Zeitgeist - o Filme

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Re: Zeitgeist - o Filme

Mensagempor Cthulhu_Dawn » domingo ago 01, 2010 7:12 pm

DechristianizeR Escreveu:
E a questão de não explicarem os meios que pretendem utilizar para atingir o objectivo mais uma vez só não os sabe quem não viu ainda o que sugeri e quem não quer, e em primeiro lugar não é sequer uma sociedade utópica! Ficar a criticar um "livro" que não se leu ou que se leu apenas 10 páginas e não o completo, não adianta de nada, e é um mau principio.

Infelizmente não vi todos os links que colocaste. Não sei se terei tempo para isso. De qualquer maneira, vi com interesse o Transition Plan e não fiquei esclarecido em relação às dúvidas que que coloquei no outro tópico e que resumi no meu post. Pela minha interpretação (que não é mais do que isso) as 6 etapas descritas são enumeradas de uma forma suficientemente vaga para que se possa ter uma ideia real da implementação destes passos.
Não parece ser contemplada qualquer tipo de maior ou menor dificuldade na construção das "quintas auto-sustentadas" ou na construção das ligações entre diferentes comunidades que se presumem espalhadas pelo mundo(?). Como é que se pretende assegurar as ligações entre estas comunidades (caminho-de-ferro) entre diferentes Estados? Como é que os próprios Estado (ainda) soberanos poderão ver o desenvolvimento de comunidades fechadas e que, em última instância, pretendem desenvolver-se à margem do local onde estão inseridos.
Pretende-se que os investimentos iniciais para as ditas quintas e fábricas automatizadas venham de fundos governamentais, programas regionais (é dado o exemplo dos fundos comunitários), mas e se as propostas de projectos não são aprovadas? Regra geral, os programas comunitários exigem que o beneficiário seja uma qualquer entidade (pública ou privada) e não propriamente pessoas naturais (sejam pessoas singulares ou grupos), embora não tenha conhecimento de todos os programas que existem (apenas os Europeus) portanto talvez a realidade noutros locais seja diferente.

Vou continuar a seguir eventuais informações que possam surgir acerca da implementação deste movimento (acho que se pretende criar uma cidade segundo os preceitos do movimento no prazo de um ou dois anos e há um projecto que pretende fazer da Nova Zelândia o foco principal de novas comunidades). E será que já tentaram vender esta ideia a gente como o Richard Branson, o Bill Gates. Ou criarem um efectivo grupo de pressão (ou vários) que possa fazer lobbying junto de instituições nacionais/regionais. Atendendo a que as energias renováveis estão, de facto, na ordem do dia, as ideias do Sr. Jacques poderiam ganhar algum apoio institucional...Espanta-me que isso não esteja a ser tentado há mais tempo (se é que está)...

Se alguém se incomoda com "o tom" pelo menos exponho fontes de informação sobre os assuntos em questão, enquanto outros ficam a supor, distorcer, fazer piadas e mandar bocas uns aos outros, procurar algo mínimo de errado por onde pegar para destruir tudo o resto, e por vezes explicar de uma maneira errada e incompleta o que por sua vez gera confusão e dúvida e ninguém se entende.

E, finalmente, não me considero inserido em nenhum destes grupos. Não quero destruir nada, gozar com ninguém ou o que quer que seja. Não perco o meu tempo a escrever isto para gozar ou mandar abaixo ninguém. São as dúvidas que este tipo de questões me suscitam. Quem quiser lê, quem não quiser responde com o "tldr" e rimo-nos todos um bocado.
:arrow:

DechristianizeR
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta jun 29, 2005 10:40 pm
Contacto:

Mensagempor DechristianizeR » domingo ago 01, 2010 7:24 pm

Grimner Escreveu:]

Para quem fala de comunicação, afirmar que quem levanta objecções às teorias papagueadas (e não suportadas por argumentação) "não vê porque não quer" sem contrapor nada de seu à discussão, soa-me um bocado autista. Mas só um bocado.

Posso discordar fundamentalmente com o que o Ordos tem aqui dito, por exemplo, mas ao menos há da parte dele um esforço honesto de argumentar o que diz.

Ainda não percebeste que o que "contrapus" foi o melhor, ou seja oferecer o "livro" ou "manual" que ainda não leram para não ficarem a falar de algo que não conhecem. Quanto á falta de argumentação e meios etc nesta conversa toda, uma das caracteristicas principais é precisamente o oposto que pensas ser, o ZM e TVP são bastante claros e sabem o que fazer e dizer. Quem não os quer conhecer e ficar a "falar" á toa assim seja.

DechristianizeR
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta jun 29, 2005 10:40 pm
Contacto:

Mensagempor DechristianizeR » domingo ago 01, 2010 7:30 pm

Cthulhu_Dawn Escreveu:
E a questão de não explicarem os meios que pretendem utilizar para atingir o objectivo mais uma vez só não os sabe quem não viu ainda o que sugeri e quem não quer, e em primeiro lugar não é sequer uma sociedade utópica! Ficar a criticar um "livro" que não se leu ou que se leu apenas 10 páginas e não o completo, não adianta de nada, e é um mau principio.

Infelizmente não vi todos os links que colocaste. Não sei se terei tempo para isso. De qualquer maneira, vi com interesse o Transition Plan e não fiquei esclarecido em relação às dúvidas que que coloquei no outro tópico e que resumi no meu post. Pela minha interpretação (que não é mais do que isso) as 6 etapas descritas são enumeradas de uma forma suficientemente vaga para que se possa ter uma ideia real da implementação destes passos.

:arrow:

Os links que coloquei estão por ordem, são para serem vistos por ordem. :jam: Daí as tuas dúvidas. E como ja tinha dito tudo isto não é perfeito, mas é a melhor solução para os problemas sociais que temos em todo o mundo.

:metal:

Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Mensagempor Grimner » domingo ago 01, 2010 8:03 pm

Grimner Escreveu:]

Para quem fala de comunicação, afirmar que quem levanta objecções às teorias papagueadas (e não suportadas por argumentação) "não vê porque não quer" sem contrapor nada de seu à discussão, soa-me um bocado autista. Mas só um bocado.

Posso discordar fundamentalmente com o que o Ordos tem aqui dito, por exemplo, mas ao menos há da parte dele um esforço honesto de argumentar o que diz.

Ainda não percebeste que o que "contrapus" foi o melhor, ou seja oferecer o "livro" ou "manual" que ainda não leram para não ficarem a falar de algo que não conhecem. Quanto á falta de argumentação e meios etc nesta conversa toda, uma das caracteristicas principais é precisamente o oposto que pensas ser, o ZM e TVP são bastante claros e sabem o que fazer e dizer. Quem não os quer conhecer e ficar a "falar" á toa assim seja.

A julgar pelas afirmações que fazem no seu veículo de propaganda (e o zeitgeist é um veículo de propaganda), não só não sabem do que falam, como inventam o que não sabem.
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage

Grimner
Administrador
Contacto:

Mensagempor Grimner » domingo ago 01, 2010 8:12 pm

Facto:

Toda e qualquer sociedade utópica só funciona se extirparmos o elemento humano da mesma. Que é ao fim e ao cabo aquilo que de mais verdadeiro há nas teorias pseudo orwellianas.

Hordes of Yore webpage

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » domingo ago 01, 2010 8:27 pm

Grimner Escreveu:Facto:

Toda e qualquer sociedade utópica só funciona se extirparmos o elemento humano da mesma. Que é ao fim e ao cabo aquilo que de mais verdadeiro há nas teorias pseudo orwellianas.

Hipótese:

Considerar que há mais tipos de sociedade passíveis de funcionar do que as actuais.

Tese:

Documentar extensivamente, testar cientificamente e aplicar com precisão teorias minimamente válidas para verificar a praticabilidade das mesmas antes que o sistema actual colapse sem alternativas.
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Enigma
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Mensagempor Enigma » domingo ago 01, 2010 8:29 pm

OrDoS Escreveu:

Hipótese:

Considerar que há mais tipos de sociedade passíveis de funcionar do que as actuais.

Tese:

Documentar extensivamente, testar cientificamente e aplicar com precisão teorias minimamente válidas para verificar a praticabilidade das mesmas antes que o sistema actual colapse sem alternativas.

Apenas minimamente válidas? :?
Valfar, ein Windir

Phobos [RIP 2012/08/19]

Mensagempor Phobos [RIP 2012/08/19] » domingo ago 01, 2010 8:30 pm

Imagem

Os Bonobos é que já encontraram a solução.

Grimner
Administrador
Contacto:

Mensagempor Grimner » domingo ago 01, 2010 8:35 pm

OrDoS Escreveu:

Hipótese:

Tese:

E não foi isso que pessoas desde Sócrates ao Karl Marx, passando por Jesus, Mussolini, Nietzsche e Buda tentaram fazer, Sempre com o mesmo sucesso (ou falta dele)?

Hordes of Yore webpage

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » domingo ago 01, 2010 8:40 pm

Enigma Escreveu:
OrDoS Escreveu:

Hipótese:

Tese:

Não estamos a falar de começar em grande, logo com um país inteiro, estamos a falar em começar os projectos como um projecto de investigação sério deve ser encarado. Primeiro os pequenos passos, criação de um plano ainda mais detalhado, a aplicação das bases e depois fasear o desenvolvimento. Ou vamos andar a aqui a cometer os mesmos erros de alguns que tentaram impor sistemas (e mal) por meios errados?

Grimner Escreveu:
OrDoS Escreveu:

Hipótese:

Tese:

E não foi isso que pessoas desde Sócrates ao Karl Marx, passando por Jesus, Mussolini, Nietzsche e Buda tentaram fazer, Sempre com o mesmo sucesso (ou falta dele)?

Propósitos errados, uso errado da teoria e tentativa de aplicação por meios militares. No entanto, não sei o que Jesus, Nietzsche e Buda tem a ver com a conversa... geez... :roll:

Grimner
Administrador
Contacto:

Mensagempor Grimner » domingo ago 01, 2010 8:53 pm

OrDoS Escreveu:
Enigma Escreveu:
OrDoS Escreveu:

Hipótese:

Tese:

Não estamos a falar de começar em grande, logo com um país inteiro, estamos a falar em começar os projectos como um projecto de investigação sério deve ser encarado. Primeiro os pequenos passos, criação de um plano ainda mais detalhado, a aplicação das bases e depois fasear o desenvolvimento. Ou vamos andar a aqui a cometer os mesmos erros de alguns que tentaram impor sistemas (e mal) por meios errados?

Grimner Escreveu:
OrDoS Escreveu:

Hipótese:

Tese:

Propósitos errados, uso errado da teoria e tentativa de aplicação por meios militares. No entanto, não sei o que Jesus, Nietzsche e Buda tem a ver com a conversa... geez... :roll:

Toda e qualquer sociedade utópica só funciona se extirparmos o elemento humano da mesma.

Não leste esta parte, então. Ou não atingiste o preceito simples que todas as tentativas de revolucionar e criar uma sociedade diferente passam obrigatoriamente por alterações profundas na alteração da mentalidade humana. E é aí que entram os filósofos..

éniuei, não me parece que uma tecnocracia Amish vá ser a solução para os problemas.

Hordes of Yore webpage

Phobos [RIP 2012/08/19]

Mensagempor Phobos [RIP 2012/08/19] » domingo ago 01, 2010 10:12 pm

O paradoxo é que sem as inúmeras tentativas falhadas ainda devíamos estar nas cavernas.

Grimner
Administrador
Contacto:

Mensagempor Grimner » domingo ago 01, 2010 11:07 pm

Phobos Escreveu:O paradoxo é que sem as inúmeras tentativas falhadas ainda devíamos estar nas cavernas.

E o paradoxo ainda maior é que desde os tempos das cavernas que todas as formas de governo foram "variações do tema"

Hordes of Yore webpage

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » domingo ago 01, 2010 11:10 pm

Grimner Escreveu:
Toda e qualquer sociedade utópica só funciona se extirparmos o elemento humano da mesma.

Não leste esta parte, então. Ou não atingiste o preceito simples que todas as tentativas de revolucionar e criar uma sociedade diferente passam obrigatoriamente por alterações profundas na alteração da mentalidade humana. E é aí que entram os filósofos..

éniuei, não me parece que uma tecnocracia Amish vá ser a solução para os problemas.

Claro que li. e bem. Tu é que parece que te esqueces de que forma é que essas tentativas de revolução foram feitas e o porquê de terem falhado logo nas bases impostas (onde nem sequer a teoria conseguiram aplicar), mas também não te deve passar pela cabeça que estamos no século XXI e o ponto de evolução tecnológica em que estamos.

Quanto a essas tentativas, se o sistema democrático/republicano/sufragista político hoje é o mais utilizado, é porque alguém/um punhado/muita gente achou que algo deveria mudar. A diferença é que nessa altura eram precisas grandes revoluções, guerras civis e muita miséria para ter de se atingir o estado de mudança e tirar os ditadores/reis/czares do poder, enquanto que hoje em dia é possível tentar mudar-se algo de forma mais séria, estruturada, pensada, científica, *outro termo qualquer que implique trabalho sério* e aprendendo com os erros do passado para se conseguir realmente atingir resultados.

Quanto a esse comentário de tecnocracia Amish, mais uma vez, é que tem tuuuuudo a ver, é que mesmo tudo (e no entanto, eles lá vão vivendo a vida deles e até se conseguiram adaptar ao capitalismo de forma a conseguirem viver pelos seus padrões).

Parece-me que estás a afunilar a tua capacidade de visão de cada vez que respondes com este tipo de comentários :roll:

Phobos Escreveu:O paradoxo é que sem as inúmeras tentativas falhadas ainda devíamos estar nas cavernas.

:!: :idea:

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » domingo ago 01, 2010 11:47 pm

OrDoS Escreveu: A diferença é que nessa altura eram precisas grandes revoluções, guerras civis e muita miséria para ter de se atingir o estado de mudança e tirar os ditadores/reis/czares do poder, enquanto que hoje em dia é possível tentar mudar-se algo de forma mais séria, estruturada, pensada, científica, *outro termo qualquer que implique trabalho sério* e aprendendo com os erros do passado para se conseguir realmente atingir resultados.

Eu não tinha tanta certeza assim, por acaso...

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Baidu [Spider] e 27 visitantes