Quem ganha lucro? Os musicos editoras ou as distribuidoras?

Dusk
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quinta set 23, 2004 5:57 pm
Contacto:

Mensagempor Dusk » quinta abr 28, 2005 2:19 pm

Hehe, isso queixar-se todos se queixam...

Por mim, pelo que sei e pelas conversas que já tive com pessoal de lojas, etc, o grande "polvo" aqui são as distribuidoras. Quem tem acompanhado a guerra que as mesmas têm estado a fazer ao iPod pelo sucesso que este tem estado a ter, sabe do que estou a falar. Editoras, mesmo de grandes dimensões, existem muitas, dentro e fora do metal. Distribuidoras, existem 4 grandes (Emi, sony, n me recordo das outras 2) que ocupam-se de aprox 90% do mercado mundial. Daqui se vê pq é que só os "top members" da RIAA se queixam dos mp3, pq é que muitos distribuidores se queixam, etc...

BetinhoDoSludgeDrone
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 28, 2004 2:31 am
Contacto:

Re: Dinheiro e tudo o resto...

Mensagempor BetinhoDoSludgeDrone » quinta abr 28, 2005 2:26 pm

Lurker Escreveu:Se o problema fosse simples, já estava resolvido. Como não é, vou também mandar a minha posta de pescada. Naturalmente, o que será dito em baixo reflecte apenas a minha opinião pessoal e experiências pelas que passei enquanto parte deste meio.

MP3: a melhor forma de se conhecer outras bandas. Chamem-me maluco, mas quando ouço uma banda que aprecio, gosto de comprar o material deles. Não me satisfaz ter os MP3 em casa apenas para ouvir. Gosto de manusear o CD/Digipack/Whatever, ler as letras, ver as fotos, enfim, aprecio o trabalho no seu todo e não apenas na vertente musical. Claro que tenho muita coisa em MP3 e que não tenho em CD, mas são sempre coisas que nunca compraria em CD de qualquer forma. No entanto, posso dizer que uma parte considerável da minha discoteca foi comprada depois de ouvir trabalhos das bandas em questão em MP3. Finalmente, os MP3 são um veículo promocional extremamente interessante e poderoso e, ao contrário do que muita gente afirma, podem inclusivé baixar os custos de promoção de uma edição. Apenas para dar um exemplo, antes do MP3 as editoras só podiam promover as suas bandas através de CDs promocionais; hoje, podem-no fazer através de MP3 (com a consequente redução de custos). Quem acompanha esta temática (como a dos copyrights de software e outras) sabe que a maior parte dos estudos aponta para um crescimento nas vendas de discos/dvs's, e não para um decréscimo. As margens são menores do que no passado, mas vende-se também mais.

Quanto ao triângulo banda/editora/distribuidora, parece-me que quem leva sempre na tromba é a banda, quem tenta sobreviver é a editora e quem mete o dinheiro no bolso é a distribuidora. A banda acaba por ver uma bagatela de royalties do que edita, e a não ser que venda milhões de discos, não consegue fazer nada com isso. A editora tem que pagar toda a edição/produção do disco (na maioria dos casos), para além de ter que fazer a maioria da promoção ao lançamento (com os custos que isso acarreta). A distribuidora agarra nos discos de um armazém e leva-os para outro ou faz a distribuição directa pelas lojas. Basta fazer as contas...

Passando para o Underground nacional, para uma edição média de 1000 exemplares, o preço de custo de cada CD ficará na ordem dos 1-2 euros (incluindo todos os custos de produção mas excluindo os custos de gravação, pagos tipicamente pelas próprias bandas), dependendo do tipo de edição. A editora vende-os a 5-6 euros à distribuidora, que os coloca numa loja (tipicamente) por cerca de 11-12 euros. Depois a loja acrescenta o seu lucro em cima e por isso é que os compramos a 15-17 euros.

Parece-me que o cerne da questão está no preço final do produto. Parece-me demasiado dar 15 euros por um disco. Prefiro procurar no mercado de usados ou então comprar directamente online nas distribuidoras ou lojas que praticam normalmente preços mais competitivos. Claro que quem sofre acaba sempre por ser a loja, que tem mais dificuldades em sobreviver face à concorrência que, do seu ponto de vista, não é tão leal quanto isso.

Uma redução no preço final subiria decerto o volume de vendas. Vender 1000 discos e ganhar 1 euro em cada um é sem dúvida melhor do que vender 100 discos e ganhar 5 euros em cada um. É uma questão de lógica de mercado que tem sido difícil de aplicar ao mundo musical.

Para concluir: MP3 são para mim uma vantagem para toda a gente, quem nos mete mais a mão no bolso é mesmo a distribuidora, e descendo o preço dos produtos vendia-se mais (arrisco a dizer com maiores ganhos também para todos).

Mais uma posta de pescada a juntar à caldeirada. 8)

Lurker.

Concordo praticamente contigo, se bem que há sempre aquele pessoal que desde a "explosão" dos mp3 nunca mais compraram um album...

Eu saco muita musica, ultimamente até tenho abusado, mas continuo a comprar cds e recentemente também comecei com o hábito de comprar o que mais gosto do que saco.

Já agora dizme ai distribuidoras que vendam online e barato.
Imagem

Vlad [RIP]

Re: Quem ganha lucro? Os musicos editoras ou as distribuidor

Mensagempor Vlad [RIP] » quinta abr 28, 2005 3:01 pm

LgMortuS Escreveu:
Vlad Escreveu:
LgMortuS Escreveu:Então e porque é que cada vez mais estão a surgir mais editoras e as que há estão a aumentar o seu catalogo de bandas, e aqui temos o exemplo da Nuclear Blast.

Não sei se entendi a tua pergunta à luz do meu post anterior, mas eu diria que editoras com catálogos maiores potenciam o lucro vendendo mais com uma margem inferior.

Faz sentido?

V

Entao e as pequenas editoras como fazem?

Más tendo mais grupos mais envestimentos tem que fazer na parte de produção e afins? Logo é quase o mesmo que ter poucas bandas. é ela por ela ao fim ao cabo.

A única pequena editora que conheço faz um trabalho bem mais pessoal do que propriamente uma vasta difusão impessoal baseada em publicidade. Tem as suas mailing lists de contactos que vai recolhendo e quem recebe emails sabe de onde vem aquilo, etc.

Os custos de produção são em parte pagos pelas bandas, nomeadamente o estúdio.

Compreendo as tuas perguntas e as minhas deduções são relativamente empiricas. Conforme fomos trocando posts também me surgiram algumas dúvidas.

Em relação aos MP3... concordo que são um óptimo meio de publicidade. Os grandes prejudicados são os grandes grupos e as grandes bandas. Também posso estar enganado, mas se comprei o split de Irae e Nightrealm foi porque ouvi o MP3, só para dar um exemplo.

V

BKD.
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mai 06, 2004 12:56 am
Contacto:

Re: Quem ganha lucro? Os musicos editoras ou as distribuidor

Mensagempor BKD. » quinta abr 28, 2005 3:59 pm

Vlad Escreveu:Os custos de produção são em parte pagos pelas bandas, nomeadamente o estúdio.

Não é bem assim, depende. Há editoras que por norma só assinam albuns que já estão gravados, outras investem numa banda porque acreditam que tem futuro, etc.

Para dar um exemplo mais abrangente, uma editora já considerada "grande" em termos de metal, a Nuclear Blast, tem contratos de todo o tipo, e até tem bandas no catálogo sem contrato. É uma questão de cada caso é um caso. Há bandas que gravam, pelos seus próprios meios, e há bandas a quem a editora fornece um orçamento para a banda se desenrascar e gravar algo. Há também casos em que a editora é que faz a reserva do estúdio e trata de tudo e a banda apenas vai lá gravar e nem chega a estar envolvida nos aspectos "financeiros" e logísticos da questão...é claro que todas estas situações implicam contratos diferentes.
:: https://www.ilargia.pt|https://linktr.ee/visceraldeathmetal
:: In the beginning the Universe was created. This has made a lot of people very angry and been widely regarded as a bad move. ::

Brujo [RIP 2009/08/10]

Mensagempor Brujo [RIP 2009/08/10] » quinta abr 28, 2005 4:21 pm

concordo com o Lurker

REVAGE
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mai 21, 2003 11:07 am
Contacto:

Mensagempor REVAGE » quinta abr 28, 2005 4:28 pm

A nivel Underground, muitas vezes são as bandas que ganham, visto que muitas das vezes, as gravações são caseiras, a custo 0, depois as editoras é que investem no lançamento e custa bastante, pois, por vezes tem que se fazer varios sacrificios, mas pronto, penso que as cenas são distribuidas por todos. Quanto a editoras com mais significado no mercado, é claro que há ciganice, mas tambem por culpa das bandas, pois há bandas que não se importam de pagar só para pertencer a uma editora de nome, e não venham dizer que é mentira, porque é verdade.
E é como o BKD. diz, tudo depende dos contatos que as bandas assinam.

Lurker
Participante Inspirado(a)
Registado: segunda ago 30, 2004 1:05 pm
Contacto:

Distribuidoras online

Mensagempor Lurker » quinta abr 28, 2005 6:04 pm

Dark Templar Escreveu:Já agora dizme ai distribuidoras que vendam online e barato.

Tens muitas, dependendo bastante do tipo de música que pretendas.

Só para citar alguns exemplos:
- Aeons Of Metal aka Alcobia
- Equilibrium Music
- Middle Pillar
- Dance Macabre
- Metalopolis

Penso que vale sempre a pena tentar as lojas onlines das editoras ou das próprias bandas, muitas vezes encontras verdadeiras pechinchas ou edições especiais difíceis de encontrar noutro lado (ex: Erebus Odora).

Outra excelente fonte é o ebay. Para coisas mais "fáceis" de arranjar consegues preços porreiros, especialmente se comprares 3-4 coisas ao mesmo vendedor.

Lurker.
"O maior elogio que me podem fazer é criticar a minha obra."

RevaTre
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda mai 31, 2004 11:07 am

Mensagempor RevaTre » quinta abr 28, 2005 8:52 pm

Quem ganha são as editoras de maior porte e, nomeadamente, as multinacionais. Ainda são quem dita leis na indústria e a meu ver são os principais responsáveis por fecharem olhos a algo que o mercado exige, o baixar dos preços de venda e revenda dos CD's.

NostalgiaPlatz [RIP]

Mensagempor NostalgiaPlatz [RIP] » sexta abr 29, 2005 5:26 pm

Se calhar não é tão linear que as distribuidoras sejam quem ganhe mais como foi aqui dito. As bandas são de facto as que ganham menos no entanto, leiam este artigo (nota, é um pouco fora da realidade nacional pois refere-se às major labels, mas dá para ter a noção como algumas coisas funcionam no meio, eu aprendi algo)

Major Labels: The problem with music

Por vezes é preciso ter sorte em arranjar uma editora que financie a gravação, edição, imagem, conceitos gráficos e todo o marketing da banda, mas na realidade nacional, eu acho que é mais o encostar à sombra da bananeira que leva às bandas e aos membros das mesmas a criticarem a situação e o nosso muito pequeno mercado. Façam empréstimos ao banco, trabalhem, façam uma gravação num estudio bom, com um bom produtor e de certeza que com o trabalho devido vão colher os frutos que plantaram. Se os Moonspell sairam do underground, acho que qualquer banda que se empenhe, conseguirá também. É a minha opinião.

BulletBeast
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo out 24, 2004 9:28 pm

Mensagempor BulletBeast » sexta abr 29, 2005 11:48 pm

Eu concordo com o BKD. Os custos de produção e promoção de um album devem ser enormes e ao ritmo que se têm lançado bandas nos últimos 2 anos... é mesmo de quem anda à procura da galinha dos ovos de ouro... é óbvio que bandas (no caso da NB) como In Flames e Dimmu Borgir, têm à partida o investimento pago, mas... e todas as outras...? Provavelmente são buracos financeiros... que infelizmente, lançam um album, fazem uma tour e depois se calhar terminam.

No espectro mesmo, mesmo Underground... e falando dos MP3, acho que as bandas só têm a ganhar... eu já comprei imensos albuns que curti por ter sacado em MP3 e se calhar conheci bandas que nunca me tinha atrevido a ouvir ou procurar se não fosse desta forma.
Quem é fã e gosta realmente, vai comprar o produto original... e se não gosta, nunca compraria... digo eu!

Postmortem
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mar 15, 2005 10:27 pm

Mensagempor Postmortem » sábado abr 30, 2005 12:53 am

Não acho que fazer com que os mp3's desapareçam de repente faça com que as pessoas comprem mais originais. As bandas que mais perdem seram aquelas que não possuem estatuto de "culto" ou legião de fãs fiel. Um fã fiel não chega á beira do seu ídolo e diz "Sou o teu maior fã, tenho todos os teus mp3!".
E as vezes o mercado parece-me simplesmente saturado. Há muitas bandas a editar todo o tipo de material desde de bom material a bosta em estado bruto, o que faz com que custe alguém manter-se actualizado.O mp3 ao menos dá a opção de ouvir antes.
E música é como a pessoa que necessita de se alimentar... se não têm dinheiro para comprar, rouba-se. :P
Não sou a apologista do mp3, apenas tento ver as coisas por outro lado.

Fungus
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça jan 20, 2004 7:08 pm
Contacto:

Re: Distribuidoras online

Mensagempor Fungus » sábado abr 30, 2005 1:05 am

Lurker Escreveu:
Dark Templar Escreveu:Já agora dizme ai distribuidoras que vendam online e barato.

Tens muitas, dependendo bastante do tipo de música que pretendas.

Só para citar alguns exemplos:
- Aeons Of Metal aka Alcobia
- Equilibrium Music
- Middle Pillar
- Dance Macabre
- Metalopolis

Penso que vale sempre a pena tentar as lojas onlines das editoras ou das próprias bandas, muitas vezes encontras verdadeiras pechinchas ou edições especiais difíceis de encontrar noutro lado (ex: Erebus Odora).

Outra excelente fonte é o ebay. Para coisas mais "fáceis" de arranjar consegues preços porreiros, especialmente se comprares 3-4 coisas ao mesmo vendedor.

Lurker.

LOST SOUND RECORDS http://www.lostsoundrecords.com

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 72 visitantes