Podcasts

Discussão em geral sobre Metal e não só. Tudo o que vos vier à cabeça!
Blackadder
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta jan 24, 2025 3:48 am

Podcasts

Mensagempor Blackadder » quarta jan 28, 2026 10:22 am

Fiz um quick search e não encontrei nenhum tópico dedicado a isto. Mas eu sou nabo, por isso se já houver podem apagar.

Sou um grande aficionado de podcasts. Ouço-os essencialmente sobre música, política, livros, e às vezes outras coisas.

Vou partilhar aqui alguns, e à medida que me for lembrando e arranjando tempo nas pausas do trabalho vou actualizando este post.
Feel free to add to it. Mesmo que já não estejam no activo está a valer (pode-se sempre ouvir para trás).

Everything Went Black — Do Mike Hill dos Tombs. Já me habituei, mas ao início o sotaque dele fazia-me confusão — é muito ‘murica. Fala muito do que se está a passar na actualidade, seja de cariz musical, social, político ou a nível de entretenimento. Tem episódios em que mergulha a fundo em determinados artistas, discos, décadas, géneros, filmes, etc… Já teve episódios com convidados e conversas altamente. Gosto particularmente dos episódios mais ou menos regulares com o Ralph Schmitd dos Ultha, que é um tipo super articulado e muito inteligente — têm normalmente conversas interessantes, e muitas vezes exploram as diferenças entre a perspectiva europeia e a americana de certas coisas. 

TD:DR
Spoiler: Mostrar
É comum, nos os episódios com eles os dois, desconstruírem muitas coisas de saúde mental, sobretudo como se manifestam nos homens (por ex. aquelas parvoíces de um homem “a sério” ter de ser assim ou assado, traumas (outra palavra para a qual já tenho pouca paciência por os wokes a terem desbaratado) por motivos de um gajo achar que não corresponde às expectativas do pai ou outra coisa qualquer, e outras merdas que nos tendem a passar pela cabeça…], ou simplesmente como muitas vezes é mesmo muito difícil ser-se um introvertido num mundo desenhado à medida para os extrovertidos (sobretudo no trabalho) — algo que por muito empáticos que sejam os outros (raro), e por muito bem que nos expliquemos, nunca irão compreender, julgo eu — mesmo que (porque muitas vezes é o caso) até gostemos de estar com pessoas e de actividades sociais. Isto para dizer que apesar de ter muito conteúdo sobre música, filmes etc… grande parte é também reflexões que, a mim pelo menos, fazem companhia, no sentido de mostrarem que sou o único a sentir e pensar certas merdas, mas acredito que muita gente não esteja para ouvir esses dramas.
O Mike tem mais uma catrefada de podcasts — um deles só sobre cinema de terror, com o Jeff Caxide dos ISIS acho eu —, mas esses não sigo.

The Devil’s Mouth — Podcast de entrevistas do José Carlos Santos da Loud!

Big Riff Energy — Do Nate Garret dos Spirit Adrift (ex-Gatecreeper). Fala essencialmente de rock e metal que seria mais ou meno expectável dado as bandas em que ele toca (apesar de às vezes tender para território mais boomer, tipo Judas Priest e coisas do género), e ocasionalmente coisas mais a puxar para o hardcore ou crossover (tipo Power Trip). Também fala um pouco da vida em geral, às vezes tem uns rants um bocado moço, ninguém-quer-saber, mas no geral ‘tasse bem. Tem neste momento um fundraiser a decorrer para ajudar com as despesas do cancro da mulher dele.
(Linkei o canal do youtube, mas também está disponível nas plataformas de podcast.)

First Ever Podcast — Do Jeremy Bolm dos Touché Amoré. sobre e normalmente tem convidados da cena punk, hardcore, emo, alt. rock e tudo pelo meio. O Jeremy é daqueles gajos que parece que são demasiado simpáticos de quem é difícil não se gostar, e um nerd de todo o tamanho no que toca a música e colecionar vinil.

Outros de Música

WTF? with Mark Ronson (RIP) — Fala de tudo um pouco e entrevista pessoas de vários campos (música, comédia, actores, outros…) mas foca-se mais na música — mostly indie (mas indie a sério) e alt. rock, noise-rock, punk, por aí fora…

Conan Neutron’s Protonic Reversal — Essencialmente indie rock mais noisy ou garageiro e algumas coisa a atirar ao punk e hardcore-punk.

Crucial Listening — O anfitrião convida artistas e pede-lhes para escolherem três discos que foram formativos para eles e falarem sobre isso.

Sticky Notes — Música Clássica

Fuzz Life (RIP) — Nerdice de guitarras, amps, pedais, tons, etc… sobretudo no contexto stoner, doom, sludge.

Peer Pleasure (RIP) — Um pouco como o First Ever Podcast, focado na cena punk, hardcore, e metallic-hardcore.

The New Scene
— metal, punk, noise e alt. rock and everything in between.

The Magnificent Others with Billy Corgan — Billy Corgan a conversar com malta.

White Centipede Noise Podcast — podcast focado na cena noise (harsh noise sobretudo).

Why We Bleep — nerdices de sintetizadores e música electrónica.

Política/Actualidade
Eixo do Mal — Um programa de comentário político (mas também de actualidade no geral) bem antiguinho por onde já passaram vários anfitriões. Depois de uma altura em que já tinha gostado mais do Daniel Oliveira (por às vezes o achar um pouco sectário ou enviesado), depois de ouvir a entrevista dele no podcast Despolariza, voltei a ter mais vontade de o ouvir. Apesar de nem sempre concordar com ele, respeito-o por ser um gajo fiel às suas convicções — não é camaleónico nem manhoso, e diz as coisas preto no branco —; um tipo que estuda e se prepara muito bem antes de falar ou escrever. A Clara Ferreira Alves não deixa ninguém falar, é meio boomer e contradiz-se algumas vezes, mas ainda assim percebe mais da poda que eu e gosto de a ouvir. Invejo a capacidade de não interromper do Luís Pedro Nunes. O Pedro Marques Lopes é um gajo simpático, e parece-me ser boa pessoa. Às vezes diz umas banalidades, mas — outra vez — percebe mais da poda do que eu, por isso gosto de o ouvir.

Bloco Central — Mais um de política. É longo e nem sempre com os temas mais fascinantes do mundo, mas vale a pena. Gosto especialmente porque nos dias que correm é raro ver duas pessoas educadas a discordarem com toda a simpatia e amizade, e acho que isso faz muita falta — sobretudo nos media e nas redes sociais. Acho mesmo que o trato mais afável — mesmo no dia a dia, com as pessoas com que nos cruzamos no café, com as pessoas que trabalham nas entregas, nos supermercados, ou nos TVDE, etc… (e sem condescendência o digo) — faz muita falta.

Dia de Reflexão
Lei da Paridade
Comissão Política
Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de dizer (aka Governo Sombra)
Miguel Sousa Tavares
O Bom o Mau e o Vilão
Real Politik
Perguntar Não Ofende
Vichyssoise

Livros

Leaf by Leaf — Muito bom, mas alguns vídeos são bem longos. É um leitor de literatura com L grande, e pode parecer meio pretensioso às vezes. Mas óptimo a descrever, analisar e a explicar e enquadrar as coisas T tende para livros grandes e densos.

Books of Some Substance — Dois gajos a conversar e trocar impressões sobre o livro em questão. Às vezes têm convidados.

Better Than Food — Às vezes é um bocado cringe, mas apanha-se boas sugestões e motiva a pegar em certos livros de que já ouvimos falar.

Life on Books — Dois gajos a conversar e trocar impressões sobre o livros. São um bocadinho mais casuais que os anteriores, mas ouve-se bem, e pegam em muitos livros que de outra forma nunca ouviria falar.

Waste Mailling List (Rip) & Concavity — Para quem tem curiosidade nos maximalistas, i.e. Pynchon, David Foster Wallace, Joyce etc… mas não tem coragem para lhes pegar.

Outros
Soft White Underbelly — No Skid Row, Los Angeles, entrevistas em vídeo com pessoas peculiares, marginalizadas ou que se marginalizaram, e com vidas completamente caóticas ou experiências difíceis. Desde sem-abrigo, pelos mais variados motivos, trabalhadores do sexo, toxicodependentes (de todos os níveis, alguns mesmo no fim da linha), ex-reclusos, polícias, inspetores e guardas prisionais, gangsters, advogados e business people (corruptos ou não), traficantes, neo-nazis… há de tudo.

Muitas vezes, o anfitrião nem fala, limitando-se a pedir ao convidado que conte a sua história. Há episódios absolutamente devastadores, que nos dão muito que pensar. Vidas mesmo muito, muito complicadas. Por outro lado, também há personagens enternecedoras que nos devolvem alguma fé na humanidade, e histórias de superação heróicas — mas não são a regra.

Muitos — na maior parte dos casos — fizeram a cama onde se deitaram. Mas vê-se mesmo como tudo vem quase sempre do facto de terem vindo de famílias completamente disfuncionais (frequentemente situações de abuso) ou de ambientes pouco recomendáveis.

Alguns convidados são autênticos storytellers (outros estão tão fodidos que nem se percebe o que dizem), com montes de jeito para conduzir o ouvinte e pintar a história, tendo alguns começado a transformar isso numa espécie de carreira ou atividade, pelo menos. Outros, que passaram pela verdadeira merda das merdas, agora ajudam pessoas a ultrapassar guerras semelhantes. Mas, infelizmente, a maior parte parece destinada a permanecer nessas situações.

De vez em quando aparece alguém mais ou menos famoso, e foi assim que descobri que o irmão do GG Alin é, na verdade, um gajo articulado.

O projeto acaba por humanizar muitas pessoas — outras, que são mesmo filhs da pta, nem tanto — e já me deixou a suar dos olhos umas quantas vezes.

45 Graus
Despolariza
FFMS
Horses
Star Talk
Última edição por Blackadder em sexta jan 30, 2026 12:06 pm, editado 6 vezes no total.
Movimento de Cidadãos 'Queremos Concertos a Começar às Oito da Noite'.

aetheria
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am

Re: Podcasts

Mensagempor aetheria » quarta jan 28, 2026 11:11 am

Curiosamente, só muito recentemente comecei a ouvir (alguns) podcasts... enquanto trabalho não posso estar atenta a pessoas a falar. No carro sempre gostei de me evadir pela música.
Contudo, há coisa de um ano, comecei a ouvir de manhã, enquanto me arranjo para sair, e também no carro, por vezes, mas escolho coisas curtas (parece que sofro de déficit de atenção atualmente, não tenho paciência para estar a ouvir algo por muito tempo, especialmente pessoas a falarem), tendencialmente humorísticas. Gostava do Homem que Mordeu o Cão, logo pela manha, mas agora... um do Manuel Cardoso, os do RAP, mas esses também já pararam. A Joana Marques para tomar conhecimento dos idiotas populares, mas às vezes até fico com ansiedade ao ouvir tanta anormalidade normalizada.
De atualidades, coisas curtinhas, como o "Um dia no mundo". Às vezes ouço o Contas-Poupanças, se ando à procura de um assunto em particular. Mais longo, mas ouço pontualmente (a regularidade cansa-me) sobre temas em particular: "Falando de História" (porque é assunto que me interessa e a abordagem é objetiva, feita por historiadores, sem leituras ideológicas.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Vooder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm
Contacto:

Mensagempor Vooder » quarta jan 28, 2026 11:44 am

Não sou muito de podcasts, até porque o tempo é tão pouco e prefiro "gastá-lo" a ouvir música.
Mas mesmo assim, normalmente no trabalho ou em caminhadas, ouço a "prova oral" quando o convidado tem algum interesse para mim, o "dia de reflexão", o "sem barbas na língua" o "e o resto é história" e a "revista da semana" (da rádio diana de évora, mas este é mais local). A nível mundano, político e histórico estes chegam e sobram.

A nível de metal prefiro ver canais de youtube, vai-se vendo muita coisa (preferencialmente criticas a albuns e entrevistas) mas neste momento só vou acompanhando o Banger TV. Acompanhava o tuga Poçocast mas parece que acabou.

Não sou patreon de nada.
Programas de tv que também são podcast (agora tudo é podcast) tipo o eixo do mal, irritações, etc... só vejo mesmo na tv.
Última edição por Vooder em quarta jan 28, 2026 11:57 am, editado 2 vezes no total.
ImagemImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

Blackadder
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta jan 24, 2025 3:48 am

Mensagempor Blackadder » quarta jan 28, 2026 11:45 am

Vou deixar este aqui porque acho que é capaz de deixar muito pessoal viciado.

Soft White Underbelly

No Skid Row, Los Angeles, entrevistas em vídeo com pessoas peculiares, marginalizadas ou que se marginalizaram, e com vidas completamente caóticas ou experiências difíceis. Desde sem-abrigo, pelos mais variados motivos, trabalhadores do sexo, toxicodependentes (de todos os níveis, alguns mesmo no fim da linha), ex-reclusos, polícias, inspetores e guardas prisionais, gangsters, advogados e business people (corruptos ou não), traficantes, neo-nazis… há de tudo.

Muitas vezes, o anfitrião nem fala, limitando-se a pedir ao convidado que conte a sua história. Há episódios absolutamente devastadores, que nos dão muito que pensar. Vidas mesmo muito, muito complicadas. Por outro lado, também há personagens enternecedoras que nos devolvem alguma fé na humanidade, e histórias de superação heróicas — mas não são a regra.

Muitos — na maior parte dos casos — fizeram a cama onde se deitaram. Mas vê-se mesmo como tudo vem quase sempre do facto de terem vindo de famílias completamente disfuncionais (frequentemente situações de abuso) ou de ambientes pouco recomendáveis.

Alguns convidados são autênticos storytellers (outros estão tão fodidos que nem se percebe o que dizem), com montes de jeito para conduzir o ouvinte e pintar a história, tendo alguns começado a transformar isso numa espécie de carreira ou atividade. Outros, que passaram pela verdadeira merda das merdas, agora ajudam pessoas a ultrapassar guerras semelhantes. Mas, infelizmente, a maior parte parece destinada a permanecer nessas situações.

De vez em quando aparece alguém mais ou menos famoso, e foi assim que descobri que o irmão do GG Allin é, na verdade, um gajo articulado.

O projeto acaba por humanizar muitas pessoas — outras, que são mesmo filh*s da p*ta, nem tanto — e já me deixou a suar dos olhos umas quantas vezes.
Última edição por Blackadder em quarta jan 28, 2026 11:49 am, editado 2 vezes no total.
Movimento de Cidadãos 'Queremos Concertos a Começar às Oito da Noite'.

Soares29
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jun 10, 2020 1:28 pm
Contacto:

Mensagempor Soares29 » quarta jan 28, 2026 11:48 am

Ouço a Prova Oral há mais de uma década.

Voltar para “Geral”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes