Literatura

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 02, 2008 5:02 pm
Contacto:

Re: Literatura

Mensagempor Almah Perditae » domingo jun 22, 2008 4:26 pm

E como eu te percebo... lol escrever (como fazer música, como fotografar, como pintar...) pode ser mesmo muito doloroso...

"O meu estado não é de infelicidade, mas também não é de felicidade, nem de indiferença, nem fraqueza, nem cansaço, nem outro interesse, mas então o que será? O facto de eu não saber está ligado à minha incapacidade de escrever. E esta penso que percebo, sem saber o porquê. É que todas as coisas de que eu me lembro não se apresentam pela raiz, mas algures, pelo meio."

Franz Kafka

isto resume muito bem o porque de ser doloroso. para se fazer arte, tem que se ir ao fundo, e isso dói... Não se pode ficar pelo meio, tem que se ir á raiz do assunto, ao mais fundo...
Imagem

c[fal]
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: sexta mar 07, 2008 7:57 pm

Mensagempor c[fal] » domingo jun 22, 2008 6:36 pm

Almah Perditae Escreveu:E como eu te percebo... lol escrever (como fazer música, como fotografar, como pintar...) pode ser mesmo muito doloroso...

"O meu estado não é de infelicidade, mas também não é de felicidade, nem de indiferença, nem fraqueza, nem cansaço, nem outro interesse, mas então o que será? O facto de eu não saber está ligado à minha incapacidade de escrever. E esta penso que percebo, sem saber o porquê. É que todas as coisas de que eu me lembro não se apresentam pela raiz, mas algures, pelo meio."

Franz Kafka

isto resume muito bem o porque de ser doloroso. para se fazer arte, tem que se ir ao fundo, e isso dói... Não se pode ficar pelo meio, tem que se ir á raiz do assunto, ao mais fundo...

Nem mais... Mas se é tão doloroso porque carga de água é que o fazemos? Eu sei que se estiver com algo em mente, se algum pensamento me assalta, não fico de consciência tranquila se o não puser cá fora (veio-me uma ideia). Talvez seja pelo facto de os pensamentos nos invadirem mas não nos pertencerem. Daí a necessidade, deste caso, da escrita. Eu posso ter a mesma ideia ou a mesma opinião que outra pessoa em relação a algo, logo, essa opinião, esse pensamente, não me pertence nem a mim nem pertece a ninguem que por ele seja invadido também, talvez não deva pertencer a ninguém. Uma altura ouvi um poeta brasileiro, cuido eu, de cujo nome já não me recordo, dizer que andava sempre com um bloco de notas consigo porque se tiver uma ideia qualquer, se a não apontar de imediato, ela foge, esquece-se dela. Por isso talvez a escrita seja uma forma de devolver ao mundo as nossas ideias, mas uma forma também de as reter mas deixando-as em liberdade. Pode ser contarditório mas a cada vez que alguém as leia, esse alguém vai ser invadido por essas mesmas ideias, o que quer dizer que afinal elas estão em liberdade. Por isso para mim escrever é a forma mais grandiosa de amar as palavras, as ideias, dando-lhes constante liberdade, passando-as de pessoa para pessoa. Desculpem as minhas filosofias para muitos baratas e típicas de um adolescente inexperiente mas que são necessárias ao meu crescimento. Se não colocarmos questões a nós próprios (e aos outros), ainda que básicas como as que coloco, não obtemos respostas...

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 02, 2008 5:02 pm
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » domingo jun 22, 2008 8:16 pm

"Toda a arte é uma forma de auto-entrevista."

Jim Morrison

Ontem, estava a beber um copo e a pensar exactamente nisso, devido a estar a ler os diários de Kafka. E veio-me uma frase à mente "A Arte é o excesso de Vida." Não apontei num bloco, apontei no telemóvel lol Mas realmente isso vai muito por aí tambem, toda a arte tem a ver com uma excesso de vida que não podendo ser vivida, porque a vida tem limites, por mais que os estiquemos, é posta numa outra forma, sob a forma de visões (pintura) sob a forma de vibrações e emoções (Música) sob a forma de ideias e palavras (escrita). E assim vive-se esse excesso na dimensão da inteligência, e partilha-se com os outros esse excesso de vida... e uma vida que não podendo ser vivida sensivelmente, vive-se idealmente.
porque escrevemos? Porque essa necessidade de criar? mesmo dolorosa? Porque senão rebentamos com excesso de vida por viver...
Imagem

LuiSlayer [RIP 2009/03/27]

Mensagempor LuiSlayer [RIP 2009/03/27] » segunda jun 23, 2008 7:14 pm

Por Crom, cães, comecei hoje o novo do Conan - O povo do círculo negro.

Espero que a Saída de Emergência publique todas as histórias do Howard, pelo menos deste personagem.

Sobral
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jun 06, 2007 11:08 pm
Contacto:

Mensagempor Sobral » segunda jun 23, 2008 7:27 pm

@ LuiSlayer:

Imagem

Se leres inglês, aconselho-te este. 925 paginas, capa dura e todas as historias que o REH escreveu do Conan, incluindo algumas que ficaram incompletas. Eu tenho, só tenho de arranjar tempo para o acabar de ler, mas é mesmo uma edição definitiva. Compras este e não precisas de mais nenhum.

Saiu agora um na mesma linha do Lovecraft, tenho de o comprar.
Imagem
fun✔ core✔ mosh✔ trends✔

LuiSlayer [RIP 2009/03/27]

Mensagempor LuiSlayer [RIP 2009/03/27] » segunda jun 23, 2008 8:00 pm

Sobral Escreveu:@ LuiSlayer:

Imagem

Se leres inglês, aconselho-te este. 925 paginas, capa dura e todas as historias que o REH escreveu do Conan, incluindo algumas que ficaram incompletas. Eu tenho, só tenho de arranjar tempo para o acabar de ler, mas é mesmo uma edição definitiva. Compras este e não precisas de mais nenhum.

Saiu agora um na mesma linha do Lovecraft, tenho de o comprar.

Obrigado pela dica! Parece ser uma edição e tanto. Apesar de tudo, às edições da Saída de Emergência já não faltam muitas histórias para serem publicadas...

Mas se falas numa semelhante do Lovecraft, se calhar vou dar prioridade. A Saída de Emergência está a demorar um bocado com o terceiro volume...

meninobesta
Administrador
Registado: sexta jan 20, 2006 12:01 pm

Mensagempor meninobesta » segunda jun 23, 2008 8:08 pm

Luis.. há em inglês umas colecções da penguin que são os omnibus do lovecraft... são meia duzia de livros com os contos todos!

pelo menos há 15 anos havia disso....mas és capaz de encontrar isso na boa em amazons, nem que seja em segunda mão!
god's business, witchfinding!

Sobral
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jun 06, 2007 11:08 pm
Contacto:

Mensagempor Sobral » segunda jun 23, 2008 8:11 pm

The H.P. Lovecraft Collection: The Best Weird Fiction of H.P. Lovecraft: Necronomicon

Imagem

880 pgs, daqui a uns tempos este tambem há de vir.
O outro fica mesmo bem aqui ao lado da action-figure do Conan no trono:

Imagem
Imagem
fun✔ core✔ mosh✔ trends✔

Brilhando
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 17, 2004 2:42 am

Mensagempor Brilhando » terça jun 24, 2008 12:38 pm

Tá mesmo a pedir para ser comprado :|

http://www.bookdepository.co.uk/WEBSITE ... 0575077662
Setze jutges d'un jutjat mengen fetge d'un penjat; si el penjat es despengés es menjaria els setze fetges dels setze jutges que l'han jutjat.

Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Mensagempor Grimner » quinta jun 26, 2008 11:32 am

Sobral Escreveu:
Almah Perditae Escreveu:
Heraklyon Escreveu:Há por aqui algum leitor de livros de terror, tipo Stephen King e Clive Barker (os únicos nomes que conheço...)? É que nunca li um livro de terror, só vi apenas filmes e gostava de saber como é a experiência de ler um, mas para isso apreciava a recomendação de um livro decente para primeira impressão. Sugestões?

Tudo do Edgar Allan Poe... O resto é praticamente paisagem.

Não é que seja mau, mas para iniciar, Poe talvez seja uma escrita muito abstracta. Tal como já foi dito, Lovecraft talvez seja uma melhor recomendação. Se puderes, tenta ler os originais em inglês.

E Lovecraft é concreto?
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage

Ish Mael
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 01, 2007 9:55 am
Contacto:

Mensagempor Ish Mael » quinta jun 26, 2008 12:08 pm

Imagem

Acabei ontem de ler este. Monstros Invisíveis de Chuck Palahniuk.

Eu não sou grande coisa a escrever críticas, por isso abstenho-me. Apenas recomendo a leitura deste livro. Gosto muito deste escritor e tenho acompanhado aquilo que ele escreve desde que o meu cérebro foi invadido pelo filme Fight Club, baseado (e bem) na sua obra.

A mensagem presente é bastante directa. O mundo é uma merda, passamos a vida a pinta-la de dourado, mas no fim de contas, debaixo da camada dourada não deixa de estar outra coisa senão a merda que é. Mas embora seja uma merda é a única que nos é dada por isso há que vive-la ao máximo, porque senão ela foge de nós sem nos darmos conta. E essa vida é nossa e só nossa, por isso façam dela o que vos apetecer...

...ou então não. :awesome:

Deixo aqui o link para excertos do livro (só que estão em Inglês, mas quem quiser safa-se): http://www.wwnorton.com/catalog/fall99/palahniuk1.htm
*pant* *pant* *pant* It's...

Comedy & Tragedy

Release the Geese

Elaryad
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quinta dez 22, 2005 1:15 am
Contacto:

Mensagempor Elaryad » quinta jun 26, 2008 12:16 pm

Estou a ler o Tratado da Magia de Giordano Bruno editado pela Tinta da China. É bom lê-lo a seguir à Conspiração dos Antepassados do David Soares, a pessoa já vai (bem) embalada :)

Bloody Dawn [RIP]

Mensagempor Bloody Dawn [RIP] » quinta jun 26, 2008 12:23 pm

Ando a ler o Direito da Comunicação....por obrigação!

Ireth
Moderador
Registado: sexta jun 27, 2008 12:06 pm

Mensagempor Ireth » sexta jun 27, 2008 2:50 pm

Há alguns que já foram referidos e que eu recomendaria. Assim sendo refiro dois que me marcaram imenso e que francamente não sei se já foram falados ou não.

Imagem

"Meu Pé de Laranja Lima" de José Mauro de Vasconcelos é um livro que se lê em pouco tempo, e é das obras mais comoventes que conheço. Muitos devem lembrar-se do livro numa infância pré-adolescente, mas posso garantir que ganha mais significado quando lido numa idade mais... "madura". A história é tão bonita que se torna difícil descrever. Acho que em alguma altura da nossa vida todos nós tivemos ou desejamos ter um Xururuca por perto :wink:

Num registo totalmente diferente, "Gog" de Giovanni Papini é uma aposta que não tem desiludido muita gente. Já recomendei este livro a algumas pessoas e todas ficaram "encantadas". Com "Gog" entra-se num universo bastante diferente. Estamos perante um diário de um homem milionário que não sabe o que fazer à sua fortuna. Dono de uma personalidade algo bizarra, vai gastar a sua fortuna em coisas estranhas. À medida que nos vai relatando as suas viagens, somos confrontados com a sua visão do mundo, um tanto cínica e obscura. Gog, o personagem em questão, vai além disso conhecer homens importantes do seu tempo, como Freud ou Ford, e dá-nos as conversas desenvolvidas entre eles.

É uma procura interessantíssima de sentido. Um livro intenso, que se lê a qualquer ritmo porque os capítulos/entradas não estão interligados. Recomendo vivamente!

c[fal]
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: sexta mar 07, 2008 7:57 pm

Mensagempor c[fal] » quarta jul 16, 2008 12:25 am

Ireth Escreveu:"Gog" de Giovanni Papini é uma aposta que não tem desiludido muita gente. Já recomendei este livro a algumas pessoas e todas ficaram "encantadas". Com "Gog" entra-se num universo bastante diferente. Estamos perante um diário de um homem milionário que não sabe o que fazer à sua fortuna. Dono de uma personalidade algo bizarra, vai gastar a sua fortuna em coisas estranhas. À medida que nos vai relatando as suas viagens, somos confrontados com a sua visão do mundo, um tanto cínica e obscura. Gog, o personagem em questão, vai além disso conhecer homens importantes do seu tempo, como Freud ou Ford, e dá-nos as conversas desenvolvidas entre eles.

É uma procura interessantíssima de sentido. Um livro intenso, que se lê a qualquer ritmo porque os capítulos/entradas não estão interligados. Recomendo vivamente!

Foi-me oferecido ha uns tempos e ainda não o li, fui lendo outros e fui encostando esse para o lado. Vou lê-lo, agora fiquei curioso.

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 34 visitantes