Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
tomas_almeida93
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: domingo abr 20, 2008 8:05 pm

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor tomas_almeida93 » quinta jun 19, 2008 12:20 pm

Se queres ter um baixo que depois seja fácil de substituir os pickups tens sempre os LTD, pois usam pickups com o formato dos EMGs, e a maioria dos pickups que se vendem por ai são desse formato. Mas provavelmente ficavas melhor servido com um PJ, que isso sim tem muitos replaces.

Eu acho que no topo da tua lista devia estar um RBX374, baixo que já foi aqui recomendado. Arranjar pickups que caibam perfeitamente neste baixo pode não ser muito fácil mas em termos de qualidade de construção e madeiras deve ser dos melhores senão o melhor que já experimentei na sua gama de preços.

Vou-te pôr aqui montes de links. Alguns pus só pelo aspecto e tentei não pôr baixos que me parecessem ter tipos de madeiras demasiado desagradáveis.

http://www.musicstorekoeln.de/is-bin/INTERSHOP.enfinity/WFS/MusicStore-MusicStoreShop-Site/en_EN/-/EUR/ViewProductDetail-Start;pgid=TOZgS6SfaObm0000000000000000n932bFMX?CatalogVideo=&ProductUUID=UobVqHzl6MYAAAEZ6.tMWJkI&CatalogCategoryID=5QLVqHzlvFMAAAEVaBxWf70R&JumpTo=OfferList

http://www.musicstorekoeln.de/is-bin/INTERSHOP.enfinity/WFS/MusicStore-MusicStoreShop-Site/en_EN/-/EUR/ViewProductDetail-Start;pgid=TOZgS6SfaObm0000000000000000n932bFMX?CatalogVideo=&ProductUUID=I0nVqHzlBWoAAAEZtfJMWJkI&CatalogCategoryID=5QLVqHzlvFMAAAEVaBxWf70R&JumpTo=OfferList

http://www.musicstorekoeln.de/is-bin/INTERSHOP.enfinity/WFS/MusicStore-MusicStoreShop-Site/en_EN/-/EUR/ViewProductDetail-Start;pgid=TOZgS6SfaObm0000000000000000n932bFMX?CatalogVideo=&ProductUUID=MH_VqHzmtJgAAAEXKJBgyFie&CatalogCategoryID=5QLVqHzlvFMAAAEVaBxWf70R&JumpTo=OfferList

http://www.musicstorekoeln.de/is-bin/INTERSHOP.enfinity/WFS/MusicStore-MusicStoreShop-Site/en_EN/-/EUR/ViewProductDetail-Start;pgid=TOZgS6SfaObm0000000000000000n932bFMX?CatalogVideo=&ProductUUID=RwjVqHzmEhEAAAEXAQxgyFif&CatalogCategoryID=5QLVqHzlvFMAAAEVaBxWf70R&JumpTo=OfferList

http://www.musicstorekoeln.de/is-bin/INTERSHOP.enfinity/WFS/MusicStore-MusicStoreShop-Site/en_EN/-/EUR/ViewProductDetail-Start;pgid=TOZgS6SfaObm0000000000000000n932bFMX?CatalogVideo=&ProductUUID=zUzVqHzmeNoAAAEX_AtgyFif&CatalogCategoryID=5QLVqHzlvFMAAAEVaBxWf70R&JumpTo=OfferList

http://www.musicstorekoeln.de/is-bin/INTERSHOP.enfinity/WFS/MusicStore-MusicStoreShop-Site/en_EN/-/EUR/ViewProductDetail-Start;pgid=TOZgS6SfaObm0000000000000000n932bFMX?CatalogVideo=&ProductUUID=7YDVqHzmicQAAAEXyoVgyFid&CatalogCategoryID=5QLVqHzlvFMAAAEVaBxWf70R&JumpTo=OfferList

http://www.musicstorekoeln.de/is-bin/INTERSHOP.enfinity/WFS/MusicStore-MusicStoreShop-Site/en_EN/-/EUR/ViewProductDetail-Start;pgid=TOZgS6SfaObm0000000000000000n932bFMX?CatalogVideo=&ProductUUID=RH3VqHzmBrIAAAEX8N5gyFid&CatalogCategoryID=5QLVqHzlvFMAAAEVaBxWf70R&JumpTo=OfferList

Os modelos da Peavey pus nas duas cores mas não os da Yamaha, pois tens por ai em imensas cores para escolher.
Bass for life (and death).

c[fal]
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: sexta mar 07, 2008 7:57 pm

Mensagempor c[fal] » quinta jun 19, 2008 12:54 pm

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda... :wink:

tomas_almeida93
Metálico(a) Inspirado(a)

Mensagempor tomas_almeida93 » quinta jun 19, 2008 2:11 pm

De nada. Ainda me lembro quando fui eu a começar e o quanto precisava de ajuda. Se precisares de mais alguma coisa não hesites! :D

Phobia
Participante Compulsivo(a)
Registado: quarta mar 09, 2005 9:58 pm

Mensagempor Phobia » quinta jun 26, 2008 5:38 pm

Boas pessoal!!

Já vi que há aqui vários entendidos na matéria e por isso gostaria de pedir a vossa opinião...
Estou à procura de comprar um baixo novo. Tenho um Squier Jazz Bass que comprei quando comecei a aprender mas agora, devido a vários aspectos, estou à procura de algo melhorzinho.
Ando a ver LTD's, Ibanez... Mas agora soube de alguém que está a vender um Fernandes Gravity. Gostaria de saber se alguém daqui já tocou/teve/conhece quem tenha um baixo destes. Até agora, o pouco que ouvi foi bem, mas gostaria de ouvir mais opiniões visto que desconhecia totalmente esta marca...

Thanks!!

:jam:
http://www.myspace.com/avainferi

Doom over the world... eternal will be our mission!

tomas_almeida93
Metálico(a) Inspirado(a)

Mensagempor tomas_almeida93 » quinta jun 26, 2008 9:17 pm

A Fernandes tem uma linha de baixos média-alta e outra mais baixa. Depende de qual for. Nunca experimentei mas do que ouvi deles até gostei (Trujillo). Aconselhava-te a experimentar esse baixo, pois podes ter aí um negócio excelente.

Phobia
Registado: quarta mar 09, 2005 9:58 pm

Mensagempor Phobia » quarta jul 02, 2008 7:08 pm

Thanks!!

:mrgreen:
http://www.myspace.com/avainferi

Doom over the world... eternal will be our mission!

Carpe Diem
Participante Inspirado(a)
Registado: terça dez 19, 2006 2:07 pm

Mensagempor Carpe Diem » segunda jul 07, 2008 12:12 am

Boa Noite,

Actualmente toco numa guitarra electroacústica, guitarra essa que comprei apenas para iniciação. Após algum tempo algo cansativo, eis que tenho oportunidade de comprar uma guitarra eléctrica. Em princípio seria uma Ibanez GRG270B para uma re-iniciação de aprendizagem e certezas. Mas certezas essas, que facilmente se desvaneiam quando coloco a possibilidade da compra de um baixo ao invés de uma guitarra eléctrica.

Aflijo-me quando penso que poderá ser uma compra de que me arrependerei, pois nunca tive qualquer contacto com um baixo, excepto quando integra alguma melodia. Este receio apenas está presente devido ao facto de já estar mais familiarizado com as guitarras e saber que se comprasse a acima referida não temeria pelo arrependimento.

Escrevo-vos, - portanto - baixistas, na esperança de que me possam elucidar sobre alguns dos aspectos mais importantes a ter em conta antes de se saber se devemos apostar na compra ou não deste instrumento. Ultimamente apenas me tenho interessado em baixos, ouvindo principalmente bass covers e apercebendo-me do papel tão importante deste instrumento que passa tão despercebido como a nossa existência...

E por fim, pedia-vos - se não for demasiado - algumas propostas de compra (baixo + amplificador) mas algo que não seja muito caro, uma vez tratando-se do primeiro baixo - eventualmente - permitir-me ir à descoberta e adquirir certezas do que pretendo.

Aguardo uma resposta o mais breve possível,

Obrigado pela vossa disponibilidade e atenção,

Carpe Diem

P.S.: Se houver alguém a ler isto que possua um baixo e viva actualmente na Ilha da Madeira e quisesse disponibilizá-lo para combater as incertezas que se amplificam, era favor informar. Obrigado.
Metal Underground MSN Group Escreveu:(0:46) Venøm: pa, as vezes quando ta mesmo duro
(0:46) Venøm: parece que o ânus se vai virar do avesso

tomas_almeida93
Metálico(a) Inspirado(a)

Mensagempor tomas_almeida93 » segunda jul 14, 2008 5:17 pm

Carpe Diem, já te demos respostas no baixistas.net, aqui não vais encontrar nenhuma informação super-útil.

morgband
Registado: terça mai 13, 2008 5:33 pm

Mensagempor morgband » domingo jul 27, 2008 1:15 am

Pessoal está á venda uma Ibanez RG7420 - 7 cordas e um baixo Fender GP-90 !

Madman
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça dez 28, 2004 6:36 pm
Contacto:

Mensagempor Madman » domingo ago 10, 2008 7:04 pm

morgband Escreveu:Pessoal está á venda uma Ibanez RG7420 - 7 cordas e um baixo Fender GP-90 !

Não será JP-90 ?? :mrgreen:
Bom preço? Já agora hehe!
Imagem
Fender Jazz Bass Deluxe Series V / Fender Jazz Bass Geddy Lee / Fender BG-32
Ampeg BA210
Aguilar Tonehammer / Line6 BassPod / Boss ODB-3

SYNAPSYS666
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta nov 19, 2004 2:57 pm
Contacto:

Mensagempor SYNAPSYS666 » quarta ago 13, 2008 10:29 pm

Comprei um baixo Ibanez BTB 670 NTF, apenas para fazer umas gravações caseiras. Curti bastante o som (Corpo em freixo ("Ash"), pickups Bartolini MK-2, construção neck-through), e embora seja apenas guitarrista, gostaria de saber as opiniões dos "experts" nesta matéria...
Réu-béu-béu, pardais ao ninho.

Waltheer
Registado: sábado jan 14, 2006 1:13 pm
Contacto:

Mensagempor Waltheer » quinta ago 14, 2008 12:16 pm

Boas, aproveito o post para pedir aqui umas dicas... Tenho um BC Rich Platinium (Warlock) e estava a pensar mudar-lhe os pickups... será DiMarzio a melhor escolha? Gosto de som de baixo com bastantes médios/ agudos (tipo Overkill), uso encordoamentos 0.45.
Estava também a pensar fazer um upgrade ao material. Queria um baixo mais versátil e de preferência que não fosse tão pesado como o B.C. Rich. Assim como um amp porreiro (cabeça e coluna) com mais de 150w. O meu orçamento ronda os 1000/1500 euros para as duas coisas... Alguma sugestão?
Nail Your God Down

tomas_almeida93
Metálico(a) Inspirado(a)

Mensagempor tomas_almeida93 » quinta ago 14, 2008 1:51 pm

synapsy, já experimentei o baixo e gostei para o preço. Tens aí uma peça fixe especialmente se és guitarrista e isso é só para gravar umas cenas.

waltheer, aconselho-te a não mudares os pickups e a comprares um baixo novo. Se tens um BC Rich tou a ver que gostas dessas formas mais extremas (eu também as acho bonitas). Não sei se queres 4 ou 5 cordas. Diz aí que eu dou-te umas sugestões.

Mas também tens de ter em conta que aquele som também provem muito do facto de ele tocar com palheta (uma coisa que nao gosto nada, saca-se um som mais porreiro com os dedos se tiveres um ataque forte às cordas, mas são gostos).

Waltheer
Registado: sábado jan 14, 2006 1:13 pm
Contacto:

Mensagempor Waltheer » quinta ago 14, 2008 2:17 pm

Tomas, preetendo um baixo de 4 cordas. Quanto ao uso ou não de palheta, depende do que estou a tocar. Se toco algo mais "thrashalhado" uso palheta, se toco algo mais "bluesy", uso os dedos. Também uso diferentes eqs na pedaleira. Quanto à forma, até prefiro um baixo "normal", o Bc é Fich (eh eh eh) mas tocar 1 hora ao vivo com aquilo deixa marcas...
Nail Your God Down

tomas_almeida93
Metálico(a) Inspirado(a)

Mensagempor tomas_almeida93 » quinta ago 14, 2008 2:27 pm

Marcas? Por causa da forma "pontiaguda"? A sério? LOOOL

Se gostasses de 5 cordas (eu acho que uma corda a mais não atrapalha e até dá jeito para algumas coisas, mas gostos são gostos claro!) e tivesses mesmo inclinado para uma cena como o teu tinha visto este que em termos visuais tá muito à frente!
http://www.musicstore.de/en_EN/PTE/Basses/Heavy-Bass/B.C.-Rich-NT-Warlock-Bass-5-Black/art-BAS0002570-000

Dizes que tens 1500 euros para gastar em amp mais baixo? Que amp tens agora? Queria saber quanto estás disposto a gastar num baixo para ver o que te podia sugerir.

Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitante