Cinematógrafo II

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
Selvagem
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda jul 03, 2017 7:07 pm

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor Selvagem » segunda abr 06, 2026 5:11 pm

p41nk1ll3r Escreveu:
Spoiler: Mostrar
A primeira coisa que o protagonista faz ao descobrir que as manchas são células é matar a célula. Proposta do filme: bora até uma estrela a 12 anos luz daqui descobrir como não ser afectado por estas células. Proposta lógica: estudar a que são sensíveis as células.

Eles referem que têm centenas de cientistas no mundo a estudar os astrófagos. Se bem me recordo a única coisa relevante que descobrem, para além das características biológicas, é que podem ser usados como fonte de combustível.

Eles acabam por fazer a viagem porque descobrem a tal estrela que não é afectada pelos astrófagos. A última solução que têm é ir até lá descobrir o motivo.

Na Terra, por mais que estudassem os astrófagos nunca descobririam que a única coisa que os afecta é o tal organismo que os come, e que só existe naquele planeta onde fazem a recolha.

Como referi, é obvio que passa os limites de veracidade, mas é uma história de ficção.. esta trama serve apenas de pano de fundo para desenvolver o motivo central do filme que é a amizade dele com o Rocky. Pelo menos foi a impressão com que fiquei.

p41nk1ll3r Escreveu:
Selvagem Escreveu:Até porque na minha opinião o background de ficção científica não passa de um meio para transmitir a mensagem do filme que é o poder da amizade. A amizade dele com o Rocky é o centro e o objectivo do filme.

Nesse aspecto acho que a melhor comparação é mesmo com o E.T..

Concordo, também tem bastantes semelhanças com o ET, nem me lembrei desse.
"..too old for this shit.."

Blackadder
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta jan 24, 2025 3:48 am

Mensagempor Blackadder » terça abr 07, 2026 5:31 pm

Vi esta brincadeira.
Por muito más que as coisas por aqui às vezes pareçam, não temos noção de que, uns milhares quilómetros ao lado, muito boa gente daria o cu e dois tostões para estar no nosso lugar.
Há gente que não merece mesmo o ar que respira.

https://www.imdb.com/title/tt7534102/

Imagem
Movimento de Cidadãos 'Queremos Concertos a Começar às Oito da Noite'.

aetheria
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am

Mensagempor aetheria » terça abr 07, 2026 6:21 pm

Blackadder Escreveu:Vi esta brincadeira.
Por muito más que as coisas por aqui às vezes pareçam, não temos noção de que, uns milhares quilómetros ao lado, muito boa gente daria o cu e dois tostões para estar no nosso lugar.
Há gente que não merece mesmo o ar que respira.

https://www.imdb.com/title/tt7534102/

Imagem

Anotado!
E concordo absolutamente. Daí que ainda me irrite mais a ignorância atrevida e arrogante de tanto "de cá".
Passa-se no Afeganistão... Já viste o The Breadwinner?
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Blackadder
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Blackadder » terça abr 07, 2026 6:56 pm

Nop, mas anoto também! :beer:

aetheria
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor aetheria » terça abr 07, 2026 7:13 pm

Blackadder Escreveu:Nop, mas anoto também! :beer:

Onde viste o filme. Até gostaria de fazer download, porque o posso aproveitar para os alunos (terei de o ver primeiro, a ver se se adequa), mas não encontro...
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Blackadder
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Blackadder » terça abr 07, 2026 8:17 pm

https://www.filmin.pt
A assinatura anual sai-me a 2,50€/mês (mas acho que foi uma promoção de natal ou Black Friday).
É porreiro para mostrar aos alunos, porque apesar de ser pesado emocionalmente não tem nenhuma violência gráfica muito explícita.

Estou a ver uns vídeos no Youtube sobre o assunto. Aqueles anormais até os papagaios baniram (os de papel, não as aves).

Está no Youtube (sem legendas e é em francês).

Se sempre o recomendares aos alunos, tens aqui algumas questões que podes debater com eles: https://www.youtube.com/watch?v=zf0b_saBKvg

aetheria
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor aetheria » terça abr 07, 2026 9:02 pm

Blackadder Escreveu:https://www.filmin.pt
A assinatura anual sai-me a 2,50€/mês (mas acho que foi uma promoção de natal ou Black Friday).
É porreiro para mostrar aos alunos, porque apesar de ser pesado emocionalmente não tem nenhuma violência gráfica muito explícita.

Estou a ver uns vídeos no Youtube sobre o assunto. Aqueles anormais até os papagaios baniram (os de papel, não as aves).

Está no Youtube (sem legendas e é em francês).

Se sempre o recomendares aos alunos, tens aqui algumas questões que podes debater com eles: https://www.youtube.com/watch?v=zf0b_saBKvg

Thanks.
Terei de ter legendas.
Por vezes uso filmes, que passo na aula, para depois fazerem uma apreciação crítica ou um texto de opinião.
O Breadwinner também é emocionalmente pesado.
Nem sempre fico segura se os passo. Por outro, essa realidade entra-lhe diariamente em casa, desapaixonadamente, enquanto resmungam por não os deixarem estar na PlayStation.

p41nk1ll3r
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mai 03, 2007 10:33 pm

Mensagempor p41nk1ll3r » terça abr 07, 2026 9:49 pm

Selvagem Escreveu:
p41nk1ll3r Escreveu:
A primeira coisa que o protagonista faz ao descobrir que as manchas são células é matar a célula. Proposta do filme: bora até uma estrela a 12 anos luz daqui descobrir como não ser afectado por estas células. Proposta lógica: estudar a que são sensíveis as células.

Eles referem que têm centenas de cientistas no mundo a estudar os astrófagos. Se bem me recordo a única coisa relevante que descobrem, para além das características biológicas, é que podem ser usados como fonte de combustível.

Eles acabam por fazer a viagem porque descobrem a tal estrela que não é afectada pelos astrófagos. A última solução que têm é ir até lá descobrir o motivo.

Na Terra, por mais que estudassem os astrófagos nunca descobririam que a única coisa que os afecta é o tal organismo que os come, e que só existe naquele planeta onde fazem a recolha.

Como referi, é obvio que passa os limites de veracidade, mas é uma história de ficção.. esta trama serve apenas de pano de fundo para desenvolver o motivo central do filme que é a amizade dele com o Rocky. Pelo menos foi a impressão com que fiquei.

Depois de descobrir que os astrofogas eram consumidos pelo tal organismo foi fez culturas desse organismo para que este se tornasse resistente a X e a Y. Se centenas de cientistas tivessem testado a abordagem de cultivar organismos para consumir os astrofagos, porque razão fica o protagonista surpreendido com a descoberta? "centenas de cientistas a estudar" é mesmo para o espectador não questionar a plausibilidade.

Blackadder
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Blackadder » terça abr 07, 2026 10:01 pm

aetheria Escreveu:Por outro, essa realidade entra-lhe diariamente em casa, desapaixonadamente, enquanto resmungam por não os deixarem estar na PlayStation.

É bom para eles, e para os paizinhos, pensarem duas vezes quando vêem um "monhê" na rua, e em vez de uma pessoa como eles, parece que só indentificam uma barba e um turbante, como se não se tratassem de pessoa como nós, com famílias, e que sentem as mesmas coisas que nós. Não querendo estar aqui armado em capitão virtudes, claro. Todos fazemos, ou fizemos em algum momento, estas leituras desumanizadas daqueles que são, aparentemente, diferentes.

Selvagem
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Selvagem » terça abr 07, 2026 11:29 pm

p41nk1ll3r Escreveu:
Depois de descobrir que os astrofogas eram consumidos pelo tal organismo foi fez culturas desse organismo para que este se tornasse resistente a X e a Y. Se centenas de cientistas tivessem testado a abordagem de cultivar organismos para consumir os astrofagos, porque razão fica o protagonista surpreendido com a descoberta? "centenas de cientistas a estudar" é mesmo para o espectador não questionar a plausibilidade.

Não sei se entendi bem o teu ponto.
Confesso que essa parte em que ele faz a descoberta não me recordo bem, essas cenas finais do filme passaram muito rápido e era muita informação.

Ainda assim, a questão é que aquele microorganismo só existe naquele planeta. Os cientistas da Terra até podem ter testado microorganismos terrestres mas nenhum estava adaptado para comer astrófagos.
Se o personagem ficou surpreendido se calhar foi por esse mesmo motivo - até aquele momento não se sabia que havia seres que de facto conseguiam comer astrofagos.

Mas lá está não me recordo bem dessa parte, de qualquer forma não achei que estivesse mal explicado ou que fosse um plot-hole.

p41nk1ll3r
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mai 03, 2007 10:33 pm

Mensagempor p41nk1ll3r » quarta abr 08, 2026 9:42 am

Selvagem Escreveu:
p41nk1ll3r Escreveu:

Não sei se entendi bem o teu ponto.
Confesso que essa parte em que ele faz a descoberta não me recordo bem, essas cenas finais do filme passaram muito rápido e era muita informação.

Ainda assim, a questão é que aquele microorganismo só existe naquele planeta. Os cientistas da Terra até podem ter testado microorganismos terrestres mas nenhum estava adaptado para comer astrófagos.
Se o personagem ficou surpreendido se calhar foi por esse mesmo motivo - até aquele momento não se sabia que havia seres que de facto conseguiam comer astrofagos.

Mas lá está não me recordo bem dessa parte, de qualquer forma não achei que estivesse mal explicado ou que fosse um plot-hole.

O meu ponto é: se há coisa que qualquer biólogo deveria ponderar é na cultura selectiva (células, bactérias, fungos, virus).

Selvagem
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Selvagem » quarta abr 08, 2026 11:18 pm

p41nk1ll3r Escreveu:
O meu ponto é: se há coisa que qualquer biólogo deveria ponderar é na cultura selectiva (células, bactérias, fungos, virus).

OK, já percebi. De facto não me recordo bem da parte dos testes, certas cenas do filme passaram muito rápido e com muita informação.
Vi algures que o livro é mais detalhado na parte científica, talvez essa parte apareça mais desenvolvida lá.

abyssum
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm

Mensagempor abyssum » sexta abr 10, 2026 11:17 am

HFVM
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 17, 2009 2:59 pm

Mensagempor HFVM » domingo abr 12, 2026 7:30 pm

Selvagem Escreveu:Imagem

Project Hail Mary. Baseado no livro do mesmo autor do The Martian, temos aqui um filme de ficção científica de grande qualidade.
A melhor descrição que vi deste filme é que é uma mistura do Interstellar, Arrival e The Martian. Consegue misturar isso tudo e ainda assim resultar em algo original, com drama, comédia e ficção cientifica nas doses certas.

A música é excelente e o jogo de luzes criam alguns efeitos bastante interessantes devido ao filme passar-se no espaço.
O Ryan Gosling tem aqui um dos seus papéis mais emotivos, e é um tipo com carisma para dar e vender. Contracena com Rocky, um dos personagens mais caricatos criados recentemente para o cinema, e mais não digo para não fazer spoiler.

A veracidade científica passa certos limites, mas já se sabe como são estes filmes, no final não distraí nem prejudica a história sendo que tudo acaba por fazer tudo sentido dentro da realidade criada no universo do filme.

Para mim é um dos melhores filmes dos últimos anos (que eu tenha visto, obviamente). O Ryan tem aqui um papelão.
Proudly Member of UnWise Fvcking Group
"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que os seus animais são tratados."

Selvagem
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Selvagem » domingo abr 12, 2026 8:17 pm

HFVM Escreveu:Imagem
Para mim é um dos melhores filmes dos últimos anos (que eu tenha visto, obviamente). O Ryan tem aqui um papelão.

Concordo. Acho que a pontuação elevada no IMDB é justificada.
Este é daqueles para ver em sala de cinema. Tenho pena de não ter visto no IMAX.

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes