Aquele sentimento...

Jogos, passatempos, humor, anedotas e outras coisas maléficas...
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor aetheria » segunda mar 17, 2025 5:57 pm

Liwyatan Escreveu:Não posso dizer que não ache fantástico, mas assusta-me ao mesmo tempo. Será que tenho trabalho daqui a 2, 5, 10 anos?

Pois, com a quantidade de informação que lhe estamos a passar, a velocidade com que aprende, o facto de ser uma "inteligência" e, por isso, aprende exponencialmente, e com a sua capacidade em aprender com os humanos, se calhar estamos a cavar a nossa sepultura e o Terminator deixa de ser ficção.
https://arstechnica.com/ai/2025/03/researchers-astonished-by-tools-apparent-success-at-revealing-ais-hidden-motives/?utm_source=flipboard&utm_content=topic/technology

https://gizmodo.com/ai-search-engines-invent-sources-for-60-of-queries-study-finds-2000576155?utm_source=flipboard&utm_content=Gizmodo/magazine/Artificial+intelligence

Imagem
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

xtr3me
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta set 24, 2008 3:30 pm

Mensagempor xtr3me » terça mar 18, 2025 9:00 am

just my 2cts :)

Liwyatan Escreveu:That's my actual job. Eu notei uma grande diferença na procura de trabalho entre agora (de dezembro a janeiro) e há uns 5 anos atrás que tinha sido a última vez que tinha procurado trabalho nesta área.

Primeiro a quantidade de job-postings diminui significativamente, tipo 75%, para programadores. Depois a nível salarial tenho mesmo a certeza que baixou (ou estabilizou) com a entrada da IA no mercado.

Não sei se isso tem só a ver com a presença da AI, IMHO. O dinheiro está mais caro (juros) e havia muitas empresas a crescer artificialmente (isto é, a contratar mais do que precisavam). Aliando isso ao facto do "poder" ter virado para o empregador novamente (há uns tempos basicamente eram as pessoas que punham as condições - se não me derem isto aqui, tenho ali ao lado quem dê) agora vê-se esse tipo de movimentos também (menos contratações, salários a acertar, return to office, etc).

Liwyatan Escreveu:As empresas estão a perceber que conseguem treinar funcionários que já têm algum tipo de bases de programação em linguagens mais complexas usando IA, não só no próprio treino, como depois também no acto de programar.

Não só não me parece que as LLMs não vão corresponder a essa expectativa (pelo menos menos a curto/médio prazo) porque desenvolver é apenas parte do problema de pôr um produto cá fora e as LLMs não têm espírito crítico, mas também muitas empresas que estão a fazer isso podem depois vir a ter problemas porque não têm senioridade dev nos quadros (se não têm juniores para mentorar e fazer evoluir, como podem depois vir a ter séniors?).

Agora se começarmos a ter uma série de engeheiros de software que se limitam a ser meros proxies entre uma LLM e um IDE, que deixam de ter espírito crítico e se limitam a pôr coisas nas prompts e copiar o código que é dado, então aí sim esses engenheiros podem ser substituídos com mais facilidade porque não estão a colocar valor na cadeia: o valor do seu conhecimento, espírito crítico e experiência.

Liwyatan Escreveu:Neste momento tenho colegas que sabem muito menos "teoria" do que eu e que com os mesmos recursos fazem o mesmo, porque sabem como pedir/extrair essa informação/linhas de código ao IA.

Isso tem toda uma série de problemas. Quando as coisas derem raia (até porque o código gerado por LLMs é manifestamente mau em muitas situações), depois não sabem resolver se não se preocuparam em olhar para (e perceber) o output da LLM de forma crítica e até usar apenas como base mas melhorar.

Liwyatan Escreveu:Actualmente passo horas do meu dia a mandar dados para chatbots (Copilot da Microsoft maioritariamente, mas também ChatGPT e por vezes Gemini para as integrações com Google Workspace) e esperar que "eles" me digam se está tudo bem. E o fantástico é que se não estiver eles dizem-me o que é e como resolver!

Não deixes de perceber o código que estás a escrever. IMHO é mais produtivo para o futuro usar as LLMs como explicadores de codebases que não se percebe, ou de usar para explorar os possiveis cenários e soluções, mas não usar para gerar o código todo. Ou então pelo menos usar para fazer aquele código base de coisas super simples(p.e. se calhar para construir uma base de uma query de SQL, uma função simples para ler e interpretar um input, uma especificação base de um swagger de uma API) e depois refactorizar de acordo corrigindo o que não está bem, enriquecendo com o que falta, etc.

Vi uma imagem gira que mostra como isto devia funcionar (output do cursor):

Imagem

A thread, aquI: https://forum.cursor.com/t/cursor-told- ... locs/61132

aetheria Escreveu:Pois, com a quantidade de informação que lhe estamos a passar, a velocidade com que aprende, o facto de ser uma "inteligência" e, por isso, aprende exponencialmente, e com a sua capacidade em aprender com os humanos, se calhar estamos a cavar a nossa sepultura e o Terminator deixa de ser ficção.

IMHO não consideraria as LLMs algo parecido com "inteligência". Não são capazes de pensar. Aquilo é puramente análise estatística - dado o input que se passa, qual é o output mais provável com base nos dados que foram usados para treinar o modelo.

Para já não falar nas alucinações, que podem vir a ser cada vez maiores especialmente porque muitas LLMs são treinadas com dados incorrectos e também cada vez mais mais começar a ter dados sintéticos (dados originados por LLMs) que também podem introduzir incorrecções no modelo.

Eu uso LLMs no meu dia a dia, mas tento usar como algo para me apoiar e não para fazer o meu trabalho por mim. Há coisas em que me ajuda a atalhar caminho, gerando algum código ou documentação base que me poupa tempo, mas analiso sempre o output que me está a ser dado e faço as correcções necessárias e depois a partir daí faço eu o resto.

Muitas das coisas que nós vemos por aí apontadas às LLMs são gimmicks para continuar a gerar hype e gerar financiamento (hoje em dia qual é o produto que não vem com qualquer coisa a dizer que tem AI? Até as marcas de periféricos já vendem ratos com AI!). Para além de que há todo um tema de ética a discutir à volta de como a maioria destes modelos é treinado com informação copyrighted e sem pagar os devidos direitos (o modelo do facebook até se falou que foi/é treinado com informação de fontes sacadas em torrents: https://arstechnica.com/tech-policy/202 ... f-seeding/)

Imho, é algo com potencial mas que neste momento ainda está longe de ser o que é apregoado.

Agora não nego que é interessante ver como isto vai evoluir e também como nós nos vamos adaptar.

aetheria
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am

Mensagempor aetheria » terça mar 18, 2025 12:30 pm

xtr3me Escreveu:
aetheria Escreveu:Pois, com a quantidade de informação que lhe estamos a passar, a velocidade com que aprende, o facto de ser uma "inteligência" e, por isso, aprende exponencialmente, e com a sua capacidade em aprender com os humanos, se calhar estamos a cavar a nossa sepultura e o Terminator deixa de ser ficção.

IMHO não consideraria as LLMs algo parecido com "inteligência". Não são capazes de pensar. Aquilo é puramente análise estatística - dado o input que se passa, qual é o output mais provável com base nos dados que foram usados para treinar o modelo.

Ahhhh isso faz mais sentido. Ainda não tenho recorrido muito a ela, mas no ano passado, por causa de análises de poemas, apresentadas nas orais pelos alunos, eu fui notando certos traços. Fui eu mesma pedir ao chatgpt a análise desses poemas e detetei padrões, precisamente, esse de que faz uma avaliação de dados e responde em conformidade. Aquilo até pode ser lógico, mas não, por exemplo, enquadrado na estética daquele autor em particular, que tem uma linguagem e mundividência própria.

Eu uso LLMs no meu dia a dia, mas tento usar como algo para me apoiar e não para fazer o meu trabalho por mim. Há coisas em que me ajuda a atalhar caminho, gerando algum código ou documentação base que me poupa tempo, mas analiso sempre o output que me está a ser dado e faço as correcções necessárias e depois a partir daí faço eu o resto.

É, essencialmente, o que vou dizendo aos alunos. É óbvio que a vão usar, e se a ferramenta existe, mas têm de ter consciência que até para a usar têm eles mesmos de ter domínio dos conceitos, para aproveitarem o válido e descartarem o que não importa (e que os denuncia logo). Até fiz análise sobre a análise do Chatgpt :lol:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 01, 2007 7:27 pm

Mensagempor GoncaloBCunha » terça mar 18, 2025 2:09 pm

...de que o fórum, nos últimos tempos, parece o regresso dos mortos-vivos! :metal:
CDs/Vinil para venda/troca AQUI [sempre actualizado]

xtr3me
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor xtr3me » terça mar 18, 2025 2:46 pm

aetheria Escreveu:
xtr3me Escreveu:

Ahhhh isso faz mais sentido. Ainda não tenho recorrido muito a ela, mas no ano passado, por causa de análises de poemas, apresentadas nas orais pelos alunos, eu fui notando certos traços. Fui eu mesma pedir ao chatgpt a análise desses poemas e detetei padrões, precisamente, esse de que faz uma avaliação de dados e responde em conformidade. Aquilo até pode ser lógico, mas não, por exemplo, enquadrado na estética daquele autor em particular, que tem uma linguagem e mundividência própria.

Foi uma simplificação da minha parte para efeitos de argumentação (p.e. essa análise não é feita apenas sobre a prompt passada mas sim ao longo da resposta que vai construíndo, mas para não entrar em detalhes muito técnicos), mas acaba por ser o que se passa. É uma análise estatística a partir dos dados com que o modelo vai sendo treinado, do que será mais provável para incluir na resposta que vai sendo construída. Daí que muitas vezes as respostas façam sentido (no que diz respeito a uma construção frásica), mas estejam erradas (premissas erradas, fontes que não existem, etc).

aetheria Escreveu:
xtr3me Escreveu:

É, essencialmente, o que vou dizendo aos alunos. É óbvio que a vão usar, e se a ferramenta existe, mas têm de ter consciência que até para a usar têm eles mesmos de ter domínio dos conceitos, para aproveitarem o válido e descartarem o que não importa (e que os denuncia logo). Até fiz análise sobre a análise do Chatgpt :lol:

Isto, na minha opinião é muito importante. Não passa por deixar de usar, mas como usar no sentido de ajudar e não de fazer por nós. É preciso que as pessoas tenham a clareza de querer aprender, aprofundar os seus conhecimentos e de manter na mesma o domínio dos seus campos de especialização/profissionalização, para conseguirem ter espírito crítico sobre o que lhes está a ser dado como output das LLMs, quer para perceber o que está mal, quer para poder afinar "a conversa" para ter melhores resultados.
Se fizermos offload de todo o nosso raciocínio e nos limitarmos a ser papagaios do que as LLMs nos dizem, não vamos saber nada sobre nada e isso não pode ser (até porque ficamos mais susceptíveis a "sermos enganados").
Isto é aquilo que, na minha opinião, é mais difícil de incutir nas pessoas mais novas.

GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor GoncaloBCunha » terça mar 18, 2025 2:58 pm

GoncaloBCunha Escreveu:...de que o fórum, nos últimos tempos, parece o regresso dos mortos-vivos! :metal:

Só para esclarecer, não estava a falar de ti, Daniel.

xtr3me
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor xtr3me » terça mar 18, 2025 3:08 pm

GoncaloBCunha Escreveu:
GoncaloBCunha Escreveu:...de que o fórum, nos últimos tempos, parece o regresso dos mortos-vivos! :metal:

Só para esclarecer, não estava a falar de ti, Daniel.

hehe, mas olha que enfiava bem a carapuça que ando aqui com um ar de morto-vivo... :mrgreen:

GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor GoncaloBCunha » terça mar 18, 2025 5:51 pm

xtr3me Escreveu:hehe, mas olha que enfiava bem a carapuça que ando aqui com um ar de morto-vivo... :mrgreen:

:mrgreen: :mrgreen:

Liwyatan
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 08, 2019 10:21 am

Mensagempor Liwyatan » terça mar 18, 2025 6:51 pm

xtr3me Escreveu:just my 2cts :)

Liwyatan Escreveu:That's my actual job. Eu notei uma grande diferença na procura de trabalho entre agora (de dezembro a janeiro) e há uns 5 anos atrás que tinha sido a última vez que tinha procurado trabalho nesta área.

Primeiro a quantidade de job-postings diminui significativamente, tipo 75%, para programadores. Depois a nível salarial tenho mesmo a certeza que baixou (ou estabilizou) com a entrada da IA no mercado.

Não sei se isso tem só a ver com a presença da AI, IMHO. O dinheiro está mais caro (juros) e havia muitas empresas a crescer artificialmente (isto é, a contratar mais do que precisavam). Aliando isso ao facto do "poder" ter virado para o empregador novamente (há uns tempos basicamente eram as pessoas que punham as condições - se não me derem isto aqui, tenho ali ao lado quem dê) agora vê-se esse tipo de movimentos também (menos contratações, salários a acertar, return to office, etc).

Liwyatan Escreveu:As empresas estão a perceber que conseguem treinar funcionários que já têm algum tipo de bases de programação em linguagens mais complexas usando IA, não só no próprio treino, como depois também no acto de programar.

Não só não me parece que as LLMs não vão corresponder a essa expectativa (pelo menos menos a curto/médio prazo) porque desenvolver é apenas parte do problema de pôr um produto cá fora e as LLMs não têm espírito crítico, mas também muitas empresas que estão a fazer isso podem depois vir a ter problemas porque não têm senioridade dev nos quadros (se não têm juniores para mentorar e fazer evoluir, como podem depois vir a ter séniors?).

Agora se começarmos a ter uma série de engeheiros de software que se limitam a ser meros proxies entre uma LLM e um IDE, que deixam de ter espírito crítico e se limitam a pôr coisas nas prompts e copiar o código que é dado, então aí sim esses engenheiros podem ser substituídos com mais facilidade porque não estão a colocar valor na cadeia: o valor do seu conhecimento, espírito crítico e experiência.

Liwyatan Escreveu:Neste momento tenho colegas que sabem muito menos "teoria" do que eu e que com os mesmos recursos fazem o mesmo, porque sabem como pedir/extrair essa informação/linhas de código ao IA.

Isso tem toda uma série de problemas. Quando as coisas derem raia (até porque o código gerado por LLMs é manifestamente mau em muitas situações), depois não sabem resolver se não se preocuparam em olhar para (e perceber) o output da LLM de forma crítica e até usar apenas como base mas melhorar.

Liwyatan Escreveu:Actualmente passo horas do meu dia a mandar dados para chatbots (Copilot da Microsoft maioritariamente, mas também ChatGPT e por vezes Gemini para as integrações com Google Workspace) e esperar que "eles" me digam se está tudo bem. E o fantástico é que se não estiver eles dizem-me o que é e como resolver!

Não deixes de perceber o código que estás a escrever. IMHO é mais produtivo para o futuro usar as LLMs como explicadores de codebases que não se percebe, ou de usar para explorar os possiveis cenários e soluções, mas não usar para gerar o código todo. Ou então pelo menos usar para fazer aquele código base de coisas super simples(p.e. se calhar para construir uma base de uma query de SQL, uma função simples para ler e interpretar um input, uma especificação base de um swagger de uma API) e depois refactorizar de acordo corrigindo o que não está bem, enriquecendo com o que falta, etc.

Vi uma imagem gira que mostra como isto devia funcionar (output do cursor):

Imagem

A thread, aquI: https://forum.cursor.com/t/cursor-told- ... locs/61132

Para já não falar nas alucinações, que podem vir a ser cada vez maiores especialmente porque muitas LLMs são treinadas com dados incorrectos e também cada vez mais mais começar a ter dados sintéticos (dados originados por LLMs) que também podem introduzir incorrecções no modelo.

Muitas das coisas que nós vemos por aí apontadas às LLMs são gimmicks para continuar a gerar hype e gerar financiamento (hoje em dia qual é o produto que não vem com qualquer coisa a dizer que tem AI? Até as marcas de periféricos já vendem ratos com AI!). Para além de que há todo um tema de ética a discutir à volta de como a maioria destes modelos é treinado com informação copyrighted e sem pagar os devidos direitos (o modelo do facebook até se falou que foi/é treinado com informação de fontes sacadas em torrents: https://arstechnica.com/tech-policy/202 ... f-seeding/)

Imho, é algo com potencial mas que neste momento ainda está longe de ser o que é apregoado.

Agora não nego que é interessante ver como isto vai evoluir e também como nós nos vamos adaptar.

Concordo com tudo o que disseste. Eu uso a IA como uma ferramenta apenas e acho que ainda estamos a uns anos de haver alguma mudança drástica.

Contudo, estou curioso para ver como é que os processadores quânticos e isso vão alterar a tecnologia em si.

GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor GoncaloBCunha » quarta mar 19, 2025 6:02 pm

...de que daqui a uns minutos ter obrigatoriamente de pegar no carro e ir para o Tagus trabalhar, através deste temporal medonho, quando teria a possibilidade de fazer tudo em tele-trabalho. Tenho uns chefes sempre tão preocupados connosco (e que só lá vão uma vez por semana).

"Nesta empresa, somos uma família". Yeah, right! :evil:

Blackadder
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta jan 24, 2025 3:48 am

Mensagempor Blackadder » quarta mar 19, 2025 6:04 pm

Eu que nunca tenho de ir ao escritório, este ano já conseguiram bater o pé para eu ir:

— No carnaval, quando ninguém trabalha neste país.
— Amanhã, que segundo consta vai estar tempestade e o fim do mundo em cuecas.

E para quê, perguntais… para fazer o mesmo que faço todo o santo dia em casa. Bora lá, atravessar a ponte debaixo de chuva torrencial, apanhar 1+ hora de trânsito para cada lado, e gastar dinheiro em estacionamento, portagem, gasóleo etc… — podia ir de transportes públicos, sim, se vivesse num país desenvolvido, mas não me apetece.
Movimento de Cidadãos 'Queremos Concertos a Começar às Oito da Noite'.

Liwyatan
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 08, 2019 10:21 am

Mensagempor Liwyatan » quarta mar 19, 2025 7:51 pm

Parece que calhou a todos. Também me estão a "obrigar" a ir ao escritório amanhã para um "all hands meeting". Palhaçada. Para mim são quase 3 horas de carro agora.

Selvagem
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda jul 03, 2017 7:07 pm

Mensagempor Selvagem » quarta mar 19, 2025 8:58 pm

Atenção se vierem ou atravessarem Lisboa nestes dias de temporal.. demora-se o dobro do tempo a chegar a qualquer lado, seja de carro ou de transportes.
Ainda pior com as obras por todo o lado a cortar estradas.
"..too old for this shit.."

Blackadder
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Blackadder » quarta mar 19, 2025 8:59 pm

Será um problema de quem me obrigou a ir ao escritório. :mrgreen:

Blackadder
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Blackadder » quarta mar 19, 2025 10:15 pm

Restauração com preços abusivos? Ora toma: https://www.instagram.com/the_wet_bandits33 (as equipas de limpeza não têm culpa, though)

Voltar para “Jogos, Diversão e Offtopic!”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes