Garraiada

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » terça mai 31, 2005 10:25 pm

No meu tempo isso aprendia-se na 2ª / 3ª classe:

Pergunta: Se eu tenho 6 laranjas e dou metade ao zézinho com quantas laranjas fico?
Resposta: 2 laranjas :roll:

Amphion
Administrador
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Mensagempor Amphion » terça mai 31, 2005 10:44 pm

Que raio de preconceito e visão limitada em relação aos engenheiros.... Pegando no exemplo clássico do engenheiro civil, não fazem a mínima ideia de qual o seu trabalho, pelos vistos. Imaginam o tipo bem vestido que está lá a fazer nada na obra, e que só dá é ordens... Na realidade, a construção de algo implica a execução de cálculos imensos e a aplicação de conhecimentos complexos que só um curso superior pode fornecer. Dizer que não se é prático, advém da personalidade, e não do facto de ser engenheiro.

YX [RIP]

Mensagempor YX [RIP] » terça mai 31, 2005 10:56 pm

Amphion(José Ramos) Escreveu: Pegando no exemplo clássico do engenheiro civil, não fazem a mínima ideia de qual o seu trabalho, pelos vistos. Imaginam o tipo bem vestido que está lá a fazer nada na obra, e que só dá é ordens...

Na maior parte dos casos, é isso mesmo. Pior ainda, tiram emprego a arquitectos. É o curso para o Português típico. Claro que há excepções e essas merecem o meu respeito, assim como toda a gente que faz o seu trabalho de forma competente.
E isso nem exige um curso superior sequer, bastava um curso técnico. (E, por acaso, há profs de cadeiras de engenharia que me dão razão. Argumento da autoridade rula!)

Oh meu amigos, "engenharia da linguagem e do conhecimento", expliquem-me o que é isso, sim?

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » terça mai 31, 2005 11:12 pm

Devemos falar de Engenharia Clássica e não dessas modernices. Nem acho que devemos ir por aí para denegrir e generalizar uma licenciatura.

Também há engenharia do papel e dos plásticos (e afins), tiradas em institutos de qualidade duvidosa. Não é destes cursos que estamos aqui a falar. Eu, pelo menos, não...

Para isso, vamos também pegar em todos os "cursecos" de letras, ciências, gestão, ... e chegamos a brilhante conclusão que o ensino superior é uma cagada.

Eu não sou civil mas sei o que é entregar uma casa a um arquiteto. Fica tudo muito bonito mas é para ver não é para lá morar...

YX [RIP]

Mensagempor YX [RIP] » terça mai 31, 2005 11:23 pm

Talvez tenhas razão, talvez tenha generalizado um pouquito. Mas não consigo evitar, quando penso nos futuros engenheiros que parasitam nas nossas Universidades. Passa-se algo de muito errado aqui...
Acho que certos cursos superiores nem deveriam existir e aí o que me vem logo à cabeça são as engenharias.
Mais! Dos futuros engenheiros que conheço nenhum gosta do curso que está a tirar, foi lá parar porque não entraram em mais nada. Que belos profissionais irão sair dali.

Em relação ao duelo Engenharia Civil/Arquitectura, não penso que as coisas sejam assim tão lineares, Bronze. Até porque, segundo sei, estes cursos partilham várias cadeiras em comum, mas o arquitecto tem uma formação estética que o engenheiro não possui, o que é sempre uma mais -valia.

Realmente, tenho um grande problema com as engenharias e com os engenheiros, é um facto. Não acredito que mude de ideias em relação a isso... que me desculpem os engenheiros ou futuros engenheiros deste fórum.

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » terça mai 31, 2005 11:36 pm

Senhora Doutora,
assim sendo não a maço mais... :naughty:

Apenas questiono: a primeira pare do post não será válido para todos os cursos?
Última edição por Bronze [RIP] em terça mai 31, 2005 11:44 pm, editado 1 vez no total.

Morgana
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta jan 21, 2004 1:13 pm
Contacto:

Mensagempor Morgana » terça mai 31, 2005 11:37 pm

Da experiência que tive em trabalhar com algumas pessoas licenciadas em engenharia (nem todas propriamente engenheiros), salvo raras excepções a grande maioria vivia para se pavonear com um título que nem sequer tinha. Acrescente-se o facto de o Sr. Director Geral (surpresa: licenciado em Engenharia Mecânica) defender acerrimamente que os engenheiros é que sabem porque têm sentido de desenrasque, e que um engenheiro era perfeitamente capaz de fazer uma boa tradução. :shock:

Um engenheiro também é perfeitamente capaz de desempenhar a tarefa de técnico de recursos humanos, comercial, jornalista, vendedor, político, criativo, designer, etc etc etc - tudo isto fantásticas máximas que pululavam na cabeça de sua santidade «O Chefe».

Não digo que se aplique a todos, porque conheço algumas honrosas excepções, mas na generalidade os senhores engenheiros com quem me vi obrigada a privar (e foram muitos/as) têm é um reizinho na barriga.
«Morality is herd instinct in the Individual»

Back to the Grave e-Magazine
http://www.grave.kom.pt
http://www.backtothegrave.deviantart.com

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Mensagempor raxx7 » terça mai 31, 2005 11:42 pm

YX Escreveu:Talvez tenhas razão, talvez tenha generalizado um pouquito. Mas não consigo evitar, quando penso nos futuros engenheiros que parasitam nas nossas Universidades. Passa-se algo de muito errado aqui...
Acho que certos cursos superiores nem deveriam existir e aí o que me vem logo à cabeça são as engenharias.
Mais! Dos futuros engenheiros que conheço nenhum gosta do curso que está a tirar, foi lá parar porque não entraram em mais nada. Que belos profissionais irão sair dali.

Há uma catrefada de cursos que não deviam de existir. Não sei como é nas outras áreas, mas na área das ciências a principal razão é para justificar a existência de professores.
Também há muitos alunos que de facto só estão no curso onde estão porque não entraram em mais nada. Uma boa parte deles vai contribuir para as estatisticas de insucesso escolar.

Em relação ao duelo Engenharia Civil/Arquitectura, não penso que as coisas sejam assim tão lineares, Bronze. Até porque, segundo sei, estes cursos partilham várias cadeiras em comum, mas o arquitecto tem uma formação estética que o engenheiro não possui, o que é sempre uma mais -valia.

Nem por isso. Na verdade, acabam por se complementar bem.
Alguém tem que se assegurar que é bonito e funcional e alguém tem que se assegurar que não cai.
Arquitectura na UC
Engª Civil na UC

Realmente, tenho um grande problema com as engenharias e com os engenheiros, é um facto. Não acredito que mude de ideias em relação a isso... que me desculpem os engenheiros ou futuros engenheiros deste fórum.

Pfft, menina de letras. :wink:
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Mensagempor raxx7 » terça mai 31, 2005 11:44 pm

Morgana Escreveu:Da experiência que tive em trabalhar com algumas pessoas licenciadas em engenharia (nem todas propriamente engenheiros),

Vives num pais onde "Engenheiro" é um titulo profissional reservado aos membros da Ordem dos Engenheiros (uh, ainda tenho de me ir lá inscrever), mas onde até ao examinador nas provas de condução se trata por Sr Engenheiro.
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

Postmortem
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mar 15, 2005 10:27 pm

Mensagempor Postmortem » quarta jun 01, 2005 12:18 am

raxx7 Escreveu:
Morgana Escreveu:Da experiência que tive em trabalhar com algumas pessoas licenciadas em engenharia (nem todas propriamente engenheiros),

Vives num pais onde "Engenheiro" é um titulo profissional reservado aos membros da Ordem dos Engenheiros (uh, ainda tenho de me ir lá inscrever), mas onde até ao examinador nas provas de condução se trata por Sr Engenheiro.

Por acaso, foda-se!

YX [RIP]

Mensagempor YX [RIP] » quarta jun 01, 2005 2:20 am

Senhor Engenheiro Bronze,
A primeira parte do meu post é especialmente aplicada às engenharias. (:naughty:)

Raxx, pensei realmente que houvesse relação. Fiz o secundário no agrupamento de Artes e lembro-me que a maior parte dos meus colegas que tinham como 1ª opção arquitectura, acabaram por ir parar a engenharia civil, exactamente pela suposta similitude entre os dois cursos.

Pfft, menina de letras. Wink

Poisé.

E toda esta conversa está-me a fazer lembrar o boneco do Herman do típico homem do nuerte, o sinhore engenheiro! (como é que se chamava, já agora?)

Amphion
Administrador
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Mensagempor Amphion » quarta jun 01, 2005 2:28 am

Eu apesar de estar muiiiiiito longe de estar num curso relacionado com engenharia, acho um pouco precipitado falar mal tendo em conta os exemplos que vê no dia a dia... Que se critiquem pessoas tudo bem, que se critique o facto de existirem talvez demasiados cursos de engenharia tudo bem, mas que se questione o real valor de se ser engenheiro acho no mínimo estranho. Pegando noutro exemplo, da engenharia civil (da qual muitos falam mal), considero-a essencial para qualquer projecto sólido que se preze. E não, não se trata de olhar e dizer "tá bom ou mau", trata-se de fazer 1001 cálculos e simulações com o objectivo de conseguir conciliar função com solidez com custos com estabilidade, etc...

É mais que óbvio que existe uma gigantesca cambada de pseudo-engenheiros que de engenheiro só têm o nome e o canudo, mas daí a fazer uma visão tão redutora, acho que é castrar um pouco o desenvolvimento da formação profissional no nosso país... Por algum motivo é que os licenciados com doutoramento que fazem investigação são tratados abaixo de cão no nosso país, e quando vão para outros países da UE, ficam muito surpreendidos por os respeitarem de acordo com o seu mérito.

PS: pensei que aqueles "simpáticos" senhores que nos fizeram exame de condução tinham que ser engenheiros mecânicos... :roll:

YX [RIP]

Mensagempor YX [RIP] » quarta jun 01, 2005 2:44 am

Amphion(José Ramos) Escreveu: Por algum motivo é que os licenciados com doutoramento que fazem investigação são tratados abaixo de cão no nosso país, e quando vão para outros países da UE, ficam muito surpreendidos por os respeitarem de acordo com o seu mérito.

Mas aí estás a falar de pessoas que estudam e investigam, não estás a falar de engenheiros ahah

Isso de que falas é um problema de base que nada tem a ver com esta "discussão" sobre os engenheiros.

São tratados abaixo de cão porque se calhar têm um canudo, mas não têm formação nenhuma (alguns até o merecem, se queres que te diga...). É o que acontece com a maioria dos licenciados em Portugal.

Opah eu dou aulas numa secundária, convivo diariamente e de perto com licenciados e mestres, e sei bem do que falo. Isto acaba por ser um círculo vicioso, quem não recebeu uma formação correcta, não pode formar correctamente. A educação que existe em Portugal é apenas de fachada, sei-o porque lido com isso todos os dias e todos os dias me arrependo por ter escolhido a via educacional.

Desculpem o sono.

Mindwalker
Administrador
Registado: sábado dez 25, 2004 2:59 pm

Mensagempor Mindwalker » quarta jun 01, 2005 3:05 am

O sono não tem perdão.
Now, I've noticed a tendency for this thread to get rather silly...
बोधि

YX [RIP]

Mensagempor YX [RIP] » quarta jun 01, 2005 3:10 am

nhé

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes