Evil Zelo Escreveu:Completamente de acordo.
Mas em que artes marciais orientais consegues arranjar isto?
Nenhuma que eu conheça
 Só se houver alguma escola de jujutsu que ainda o faça, mas duvido seriamente. O Karate Shotokan antigamente mesmo em competição era bastante livre, basicamente jyu kumite, e eu ainda o pratiquei nessa forma, mas hoje em dia está a ficar muito parecido com o Taekwondo que imo é quase ridículo como combate.
 Só se houver alguma escola de jujutsu que ainda o faça, mas duvido seriamente. O Karate Shotokan antigamente mesmo em competição era bastante livre, basicamente jyu kumite, e eu ainda o pratiquei nessa forma, mas hoje em dia está a ficar muito parecido com o Taekwondo que imo é quase ridículo como combate.Em termos de desportos de combate "modernos", como prática das técnicas livres ou como seria "na rua"?
Se a 1ª, o randori de Judo é completamente livre, tal como a luta/rola do jiu-jitsu brasileiro ou a luta na greco-romana/livre. O mesmo se passa no boxe, no kickboxe e no muay thai e ainda mais nas combinações disto sob a forma de MMA.
Se a 2ª, é impraticável. Assim que se começasse a fazer prática livre com pedras, facas, armas, sem simulações nem parceiros cooperantes, morria gente. E é por isso que eu tento explicar o porquê de coisas como o krav maga poderem passar uma falsa ideia de que as pessoas estão mesmo preparadas para isso, quando na verdade estão apenas condicionadas para acção/reacção perante um determinado número de situações que treinaram.

), mas sim porque me dá bem estar físico e psicológico. Por ter a sua vertente espiritual e mesmo filosófica. E com isto tudo faz com que seja algo para a vida também.
  ), mas sim porque me dá bem estar físico e psicológico. Por ter a sua vertente espiritual e mesmo filosófica. E com isto tudo faz com que seja algo para a vida também.  )
  )