma má opção.
Wine, women and song.

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » segunda abr 12, 2010 4:43 pm

Mortivore Escreveu:
Vooder Escreveu:Bom senso e inteligência 4
Vergonha e tortura 3
http://omniwear.blog.com/2009/05/19/dep ... -touradas/

:twisted:

Obrigado pelo insulto.

:roll:
Não é nada pessoal.
Tenho amigos meus, e bastante próximos até, que são aficionados, não é por aí.

Lapeno Enriquez
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jul 26, 2008 3:32 pm
Contacto:

Mensagempor Lapeno Enriquez » segunda abr 12, 2010 4:47 pm

Resposta boa era "De nada".
...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL Imagem

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » segunda abr 12, 2010 4:49 pm

Não.
Eu sou um ser simpático e afável, e não estou aqui para insultar ninguém. Pode acontecer, mas é sempre sem intenção.

ALVES134
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta dez 23, 2009 11:33 am

Mensagempor ALVES134 » segunda abr 12, 2010 11:37 pm

Fuck as touradas e ponham o homem no lugar do touro e o touro no lugar do homem.
    CDs, LPs - Metallica, Amorphis, My Dying Bride, Mão Morta, Cancer,etc.
http://www.metalunderground.org/viewtopic.php?f=49&t=29565

pantufa
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Mensagempor pantufa » segunda abr 12, 2010 11:40 pm

ALVES134 Escreveu:Fuck as touradas e ponham o homem no lugar do touro e o touro no lugar do homem.

havia de ser giro ver os forcados.

Zombie_
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça fev 15, 2005 5:34 pm

Mensagempor Zombie_ » terça abr 13, 2010 5:34 pm

Indigente Escreveu:(...)dhabiha (islâmica), que implicam a morte do animal com o seu máximo sofrimento, ainda são permitidas em Portugal, apesar de serem rituais de morte estranhos à nossa tradição. No entanto querem abolir as touradas. Contraditório (ou falta de informação).(...)

?

Posso estar errada, mas tinha a ideia de que, segundo a lei islâmica, está proibido causar sofrimento desnecessário a qualquer animal, seja para a alimentação ou por lazer. Torturar animais para eles é algo abominável. Por isso cortam directamente a jugular e a carótida, para que morra mais depressa, primeiro porque anatomicamente a carótida é uma das primeiras artérias a sair da aorta, segundo porque a jugular tem um tamanho considerável, terceiro porque sáo as únicas vias do sistema circulatório que vão/vêm do cérebro.

Por isso pergunto, donde tiraste isso da morte do animal com o maior sofrimento?
RuySan: Não percebo a obsessão que certas pessoas têm com cuecas.
Zombie_: Tem lá coisas tão giras.
Grimner: Eis o porquê.

Lapeno Enriquez
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Lapeno Enriquez » terça abr 13, 2010 5:36 pm

Aliás, e do mesmo link.

Shechita (Hebrew:שְׁחִיטָה; also transliterated shechitah, shehitah, shehita) is the ritual slaughter of mammals and birds according to Jewish dietary laws.[1] The act is performed by severing the trachea, oesophagus,carotid arteries and jugular veins, and allowing the blood to drain out. It is believed to kill quickly and with minimal pain but scientific and animal welfare organisations have disputed this, even though the evidence is inconclusive.
...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...

Sir Sardine
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda mai 21, 2007 9:03 pm

Mensagempor Sir Sardine » terça abr 13, 2010 5:39 pm

dhabiha (islâmica)

according to Jewish dietary laws

?

Lapeno Enriquez
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Lapeno Enriquez » terça abr 13, 2010 5:41 pm

O outro que ele pôs. Continua a fazer sentido no seguimento da frase do indigente (mind the quote :) )

Voltar para “Arquivo 2012 a 2013”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes