[size=150]Metal Horror Picture Show é no Fundão[/size]
Concertos de heavy metal e bebidas como cereja sangrenta condimentam a segunda edição do Metal Horror Picture Show, organizado pelo Cine Clube Gardunha, até sábado, na Casa da Moagem, Fundão. Destak/Lusa | destak@destak.pt
“O sangue e o metal escorrem pelas paredes da Moagem, no Fundão”, descreve um dos cartazes do evento que vai exibir 12 filmes de diferentes estilos de terror, desde a animação, com Happy Tree Friends, até fitas de culto.
“Penso que haverá filmes para todos os gostos, desde o terror mais clássico, ao kitsch ou série B”, descreve Miguel Cardoso, presidente do Cine Clube Gardunha, que organiza o festival.
Entre outros, haverá filmes de Dario Argento, George A. Romero, Rob Zombie e Jonathan King “a fazer lembrar Peter Jackson (realizador de ‘O Senhor dos Anéis’ nos seus primórdios”.
O festival vai ocupar o auditório e o ‘lounge’ da Moagem, onde o bar servirá bebidas adequadas ao programa, como cereja sangrenta ou vodka preta. No lounge haverá concertos com Holocausto Canibal (sexta), Thanatoschizo, In Tha Umbra ou Shadowsphere (sábado), entre outros, sempre a partir da 22:45.
“Enviámos alguns convites e fomos surpreendidos pela quantidade de bandas interessadas em participar. Tínhamos bandas suficientes para uma semana de concertos”, garante Miguel Cardoso.
O primeiro Metal Horror Picture Show aconteceu em Janeiro de 2007, “mais pequeno, mas funcionou bem”.
“Para além do gosto pessoal dos organizadores, queremos desfazer preconceitos associados ao cinema de terror e ao heavy metal”, refere. “O apreciador de filmes de terror não tem um comportamento mais doentio ou violento, por comparação com quem aprecia de comédias ou dramas. O mesmo sucede com o apreciador de heavy metal”.
“E estas duas formas artísticas funcionam muito bem juntas”, conclui.
Miguel Cardoso promete uma “experiência curiosa, tal como o filme de Jim Sharman ao qual fomos plagiar o título: Rocky Horror Picture Show, a exibir sábado às 21:00”.