Incêndios Florestais

schemattic
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça mai 22, 2007 12:28 am

Re: Incendios Florestais

Mensagempor schemattic » sábado ago 14, 2010 10:19 pm

Só uma coisa: vocês têm noção que há pessoas honestas a receber o rendimento mínimo? Que se o recebem é porque não encontram mesmo outra solução? E que mesmo sem emprego ou impossibilitadas de trabalhar, contribuem para o mecanismo económico, social e cultural da nossa/vossa sociedade, que provavelmente sem essa ajuda estatal estariam a dormir na rua, a comer na sopa dos pobres, a roubar, matar, etc? Eu vejo muito guna e borrachola a levantar o rendimento minimo, e isso irrita-me profundamente, mas fazer pagar sempre o justo pelo pecador também me parece muitas vezes sinónimo de ignorância e de primitivismo cívico.

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » sábado ago 14, 2010 10:46 pm

raxx7 Escreveu:Podes dar-me referências para as outras propostas do CDS-PP? Eu e o Google hoje não nos entendemos. :(

Ouvi de manhã na rádio que querem agilizar o processo de acusação dos incendiários apanhados ou não em flagrante delito.

schemattic Escreveu:Só uma coisa: vocês têm noção que há pessoas honestas a receber o rendimento mínimo? Que se o recebem é porque não encontram mesmo outra solução? E que mesmo sem emprego ou impossibilitadas de trabalhar, contribuem para o mecanismo económico, social e cultural da nossa/vossa sociedade, que provavelmente sem essa ajuda estatal estariam a dormir na rua, a comer na sopa dos pobres, a roubar, matar, etc? Eu vejo muito guna e borrachola a levantar o rendimento minimo, e isso irrita-me profundamente, mas fazer pagar sempre o justo pelo pecador também me parece muitas vezes sinónimo de ignorância e de primitivismo cívico.

De que forma isso é mutuamente exclusivo com os beneficiários contribuírem positivamente para a sociedade?

E mesmo que essa proposta não preste, deve haver um milhão de outras alterações positivas a fazer a vários níveis (incluindo o penal) e que nem sequer são discutidas.
Última edição por otnemeM em sábado ago 14, 2010 10:50 pm, editado 1 vez no total.

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Mensagempor raxx7 » sábado ago 14, 2010 11:30 pm

Ah, nem me lembrava disso. Bem, não é que não se deva fazer se for possível. Grão a grão enche a galinha o papo.

Mas alterações a nível penal para punir mais eficazmente os incendiários parecem-me uma medida com impacto mínimo.
O problema no caso é que é no geral muito dificil identificar e reunir provas contra os incendiários.
Além disso, dos mais de 90% de incêndios com origem humana, creio que cerca de metade têm origem em negligência. Quando à outra metade que tem origem dolosa, os incendiários são muitas vezes com pouca formação, motivos passionais e/ou problemas mentais.
Isto para dizer que é um cenário onde não espero que medidas de punição mais duras ou eficazes se traduzam em grande repressão de comportamentos.

Honestamente, parece-me uma proposta tipicamente de direita, que parte do dogma de que medidas de repressão mais duras resultam numa repressão mais eficaz -- soa bem ao eleitorado deles mas... *meh*.

Eu acho que é mais importante continuar a investir em medidas de ordenamento de território que facilitem a detecção e combate aos incêndios, assim como reduzam o potencial para a sua propagação.
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

Opuskulo
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo fev 29, 2004 11:04 pm

Mensagempor Opuskulo » domingo ago 15, 2010 12:30 am

UnderØath Escreveu:so há uma cena que nao consigo entender. se calhar nao estou a ver a big picture.

o exercito nao podia ter 1 papel preventivo nesta cena?

é obvio que mais de 90% dos militares não está preparado para o combate ao fogo, mas devem ter qualificações para andarem nas florestas a vigiar, limpar, etc. até eu tenho e nao fui á tropa. chama-se ter pernas...

tirando as burocracias financeiras em que eles se queixam que a deslocação dos pelotões para as matas tem custos de logistica, existe mais alguma razao parva para nao os mandar ja patrulhar as matas na area dos quarteis?

O pessoal devia ter mais cuidado quando começa a falar daquilo que não sabe! Em relação aos incêndios o Exército actua de duas formas distintas. Actua na prevenção durante entre Junho e Setembro com equipas destacadas e em permanência em algumas áreas florestais e actua nas operações de rescaldo e apoio à população em situação real de incêndio. Durante esse mesmo período é accionado o plano Lira que consiste no aprontamento de pelotões preparados para intervir nas operações de rescaldo quando solicitado pela Protecção Civil. Existem meios, existem homens e esses pelotões efectivamente saem para o terreno quando são chamados. Agora, se o Exército está preparado para actuar nestas situações de forma eficaz e se há uma correcta articulação com a restante estrutura da Protecção Civil, isso já é outra história e daria pano para mangas.

KonigLowe
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 11, 2004 3:55 pm

Mensagempor KonigLowe » domingo ago 15, 2010 10:14 am

A imprensa publicava por estes dias que metade dos incendiários são reincidentes, o que não nada de surpreendente. O ser humano é reincidente nos seus hábitos. Um jogador compulsivo volta a jogar, um pedófilo volta a abusar de crianças, alguém que rouba pela primeira vez voltará a roubar e aí por diante.

É sabido que as reportagens televisivas, estimulam os incendiários - não gostasse todo o criminoso de sentir o gosto da "fama" - e continuo a não compreender todo o destaque que se dá aos incêndios nos programas de informação das televisões. Pode-se dar a notícia sem aquele tremendo show off e exploração da situação. Mas infelizmente há a infeliz coincidência do pico dos incêndios ocorrer em plena silly season e ter que se passar os telejornais a encher chouriços.

Existem condições mais ou menos propícias que favorecem os incêndios, mas não tenho qualquer dúvida que há também uma espécie de comportamento mimético por parte dos incendiários. O fogo causa enorme fascínio no ser humano. Até bombeiros já foram detidos por serem responsáveis de causarem incêndios... E se se puder fazer algo, por pouco que seja para minimizar que esses doentes que ateam fogo não o façam acho que se deve valorizar. E a televisão aí podia ter um papel pedagógico, mas em vez de se preocupar em ter um papel de responsabilidade social tentam fazer ainda pior na guerra das audiências.
Mas livrai-nos do Malamén

Perforation
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 22, 2009 12:47 pm

Mensagempor Perforation » domingo ago 15, 2010 10:20 am

KonigLowe Escreveu:É sabido que as reportagens televisivas, estimulam os incendiários - não gostasse todo o criminoso de sentir o gosto da "fama" - e continuo a não compreender todo o destaque que se dá aos incêndios nos programas de informação das televisões. Pode-se dar a notícia sem aquele tremendo show off e exploração da situação. Mas infelizmente há a infeliz coincidência do pico dos incêndios ocorrer em plena silly season e ter que se passar os telejornais a encher chouriços.

Já tinha pensado nisso.

Espero que parem de brincar a ser politico e comessem a pensar na melhor maneira de resolver estes problemas!
▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼

Perforation
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 22, 2009 12:47 pm

Mensagempor Perforation » domingo ago 15, 2010 10:23 am

Se querem saber informações em relação ao incêndios em Portugal

http://www.prociv.pt/cnos/Pages/ListaFogos.aspx

Aporta informação dos incêndios a nível do pais.
▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » domingo ago 15, 2010 10:34 am

Perforation Escreveu:
KonigLowe Escreveu:É sabido que as reportagens televisivas, estimulam os incendiários - não gostasse todo o criminoso de sentir o gosto da "fama" - e continuo a não compreender todo o destaque que se dá aos incêndios nos programas de informação das televisões. Pode-se dar a notícia sem aquele tremendo show off e exploração da situação. Mas infelizmente há a infeliz coincidência do pico dos incêndios ocorrer em plena silly season e ter que se passar os telejornais a encher chouriços.

Já tinha pensado nisso.

Espero que parem de brincar a ser politico e comessem a pensar na melhor maneira de resolver estes problemas!

Mesmo assim, a cobertura é muito mais "sóbria" e contida do que costumava ser...Lembro-me especialmente daqueles repórteres que praticamente se punham à frente dos bombeiros a perguntar como é que estava a correr o combate ás chamas...Ou das pessoas que iam passando com os baldes a perguntar "como é que se sentiam naquele momento"...

Kustu Rica
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 29, 2009 9:51 pm

Mensagempor Kustu Rica » domingo ago 15, 2010 10:35 am

Opuskulo Escreveu:
UnderØath Escreveu:so há uma cena que nao consigo entender. se calhar nao estou a ver a big picture.

é obvio que mais de 90% dos militares não está preparado para o combate ao fogo, mas devem ter qualificações para andarem nas florestas a vigiar, limpar, etc. até eu tenho e nao fui á tropa. chama-se ter pernas...

tirando as burocracias financeiras em que eles se queixam que a deslocação dos pelotões para as matas tem custos de logistica, existe mais alguma razao parva para nao os mandar ja patrulhar as matas na area dos quarteis?

O pessoal devia ter mais cuidado quando começa a falar daquilo que não sabe!

Então vou falar daquilo que sei. Um ano no exercito a tocar tambores ou raio que o parta, a ganhar 500 euros por mês, com cama, roupa e comida, minis/médias a 30 ou 25 cêntimos, jogos de poker, moscatel até fartar, por aí.

Para mim, bem mais escandaloso do que o rendimento mínimo, que tal como o schemattic disse:

schemattic Escreveu:Só uma coisa: vocês têm noção que há pessoas honestas a receber o rendimento mínimo? Que se o recebem é porque não encontram mesmo outra solução? .....

schemattic Escreveu:.... mas fazer pagar sempre o justo pelo pecador também me parece muitas vezes sinónimo de ignorância e de primitivismo cívico.

Isto, é o que não falta aqui, até há em abundância.
Your wife, my bitch. Your love, my trick. Her mouth, my dick. I fucked, thats' it. Straight pimp, no shit. Gave me your chips. I drove, your whip. It's true, don't trip.

Opuskulo
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Opuskulo » domingo ago 15, 2010 3:21 pm

Morke Keiseren Skagh Escreveu:
Opuskulo Escreveu:

O pessoal devia ter mais cuidado quando começa a falar daquilo que não sabe!

Então vou falar daquilo que sei. Um ano no exercito a tocar tambores ou raio que o parta, a ganhar 500 euros por mês, com cama, roupa e comida, minis/médias a 30 ou 25 cêntimos, jogos de poker, moscatel até fartar, por aí.

Eu também falo daquilo que sei. Não falo apenas por falar. Vou para 4 anos de Exército, conheço bem a instituição, conheço bem aquilo que referes...os tambores, as inumeras cerimónias, a incompreensível burocracia, as mentalidades, a forma de estar, a forma de trabalhar (ou de não trabalhar), as regalias, as coisas boas, as coisas más. Não me vou alongar muito quanto a isso, principalmente quanto às segundas. Agora em matéria de incêndios, que é aquilo que aqui estávamos a falar, o Exército tem um papel activo. Se podia e devia ser mais activo? Claro que podia...mas não era a mesma coisa :lol:

schemattic
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça mai 22, 2007 12:28 am

Mensagempor schemattic » domingo ago 15, 2010 3:52 pm

otnemeM Escreveu:De que forma isso é mutuamente exclusivo com os beneficiários contribuírem positivamente para a sociedade?

E mesmo que essa proposta não preste, deve haver um milhão de outras alterações positivas a fazer a vários níveis (incluindo o penal) e que nem sequer são discutidas.

Vamos fazer um jogo em que, em vez de se assumir que todo o beneficiário do RSI é cigano, guna ou simplesmente um preguiçoso que quer viver às custas do estado, ele é sim uma pessoa com educação, responsabilidade cívica e, por vezes até, alguém que manifesta séria preocupação com o funcionamento do seu país. Dentro deste exemplo, e ignorando quais os factores que o podem estar a fazer depender desta ajuda do estado (doença, não ter direito a subsidio de desemprego, incapacidade física, etc), esta ajuda (que é pouca), para além de poder suprir algumas necessidades mais básicas (como o pagamento de rendas e bens de primeira necessidade), garante um mínimo de qualidade de vida ao beneficiário. Assim, o beneficiário sente que deve poder retribuir, procurando mais activamente um emprego, formações para aumentar as suas qualificações profissionais (muitas vezes nenhuma destas resulta numa oferta de emprego válida), ou até que tentem criar o seu próprio emprego. Mais ainda, se este subsídio não rondasse os 200 e qualquer coisa euros por pessoa, o beneficiário ainda poderia contribuir para a máquina financeira ao ter algum poder de compra e de consumo.

Mas este exercício para muita gente nunca é feito. Porque no nosso país provavelmente 75% dos beneficiários gasta o dinheiro em sabugos, cerveja, vinho e cds do Tony Carreira. 75% dos beneficiários não procura emprego, não contribui com nada válido para a sociedade e passa a vida a enganar as assistentes sociais para poder beneficar do rendimento. Contudo este problema não advém do RSI, como se deve calcular. E mais uma vez paga o justo pelo pecador, porque o discurso barato da direita populista mete tudo dentro do mesmo saco. O discurso barato da direita populista aniquila a noção de que o mundo pode ser mudado para melhor, para sistemas de igualdade social dentro dos moldes de uma economia de mercado (onde todos temos o direito a, pelo menos, fazer parte da classe média), para partir para um modelo piramidal onde a base serão sempre os pobres, os trolhas, os delinquentes..., enfim, os piolhos da sociedade. Ou melhor, dentro do contexto, os incendiários. Este pseudo-partido que é o PP gosta muito de estratificar a sociedade, e gosta muito desta crise porque lhe permite estas ideiazinhas fascistas passar por baixo da mesa.

UnderØath
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado mar 17, 2007 2:43 pm

Mensagempor UnderØath » domingo ago 15, 2010 4:06 pm

oposkulo ,tks pelo esclarecimento. nao estava acerca...mas acho que isso e pouco divulgado.
xS3x - We Never Forget, We Never Forgive!
When two opposite points of view are expressed with equal intensity, the truth does not necessarily lie exactly halfway between them. It is possible for one side to be simply wrong.
Bota Géu

Opuskulo
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Opuskulo » domingo ago 15, 2010 5:36 pm

UnderØath Escreveu:oposkulo ,tks pelo esclarecimento. nao estava acerca...mas acho que isso e pouco divulgado.

As equipas do Exército estão em permanência principalmente em áreas florestais do Estado, como por exemplo no pinhal de Leiria que é o que conheço por experiência própria. São destacadas equipas para fazer vigilância diária e estão preparados (ou deveriam estar) para fazer primeira intervenção em caso de incêndio, para depois passar a bola aos bombeiros. No entanto o Exército até nisso tem perdido algum do seu peso, e por exemplo este ano a vigilância da Mata Nacional do Urso, no Pinhal de Leiria, passou a estar a cargo da GNR que tem equipas muito mais bem preparadas para o efeito.

É pouco divulgado porque também o trabalho que o Exercito desenvolve neste campo é diminuto. Tinha obrigação de ser muito maior...mesmo antes de recorrermos aos beneficiários do RSI, como anda por ai a ser falado por estes dias :lol:

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Mensagempor raxx7 » domingo ago 15, 2010 5:42 pm

KonigLowe Escreveu:A imprensa publicava por estes dias que metade dos incendiários são reincidentes, o que não nada de surpreendente. O ser humano é reincidente nos seus hábitos. Um jogador compulsivo volta a jogar, um pedófilo volta a abusar de crianças, alguém que rouba pela primeira vez voltará a roubar e aí por diante.

Mais especificamente, noticiavam que 6 dos 12 incendiário detidos eram re-incidentes. Repara no tamanho reduzido da amostra.
Para pôr a coisa em perspectiva, andamos a ter 400+ incêndios/dia nestas últimas semanas. É muito muito díficil identificar os incendiários.
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

KonigLowe
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 11, 2004 3:55 pm

Mensagempor KonigLowe » domingo ago 15, 2010 6:41 pm

raxx7 Escreveu:
KonigLowe Escreveu:A imprensa publicava por estes dias que metade dos incendiários são reincidentes, o que não nada de surpreendente. O ser humano é reincidente nos seus hábitos. Um jogador compulsivo volta a jogar, um pedófilo volta a abusar de crianças, alguém que rouba pela primeira vez voltará a roubar e aí por diante.

Mais especificamente, noticiavam que 6 dos 12 incendiário detidos eram re-incidentes. Repara no tamanho reduzido da amostra.
Para pôr a coisa em perspectiva, andamos a ter 400+ incêndios/dia nestas últimas semanas. É muito muito díficil identificar os incendiários.

Eu por acaso tenho a perceção que a Judiciária faz um bom trabalho neste campo e apanha todos os anos muita gente que provoca incêndios, seja por descuido seja propositado. Mesmo agora no noticiário das 19h30 a TSF noticiava que foram detidos este fim de semana mais 3 pessoas alegadamente por fogo posto, um na Madeira, outro em Lamego e outro em Paredes totalizando agora 19. E como é lógico só uma simples pessoa antes de ser apanhada pode provocar um sem número de incêndios.
Mas livrai-nos do Malamén

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes