Vinil X CD

Infernalord
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 30, 2004 7:58 pm

Mensagempor Infernalord » sexta jun 09, 2006 2:03 pm

Arkanjo Escreveu:Mas se queres uma coisa mal gravada propositadamente, então para quê gravá-la num suporte que potencia a qualidade da gravação. O que é que existe para potenciar? É esse propósito que eu critico. Porquê fazer merda quando se pode fazer bem? Porque adicionar ruído numa pista inicialmente gravada com qualidade? Porque se coloca o aspecto estético acima da capacidade artística ou da qualidade musical.
Isso não se passa sempre...
Por alguma razão há bandas que continuam a usar equipamentos de gravação com qualidade inferior, para capturar o verdadeiro som que desejam, nao a adicionar ruido e "sujidade" nas faixas atraves de processo de mixagem ou whatever...
Exemplo:

Satanic Warmaster
- Carelian Satanist Madness de 2005...

E se para ti "Black Metal" é apenas "música merdosa", então claramente não compreendes que não se trata apenas de música.
Ser chamado de
"narrow-minded" é comum... mas se calhar quem realmente não entende és tu. :roll:
E nem vale a pena, visto o tom "agressivo" com que falaste, tal como o demoniac comentou.
Se fossemos todos gostar do mesmo, tavamos lixados.
Destroyers Of All - NOVO ÁLBUM DISPONÍVEL! http://www.facebook.com/destroyersofall
Existence:Vøid - http://www.facebook.com/existencevoid
"Fuck the Universe! It's drowning on its own blood..."

culpa_obscura [RIP]

Mensagempor culpa_obscura [RIP] » sexta jun 09, 2006 2:13 pm

Dasse, la vem a conversa novamente do BM.
Ninguem pode dizer nada contra o BM que parecem logo umas galinhas a defender.

A conversa aqui nao é BM, mas sim o VYNIL e CD.

meninobesta
Administrador
Registado: sexta jan 20, 2006 12:01 pm

Mensagempor meninobesta » sexta jun 09, 2006 2:13 pm

estava a comentar este tópico aqui com um colega meu e a primeira coisa que ele disse foi:
isso é daquelas questões que não vão dar a nenhuma resposta, e falando nisso, já começaram as flames? :D

outra ideia com que fiquei é que ouvir um vinil é um ritual, tme que se limpar os disco por as coisas a andar, e por aí fora... isto implica quase parar tudo para ouvir musica... e por isso ouve-se com outro ouvido... enquanto que um CD é peger e por a andar não esquecendo de carregar no repeat all :D
god's business, witchfinding!

Infernalord
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 30, 2004 7:58 pm

Mensagempor Infernalord » sexta jun 09, 2006 2:14 pm

meninobesta Escreveu:outra ideia com que fiquei é que ouvir um vinil é um ritual, tme que se limpar os disco por as coisas a andar, e por aí fora... isto implica quase parar tudo para ouvir musica... e por isso ouve-se com outro ouvido... enquanto que um CD é peger e por a andar não esquecendo de carregar no repeat all :D

lol é mais ou menos isso, o "cheiro" é que é diferente. :P :wink:
Destroyers Of All - NOVO ÁLBUM DISPONÍVEL! http://www.facebook.com/destroyersofall
Existence:Vøid - http://www.facebook.com/existencevoid
"Fuck the Universe! It's drowning on its own blood..."

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Mensagempor raxx7 » sexta jun 09, 2006 2:16 pm

Sim, eu trago sempre o casaco de amianto para estas questões. :)

meninobesta
Administrador

Mensagempor meninobesta » sexta jun 09, 2006 2:17 pm

raxx7 Escreveu:Sim, eu trago sempre o casaco de amianto para estas questões. :)

:lol:

senão ficas como o nikki lauda!

:lol:

Amphion
Administrador
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Mensagempor Amphion » sexta jun 09, 2006 2:54 pm

Aparte as guerrinhas do costumes sobre o BM, este tópico até está a ter uma evolução engraçada e já aprendi aqui umas coisinhas interessantes.

Vocês estão a esquecer-se de uma coisa muito importante. É que o vinyl é visto como um objecto de culto porque o vinyl OBRIGA a que seja encarado como um objecto de culto. É um suporte mais delicado, maior, mais sujeito a agressões, dependente de um contacto "intimo" (não divaguem sobre este termo :) ) com a cabeça de leitura, mais dificil de arranjar, etc... Ou seja, quem compra vinyl, compra-o para saborear, já que em termos objectivos e crus é dificil defender a sua superioridade musical. NO ENTANTO, esta questão do ouvir música de forma dedicada e como um verdadeiro apreciador de música pode passar-se também com um simples mp3. O que me impede de não apreciar vinyl e mesmo assim ter o meu pc media center apenas para ouvir mp3? Coloco a sala em silência, ponho média luz, ligo o pc, que só tem instalada uma versão com uma skin personalizada do winamp e absolutamente mais nada a não ser o browser para comprar os mp3 via net, recosto-me na cadeira, ligo o amplificador ligado à placa de som xpto, e a partir daí disfruto que nem o mais puro dos melómanos.... Posso até mesmo colocar ao mesmo tempo um slideshow com as mais diversas imagens da banda, para me ir inspirando... Um exemplo deveras estranho, mas cujo fundo é "quem quer ouvir música de forma séria e dedicada pode fazê-lo com qualquer formato".

Onde quero chegar é.... o vinyl é bom para quem gosta e não se pode de todo considerar superior a qualquer outro suporte. Este tópico só tem sentido ao discutirmos como gente grandinha questões objectivas relacionadas com um suporte e outro. Eu próprio despoletei esta polémica do culto de ouvir vinyl, porque sempre o admirei, mas como sempre quando se falam de opiniões demasiado pessoais e subjectivas há sempre uma mão cheia de pessoas que o levam demasiado a peito para manter a calma e respeito.

E agora toca a ver um vídeo em betamax.... (not!) :twisted:

raxx7
Administrador

Mensagempor raxx7 » sexta jun 09, 2006 2:58 pm

É relativamente consensual que o Betamax era, tecnicamente, melhor suporte que o VHS. Contudo, a SONY pretendia manter o Betamax como exclusivo enquanto a JVC licenciou o VHS a quem quisesse.

meninobesta
Administrador

Mensagempor meninobesta » sexta jun 09, 2006 3:21 pm

raxx7 Escreveu:É relativamente consensual que o Betamax era, tecnicamente, melhor suporte que o VHS. Contudo, a SONY pretendia manter o Betamax como exclusivo enquanto a JVC licenciou o VHS a quem quisesse.

isso foi nitidamente uma guerra que ganhou quem aproveitou melhor o mercado! a sony quis tudo para ela e ficou a ver navios...

isso até é tipico da sony terem um formato proprio e de qualidade, mas que se torna inviavel pelo facto de ser proprietário (vejam o caso dos mini discs, que apareceram numa altura em que ainda era caro gravar CDs em casa, no entanto muito pouca gente foi para o mini disc)

temos tb o caso da Comodore que sempre teve computadores superiores aos PCs, que faziam muito mais com muito menos, digo isto pq tive um comodore amiga, e na altura necessária não se quis abrir ao mercado e perdeu...

muitos foram os casos :wink:

Amphion
Administrador
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Mensagempor Amphion » sexta jun 09, 2006 5:41 pm

Eu não queria que vocês metessem o betamax ao barulho..... :cry: :evil:

Gornoth
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 04, 2005 10:26 am

Mensagempor Gornoth » sexta jun 09, 2006 5:59 pm

E como prova de que a Sony realmente não aprende com os erros do passado, o mesmo aconteceu recentemente com os Memory Stick, e está a acontecer neste momento com o formato UMD da PSP.

Mas mais que do Betamax, e muito mais que do UMD, é mesmo do MiniDisc que tenho realmente pena; o formato prometia bastante, e foi só por grunhice da Sony que não vingou mais no mercado. :?

Edit: Esqueci-me de dizer que a grande maioria da informação útil sobre este tópico está logo nos primeiros posts, com a informação técnica que eu deixei, e que o Raxx corrigiu de certa forma (por exemplo, referi que os CDs tinham frequências até aos 44.1KHz, quando na verdade têm é dois canais - o suficiente para stereo - a 22.05KHz cada, como disse o Raxx). A grande maioria do resto têm sido devaneios sobre questões perfeitamente subjectivas, que em muito pouco avançam o conhecimento da matéria. O que é pena, porque concerteza todos temos ainda algo a aprender sobre isto, e eu realmente preferia ver posts mais informativos e com menos guerrinhas de trazer por casa...

raxx7
Administrador

Mensagempor raxx7 » sexta jun 09, 2006 6:28 pm

A taxa de amostragem não tem nada a ver com stereo. Cada um dos dois canais é amostrado a 44,1 kHz.

Diz-nos o teorema de Nyquist que se tiveres um sinal com largura de banda finita F, podes amostrá-lo sem perder informação desde que a frequência de amostragem seja pelo menos 2F. Logo, uma frequência de amostragem de 44,1 kHz permite-te amostrar um sinal com uma banda de 22,05 kHz sem perder informação.

Para não acharem estranha a parte do "sem perder informação", a amostragem é apenas uma parte do processo de conversão de digital para a analógico.

A outra parte é a quantificação: o valor de cada amostra, que pode assumir uma infinidade de valores, é aproximado para o valor discreto mais próximo, representável por um número finito de bits (16 bits por amostra no CD).
Esta quantificação introduz um erro que se manifesta como ruido. Quanto mais bits, melhor a relação sinal/ruido.

BetinhoDoSludgeDrone
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 28, 2004 2:31 am
Contacto:

Mensagempor BetinhoDoSludgeDrone » sexta jun 09, 2006 7:09 pm

Betamax. ^^

Ainda tenho um vídeo desses lá em casa e várias cassetes. ^^
Imagem

wcnoise [RIP]

vinil x cd

Mensagempor wcnoise [RIP] » terça jul 25, 2006 5:11 pm

Em primeiro lugar sou um pouco suspeito para falar deste tema ja que sou um orgulhoso colecionador de vinil.
O que mais me fascina e pegar num vinil e olhar para a capa - ja tentaram ver a capa do life afther death de maiden em vinil e ver o a do cd ???? pois
O preco so em portugal e que o vinil e caro exemplo: lojas junkbox 1 vinil de sodom = 35 euros
Vinil de metallica 100 euros
Loja http://www.ironforce.de
Sodom 10 euros
Metallica 12 euros
Ha e os pictures :D nao vendo por nada nenhum e que olhar para a colecao completa de death epa deixa-me orgulhoso eos 7 ep por exemplo o 1 de krisium os nossos Decayed
Epa nunca deixem de comprar vinil nem tapes mas isso e outro assunto

Namus [RIP]

Mensagempor Namus [RIP] » terça jul 25, 2006 6:19 pm

raxx7 Escreveu:A outra parte é a quantificação: o valor de cada amostra, que pode assumir uma infinidade de valores, é aproximado para o valor discreto mais próximo, representável por um número finito de bits (16 bits por amostra no CD).
Esta quantificação introduz um erro que se manifesta como ruido. Quanto mais bits, melhor a relação sinal/ruido.

E mais possibilidades na variação da intensidade do som. Quanto maior esse valor, menos compressão. Eu sinceramente se comparar o meu velho Master of Puppets em vinyl com o CD... coitadinho do CD nos graves. Bem... é da noite pro dia. Gostava de ver as velhas master tapes todas passadas para DVD-audio, sem processamento digital. Um verdadeiro DVD-audio AAD.

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Baidu [Spider] e 9 visitantes